Skip to main content
Header
Kilobyte
April 9, 2025
Respondido

Falhas na internet fixa. Quem resolve???

Boa tarde.

Ao longo dos últimos meses tenho tido várias falhas no serviço de internet fixa, com quebras que podem ir de segundos até vários minutos. Já liguei para o apoio ao cliente várias vezes e fazem sempre o mesmo procedimento: o despiste técnico. 

Ora, esse despiste diz sempre que está tudo bem e que não podem fazer mais nada.

Hoje, liguei para o apoio ao cliente a queixar-me do mesmo e o que a senhora me disse, depois de fazer dois despistes à velocidade da internet (contratei 200Mps) que deram 49 Mbs de velocidade de download, me diz que é um valor normal. Normal??? E o que aconteceu aos restantes 150Mbs??

Relativamente às falhas de internet, que expliquei que são intermitentes, não existe um padrão, tanto podem ocorrer durante dias seguidos, como existir dias em que não acontece, respondeu-me que não podia fazer nada. Só se naquele preciso momento estivesse a haver uma falha. Tentei explicar que não é possível estar sempre à espera que aconteça uma falha para ligar para a Nos. De nada valeu.

Conclusão, fiquei com o serviço igual, mas tenho de pagar o mesmo ao final do mês.

Se alguém da Nos ler este desabafo, por favor, que me diga como resolver este problema.

Melhor resposta por João H.

Boa tarde ​@Vitor75,

Agradecemos a sua mensagem.

Caso o teste que refere tenha sido realizado através de ligação wireless, os valores podem variar, sendo que o resultado obtido é aceitável.

Sugerimos que faça um diagnóstico de serviço através da my NOS e partilhe connosco o resultado:

Obrigado

35 Comentários

Mário P.
Gestor da comunidade
June 1, 2025

@JoaoFranco e ​@Renato Gomes, compreendemos. 
Mas são os trâmites definidos para que nos ajude a compreender o que é reportado pelo interlocutor. Na realidade o que é depreendido, pelo que refere no seu último comentário, apesar de para si ser irrelevante, não existe ausência de serviço mas sim quebras de acesso. Para nós esta diferenciação é fundamental para compreender a situação e de quais os passos a seguir.  

Agora, e para compreender melhor, precisamos de compreender se nota algum padrão de acontecimento nas quebras de acesso. Se sim, indique-nos qual. 

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Renato Gomes
Super User
Super User
June 1, 2025

@JoaoFranco e ​@Renato Gomes, compreendemos. 
Mas são os trâmites definidos para que nos ajude a compreender o que é reportado pelo interlocutor. Na realidade o que é depreendido, pelo que refere no seu último comentário, apesar de para si ser irrelevante, não existe ausência de serviço mas sim quebras de acesso. Para nós esta diferenciação é fundamental para compreender a situação e de quais os passos a seguir.  

Agora, e para compreender melhor, precisamos de compreender se nota algum padrão de acontecimento nas quebras de acesso. Se sim, indique-nos qual. 

Obrigado, 

Correto ​@Mário P. se estiver a ver TV normal pela box não há problema, a quebra é só a nível de internet, acabou de falhar à volta de 15 segundos, eram 21h25m, sem internet seja cabo ou Wi-Fi, o tempo que demora a ligar para a linha de apoio a anomalia já não existe e dizem que não encontram qualquer problema, por esse motivo desisti de ligar para a linha de apoio.

Mário P.
Gestor da comunidade
June 1, 2025

Existe algum padrão, ​@Renato Gomes?

Sendo que refere que é recorrente. Estas quebras ocorrem mais no período noturno, é isso?

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
June 1, 2025

@Mário P. No meu caso, tanto acontece de manhã cedo ( 07:30 ) como durante o dia, como ao fim do dia (22:00...).

Sei que acontecer quando estou a ver televisão, pois, do nada, a imagem "derrete" por 1 ou 2 segundos. Depois bloqueia, aparece o ecrã azul do erro, (imagem já enviada antes) e o router reinicia.

Se estiver ao computador, embora o ícone de rede continue aberto mais um minuto, o acesso interrompe-se e demora cerca de 2 ou 3 minutos a voltar.

Obrigado 

Renato Gomes
Super User
Super User
June 1, 2025

Existe algum padrão, ​@Renato Gomes?

Sendo que refere que é recorrente. Estas quebras ocorrem mais no período noturno, é isso?

Obrigado, 

Sim, tem sido só há noite por volta das 21h e depois por volta das 22h. +/-. Esta noite foi às 21h25m, já enviei há uns dias atrás, por mensagem privada, um print do comando ping, a identificar um exemplo das falhas.

Não consigo precisar bem durante o dia, porque não estou por casa, mas já me aconteceu de manhã, por volta das 7h, nessa altura até liguei para a linha de apoio

Mário P.
Gestor da comunidade
June 1, 2025

Muito obrigado pela cooperação. 

Defina derreter, por favor, ​@JoaoFranco Fica com degradação, macroblocos? 
Chega aparecer o fundo a negro ou uma mensagem de erro durante esses 1 ou 2 segundos?

Quanto à internet, nota alguma alteração na luz do router?

Obrigado,

Mário P.
Gestor da comunidade
June 1, 2025

@Renato Gomes, boa noite. 

Tendo em conta o que refere, precisamos de realizar uma monitorização ao serviço para verificar a situação. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum
Obrigado, 

Kilobyte
June 1, 2025

@Mário P. 

Imagine que a imagem seria pintada com tinta fresca e que, no meio da tela, fazia um movimento circular com o pincel, levando a que a imagem fique distorcida. Logo de seguida fica "congelada" (bloqueia, sem movimento nem som) e aparece a imagem de erro anexa.

Nesse momento, a própria TV emite uma mensagem de erro " o cabo de erro foi desligado".

De seguida o router paga-se e recomeça o processo de sincronização.

Já comprei cabos novos, de boa qualidade, sem que nada se alterasse.

Isto acontece varias vezes ao dia, a qualquer hora e afecta a totalidade dos serviços, incluindo as 2 TV sem box que tenho noutras divisões da casa.

Hoje tentei fazer o diagnóstico e fui até ao ponto constante da imagem anexa. Não continuei dado que irei ter de sair do país durante cerca de uma semana, a partir de quarta feira. Além disso, chegaram a vir cá a casa vários técnicos, com as soluções mais mirabolantes e maldizentes dos anteriores, sem que nada se resolvesse. O problema está a montante …

Obrigado 

Renato Gomes
Super User
Super User
June 2, 2025

@Renato Gomes, boa noite. 

Tendo em conta o que refere, precisamos de realizar uma monitorização ao serviço para verificar a situação. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum
Obrigado, 

MP enviada

Kilobyte
June 2, 2025

@Mário P. 

Já o fiz, no entanto, Adianto que irei estar fora do país, de 4 a 11 deste mês, pelo que não poderei efectuar nenhum despiste ou teste, bem como receber visitas técnicas.