após vários anos sem problemas, faz algumas semanas que todos os meus equipamentos têm problemas de navegação na internet, sobretudo no período da tarde/noite. Ao tentar abrir uma nova página web, surge um erro que o DNS não consegue resolver o endereço. Passados umas dezenas de segundos, já s consegue aceder ao conteúdo fazendo refresh. Passado mais uns instantes, volta a falhar e assim sucessivamente… Isso sucede em qualquer browser e em diversos equipamento, computadores, tablet ou smartphone.
Para resolver nos computadores, tive que configurar manualmente o DNS e colocar os dois IP conhecidos da Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4). Não é a situação ideal.
Há alguma coisa que possa fazer para tentar resolver o problema, sem ser reiniciar o router (que já foi feito várias vezes). Ou será um problema do serviço?
Atentamente.
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Utiliza algum tipo de extensor/powerline, algo parecido?
No Giga Router, o wifi está desativado.
Utilizo um router numa zona mais central da casa, em modo AP, que está conectado por cabo ao Giga Router.
Se está a utilizar um router seu, então problemas com o seu router têm que ser vistos por si.
A operadora garante se estiver a utilizar diretamente a ligação ao router da mesma.
Tem razão.
Vou ativar o wifi do Giga Router e tirar a prova.
Boa tarde @DanRodrigues, seja bem-vindo ao Fórum NOS. @Guimas deu uma boa ajuda. Diga-nos, por favor, se ao ativar a rede a ligar-se a mesma a situação mantem-se. Obrigado
Boa tarde.
Acabei de desativar o wifi do meu router para ativar o wifi 5G da NOS.
Conectaram-se 2 portáteis e um tablet, com IP e DNS automático (retirei o DNS da Google) e falhou logo…
Assim sendo, não era problema do meu router.
Se colocar o DNS da Google, os problemas de navegação desaparecem por completo. Isso não mostra que há algum problema com o DNS da NOS?
Boa tarde @DanRodrigues,
Agradecemos o seu testemunho.
Sugerimos que efetue um reset ao router NOS e teste novamente o acesso, por favor.
Obrigado
Boa tarde,
ontem, fiz o reset ao router (Fast5657_GPON): com um clip na parte de trás, inseri uma ponta do mesmo no orifício “Reset” e esperei que todas as luzes se apagassem e voltasse a primeira luz a ligar-se.
Tive que voltar a mudar a pass do Wifi para uma pessoal e mais segura e configurar os meus equipamentos para estarem na mesma gama de IP e conectados diretamente ao router NOS.
Hoje, já voltaram os problemas…
Boa tarde,
ajudem-me a perceber porque agora fiquei confuso…
O tópico foi dado como respondido com uma resposta que não resolve nada…
Como já referi, já estou a usar apenas o router da NOS, segui as instruções recebidas e os problemas permanecem ou até se agravaram. Terei de pedir uma intervenção por avaria ou abrir novo tópico para encontrar uma resposta ao problema?
Atentamente
Boa tarde @DanRodrigues,
Agradecemos o seu feedback. Ao reiniciar o equipamento a situação mantem?
Obrigado
Boa tarde @DanRodrigues,
Diga-nos, por favor, se está a utilizar a rede diretamente emitida pela rede.
Ficamos a aguardar o seu feedback.
Obrigado
Claro, já referi acima que os equipamentos usam agora exclusivamente o wifi do Router NOS.
Passos a seguir: retirar o seu router completamente. Com um palito efetuar reset de fábrica no router da NOS. Feito desta forma, não vejo porque razão terá problemas em aceder á internet.
O @Guimas deu uma boa ajuda, @DanRodrigues. Faça, por favor, um hard reset ao router. De seguida, experimente novamente e dê-nos o seu feedback. Obrigado
O @Guimas deu uma boa ajuda, @DanRodrigues. Faça, por favor, um hard reset ao router. De seguida, experimente novamente e dê-nos o seu feedback. Obrigado
Isso já fiz. Estou agora a testar, tendo retirado completamente o meu router da rede.
Assim, que tiver certezas, dou o feedback.
Obrigado
Boa tarde @DanRodrigues,
Agradecemos a sua mensagem.
Ficaremos a aguardar o seu testemunho.
Obrigado
Boa tarde,
Após alguns dias após o Reset ao router da NOS e tendo apenas esse a funcionar e a servir a internet em casa, os erros estão a voltar. Agora mesmo, no meu portátil aconteceu e pedi logo a minha filha que estava no fixo para verificar e obteve o mesmo erro.
Não posso estar a fazer “hard reset” todas as semanas. Há mais alguma coisa que possa fazer ou o router tem algum problema?
Boa tarde.
Verifique se o seu IP foi colocado na lista negra. Acesse http://whatismyipaddress.com/blacklist-check, copie o seu endereço IP no campo ao lado de Blacklist Check e clique neste último. Se o seu endereço foi bloqueado, um ponto de exclamação será exibido ao lado da organização que o colocou na lista negra.
Se for esse o caso, tente mudar o IP através destas instruções:
1º- Fazer reset no botão do router, aperte durante 10 segundos.
2º- Após fazer o reset, retirar o cabo coaxial logo de imediato e aguardar 1 minuto.
3º Desligar o router da corrente, e esperar 4 horas, (é fundamental aguardar as 4 horas).
4º-Após seguir todos os passos mencionados acima, voltar ligar o router á corrente sem ligar o cabo coaxial, aguardar 5 minutos, e depois liguem o cabo coaxial, e vai ver que mudou o IP.
Boa noite,
assim farei e darei feedback.
Obrigado pela ajuda.
Boa tarde @DanRodrigues, O @HASPT deu uma excelente ajuda. Diga-nos, por favor, se conseguiu. Obrigado
Bom dia,
De ontem para hoje, segui os passos para a mudança de IP.
Em vez de 4 horas, o router ficou desligado de noite e já tenho um novo IP, bem diferente do anterior.
Antes disso, nos últimos 2 ou 3 dias, não notei quebras, o que é estranho.
Em todo caso, a mudança de IP está feita. Fui logo verificar o novo IP e, estranhamente, está na lista negra de 3 de bases de dados.
Será melhor repetir o processo até encontrar um IP que ninguém tenha ainda “estragado”?
Se de facto é esse o problema, porque mais ninguém se queixa? Em casa não fazemos spam e todos os nossos equipamentos estão “protegidos” pelo Bitdefender Total Security, uma licença paga (espero que esteja a fazer o seu papel...).
Bom dia,
De ontem para hoje, segui os passos para a mudança de IP.
Em vez de 4 horas, o router ficou desligado de noite e já tenho um novo IP, bem diferente do anterior.
Antes disso, nos últimos 2 ou 3 dias, não notei quebras, o que é estranho.
Em todo caso, a mudança de IP está feita. Fui logo verificar o novo IP e, estranhamente, está na lista negra de 3 de bases de dados.
Será melhor repetir o processo até encontrar um IP que ninguém tenha ainda “estragado”?
Se de facto é esse o problema, porque mais ninguém se queixa? Em casa não fazemos spam e todos os nossos equipamentos estão “protegidos” pelo Bitdefender Total Security, uma licença paga (espero que esteja a fazer o seu papel...).
Dificilmente haverá algum assim. Deixe-se com esse.
Bom dia,
De ontem para hoje, segui os passos para a mudança de IP.
Em vez de 4 horas, o router ficou desligado de noite e já tenho um novo IP, bem diferente do anterior.
Antes disso, nos últimos 2 ou 3 dias, não notei quebras, o que é estranho.
Em todo caso, a mudança de IP está feita. Fui logo verificar o novo IP e, estranhamente, está na lista negra de 3 de bases de dados.
Será melhor repetir o processo até encontrar um IP que ninguém tenha ainda “estragado”?
Se de facto é esse o problema, porque mais ninguém se queixa? Em casa não fazemos spam e todos os nossos equipamentos estão “protegidos” pelo Bitdefender Total Security, uma licença paga (espero que esteja a fazer o seu papel...).
Boa tarde.
Estes IP`S são dinâmicos o que quer dizer que já passaram por vários clientes e algum o usou para spam, o que implicou ficar na lista negra.
Tenha em atenção que daqui a algum tempo o IP será novamente renovado para outro diferente.
A NOS também tem IP`S fixos, mas só sao atribuidos a clientes empresariais.
Nao sei até que ponto a NOS poderá contactar estas empresas de “Blacklists” e tentar “limpar” os IP`S com problemas, isso já só poderao responder os moderadores da NOS.
Bom dia,
De ontem para hoje, segui os passos para a mudança de IP.
Em vez de 4 horas, o router ficou desligado de noite e já tenho um novo IP, bem diferente do anterior.
Antes disso, nos últimos 2 ou 3 dias, não notei quebras, o que é estranho.
Em todo caso, a mudança de IP está feita. Fui logo verificar o novo IP e, estranhamente, está na lista negra de 3 de bases de dados.
Será melhor repetir o processo até encontrar um IP que ninguém tenha ainda “estragado”?
Se de facto é esse o problema, porque mais ninguém se queixa? Em casa não fazemos spam e todos os nossos equipamentos estão “protegidos” pelo Bitdefender Total Security, uma licença paga (espero que esteja a fazer o seu papel...).
Boa tarde.
Estes IP`S são dinâmicos o que quer dizer que já passaram por vários clientes e algum o usou para spam, o que implicou ficar na lista negra.
Tenha em atenção que daqui a algum tempo o IP será novamente renovado para outro diferente.
A NOS também tem IP`S fixos, mas só sao atribuidos a clientes empresariais.
Nao sei até que ponto a NOS poderá contactar estas empresas de “Blacklists” e tentar “limpar” os IP`S com problemas, isso já só poderao responder os moderadores da NOS.
Não é possivel isso.
Boa tarde,
Os IPs entram numa blacklist por diversos motivos de utilização. O IP é atribuído pela NOS, no entanto, a utilização do mesmo é feita pelo utilizador. Saibam mais em:
Obrigado
Boa noite,
desculpem a minha falta de feedback, mas queria ter a certeza que não levanta falso alarme.
Após ter estado a funcionar quase quase sem “quebras”, acontece que nas últimas 2 semanas o serviço piorou drasticamente… As quebras de DNS são intermináveis e os meus 3 filhos, quando jogam à noite ao fim-de-semana estão cansados de se queixar de lag… algo que não acontecia antes de ter reportado o problema.
Neste momento, está terrível e demora bastante a voltar a ter “internet”.
Fui espreitar os logs do router e é ver uma lista interminável de erros de DNS.
Algo se passa e preciso que seja resolvido.
Para além disso, também já noto problemas no serviço TV, com “interferências” na imagem, por vezes tão intensas que perturba mesma a visualização de programas gravados ou anteriores.
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