Skip to main content
Header
Megabyte
January 19, 2023
Respondido

Erro de DNS somente nos web browsers

Boa tarde,

após vários anos sem problemas, faz algumas semanas que todos os meus equipamentos têm problemas de navegação na internet, sobretudo no período da tarde/noite. Ao tentar abrir uma nova página web, surge um erro que o DNS não consegue resolver o endereço. Passados umas dezenas de segundos, já s consegue aceder ao conteúdo fazendo refresh. Passado mais uns instantes, volta a falhar e assim sucessivamente… Isso sucede em qualquer browser e em diversos equipamento, computadores, tablet ou smartphone.

Para resolver nos computadores, tive que configurar manualmente o DNS e colocar os dois IP conhecidos da Google (8.8.8.8  e  8.8.4.4). Não é a situação ideal.

Há alguma coisa que possa fazer para tentar resolver o problema, sem ser reiniciar o router (que já foi feito várias vezes). Ou será um problema do serviço?

Atentamente.

Melhor resposta por Guimas

Se está a utilizar um router seu, então problemas com o seu router têm que ser vistos por si.

A operadora garante se estiver a utilizar diretamente a ligação ao router da mesma.

29 Comentários

Guimas
    Super User
    Super User
    January 19, 2023

Utiliza algum tipo de extensor/powerline, algo parecido?

Megabyte
    January 19, 2023

No Giga Router, o wifi está desativado.

Utilizo um router numa zona mais central da casa, em modo AP, que está conectado por cabo ao Giga Router.

Guimas
    Super User
    GuimasSuper UserResposta
    Super User
    January 19, 2023

Se está a utilizar um router seu, então problemas com o seu router têm que ser vistos por si.

A operadora garante se estiver a utilizar diretamente a ligação ao router da mesma.

Megabyte
    January 19, 2023

Tem razão.

Vou ativar o wifi do Giga Router e tirar a prova.

Mário P.
    Gestor da comunidade
    January 20, 2023

Boa tarde @DanRodrigues, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
    ​​@Guimas deu uma boa ajuda. 
    Diga-nos, por favor, se ao ativar a rede a ligar-se a mesma a situação mantem-se. 
    Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Megabyte
    January 23, 2023

Boa tarde.

Acabei de desativar o wifi do meu router para ativar o wifi 5G da NOS.

Conectaram-se 2 portáteis e um tablet, com IP e DNS automático (retirei o DNS da Google) e falhou logo…

Assim sendo, não era problema do meu router.

Se colocar o DNS da Google, os problemas de navegação desaparecem por completo. Isso não mostra que há algum problema com o DNS da NOS?

João H.
    Gestor da comunidade
    January 23, 2023

Boa tarde @DanRodrigues,

Agradecemos o seu testemunho.

Sugerimos que efetue um reset ao router NOS e teste novamente o acesso, por favor.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Megabyte
    January 24, 2023

Boa tarde,

ontem, fiz o reset ao router (Fast5657_GPON): com um clip na parte de trás, inseri uma ponta do mesmo no orifício “Reset” e esperei que todas as luzes se apagassem e voltasse a primeira luz a ligar-se. 

Tive que voltar a mudar a pass do Wifi para uma pessoal e mais segura e configurar os meus equipamentos para estarem na mesma gama de IP e conectados diretamente ao router NOS.

Hoje, já voltaram os problemas…

Megabyte
    January 25, 2023

Boa tarde,

ajudem-me a perceber porque agora fiquei confuso…

O tópico foi dado como respondido com uma resposta que não resolve nada…

Como já referi, já estou a usar apenas o router da NOS, segui as instruções recebidas e os problemas permanecem ou até se agravaram. Terei de pedir uma intervenção por avaria ou abrir novo tópico para encontrar uma resposta ao problema?

Atentamente

Mário P.
    Gestor da comunidade
    January 25, 2023

Boa tarde ​​​@DanRodrigues,

Agradecemos o seu feedback. Ao reiniciar o equipamento a situação mantem? 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.