Skip to main content

Continuo com falhas constantes. Só hoje já vai em 4.

Para uma empresa de informática com a maioria dos clientes remotos isto tem sido muito bom para o negócio.

Os meus clientes têm adorado ficarem a falar sozinhos, ou eu desligar a meio de ações de formação ou intervenções em servidores.

Eu também tenho apreciado muito o exercicio de restablecer contatos, ligações VPN, etc.

 

19.09.2023 11:10:33 Error DHCPC

WAN DHCP client (1) failed

 

Ligar para o apoio só serve para adicionar consumos extra na fatura.

 

Pior internet fixa que contratei em muitos anos.

Serviço muito pouco confiavel. E o que realmente causa transtorno nem é a diferença entre velocidade contratada, 1Gbps/200Mbps, e a real medida com cabo CAT5+ em https://www.nos.pt/net/medir-a-velocidade-da-internet.

download.png

Download

468.64 Mbps

upload.png

Upload

239.54 Mbps

ping.png

Ping info

10.88 ms

jitter.png

Jitter info

0.57 ms


E ainda cobram para reportar as avarias alheias ao consumidor:

02 set

08:40:31 Assistente NOS Empresas €0,369

00:44:40 Assistente NOS Empresas €0,369

08:56:47 Assistente NOS Empresas €0,369


Então tens ftth?


Então tens ftth?

Não, fiz um contrato empresarial baseado em ADSL com velocidades de 1Gbps download e 200 Mbps de upload 🙄


Boa tarde @Augmented,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação que descreve.

Recomendamos que faça um diagnóstico ao serviço através da App NOS:

O assistente virtual vai ajudar a identificar eventuais anomalias.

Partilhe connosco o resultado.

Obrigado 


Bom dia @João H. ,

Hoje tive mais uns minutos sem internet, novamente a meio de uma chamada Teams com um cliente.

Verifiquei que as luzes do router aparenta um reinicio. Acedi ao mesmo e pareceu que alguém da NOS estava ligado a fazer verificações ou alterações.

Após a sua mensagem instalei a App NOS e segui o processo de verificação. Agora já com internet.

Embora tenha internet no momento a App diz ter detetado problemas no serviço de internet e iniciou um processo automático de resolução.

Concluído o processo de resolução automático a App NOS apresentou a mensagem “Não foi possível resolver os problemas detetados de forma remota” Contactar o serviço técnico.

Seguindo essa via a App menciona acesso prioritário e um botão para iniciar chamada. Esse botão digita 16990. Sendo um serviço empresarial não deveria ser o 16100?

Fazer mais outra chamada que vai adicionar “extras” na fatura e gastar o meu tempo sem beneficio?


Boa tarde @Augmented,

Agradecemos o seu testemunho.

Confirmou ficar sem acesso à internet em mais do que 1 equipamento? 

Visto que indica que o router aparenta ter reiniciado sozinho, questões de alimentação energética poderão estar na causa desta situação.

Caso o router esteja ligado numa extinção tripla recomendamos que o reinicie e teste numa outra extenção ou, preferencialmente, numa tomada eléctrica singular.

Partilhe connosco, por favor, caso verifique que este tema é recorrente após este despiste.

Obrigado


Boa tarde @Augmented,

Agradecemos o seu testemunho.

Confirmou ficar sem acesso à internet em mais do que 1 equipamento? 

Visto que indica que o router aparenta ter reiniciado sozinho, questões de alimentação energética poderão estar na causa desta situação.

Caso o router esteja ligado numa extinção tripla recomendamos que o reinicie e teste numa outra extenção ou, preferencialmente, numa tomada eléctrica singular.

Partilhe connosco, por favor, caso verifique que este tema é recorrente após este despiste.

Obrigado

Boa tarde João,

 

Não, o fornecimento de energia não está relacionado com o problema.

O router está ligado diretamente a uma UPS que é monitorizada em tempo real. Qualquer alteração no fornecimento de energia é suprimido pela UPS. A UPS é de grande capacidade e além de fornecer energia a outros equipamentos tem passado todos os testes diários.

Informo também que hoje no primeiro acesso ao router quando a internet falhou o mesmo apresentou uma página de configuração PON que nunca tinha visto, nem creio ser normalmente acessível aos vossos clientes. Foi isto que me levou a crer que o router estava a ser acedido por parte da NOS.

Os valores GPON em sim aparentam estar sempre dentro dos valores normais:

GPON
Optical Link Status OPERATIONAL
Optical Module Rx Power (dBm) -18.894
Optical Module Tx Power (dBm) 2.650
CATV RX optical power -2.79

Sendo ftth e os valores 1490 e 1550 que refere estão todos ok. acredito que o problema esteja até do seu lado. Recomendo desligar tudo o que seja extensores/powerlines/routers/switches ( fazendo reset de fabrica a seguir) e ter um pc pessoal ligado por cabo de rede diretamente para fazer o teste.


Sendo ftth e os valores 1490 e 1550 que refere estão todos ok. acredito que o problema esteja até do seu lado. Recomendo desligar tudo o que seja extensores/powerlines/routers/switches ( fazendo reset de fabrica a seguir) e ter um pc pessoal ligado por cabo de rede diretamente para fazer o teste.

Recomendo e agradeço que não contribua mais neste tópico.

 

19.09.2023 11:10:33 Error DHCPC

WAN DHCP client (1) failed


Sendo ftth e os valores 1490 e 1550 que refere estão todos ok. acredito que o problema esteja até do seu lado. Recomendo desligar tudo o que seja extensores/powerlines/routers/switches ( fazendo reset de fabrica a seguir) e ter um pc pessoal ligado por cabo de rede diretamente para fazer o teste.

Recomendo e agradeço que não contribua mais neste tópico.

 

19.09.2023 11:10:33 Error DHCPC

WAN DHCP client (1) failed

Lela recomendar que outras pessoas não respondam num fórum publico… acho que tas no sitio errado então amigo → 16990 opção 3.

se quiseres ajuda, eles vão pedir-te pra fazeres aquilo que o guimas te disse, desliga todos os acessórios que tens, faz um reset ao router, e depois partilha se a situação se repetiu.

um bem haja 


Amigo @Bruno Aleixo já trabalho em TIC faz mais de 30 anos. Realizei trabalhos para Siemens, PT e muitos outros e não foi a fazer instalações domésticas. Estamos a falar de equipamentos Juniper e assim. Coisas pequenas de alimentação trifásica.

Passado um ano de contrato e com o mesmo problema desde o inicio, quantas vezes achas que liguei para o apoio e realizei esses testes? Já o fiz muitas vezes e inclusivamente com técnicos da NOS no local, que ao fim de 2 meses vieram inutilmente trocar o router, chegando ao ponto de desativar o WI-FI e ter apenas um equipamento ligado por CAT5+.

Eu quero resolução destes problemas mas essa resolução só pode vir de alguém da NOS.

Em relação aos valores, eu postei os mesmo e referi serem normais, logo não será dai o problema.

Em relação ao 16990 opção 3. Sendo um cliente empresarial o número é o 16100. Conheço bem de gastar o meu tempo em chamadas inúteis para o mesmo.

Muito recentemente, em mais uma chamada para o apoio, realizei outra vez o reset do router a pedido deles, e a situação repetiu-se. Repete-se e vai continuar a repetir até mudar de operador.

Antes da NOS estive mais de 2 anos com a VODAFONE, usando os mesmo equipamentos que tenho sem nenhum problema. Cheguei a conseguir trabalhar sem energia da rede, graças à tecnologia FTTH e 3 UPS profissionais de grande capacidade.


Bom dia @João H. ,

Hoje desliguei e voltei a ligar o equipamento, SAGEMCOM FAST 5657, a vosso pedido.

Como usual a ligação está estável, embora o ultimo teste de velocidade (ID: 1102464682) indique 431.10 Mbps em vez de 800/900 como esperado para um contrato com 1Gbps.

No entanto, como referido anteriormente, a velocidade não é o que mais me preocupa.

O que realmente me preocupa é saber que a qualquer momento poderei perder a ligação.

 

Entretanto, tenho apenas uma questão que gostaria que me explicassem.

O que significa esta mensagem de erro? WAN DHCP client (1) failed


Se não pretende comentários então fale com o apoio, que te vão dizer exatamente aquilo que te disse 😂😂😂

Boa sorte com isso


@Guimas Fico agradecido de todo o apoio mas estamos a falar do meu negócio.

O que realmente gostava era de receber algumas respostas.

Consegue esclarecer a minha ultima pergunta?

 

O que significa esta mensagem de erro? WAN DHCP client (1) failed

O valores do GPON, conforme ambos concordamos na altura do erro são normais.


Boa tarde @Augmented,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a endereçar este tema junto de uma equipa especializada.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigad


Bom dia @João H. 

Fiz ontem outro restauro das definições de fábrica do router a pedido da NOS.

Em termos de velocidade continua abaixo do contratado mas o que pretendo ver agora é se as interrupções de ligação vão ou não continuar.

Entretanto, agradeço imenso se conseguir que a equipa especializado explique a causa do erro que vejo no router sempre que fico sem ligação e com os valores GPON normais.

WAN DHCP client (3) failed

WAN DHCP client (2) failed

WAN DHCP client (1) failed

Obrigado


Bom dia @João H. 

Fiz ontem outro restauro das definições de fábrica do router a pedido da NOS.

Em termos de velocidade continua abaixo do contratado mas o que pretendo ver agora é se as interrupções de ligação vão ou não continuar.

Entretanto, agradeço imenso se conseguir que a equipa especializado explique a causa do erro que vejo no router sempre que fico sem ligação e com os valores GPON normais.

WAN DHCP client (3) failed

WAN DHCP client (2) failed

WAN DHCP client (1) failed

Obrigado

As equipas técnicas não ligam a essas mensagens. Pegue noutro pc e teste de igual forma


Boa noite @Augmented,

Sugiro que envie a mensagem solicitada pela equipa de moderação e aguarde uma resposta da equipa especializada. A maioria dos utilizadores não entende especificidades técnicas.

Boa sorte


@Guimas “As equipas técnicas não ligam a essas mensagens.” O problema se calhar é mesmo esse.

“Pegue noutro pc e teste de igual forma” Outro PC vai mostrar o mesmo visto essas mensagens de erro serem do log do router.

 

Já ando a trocar mensagens privadas com eles mas aguardo a resposta da equipa especializada.

@Jorge C entende o significado da mensagem de erro que aparece no router e porque razão aparece?


Boa noite @Augmented,

Como está em contacto com a equipa especializada da NOS por meio de mensagens privadas, recomendo que continue a colaborar com eles e forneça todas as informações solicitadas. Eles terão acesso aos detalhes técnicos específicos do seu router e da sua conexão e poderão fornecer um diagnóstico mais preciso e soluções adequadas para resolver o problema.

Em geral, as mensagens de erro nos routers são projetadas para ajudar os técnicos de suporte a identificar e resolver problemas de rede. Portanto, a colaboração com a equipa especializada da NOS é a melhor abordagem para resolver as mensagens de erro específicas que está a enfrentar. Certifique-se de que fornece todas as informações relevantes e siga as orientações deles para uma resolução eficaz.

Obrigado


@Jorge C Obrigado pela excelente resposta, muito politica e cordial embora isenta de conteúdo útil, digna de um agente NOS.

FEZ AGORA UM ANO DE MAU SERVIÇO! O erro é sempre o mesmo e não o resolvem.

Entretanto a troca de mensagens parou. Está resolvido! Até daqui a uns dias.

Mas eu sei uma forma de os obrigar a explicar essa mensagem de erro. Já fiz idêntico com a Novis 🙄


Agradecemos o seu testemunho, @Augmented.

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema. Contamos ser breves na resposta.

Obrigado


@João H. Recebi informação de que seria contatado e que estaria resolvido até dia 6.

Entretanto, enquanto aguardo o contato, posso informar que ultimamente não têm existido anomalias.

Se ou quando surgirem novos problemas de ligação irei informar.

Muito obrigado pelo suporte prestado.


@João H. @Fórum  Esteve estável uns dias, até hoje, quando voltou a falhar durante uma chamada Teams com um cliente.

Tentei aceder ao router mas não respondia, todas a luzes normais exceto a de internet que estava desligada.

Tive de reiniciar o router para voltar a ter internet.

01.01.2013 00:03:10    Info    DHCPC    The WAN DHCP client IP address 88.157.xxx.xxx
01.01.2013 00:01:33    Error    DNS    DNS name resolution failure (www.nos.pt)
01.01.2013 00:00:55    Info    DHCPC    The WAN DHCP client IP address 10.174.xx.xxx
01.01.2013 00:00:52    Info    DHCPC    The WAN DHCP client IP address 10.73.xx.xxx
01.01.2013 00:00:52    Info    DHCPC    WAN DHCP client (1) started
01.01.2013 00:00:52    Info    DHCPC    WAN DHCP client (3) started
01.01.2013 00:00:52    Info    DHCPC    WAN DHCP client (2) started

Podem ser quebras de apenas 5 minutos mas que causam bastantes complicações para quem depende do acesso para o seu trabalho e negócio.


Comentário