Skip to main content
Header

Falhas curtas na Internet

A partir de mais ou menos um mês atrás, tenho todos os dias tido curtas falhas na internet, que me causam a ser desconectado de jogos.

Já contactei o apoio técnico várias vezes. Inicialmente, foi-me dito que existiam problemas de sinal e numa dessas ocasiões foi enviado um técnico que substituiu o router (F@st 5657), mas o problema persistiu.

Nesse dia, depois de ser trocado o router voltei a ligar duas vezes, na primeira repetiram que havia problemas de sinal e tentaram outra vez resolver remotamente, o que também não funcionou. Mas na segunda chamada, feita apenas 2 horas depois da anterior em que confirmaram problemas de sinal, foi-me dito que estava tudo correto do lado da NOS e para verificar se o problema era do meu PC ou cabo, recomendando a linha pcmedic.

Desde ai começei a fazer testes, tanto por cabo como por Wi-Fi (Que deram os mesmos resultados). Pus um 'ping' contínuo para o servidor DNS da Cloudflare na linha de comandos, e vi que quando sou desconectado dos jogos aparece a mensagem "Destination net unreachable" vinda do IP do meu router:

Pelo que entendo, isto significa que o próprio router está a indicar que não consegue chegar à rede de destino, ou seja, a falha ocorre depois do router e não na ligação entre o meu PC e o router.

Também utilizei a ferramenta WinMTR para o mesmo servidor DNS, que mostrou que a latência por cabo é normalmente baixa, mas ao ser desconectado, o pico de latência passa a quase 2 segundos no primeiro salto (a79-168-8-1.cpe.netcabo.pt) após o router, o que me faz pensar que o problema se encontra entre ai e o router.

Finalmente, ao abrir os logs do modem, dá para ver que depois de ser desconectado aparece uma mensagem que diz "The WAN DHCP client IP address" seguido do meu IP público.

No meu entendimento isto significa que o router está a perder a ligação WAN e IP público, e esta mensagem marca quando o obtém novamente."

Voltei a ligar hoje para comunicar esta informação, mas apenas seguiram o script de dar restart/reset ao router e disseram para ligar à linha paga pcmedic, pois aparentemente não têm qualquer maneira de escalar o problema ou enviar técnico quando não aparece no sistema deles.

Não vejo a razão de me tentarem encaminhar para uma linha paga de apoio informático para problemas de pc, sendo que tudo o que consigo ver do meu lado aponta para o problema ser da NOS.

Como é suposto proseguir?

2 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 1, 2025

Boa noite, ​@David Miguel Ferreira Freire 

Queremos ajudar.
Indique-nos, por favor, se a dificuldade ocorre apenas durante sessões de jogo online ou também durante a utilização normal da internet (como navegação, streaming, etc.)?

As quebras de ligação acontecem apenas por Wi-Fi ou também quando está ligado por cabo de rede (Ethernet)?

Sugerimos ainda que faça um reset ao router, diretamente no equipamento ou, se preferir, através da App NOS Net. Saiba como o fazer em: 

Ficamos a aguardar o seu feedback para podermos continuar a ajudar.
Obrigado!

Boa noite 

Como indiquei no post, eu fiz os testes ambos por cabo e por WiFi. As quebras por cabo parecem ser apenas segundos, não se notando fora dos jogos que necessitam de ligação estável.

Repetindo que o router já foi trocado, e ainda hoje o apoio técnico lhe fez reset.

Fui desconectado outra vez à pouco tempo, e reparei que quando acontece, o router fica temporariamente indisponível na NOS NET. (O primeiro é o anterior que já não se encontra em minha casa).

Olhando outra vez para o log, esta mensagem do router sobre o IP público parece-me ser consistente demais para ser coincidência.