Skip to main content
Header

Falta de serviço (Internet/TV) e atendimento deplorável: Chamada desligada na cara pelo suporte técnico

O Problema Técnico:
Venho por este meio expor a degradação total do serviço que estou a pagar. Há já algum tempo que sofro de falhas constantes tanto na internet (quebras de ligação e lentidão) como na televisão (imagem a congelar / sem sinal). 
O Incidente com o Apoio ao Cliente:
Como o serviço está inutilizável, liguei hoje para a linha de apoio técnico para tentar resolver a situação. Para meu espanto e total indignação, a chamada foi-me desligada na cara pelo assistente a meio do atendimento, sem qualquer justificação ou tentativa de retorno.
O que Exijo:
Não pago as faturas a tempo e horas para receber um serviço defeituoso e um atendimento insultuoso. Exijo:
  1. O contacto imediato da auditoria de qualidade da NOS para analisar a gravação da chamada e identificar o operador.
  2. A deslocação de um técnico à minha residência para resolver em definitivo as quebras de TV e Internet.
  3. O crédito na próxima fatura correspondente ao período em que o serviço esteve falhar.
Caso a situação não seja resolvida com urgência, avançarei com a rescisão por justa causa devido a incumprimento contratual e queixa formal na ANACOM. 

43 Comentários

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 4, 2026

Boa tarde ​@TAires, bem-vindo ao Fórum NOS.

Lamentamos a situação que descreve. Estamos disponíveis para ajudar através desta via.

Para melhor compreendermos o que se passa com os serviços e identificar a origem da dificuldade que descreve, é necessário realizar um diagnóstico ao serviço na my NOS.

Após fazê-lo, partilhe connosco o resultado obtido, por favor.

Obrigada

• Autor
  • Megabyte
  • August 4, 2026
Boa tarde @Rafaela F., obrigado pela resposta. Note-se que na aplicação my NOS não existe a opção de despiste de Internet para o meu tipo de contrato móvel/satélite (40 Mbps / 4 Mbps), apenas aparece Televisão e Telemóvel.
Realizei os testes de velocidade externos oficiais (Speedtest). Ontem à noite registei um colapso total de 0.98 Mbps de download (Result ID: 19512831624). Hoje durante o dia a velocidade subiu para 21.49 Mbps, o que continua a ser apenas metade da velocidade contratada, com um ping sob carga instável de 208 ms.
Como as falhas e a lentidão extrema são diárias e consecutivas nesta morada do Fouto, tornando a televisão e a internet inutilizáveis, solicito o envio de uma equipa técnica para verificar a vossa antena exterior ou a rescisão do contrato por incumprimento da qualidade de serviço acordada. Fico a aguardar a vossa mensagem privada para fornecer os dados.

• Autor
  • Megabyte
  • August 4, 2026
Boa tarde @Rafaela F., obrigado pela resposta. Note-se que na aplicação my NOS não existe a opção de despiste de Internet para o meu tipo de contrato móvel/satélite (40 Mbps / 4 Mbps), apenas aparece Televisão e Telemóvel.
Realizei os testes de velocidade externos oficiais (Speedtest). Ontem à noite registei um colapso total de 0.98 Mbps de download (Result ID: 19512831624). Hoje durante o dia a velocidade subiu para 21.49 Mbps, o que continua a ser apenas metade da velocidade contratada, com um ping sob carga instável de 208 ms.
Como as falhas e a lentidão extrema são diárias e consecutivas nesta morada do Fouto, tornando a televisão e a internet inutilizáveis, solicito o envio de uma equipa técnica para verificar a vossa antena exterior ou a rescisão do contrato por incumprimento da qualidade de serviço acordada. Fico a aguardar a vossa mensagem privada para fornecer os dados.

Mais uma atualização importante: acabei de fazer novo teste e a velocidade voltou a colapsar para 5.96 Mbps de download (Result ID: 19515113246), com o ping sob carga a disparar para os 402 ms. Isto prova a instabilidade e saturação total da rede nesta zona do Fouto ao longo do dia. Fico a aguardar o vosso contacto privado.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • August 4, 2026

Que tal ligar para a linha de apoio novamente? As chamadas caem, foi só isso que aconteceu .. 

• Autor
  • Megabyte
  • August 4, 2026

Que tal ligar para a linha de apoio novamente? As chamadas caem, foi só isso que aconteceu .. 

Se fosse apenas a chamada a cair, o problema era simples. O problema real é a velocidade de download que cai para 0.98 Mbps à noite (Result ID: 19512831624), tornando a TV e a internet inutilizáveis nesta morada da Fundada devido à saturação óbvia da vossa antena móvel na zona.
Ligar para o apoio técnico para ouvir respostas automáticas não resolve uma infraestrutura móvel saturada. Fico a aguardar a intervenção da moderação oficial da @Equipa NOS para tratarmos da transferência dos telemóveis e da rescisão.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 4, 2026

Vamos ajudar ​@Tai Rodrigues 

Pedimos, por favor, que nos envie uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o contribuinte associado à conta.

Obrigada,

• Autor
  • Megabyte
  • August 4, 2026

Vamos ajudar ​@Tai Rodrigues 

Pedimos, por favor, que nos envie uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o contribuinte associado à conta.

Obrigada,

Obrigado, @Rafaela F.. Já enviei a mensagem privada com todos os dados solicitados, o detalhe das duas moradas e a identificação dos serviços. Fico a aguardar a vossa resposta por essa via.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 4, 2026

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que nos for possível, ​@TAires.

Muito obrigada

• Autor
  • Megabyte
  • August 7, 2026
Boa tarde à moderação e à comunidade.

Venho atualizar o meu processo, uma vez que ainda aguardo a decisão final da equipa especializada (C. S) que me contactou ontem.

Durante os contactos telefónicos, foi-me explicitamente admitido pela NOS que existe um problema na antena da zona, o que valida tecnicamente todas as minhas reclamações de degradação de serviço. Reforço que a situação permanece inalterada e totalmente inaceitável:
  • Internet: Continuo com velocidades miseráveis, tendo registado novo teste de apenas 1.97 Mbps (Result ID: 19521348085). Este valor junta-se aos 0.98 Mbps reportados anteriormente (Result ID: 19512831624), provando o incumprimento flagrante do contrato de 40 Mbps.
  • Televisão: A imagem da box satélite continua a congelar constantemente, mesmo após a troca do equipamento, o que prova que a falha é da infraestrutura externa e não dos aparelhos.
Ficou prometido um contacto final após um 'estudo' do caso pela equipa especializada, mas até ao momento não recebi a confirmação da resolução. Reitero que a minha única solução aceite é a rescisão por justa causa do contrato na morada do Fouto e "...migração imediata do número de telemóvel terminado em 723 (já indicado por mensagem privada) para o meu pacote de Fibra..."

Agradeço a intervenção urgente da moderação para fechar este processo de forma definitiva.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • August 7, 2026

Só há 2 motivos para a tv falhar em satélite, ou o cabo ta mal encaixado ou a parabolica ta mal posicionada. Isso é sempre resolvido nem que seja com ida de técnico. 

Que estudo seria esse? Se existe um problema numa das antenas entretanto ele vai ser resolvido,  não há nada a “ estudar”.

Tens que ligar para a linha para ver a hipotese de rescisão

• Autor
  • Megabyte
  • August 7, 2026

Só há 2 motivos para a tv falhar em satélite, ou o cabo ta mal encaixado ou a parabolica ta mal posicionada. Isso é sempre resolvido nem que seja com ida de técnico. 

Que estudo seria esse? Se existe um problema numa das antenas entretanto ele vai ser resolvido,  não há nada a “ estudar”.

Tens que ligar para a linha para ver a hipotese de rescisão

@Guimas, para que fique claro e se encerrem os palpites sobre a instalação:
  1. Equipamento Totalmente Novo: O router e a box já foram substituídos anteriormente. Mais ainda, a própria antena parabólica foi substituída recentemente após uma tempestade. Mesmo com todo o equipamento novo e devidamente instalado, o serviço continua a congelar e a internet não passa dos 1.97 Mbps.

2. Avaria Confirmada: A própria NOS já me confirmou telefonicamente que o problema é de uma antena móvel da zona que está com falhas, o que invalida qualquer teoria sobre cabos mal encaixados ou má posição da parabólica.

3. Rescisão é o Foco: Este caso já não é para intervenção técnica, mas sim para a equipa especializada finalizar o processo de rescisão por justa causa devido ao incumprimento da qualidade de serviço que a própria operadora admite não conseguir resolver.
Agradeço que deixem a moderação e a C. S concluir o tratamento deste processo.

• Autor
  • Megabyte
  • August 7, 2026
Equipamento Totalmente Novo:

Quando eu digo novos, refiro-me a tecnologia tão "recente" que a minha box NOS HD+ (modelo DSR 8151/22) ainda vem equipada com uma majestosa ficha SCART. É um equipamento tão vanguardista que, apesar de ser "novo", consegue a proeza de congelar a imagem constantemente, transformando a minha televisão numa galeria de arte estática de 2010.

E quando falo da internet "renovada", refiro-me a uma velocidade estonteante de 1.97 Mbps, que quase duplica o recorde anterior de 0.98 Mbps, provando que a avaria na antena da zona — que a própria NOS já admitiu existir — está a ser tratada com a urgência de um modem de 56k.

Basicamente, recebi uma cápsula do tempo no Fouto: a box é do século passado, a velocidade é da era pré-banda larga, mas o incumprimento contratual e a fatura, esses sim, são bem atuais.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • August 7, 2026

Está a fazer confusão das coisas

“Avaria Confirmada: A própria NOS já me confirmou telefonicamente que o problema é de uma antena móvel da zona que está com falhas, o que invalida qualquer teoria sobre cabos mal encaixados ou má posição da parabólica. “ Mas isso é para a internet não para a TV claramente. 

Vou voltar a repetir:  Só há 2 motivos para a tv falhar em satélite, ou o cabo ta mal encaixado ou a parabolica ta mal posicionada. Isso é sempre resolvido nem que seja com ida de técnico. 

Relativamente á internet pode conseguir justa causa, tem que ligar para a linha de apoio. E depende da “ avaria” que for

• Autor
  • Megabyte
  • August 7, 2026

Está a fazer confusão das coisas

“Avaria Confirmada: A própria NOS já me confirmou telefonicamente que o problema é de uma antena móvel da zona que está com falhas, o que invalida qualquer teoria sobre cabos mal encaixados ou má posição da parabólica. “ Mas isso é para a internet não para a TV claramente. 

Vou voltar a repetir:  Só há 2 motivos para a tv falhar em satélite, ou o cabo ta mal encaixado ou a parabolica ta mal posicionada. Isso é sempre resolvido nem que seja com ida de técnico. 

Relativamente á internet pode conseguir justa causa, tem que ligar para a linha de apoio. E depende da “ avaria” que for

@Guimas, agradeço a persistência, mas convém não ignorar os factos já expostos:
  1. Sobre a TV: Você diz que só há dois motivos (cabo ou parabólica), mas esquece-se do terceiro: hardware obsoleto. Como já referi, a parabólica é nova (substituída após tempestade) e a box também já foi trocada por outra igual. Se com tudo novo o sinal continua a congelar, o problema é da capacidade do equipamento (DSR 8151/22) em processar o sinal atual ou de uma infraestrutura que a NOS não consegue estabilizar. Vir mais um técnico trocar o mesmo pelo mesmo é apenas perda de tempo.

2. Sobre a Internet: Eu sei perfeitamente que a avaria na antena móvel afeta a internet. O ponto é que ambos os serviços (TV e Net) falham em simultâneo, tornando o pacote inutilizável.

3. Sobre a Justa Causa: O conselho de 'ligar para a linha' chega com atraso. O caso já foi escalado pela moderação para a Equipa Especializada (C. Santos) precisamente porque a linha de apoio não resolveu uma avaria de rede que a própria NOS admitiu.
Com velocidades de 0.98 Mbps e 1.97 Mbps, a 'justa causa' não é uma hipótese, é um facto documentado (Result IDs: 19512831624 e 19521348085). Deixemos agora quem tem poder de decisão (a Equipa Especializada) finalizar o processo.

• Autor
  • Megabyte
  • August 7, 2026
Entre a Inteligência Artificial e a Realidade Obsoleta: O Colapso no Fouto

Boa noite à moderação e à equipa especializada (Cris. Santos).

Acompanho com enorme perplexidade a nova campanha de verão da NOS, que utiliza Inteligência Artificial e o ator José Condessa para vender um futuro de inovação. Enquanto a operadora investe milhões em marketing "vanguardista", a realidade que me entrega no Fouto (Fundada) parece vinda de outro século.

É irónico falar de IA quando:
  1. Hardware de Museu: Recebi como "novo" equipamento uma box NOS HD+ (modelo DSR 8151/22) que ainda utiliza uma ficha SCART. Esta relíquia tecnológica de 2010 congela a imagem constantemente, provando que nem o sinal de satélite conseguem estabilizar com hardware obsoleto.

2. Infraestrutura Abandonada: A falha não é uma "avaria" passageira. Foi-me admitido pela vossa equipa que a antena da zona está subcarregada e saturada. Pior: as antenas que caíram durante a tempestade parecem nunca ter sido repostas, deixando a zona num vazio tecnológico.

3. Velocidades "Pré-Históricas": Em pleno 2026, registo velocidades miseráveis de 1.97 Mbps (Result ID: 19521348085) e 0.98 Mbps (Result ID: 19512831624), valores que representam o incumprimento total do contrato de 40 Mbps.
Não há mais nada a "estudar". Se a NOS opta por não repor as antenas e manter uma rede saturada, admite que não pode prestar o serviço contratado. A única solução aceitável permanece inalterada:
  • Rescisão imediata por justa causa do contrato no (Fouto/Fundada).
  • Migração do número de telemóvel terminado em 723 para o meu pacote de Fibra ótica em Lisboa.
Aguardo que a equipa da Cris. Santos finalize este processo com o mesmo profissionalismo que tentam projetar nas campanhas de televisão. O tempo das desculpas técnicas e dos equipamentos obsoletos terminou.

• Autor
  • Megabyte
  • August 8, 2026
"As Coisas de que Não Gosto na NOS"

(Melodia: "My Favorite Things" do anúncio da NOS)

[Estrofe 1 - O Hardware de Museu] Boxes de plástico com ficha SCART Peças de 2010 que não são smart Imagens que congelam e nos dão o "nó" Estas são as coisas que eu não gosto na NOS.

[Estrofe 2 - A Realidade no Fouto] Antenas saturadas e subcarregadas Chamadas que caem em zonas isoladas Velocidade de 0.98 Mbps a cair Promessas de fibra que não deixam dormir.

[Refrão - A Ironia do Marketing] Se é importante para ti Dizem que é para a NOS... Mas quando a antena caiu no Fouto Ficámos sem rede e sem voz!

[Estrofe 3 - As Caras do Anúncio] A Maro e o Dino têm coisas favoritas Diz o José Condessa em frases bonitas Mas a minha "coisa" é só uma exigência: Ver-me livre da NOS e desta incompetência!

[Final - O Xeque-Mate] Digo adeus à ficha SCART e ao "museu" Pois o meu futuro não é o que a NOS deu! Vou para onde a rede não foge de mim E a esta vergonha eu ponho um fim!

• Autor
  • Megabyte
  • August 9, 2026
"Recebi hoje o e-mail com a fatura de agosto e é a confirmação do vosso total desrespeito. Cobram-me por 40 Mbps quando tenho provas de 0.98 Mbps, e ainda ousam listar encargos de 202 € por um serviço que vocês admitem não conseguir reparar devido à saturação da antena. Com o CVP que me enviaram nesta mesma fatura, exijo a rescisão por justa causa e a migração do número 723 para Lisboa".

Relatório de Incumprimento Técnico e Rescisão por Justa Causa – O Caso da Fundada

1. Objeto da Reclamação Este relatório formaliza o pedido de rescisão por justa causa do contrato de serviços fixos na localidade da Fundada (Local S960XXXXXX) e a migração imediata dos serviços móveis para uma conta de fibra funcional em Lisboa.

2. Evidências de Incumprimento Contratual (Velocidade) O contrato faturado prevê uma velocidade de 40 Mbps / 4 Mbps. No entanto, os testes de desempenho realizados documentam um colapso total do serviço:
  • Velocidade Mínima Registada: 0.98 Mbps (Result ID: 19512831624).
  • Velocidade Média em Horas de Pico: 1.97 Mbps (Result ID: 19521348085). Esta entrega representa menos de 5% do contratado, constituindo um incumprimento flagrante das condições de prestação de serviço.
3. Obsolescência Tecnológica (O "Museu" da NOS) A box fornecida para o serviço de televisão (modelo DSR 8151/22) é um equipamento de 2010 que ainda utiliza ficha SCART. Em pleno 2026, é inaceitável que uma operadora que promove a "inovação" e a "IA" em campanhas nacionais entregue hardware com 16 anos de idade que congela constantemente.

4. Infraestrutura Abandonada e Admissão de Falha Foi explicitamente admitido pelo apoio técnico que a antena móvel da zona está saturada e com falhas e que as antenas afetadas por tempestades anteriores nunca foram repostas. A operadora continua a faturar o valor total (86,59 €) por uma infraestrutura que sabe estar degradada.

5. Pretensão Final Face ao incumprimento total e à incapacidade técnica de resolução:
  • Rescisão imediata e sem custos do serviço fixo na Fundada, anulando os encargos de cessação antecipada previstos de 202,45 €.

• Portabilidade/Migração do número móvel terminado em 723 para o pacote de fibra em Lisboa, mantendo a continuidade do serviço onde a rede é fiável.
Aguardo a resolução final por parte da equipa especializada (C. Santos) para que este processo não tenha de avançar para as entidades reguladoras.

"Se é importante para ti, é importante para Nos"

• Autor
  • Megabyte
  • August 10, 2026

Olá a todos e em especial à equipa de moderação da @NOS.

Venho expor uma situação de incumprimento definitivo e de total desrespeito pelo cliente, que me obriga a recorrer a este fórum, uma vez que os canais oficiais de suporte falharam e culminaram com uma chamada desligada na cara pelo vosso apoio técnico.
Sou cliente com duas contas ativas. A minha conta principal de Lisboa (Fibra) funciona. No entanto, a minha casa na Fundada (Vila de Rei) transformou-se num pesadelo técnico e comercial.

1. Serviço Inutilizável (Incumprimento de SLA)
Tenho contratado o pacote NOS Quatro (40 Mbps / 4 Mbps) na conta S960723870. A realidade é a seguinte (com IDs de Speedtest para vossa verificação interna):
ID 19512831624: 0.98 Mbps (Menos de 2.5% do contratado).
ID 19521348085: 1.97 Mbps.
ID 19515113246: 5.96 Mbps com um Ping extremo de 402 ms (o que causa bloqueio total da TV e quedas de chamadas VoIP).
A antena móvel/satélite que serve o Fouto está totalmente saturada.

2. Hardware Obsoleto (Ano 2010)
Para faturar um serviço "HD", a NOS instalou-me uma Box HD+DVR (S/N: FCCCCR28286F1270) com arquitetura de 2010 e ligação SCART. Em pleno ano de 2026, é inaceitável que a NOS mantenha clientes com estrangulamentos analógicos e fature HD por cima de ligações SCART. Congela constantemente.

3. Inoperância do Suporte e Chamada Desligada
A app myNOS não permite sequer fazer despiste de internet para contratos com o perfil 40/4 (Móvel/Satélite), deixando o cliente às cegas.
O cúmulo aconteceu no passado dia 03/08/2026: ao ligar para o apoio técnico para reportar esta inoperância, e durante o diagnóstico, o operador desligou-me a chamada na cara, sem qualquer retorno ou abertura de incidência.

O que exijo à Equipa NOS que modera este fórum: ​@Rafaela F. 

Já avancei com queixa no Livro de Reclamações Eletrónico, mas solicito a vossa intervenção urgente para:
Rescisão por Justa Causa da conta S960723870 (Fundada), sem qualquer penalização, por manifesta incapacidade técnica da NOS em entregar o serviço contratado.

Migração imediata do meu número móvel (9XXXXX723) para a minha conta principal de Lisboa (S831643131), onde pretendo manter a minha relação contratual com a NOS.

Crédito/Devolução do valor da fatura de agosto (€37,49) referente a um serviço que não funcionou.
Aguardo o contacto privado (PM) de um moderador para podermos resolver isto de forma civilizada, pois a manutenção de um serviço com hardware de 2010 e velocidades inferiores a 1 Mbps é insustentável.

Obrigada.

• Autor
  • Megabyte
  • August 10, 2026

ATUALIZAÇÃO COM PROVA OFICIAL — TESTE NET.mede (ANACOM), 10/08/2026 às 15:46

Olá,
Conforme recomendado, efetuei hoje mais um teste com o NET.mede, a ferramenta oficial da ANACOM, na ligação da conta S960723870 (Fundada/Vila de Rei). Resultado em período DIURNO, ou seja, fora da hora de ponta:

🔗 Link público do teste (verificável por qualquer pessoa, válida por 6 meses):
https://netmede.pt/speed-results/eee1eeed-778a-4e3e-aafb-c3ef2a71647e

E à noite a situação colapsa drasticamente: 0,98–1,97 Mbps de download e ping entre 208 e 402 ms (Speedtest IDs 19512831624, 19521348085 e 19515113246). Ou seja:

Mesmo sem carga na rede, a NOS entrega no máximo 12,5% do contratado; em hora de ponta entrega menos de 5% e o ping de 402 ms inutiliza TV e chamadas. Este contraste dia/noite é a prova técnica de saturação da antena que venho a reportar — a infraestrutura não tem capacidade instalada para o serviço que é faturado.

Reitero o que já consta da queixa no Livro de Reclamações Eletrónico (reencaminhada à ANACOM) e da exposição ao Provedor do Cliente:

1- Rescisão por justa causa da conta S960723870, sem penalização;
2- Migração do número 9XXXXXX723 para a conta de Lisboa (S831643131);
3- Crédito de €37,49 da fatura de agosto.

@Rafaela F. / equipa NOS: vão já 7 dias de silêncio neste fórum, enquanto as provas oficiais se acumulam. Aguardo resposta.

TAires — Cliente C831643130

• Autor
  • Megabyte
  • August 10, 2026
Olá comunidade e equipa de moderação @NOS / @Rafaela F.

Abro este tópico complementar ao meu alerta sobre a Internet (onde partilhei os testes oficiais da ANACOM com speeds de 1 Mbps e Pings de 402 ms) para expor o colapso total do pacote "NOS Quatro" na minha morada da Fundada (Conta S*****).

Quero ser muito claro e cortar à partida as vossas respostas padrão de call-center: ⚠️ A minha Box (HD+DVR, S/N: FCCCCR28286F1270) NÃO está ligada à Internet. Está ligada exclusivamente à antena parabólica e à TV por cabo HDMI. ⚠️ NÃO quero substituição de equipamentos, NÃO quero visitas de técnicos, NÃO quero "reiniciar a box". Já passei por esse processo e a realidade é que a infraestrutura da NOS para o satélite nesta zona está falida.

A Realidade do Serviço de TV: A imagem congela constantemente (pixelização/macroblocking), o áudio dessincroniza e os menus da própria box engasgam. Isto acontece porque a NOS continua a "alugar" e a faturar serviços em pleno 2026 com Boxes de arquitetura de 2010. Os sintonizadores (tuners) e processadores destas boxes antigas já não têm capacidade para descodificar estavelmente os fluxos digitais modernos (DVB-S2), resultando num serviço de "Alta Definição" que, na prática, é inassistível e inferior ao sinal analógico de há 20 anos.

O Fim da Linha (Incumprimento Definitivo): A NOS está a falhar em todas as frentes na morada da Fundada:
  1. Internet 4G: Saturada, com testes NET.mede (ANACOM) a provarem que entregam 12% do contratado de dia, e menos de 5% à noite.
  2. TV Satélite: Hardware obsoleto que não consegue descodificar o sinal que a própria antena capta, resultando em congelamentos constantes por HDMI.
  3. Apoio ao Cliente: Chamadas desligadas na cara (como reportado a 03/08/2026) e app myNOS sem opções de diagnóstico para estes contratos.

Face à inaptidão técnica e estrutural da NOS para fornecer o pacote "NOS Quatro" contratado na minha morada de Vila de Rei, e tendo já submetido queixa no Livro de Reclamações Eletrónico (com encaminhamento para a ANACOM) e exposição ao Provedor do Cliente, a minha exigência é única e inegociável:

🛑 RESCISÃO IMEDIATA POR JUSTA CAUSA da conta S960723870, sem qualquer penalização ou pagamento de indemnizações por quebra de fidelização, ao abrigo da Lei de Defesa do Consumidor (incumprimento definitivo e falta de conformidade do serviço e equipamento). 📱 MIGRAÇÃO do meu número móvel (9XXXXX723) para a minha conta principal de Lisboa (S*******), onde o serviço de Fibra da NOS funciona perfeitamente e onde pretendo manter a minha relação comercial convosco. 💰 CRÉDITO/DEVOLUÇÃO dos valores faturados referentes a serviços que não foram prestados com a qualidade mínima exigível.

Aguardo a confirmação por escrito (via mensagem privada ou email) de que o processo de rescisão sem custos foi aberto. O tempo das "tentativas de reparação" acabou.

Cumprimentos,

• Autor
  • Megabyte
  • August 10, 2026
ATUALIZAÇÃO: O colapso da TV Satélite (Hardware obsoleto) e o fim da linha.

Olá novamente @NOS / @Rafaela F.

O sistema do fórum não me permitiu abrir um tópico separado apenas para o serviço de Televisão (indicou ser "repetido"). Como tal, vejo-me obrigado a acrescentar este ponto crítico aqui, para que fique registado o colapso total e absoluto do pacote NOS Quatro na minha morada da Fundada (Conta S960723870).

Quero deixar um aviso muito claro para evitar as vossas respostas padrão de call-center ("o senhor tem a net lenta, por isso a TV arrasta"): ⚠️ A minha Box de Satélite (HD+DVR, S/N: FCCCCR28286F1270) NÃO está ligada à Internet. ⚠️ Está ligada exclusivamente à antena parabólica e à TV por cabo HDMI.

Isto significa que os constantes congelamentos de imagem (pixelização), o áudio dessincronizado e o engasgar dos menus não têm qualquer relação com a lentidão da vossa rede 4G (cujos testes oficiais da ANACOM, com Pings de 402ms, já partilhei acima). O problema da TV é puramente do vosso equipamento físico.

O Diagnóstico Técnico da TV: Estão a faturar serviços em pleno 2026 com Boxes de arquitetura de 2010. Os sintonizadores (tuners) e processadores destas boxes antigas já não têm capacidade de processamento para descodificar estavelmente os fluxos digitais modernos (DVB-S2). O sinal chega à box pela parabólica, mas o "cérebro" do equipamento está obsoleto/morto e não consegue processar o stream, resultando numa imagem aos quadrados mesmo usando uma ligação digital nativa por HDMI.

🛑 A MINHA POSIÇÃO É INEGOCIÁVEL: NÃO quero substituições de equipamentos. NÃO quero visitas de técnicos. Já passei por esse processo de "tentativas de reparação" no passado e a realidade é que a infraestrutura da NOS está estruturalmente falida na minha morada. O 4G está saturado (como a ANACOM já comprovou) e o Satélite depende de hardware de museu que não consegue descodificar o sinal.

Face a este incumprimento definitivo em todas as frentes, e tendo já avançado com queixa no Livro de Reclamações (com encaminhamento para a ANACOM) e para o Provedor do Cliente, reitero a minha exigência única:

1. RESCISÃO IMEDIATA POR JUSTA CAUSA da conta S960723870, sem qualquer penalização por quebra de fidelização.
  2. MIGRAÇÃO do número móvel (9XXXXX723) para a minha conta principal de Lisboa (S831643131), onde a vossa Fibra funciona perfeitamente.
  3. DEVOLUÇÃO dos €37,49 da fatura de agosto, correspondente a um serviço que a NOS é tecnicamente incapaz de prestar.

Aguardo a confirmação por escrito de que o processo de rescisão sem custos foi aberto. O tempo das "tentativas de reparação" e das trocas de boxes acabou.

Cumprimentos,
Cliente C831643130 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 10, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação que expõe ​@TAires.

Sendo que, pelo que compreendemos, já expôs este tema através de outros meios como o livro de reclamações e provedor, pedimos que aguarde resposta das equipas responsáveis.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Autor
  • Megabyte
  • August 10, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação que expõe ​@TAires.

Sendo que, pelo que compreendemos, já expôs este tema através de outros meios como o livro de reclamações e provedor, pedimos que aguarde resposta das equipas responsáveis.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde, João H. e Rafaela F.,

Agradeço as vossas respostas — finalmente, após mais de uma semana de silêncio desde o incidente de 03/08, a equipa de moderação reage. No entanto, com todo o respeito, "aguardar resposta das equipas responsáveis" não é uma solução, e explico porquê, em transparência total com a comunidade:

1. Já aguardei. O meu tópico sobre a Internet esteve aberto quase uma semana sem qualquer solução; a queixa no Livro de Reclamações Eletrónico e a exposição ao Provedor do Cliente foram submetidas a 10/08 e seguem os seus próprios prazos legais — e, entretanto, o serviço continua inutilizável e a ser faturado.

2. As vossas mensagens não apresentam prazo, não apresentam solução e não tomam posição sobre o que exijo: rescisão por justa causa sem penalização, migração do número móvel para a conta de Lisboa e devolução dos €37,49 de agosto.

3. "Aguardar" com o serviço cortado e cobrado é precisamente o que já não posso fazer.

Assim, e para que fique registado publicamente, anuncio o meu plano de escalada: se no prazo de 72 horas não for contactado oficialmente (mensagem privada ou email) com a confirmação da abertura do processo de rescisão sem custos, publicarei o caso completo — com os testes oficiais da ANACOM (NET.mede), o relatório técnico de incumprimento e este registo de silêncio — nas seguintes plataformas:

🔴 Portal da Queixa (marca pública de "não resolvido");
🔴 DECO Proteste e Consumidor.gov.pt
🔴 Trustpilot e Google Reviews;
🔴 Reddit r/portugal, X (Twitter) com marcação a @NOS, @ANACOM e órgãos de comunicação social, e Facebook;
🔴 Imprensa nacional (CM, JN, SIC, CNN Portugal, Observador), com o assunto "Operadora fatura HD com box de 2010 e internet a 1 Mbps em zona rural — testes oficiais da ANACOM".

E, como último recurso, submeterei o caso ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo (CNIACC), onde o meu relatório e as provas oficiais da ANACOM servirão de fundamento à rescisão por justa causa.

Prefiro, sinceramente, resolver isto aqui, de forma amigável e rápida. A bola está do lado da NOS.

Cumprimentos,
Cliente ********

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 10, 2026

Boa tarde ​@TAires,

Agradecemos a sua mensagem.

Sendo que expôs o seu pedido de “rescisão por justa causa sem penalização, migração do número móvel para a conta de Lisboa e devolução dos €37,49 de agosto” é necessário que aguarde resposta das equipas responsáveis. 

Estas recebendo o seu pedido irão analisar e dar-lhe uma resposta dentro dos prazos definidos para o efeito.

Obrigado

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • August 11, 2026

Ao menos já pensaste mais um bocadinho e chegaste a uma conclusão

” Isto significa que os constantes congelamentos de imagem (pixelização), o áudio dessincronizado e o engasgar dos menus não têm qualquer relação com a lentidão da vossa rede 4G". 

Demorou mas chegaste lá. Mais um bocadinho e chegas a outra conclusão.

“O sinal chega à box pela parabólica, mas o "cérebro" do equipamento está obsoleto/morto e não consegue processar o stream, resultando numa imagem aos quadrados mesmo usando uma ligação digital nativa por HDMI. “

Ou seja, toda a gente que tem satélite, pela tua lógica, tem a imagem dessa forma. Interessante ninguém dizer o mesmo. 

Neste momento só estás a fazer spam ..