Skip to main content
Header
Megabyte
August 4, 2026

Falta de serviço (Internet/TV) e atendimento deplorável: Chamada desligada na cara pelo suporte técnico

O Problema Técnico:
Venho por este meio expor a degradação total do serviço que estou a pagar. Há já algum tempo que sofro de falhas constantes tanto na internet (quebras de ligação e lentidão) como na televisão (imagem a congelar / sem sinal). 
O Incidente com o Apoio ao Cliente:
Como o serviço está inutilizável, liguei hoje para a linha de apoio técnico para tentar resolver a situação. Para meu espanto e total indignação, a chamada foi-me desligada na cara pelo assistente a meio do atendimento, sem qualquer justificação ou tentativa de retorno.
O que Exijo:
Não pago as faturas a tempo e horas para receber um serviço defeituoso e um atendimento insultuoso. Exijo:
  1. O contacto imediato da auditoria de qualidade da NOS para analisar a gravação da chamada e identificar o operador.
  2. A deslocação de um técnico à minha residência para resolver em definitivo as quebras de TV e Internet.
  3. O crédito na próxima fatura correspondente ao período em que o serviço esteve falhar.
Caso a situação não seja resolvida com urgência, avançarei com a rescisão por justa causa devido a incumprimento contratual e queixa formal na ANACOM. 

43 Comentários

TAiresAutor
    Megabyte
    August 10, 2026
    ATUALIZAÇÃO: O colapso da TV Satélite (Hardware obsoleto) e o fim da linha.

Olá novamente @NOS / @Rafaela F.

O sistema do fórum não me permitiu abrir um tópico separado apenas para o serviço de Televisão (indicou ser "repetido"). Como tal, vejo-me obrigado a acrescentar este ponto crítico aqui, para que fique registado o colapso total e absoluto do pacote NOS Quatro na minha morada da Fundada (Conta S960723870).

Quero deixar um aviso muito claro para evitar as vossas respostas padrão de call-center ("o senhor tem a net lenta, por isso a TV arrasta"): ⚠️ A minha Box de Satélite (HD+DVR, S/N: FCCCCR28286F1270) NÃO está ligada à Internet. ⚠️ Está ligada exclusivamente à antena parabólica e à TV por cabo HDMI.

Isto significa que os constantes congelamentos de imagem (pixelização), o áudio dessincronizado e o engasgar dos menus não têm qualquer relação com a lentidão da vossa rede 4G (cujos testes oficiais da ANACOM, com Pings de 402ms, já partilhei acima). O problema da TV é puramente do vosso equipamento físico.

O Diagnóstico Técnico da TV: Estão a faturar serviços em pleno 2026 com Boxes de arquitetura de 2010. Os sintonizadores (tuners) e processadores destas boxes antigas já não têm capacidade de processamento para descodificar estavelmente os fluxos digitais modernos (DVB-S2). O sinal chega à box pela parabólica, mas o "cérebro" do equipamento está obsoleto/morto e não consegue processar o stream, resultando numa imagem aos quadrados mesmo usando uma ligação digital nativa por HDMI.

🛑 A MINHA POSIÇÃO É INEGOCIÁVEL: NÃO quero substituições de equipamentos. NÃO quero visitas de técnicos. Já passei por esse processo de "tentativas de reparação" no passado e a realidade é que a infraestrutura da NOS está estruturalmente falida na minha morada. O 4G está saturado (como a ANACOM já comprovou) e o Satélite depende de hardware de museu que não consegue descodificar o sinal.

Face a este incumprimento definitivo em todas as frentes, e tendo já avançado com queixa no Livro de Reclamações (com encaminhamento para a ANACOM) e para o Provedor do Cliente, reitero a minha exigência única:

1. RESCISÃO IMEDIATA POR JUSTA CAUSA da conta S960723870, sem qualquer penalização por quebra de fidelização.
    2. MIGRAÇÃO do número móvel (9XXXXX723) para a minha conta principal de Lisboa (S831643131), onde a vossa Fibra funciona perfeitamente.
    3. DEVOLUÇÃO dos €37,49 da fatura de agosto, correspondente a um serviço que a NOS é tecnicamente incapaz de prestar.

Aguardo a confirmação por escrito de que o processo de rescisão sem custos foi aberto. O tempo das "tentativas de reparação" e das trocas de boxes acabou.

Cumprimentos,
    Cliente C831643130 

João H.
    Gestor da comunidade
    August 10, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação que expõe ​@TAires.

Sendo que, pelo que compreendemos, já expôs este tema através de outros meios como o livro de reclamações e provedor, pedimos que aguarde resposta das equipas responsáveis.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    TAiresAutor
    Megabyte
    August 10, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação que expõe ​@TAires.

Sendo que, pelo que compreendemos, já expôs este tema através de outros meios como o livro de reclamações e provedor, pedimos que aguarde resposta das equipas responsáveis.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde, João H. e Rafaela F.,

Agradeço as vossas respostas — finalmente, após mais de uma semana de silêncio desde o incidente de 03/08, a equipa de moderação reage. No entanto, com todo o respeito, "aguardar resposta das equipas responsáveis" não é uma solução, e explico porquê, em transparência total com a comunidade:

1. Já aguardei. O meu tópico sobre a Internet esteve aberto quase uma semana sem qualquer solução; a queixa no Livro de Reclamações Eletrónico e a exposição ao Provedor do Cliente foram submetidas a 10/08 e seguem os seus próprios prazos legais — e, entretanto, o serviço continua inutilizável e a ser faturado.

2. As vossas mensagens não apresentam prazo, não apresentam solução e não tomam posição sobre o que exijo: rescisão por justa causa sem penalização, migração do número móvel para a conta de Lisboa e devolução dos €37,49 de agosto.

3. "Aguardar" com o serviço cortado e cobrado é precisamente o que já não posso fazer.

Assim, e para que fique registado publicamente, anuncio o meu plano de escalada: se no prazo de 72 horas não for contactado oficialmente (mensagem privada ou email) com a confirmação da abertura do processo de rescisão sem custos, publicarei o caso completo — com os testes oficiais da ANACOM (NET.mede), o relatório técnico de incumprimento e este registo de silêncio — nas seguintes plataformas:

🔴 Portal da Queixa (marca pública de "não resolvido");
    🔴 DECO Proteste e Consumidor.gov.pt
    🔴 Trustpilot e Google Reviews;
    🔴 Reddit r/portugal, X (Twitter) com marcação a @NOS, @ANACOM e órgãos de comunicação social, e Facebook;
    🔴 Imprensa nacional (CM, JN, SIC, CNN Portugal, Observador), com o assunto "Operadora fatura HD com box de 2010 e internet a 1 Mbps em zona rural — testes oficiais da ANACOM".

E, como último recurso, submeterei o caso ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo (CNIACC), onde o meu relatório e as provas oficiais da ANACOM servirão de fundamento à rescisão por justa causa.

Prefiro, sinceramente, resolver isto aqui, de forma amigável e rápida. A bola está do lado da NOS.

Cumprimentos,
    Cliente ********
    João H.
    Gestor da comunidade
    August 10, 2026

Boa tarde ​@TAires,

Agradecemos a sua mensagem.

Sendo que expôs o seu pedido de “rescisão por justa causa sem penalização, migração do número móvel para a conta de Lisboa e devolução dos €37,49 de agosto” é necessário que aguarde resposta das equipas responsáveis. 

Estas recebendo o seu pedido irão analisar e dar-lhe uma resposta dentro dos prazos definidos para o efeito.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Guimas
    Super User
    Super User
    August 11, 2026

Ao menos já pensaste mais um bocadinho e chegaste a uma conclusão

” Isto significa que os constantes congelamentos de imagem (pixelização), o áudio dessincronizado e o engasgar dos menus não têm qualquer relação com a lentidão da vossa rede 4G". 

Demorou mas chegaste lá. Mais um bocadinho e chegas a outra conclusão.

“O sinal chega à box pela parabólica, mas o "cérebro" do equipamento está obsoleto/morto e não consegue processar o stream, resultando numa imagem aos quadrados mesmo usando uma ligação digital nativa por HDMI. “

Ou seja, toda a gente que tem satélite, pela tua lógica, tem a imagem dessa forma. Interessante ninguém dizer o mesmo. 

Neste momento só estás a fazer spam .. 

TAiresAutor
    Megabyte
    August 11, 2026

” Isto significa que os constantes congelamentos de imagem (pixelização), o áudio dessincronizado e o engasgar dos menus não têm qualquer relação com a lentidão da vossa rede 4G". 

“O sinal chega à box pela parabólica, mas o "cérebro" do equipamento está obsoleto/morto e não consegue processar o stream, resultando numa imagem aos quadrados mesmo usando uma ligação digital nativa por HDMI. “

Ou seja, toda a gente que tem satélite, pela tua lógica, tem a imagem dessa forma. Interessante ninguém dizer o mesmo. 

Guimas, pare de sinalizar falsamente os meus posts como spam. Apesar do seu estatuto de 'Super User', recordo-lhe que não é um moderador oficial da NOS e os seus palpites genéricos sobre 'encaixe de cabos' não têm qualquer validade técnica perante os factos.

O meu caso já foi validado pela moderação oficial (@Fórum) e escalado para a equipa especializada, encontrando-se agora em auditoria na secção 'Gerir produtos e serviços'. A própria NOS já admitiu formalmente o problema, o que invalida as suas teorias de suporte básico.

Não é spam lutar contra um incumprimento contratual onde pago por 40 Mbps e recebo 0.98 Mbps (Result ID: 19512831624) num hardware obsoleto de 2010 com ficha SCART. O meu processo de rescisão por justa causa está em curso pelas vias oficiais. Deixe quem tem autoridade técnica trabalhar."

Rafaela F.
    Gestor da comunidade
    August 11, 2026

Bom dia ​@TAires,

Para organização do Fórum NOS, movemos os seus comentários para o tópico onde este tema já é abordado.

Uma vez que a situação já se encontra em análise pelas equipas NOS responsáveis, é necessário aguardar uma resposta por parte das mesmas, por favor.

Se tiver alguma questão adicional, partilhe connosco, que ajudamos no que estiver ao nosso alcance.

Obrigada pela compreensão

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
    TAiresAutor
    Megabyte
    August 11, 2026

Curso Prático para o Guimas: Como distinguir suporte de 1990 de uma auditoria técnica de 2026

Este "curso" serve para atualizar o conhecimento do utilizador Guimas, que, apesar das suas medalhas e mais de 13.000 comentários, continua a sugerir "encaixe de cabos" perante um colapso estrutural de rede.

Lição 1: A Matemática do Incumprimento
    A primeira lição foca-se em números, não em palpites. Quando um contrato prevê 40 Mbps e os testes oficiais (Speedtest e NOS) registam 0,98 Mbps (ID: 19512831624), 1,97 Mbps (ID: 19521348085) e 3,0 Mbps (ID: 0989331041), estamos perante uma entrega de menos de 5% do serviço faturado. Reclamar isto não é "spam", é o exercício do direito à rescisão por justa causa.

Lição 2: Arqueologia Tecnológica (O Caso da Ficha SCART)
    Guimas sugere que "o sinal chega à box". O que ele precisa de aprender é que, em 2026, fornecer uma box de 2010 (modelo DSR 8151/22) que ainda utiliza uma ficha SCART é um insulto tecnológico. Um hardware com 16 anos é incapaz de processar serviços modernos, independentemente da orientação da parabólica.

Lição 3: Infraestrutura de Rede vs. Instalação Doméstica
    Enquanto o "Super User" insiste em "cabos mal encaixados", a própria NOS admitiu formalmente em contacto telefónico o problema. Lição básica: se a antena da operadora caiu mudou de local ou está subcarregada, trocar o cabo da televisão em casa tem o efeito de zero.

Lição 4: O Ecossistema Digital de uma Casa Moderna
    Guimas pensa que "é só uma televisão". O curso explica que uma casa em 2026 tem:
    • Smart TVs que dependem de serviços de streaming pagos (como Netflix ou YouTube) e plataformas de IPTV/On-Demand que requerem larguras de banda muito superiores a 1 Mbps para funcionarem sem paragens constantes ("buffering") e não apenas da parabólica.
    • Sistemas de Video-vigilância que precisam de upload estável para segurança.
    • Servidores locais e gestão de energia. Tudo isto colapsa quando a rede móvel da NOS entrega velocidades "pré-históricas".
    Lição 5: Hierarquia de Resolução e Auditoria
    A lição final é sobre autoridade. Se o caso fosse de "encaixe de cabos", a moderação oficial não teria escalado o processo para a equipa especializada. O facto de o tópico estar na secção "Gerir produtos e serviços" prova que a NOS reconheceu que este é um processo de auditoria de qualidade e rescisão, e não um simples pedido de suporte técnico.

Conclusão do Curso: Guimas deve "pensar mais um bocadinho" antes de acusar um cliente de spam quando este apresenta CVP (1017XXXX430) e provas matemáticas de que a rede da operadora na Fundada está abandonada.

TAiresAutor
    Megabyte
    August 11, 2026

Bom dia ​@TAires,

Para organização do Fórum NOS, movemos os seus comentários para o tópico onde este tema já é abordado.

Uma vez que a situação já se encontra em análise pelas equipas NOS responsáveis, é necessário aguardar uma resposta por parte das mesmas, por favor.

Se tiver alguma questão adicional, partilhe connosco, que ajudamos no que estiver ao nosso alcance.

Obrigada pela compreensão

Obrigado pela “organização do tópico” e pela confirmação de que o assunto está a ser analisado pelas equipas especializadas.

Rafaela F.
    Gestor da comunidade
    August 11, 2026

Boa tarde ​@TAires,

Agradecemos o seu testemunho.

Estamos disponíveis para ajudar se surgirem mais questões.

Muito obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.