Skip to main content

Boa tarde,

De um momento para o outro o meu assistente Google Home deixou de funcionar. Testei este noutra casa, com outra internet e o equipamento não tem qualquer problema, portanto suspeitei da ligação à internet.

Detecto que tenho constantemente erros de resolução de DNS no router que julgo possam estar relacionados com o problema intermitente do Google Home.

Os erros constantes são os seguintes:

DNS name resolution failure (_dns.resolver.arpa)

Podem verificar por favor que se trata um problema na configuração do router?

Obrigado desde já.

Boa tarde @VIRGINIA MARIA MARTINHO AIRES,

1. Abra a Google Home App

2. Tap Favorites > Wifi  > Network Settings > Advanced Networking

3. Tap DNS

4. Escolha o DNS, por exemplo, 1.1.1.1 e 1.0.0.1

Por favor partilhe o resultado.

Obrigado

ℹ️ Google

Boa tarde @Jorge C,

Desde já obrigado pela sua resposta.

Verifiquei a configuração mas não encontro essas opções. Terei que ver onde?

Envio imagem em anexo.

No Google Play as pessoas estao a queixar-se que depois da ultima actualização, tanbém perderam o acesso aos equipamentos

Se for da actualizaçao terá de esperar por outra para resolver o problema, porque este problema é culpa da Google e nao da NOS.

9 de outubro de 2023
Depois da última atualização ocorrida há 2 dias, meu Chromecast parou de funcionar, não reconhece o Wi-Fi, e no G. Home aparece a mensagem: "Este Chromecast foi fabricado em um país diferente e não é compatível com sua rede Wi-Fi". Ocorre que possuo este Chromecast há mais de 7 anos e uso a MESMA rede Wi-Fi há quase 2. Enfim, depois de diversas tentativas de configurações e erros esdrúxulos, o Chromecast voltou a funcionar. Software confuso e configuração tosca, cheia de dark patterns.

Obrigado @HASPT pela ajuda.

Infelizmente a falha não está na aplicação mas no próprio equipamento Google Home. Está a funcionar e deixa de repente de responder aos pedidos. 

De qualquer forma tendo em conta a minha experiência não me parece “normal” a quantidade de erros que tenho de resolução DNS no router, que na maioria das vezes coincidem com os erros do speaker Google Home.

Tente trocar o equipamento, e veja se resulta.

Entao só à uma soluçao, trocar o equipamento.

Qual equipamento? O Router ou o Google Home Speaker?

Obrigado.

Isso agora é mais dificil, tanto pode ser do router como do Google.

O melhor será telefonar para o apoio técnico e eles fazem um despiste para verificar o que se passa.

Apoio tecnico: 931699000 (Esta linha é gratuita dentro da rede NOS)

Posso referir que .. se o problema estiver só a acontecer nesse equipamento, o apoio tecnico da NOS nada faz.

Da tua parte podes tentar um reset de fábrica ao router da NOS. Se persistir tens esta linha -» 16991 ( 0,45cents/minuto).

Boa tarde a todos, 

@VIRGINIA MARIA MARTINHO AIRES , seja bem-vinda ao Fórum NOS

Sugerimos que faça um reposição de valores ao Router NOS e, de seguida, experimente novamente o acesso. 
Após fazê-lo, por favor, dê-nos o seu feedback.
Obrigado

Boa tarde @VIRGINIA MARIA MARTINHO AIRES,

Por favor detalhe o modelo do seu dispositivo.

Obrigado

O @Jorge C fez uma questão relevante, @VIRGINIA MARIA MARTINHO AIRES
Aguardamos o seu feedback. 
Obrigado

Obrigado @Mário P. e @Jorge C.

Pensei em fazer o reset através do portal, mas fiquei com receio de provocar uma falha mais grave, de ficar sem internet ou assim.

Podem só indicar-me o passo correto para fazer o reset?

Relativamente aos detalhes do dispositivo, refere-se ao router?

Obrigado pela ajuda.

Agradecemos o seu testemunho.

Saiba como repor a definições do router (reset) através do nosso artigo:

Obrigado

Boa tarde @Mário P. ,

Acabei de fazer a reposição dos valores de fábrica do router (obrigado @João H. ).

Infelizmente o Google Home mantém-se com o mesmo comportamento. Após o restart do router, funciona, 2 minutos depois deixa de funcionar. Relativamente aos erros de DNS que referi, mantêm-se.

Já troquei o Google Home, por outro equipamento até mais recente (Google Nest Mini) e o comportamento é exatamente o mesmo.

Conseguem ajudar a ultrapassar esta questão? É importante realçar que estes mesmos equipamentos funcionam noutra casa/serviço de internet.

Grato desde já por toda a ajuda.

Boa tarde, 

Tem conhecimento se houve alguma atualização do assistente da Google, @VIRGINIA MARIA MARTINHO AIRES?

Obrigado

Boa noite @VIRGINIA MARIA MARTINHO AIRES,

Sugiro que configure de forma idêntica à que referi anteriormente.

Google Home home -> Wifi (labeled icon) -> Settings icon top right -> Advanced networking (a bit down in the list) -> DNS (primary 1.1.1.1 secondary 1.0.0.1)

ℹ️ Google

Boa sorte

O @Jorge C deu uma sugestão, @VIRGINIA MARIA MARTINHO AIRES
Diga-nos, por favor, se ajudou. 
Obrigado

Boa tarde @Jorge C . Obrigado pela sugestão mas como lhe tinha respondido anteriormente, já neste tópico, essa opção já não existe ou pelo menos não neste modelo.

@Mário P. não existe qualquer atualização e mesmo que assim fosse não seria a causa deste problema, visto que já usei dois modelos diferentes (Home Mini e Nest mini) e ambos têm o mesmo comportamento.

Boa tarde @Jorge C . Obrigado pela sugestão mas como lhe tinha respondido anteriormente, já neste tópico, essa opção já não existe ou pelo menos não neste modelo.

@Mário P. não existe qualquer atualização e mesmo que assim fosse não seria a causa deste problema, visto que já usei dois modelos diferentes (Home Mini e Nest mini) e ambos têm o mesmo comportamento.

Sugiro que verifique desta forma mais visual.

https://youtu.be/80AlBEBSz_M?feature=shared&t=97

Obrigado

Viva @Jorge C,

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

Na primeira vez que sugeriu esta alteração tive o cuidado de ver também esse vídeo mas não existe a opção. Julgo que terá sido algo que a Google descontinuou.

Grata mais uma vez.

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @VIRGINIA MARIA MARTINHO AIRES e partilha do @Jorge C.

Para mais ajuda sobre este tema recomendamos que contacte o nosso parceiro informático, PCMEDIC, através do 16991, saiba mais aqui.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde @João H. 

Esse serviço tem algum custo?

Muito obrigado.

Boa tarde @João H. 

Esse serviço tem algum custo?

Muito obrigado.

Selecione o link que está no comentário do moderador pra ver todos os custos e horários.

um bem haja 

Boa tarde, @VIRGINIA MARIA MARTINHO AIRES.

O @Bruno Aleixo deu uma boa ajuda. 😊

Por favor, partilhe connosco se surgirem mais questões. Estamos sempre disponíveis.

Obrigado

Comentário