Skip to main content
Header
Megabyte
November 25, 2023

Erros de resolução DNS no Router

Boa tarde,

De um momento para o outro o meu assistente Google Home deixou de funcionar. Testei este noutra casa, com outra internet e o equipamento não tem qualquer problema, portanto suspeitei da ligação à internet.

Detecto que tenho constantemente erros de resolução de DNS no router que julgo possam estar relacionados com o problema intermitente do Google Home.

Os erros constantes são os seguintes:

DNS name resolution failure (_dns.resolver.arpa)

Podem verificar por favor que se trata um problema na configuração do router?

Obrigado desde já.

24 Comentários

Jorge C
Super User
Super User
November 25, 2023

Boa tarde @VIRGINIA MARIA MARTINHO AIRES,

1. Abra a Google Home App

2. Tap Favorites > Wifi  > Network Settings > Advanced Networking

3. Tap DNS

4. Escolha o DNS, por exemplo, 1.1.1.1 e 1.0.0.1

Por favor partilhe o resultado.

Obrigado

ℹ️ Google

Megabyte
November 25, 2023

Boa tarde @Jorge C,

Desde já obrigado pela sua resposta.

Verifiquei a configuração mas não encontro essas opções. Terei que ver onde?

Envio imagem em anexo.

November 25, 2023

No Google Play as pessoas estao a queixar-se que depois da ultima actualização, tanbém perderam o acesso aos equipamentos

Se for da actualizaçao terá de esperar por outra para resolver o problema, porque este problema é culpa da Google e nao da NOS.

9 de outubro de 2023
Depois da última atualização ocorrida há 2 dias, meu Chromecast parou de funcionar, não reconhece o Wi-Fi, e no G. Home aparece a mensagem: "Este Chromecast foi fabricado em um país diferente e não é compatível com sua rede Wi-Fi". Ocorre que possuo este Chromecast há mais de 7 anos e uso a MESMA rede Wi-Fi há quase 2. Enfim, depois de diversas tentativas de configurações e erros esdrúxulos, o Chromecast voltou a funcionar. Software confuso e configuração tosca, cheia de dark patterns.

Megabyte
November 25, 2023

Obrigado @HASPT pela ajuda.

Infelizmente a falha não está na aplicação mas no próprio equipamento Google Home. Está a funcionar e deixa de repente de responder aos pedidos. 

De qualquer forma tendo em conta a minha experiência não me parece “normal” a quantidade de erros que tenho de resolução DNS no router, que na maioria das vezes coincidem com os erros do speaker Google Home.

November 25, 2023

Tente trocar o equipamento, e veja se resulta.

Megabyte
November 25, 2023

Entao só à uma soluçao, trocar o equipamento.

Qual equipamento? O Router ou o Google Home Speaker?

Obrigado.

November 25, 2023

Isso agora é mais dificil, tanto pode ser do router como do Google.

O melhor será telefonar para o apoio técnico e eles fazem um despiste para verificar o que se passa.

Apoio tecnico: 931699000 (Esta linha é gratuita dentro da rede NOS)

Guimas
Super User
Super User
November 25, 2023

Posso referir que .. se o problema estiver só a acontecer nesse equipamento, o apoio tecnico da NOS nada faz.

Da tua parte podes tentar um reset de fábrica ao router da NOS. Se persistir tens esta linha -» 16991 ( 0,45cents/minuto).

Mário P.
Gestor da comunidade
November 25, 2023

Boa tarde a todos, 

@VIRGINIA MARIA MARTINHO AIRES , seja bem-vinda ao Fórum NOS

Sugerimos que faça um reposição de valores ao Router NOS e, de seguida, experimente novamente o acesso. 
Após fazê-lo, por favor, dê-nos o seu feedback.
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Jorge C
Super User
Super User
November 26, 2023

Boa tarde @VIRGINIA MARIA MARTINHO AIRES,

Por favor detalhe o modelo do seu dispositivo.

Obrigado