Skip to main content
Header
Pergunta

Falta de serviço (Internet/TV) e atendimento deplorável: Chamada desligada na cara pelo suporte técnico

O Problema Técnico:
Venho por este meio expor a degradação total do serviço que estou a pagar. Há já algum tempo que sofro de falhas constantes tanto na internet (quebras de ligação e lentidão) como na televisão (imagem a congelar / sem sinal). 
O Incidente com o Apoio ao Cliente:
Como o serviço está inutilizável, liguei hoje para a linha de apoio técnico para tentar resolver a situação. Para meu espanto e total indignação, a chamada foi-me desligada na cara pelo assistente a meio do atendimento, sem qualquer justificação ou tentativa de retorno.
O que Exijo:
Não pago as faturas a tempo e horas para receber um serviço defeituoso e um atendimento insultuoso. Exijo:
  1. O contacto imediato da auditoria de qualidade da NOS para analisar a gravação da chamada e identificar o operador.
  2. A deslocação de um técnico à minha residência para resolver em definitivo as quebras de TV e Internet.
  3. O crédito na próxima fatura correspondente ao período em que o serviço esteve falhar.
Caso a situação não seja resolvida com urgência, avançarei com a rescisão por justa causa devido a incumprimento contratual e queixa formal na ANACOM. 

15 Comentários

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 4, 2026

Boa tarde ​@TAires, bem-vindo ao Fórum NOS.

Lamentamos a situação que descreve. Estamos disponíveis para ajudar através desta via.

Para melhor compreendermos o que se passa com os serviços e identificar a origem da dificuldade que descreve, é necessário realizar um diagnóstico ao serviço na my NOS.

Após fazê-lo, partilhe connosco o resultado obtido, por favor.

Obrigada

• Autor
  • Megabyte
  • August 4, 2026
Boa tarde @Rafaela F., obrigado pela resposta. Note-se que na aplicação my NOS não existe a opção de despiste de Internet para o meu tipo de contrato móvel/satélite (40 Mbps / 4 Mbps), apenas aparece Televisão e Telemóvel.
Realizei os testes de velocidade externos oficiais (Speedtest). Ontem à noite registei um colapso total de 0.98 Mbps de download (Result ID: 19512831624). Hoje durante o dia a velocidade subiu para 21.49 Mbps, o que continua a ser apenas metade da velocidade contratada, com um ping sob carga instável de 208 ms.
Como as falhas e a lentidão extrema são diárias e consecutivas nesta morada do Fouto, tornando a televisão e a internet inutilizáveis, solicito o envio de uma equipa técnica para verificar a vossa antena exterior ou a rescisão do contrato por incumprimento da qualidade de serviço acordada. Fico a aguardar a vossa mensagem privada para fornecer os dados.

• Autor
  • Megabyte
  • August 4, 2026
Boa tarde @Rafaela F., obrigado pela resposta. Note-se que na aplicação my NOS não existe a opção de despiste de Internet para o meu tipo de contrato móvel/satélite (40 Mbps / 4 Mbps), apenas aparece Televisão e Telemóvel.
Realizei os testes de velocidade externos oficiais (Speedtest). Ontem à noite registei um colapso total de 0.98 Mbps de download (Result ID: 19512831624). Hoje durante o dia a velocidade subiu para 21.49 Mbps, o que continua a ser apenas metade da velocidade contratada, com um ping sob carga instável de 208 ms.
Como as falhas e a lentidão extrema são diárias e consecutivas nesta morada do Fouto, tornando a televisão e a internet inutilizáveis, solicito o envio de uma equipa técnica para verificar a vossa antena exterior ou a rescisão do contrato por incumprimento da qualidade de serviço acordada. Fico a aguardar a vossa mensagem privada para fornecer os dados.

Mais uma atualização importante: acabei de fazer novo teste e a velocidade voltou a colapsar para 5.96 Mbps de download (Result ID: 19515113246), com o ping sob carga a disparar para os 402 ms. Isto prova a instabilidade e saturação total da rede nesta zona do Fouto ao longo do dia. Fico a aguardar o vosso contacto privado.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • August 4, 2026

Que tal ligar para a linha de apoio novamente? As chamadas caem, foi só isso que aconteceu .. 

• Autor
  • Megabyte
  • August 4, 2026

Que tal ligar para a linha de apoio novamente? As chamadas caem, foi só isso que aconteceu .. 

Se fosse apenas a chamada a cair, o problema era simples. O problema real é a velocidade de download que cai para 0.98 Mbps à noite (Result ID: 19512831624), tornando a TV e a internet inutilizáveis nesta morada da Fundada devido à saturação óbvia da vossa antena móvel na zona.
Ligar para o apoio técnico para ouvir respostas automáticas não resolve uma infraestrutura móvel saturada. Fico a aguardar a intervenção da moderação oficial da @Equipa NOS para tratarmos da transferência dos telemóveis e da rescisão.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 4, 2026

Vamos ajudar ​@Tai Rodrigues 

Pedimos, por favor, que nos envie uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o contribuinte associado à conta.

Obrigada,

• Autor
  • Megabyte
  • August 4, 2026

Vamos ajudar ​@Tai Rodrigues 

Pedimos, por favor, que nos envie uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o contribuinte associado à conta.

Obrigada,

Obrigado, @Rafaela F.. Já enviei a mensagem privada com todos os dados solicitados, o detalhe das duas moradas e a identificação dos serviços. Fico a aguardar a vossa resposta por essa via.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 4, 2026

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que nos for possível, ​@TAires.

Muito obrigada

• Autor
  • Megabyte
  • August 7, 2026
Boa tarde à moderação e à comunidade.

Venho atualizar o meu processo, uma vez que ainda aguardo a decisão final da equipa especializada (C. S) que me contactou ontem.

Durante os contactos telefónicos, foi-me explicitamente admitido pela NOS que existe um problema na antena da zona, o que valida tecnicamente todas as minhas reclamações de degradação de serviço. Reforço que a situação permanece inalterada e totalmente inaceitável:
  • Internet: Continuo com velocidades miseráveis, tendo registado novo teste de apenas 1.97 Mbps (Result ID: 19521348085). Este valor junta-se aos 0.98 Mbps reportados anteriormente (Result ID: 19512831624), provando o incumprimento flagrante do contrato de 40 Mbps.
  • Televisão: A imagem da box satélite continua a congelar constantemente, mesmo após a troca do equipamento, o que prova que a falha é da infraestrutura externa e não dos aparelhos.
Ficou prometido um contacto final após um 'estudo' do caso pela equipa especializada, mas até ao momento não recebi a confirmação da resolução. Reitero que a minha única solução aceite é a rescisão por justa causa do contrato na morada do Fouto e "...migração imediata do número de telemóvel terminado em 723 (já indicado por mensagem privada) para o meu pacote de Fibra..."

Agradeço a intervenção urgente da moderação para fechar este processo de forma definitiva.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • August 7, 2026

Só há 2 motivos para a tv falhar em satélite, ou o cabo ta mal encaixado ou a parabolica ta mal posicionada. Isso é sempre resolvido nem que seja com ida de técnico. 

Que estudo seria esse? Se existe um problema numa das antenas entretanto ele vai ser resolvido,  não há nada a “ estudar”.

Tens que ligar para a linha para ver a hipotese de rescisão

• Autor
  • Megabyte
  • August 7, 2026

Só há 2 motivos para a tv falhar em satélite, ou o cabo ta mal encaixado ou a parabolica ta mal posicionada. Isso é sempre resolvido nem que seja com ida de técnico. 

Que estudo seria esse? Se existe um problema numa das antenas entretanto ele vai ser resolvido,  não há nada a “ estudar”.

Tens que ligar para a linha para ver a hipotese de rescisão

@Guimas, para que fique claro e se encerrem os palpites sobre a instalação:
  1. Equipamento Totalmente Novo: O router e a box já foram substituídos anteriormente. Mais ainda, a própria antena parabólica foi substituída recentemente após uma tempestade. Mesmo com todo o equipamento novo e devidamente instalado, o serviço continua a congelar e a internet não passa dos 1.97 Mbps.

2. Avaria Confirmada: A própria NOS já me confirmou telefonicamente que o problema é de uma antena móvel da zona que está com falhas, o que invalida qualquer teoria sobre cabos mal encaixados ou má posição da parabólica.

3. Rescisão é o Foco: Este caso já não é para intervenção técnica, mas sim para a equipa especializada finalizar o processo de rescisão por justa causa devido ao incumprimento da qualidade de serviço que a própria operadora admite não conseguir resolver.
Agradeço que deixem a moderação e a C. S concluir o tratamento deste processo.

• Autor
  • Megabyte
  • August 7, 2026
Equipamento Totalmente Novo:

Quando eu digo novos, refiro-me a tecnologia tão "recente" que a minha box NOS HD+ (modelo DSR 8151/22) ainda vem equipada com uma majestosa ficha SCART. É um equipamento tão vanguardista que, apesar de ser "novo", consegue a proeza de congelar a imagem constantemente, transformando a minha televisão numa galeria de arte estática de 2010.

E quando falo da internet "renovada", refiro-me a uma velocidade estonteante de 1.97 Mbps, que quase duplica o recorde anterior de 0.98 Mbps, provando que a avaria na antena da zona — que a própria NOS já admitiu existir — está a ser tratada com a urgência de um modem de 56k.

Basicamente, recebi uma cápsula do tempo no Fouto: a box é do século passado, a velocidade é da era pré-banda larga, mas o incumprimento contratual e a fatura, esses sim, são bem atuais.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • August 7, 2026

Está a fazer confusão das coisas

“Avaria Confirmada: A própria NOS já me confirmou telefonicamente que o problema é de uma antena móvel da zona que está com falhas, o que invalida qualquer teoria sobre cabos mal encaixados ou má posição da parabólica. “ Mas isso é para a internet não para a TV claramente. 

Vou voltar a repetir:  Só há 2 motivos para a tv falhar em satélite, ou o cabo ta mal encaixado ou a parabolica ta mal posicionada. Isso é sempre resolvido nem que seja com ida de técnico. 

Relativamente á internet pode conseguir justa causa, tem que ligar para a linha de apoio. E depende da “ avaria” que for

• Autor
  • Megabyte
  • August 7, 2026

Está a fazer confusão das coisas

“Avaria Confirmada: A própria NOS já me confirmou telefonicamente que o problema é de uma antena móvel da zona que está com falhas, o que invalida qualquer teoria sobre cabos mal encaixados ou má posição da parabólica. “ Mas isso é para a internet não para a TV claramente. 

Vou voltar a repetir:  Só há 2 motivos para a tv falhar em satélite, ou o cabo ta mal encaixado ou a parabolica ta mal posicionada. Isso é sempre resolvido nem que seja com ida de técnico. 

Relativamente á internet pode conseguir justa causa, tem que ligar para a linha de apoio. E depende da “ avaria” que for

@Guimas, agradeço a persistência, mas convém não ignorar os factos já expostos:
  1. Sobre a TV: Você diz que só há dois motivos (cabo ou parabólica), mas esquece-se do terceiro: hardware obsoleto. Como já referi, a parabólica é nova (substituída após tempestade) e a box também já foi trocada por outra igual. Se com tudo novo o sinal continua a congelar, o problema é da capacidade do equipamento (DSR 8151/22) em processar o sinal atual ou de uma infraestrutura que a NOS não consegue estabilizar. Vir mais um técnico trocar o mesmo pelo mesmo é apenas perda de tempo.

2. Sobre a Internet: Eu sei perfeitamente que a avaria na antena móvel afeta a internet. O ponto é que ambos os serviços (TV e Net) falham em simultâneo, tornando o pacote inutilizável.

3. Sobre a Justa Causa: O conselho de 'ligar para a linha' chega com atraso. O caso já foi escalado pela moderação para a Equipa Especializada (C. Santos) precisamente porque a linha de apoio não resolveu uma avaria de rede que a própria NOS admitiu.
Com velocidades de 0.98 Mbps e 1.97 Mbps, a 'justa causa' não é uma hipótese, é um facto documentado (Result IDs: 19512831624 e 19521348085). Deixemos agora quem tem poder de decisão (a Equipa Especializada) finalizar o processo.

• Autor
  • Megabyte
  • August 7, 2026
Entre a Inteligência Artificial e a Realidade Obsoleta: O Colapso no Fouto

Boa noite à moderação e à equipa especializada (Cris. Santos).

Acompanho com enorme perplexidade a nova campanha de verão da NOS, que utiliza Inteligência Artificial e o ator José Condessa para vender um futuro de inovação. Enquanto a operadora investe milhões em marketing "vanguardista", a realidade que me entrega no Fouto (Fundada) parece vinda de outro século.

É irónico falar de IA quando:
  1. Hardware de Museu: Recebi como "novo" equipamento uma box NOS HD+ (modelo DSR 8151/22) que ainda utiliza uma ficha SCART. Esta relíquia tecnológica de 2010 congela a imagem constantemente, provando que nem o sinal de satélite conseguem estabilizar com hardware obsoleto.

2. Infraestrutura Abandonada: A falha não é uma "avaria" passageira. Foi-me admitido pela vossa equipa que a antena da zona está subcarregada e saturada. Pior: as antenas que caíram durante a tempestade parecem nunca ter sido repostas, deixando a zona num vazio tecnológico.

3. Velocidades "Pré-Históricas": Em pleno 2026, registo velocidades miseráveis de 1.97 Mbps (Result ID: 19521348085) e 0.98 Mbps (Result ID: 19512831624), valores que representam o incumprimento total do contrato de 40 Mbps.
Não há mais nada a "estudar". Se a NOS opta por não repor as antenas e manter uma rede saturada, admite que não pode prestar o serviço contratado. A única solução aceitável permanece inalterada:
  • Rescisão imediata por justa causa do contrato no (Fouto/Fundada).
  • Migração do número de telemóvel terminado em 723 para o meu pacote de Fibra ótica em Lisboa.
Aguardo que a equipa da Cris. Santos finalize este processo com o mesmo profissionalismo que tentam projetar nas campanhas de televisão. O tempo das desculpas técnicas e dos equipamentos obsoletos terminou.