Skip to main content
Header
Megabyte
January 19, 2023
Respondido

Erro de DNS somente nos web browsers

Boa tarde,

após vários anos sem problemas, faz algumas semanas que todos os meus equipamentos têm problemas de navegação na internet, sobretudo no período da tarde/noite. Ao tentar abrir uma nova página web, surge um erro que o DNS não consegue resolver o endereço. Passados umas dezenas de segundos, já s consegue aceder ao conteúdo fazendo refresh. Passado mais uns instantes, volta a falhar e assim sucessivamente… Isso sucede em qualquer browser e em diversos equipamento, computadores, tablet ou smartphone.

Para resolver nos computadores, tive que configurar manualmente o DNS e colocar os dois IP conhecidos da Google (8.8.8.8  e  8.8.4.4). Não é a situação ideal.

Há alguma coisa que possa fazer para tentar resolver o problema, sem ser reiniciar o router (que já foi feito várias vezes). Ou será um problema do serviço?

Atentamente.

Melhor resposta por Guimas

Se está a utilizar um router seu, então problemas com o seu router têm que ser vistos por si.

A operadora garante se estiver a utilizar diretamente a ligação ao router da mesma.

29 Comentários

Megabyte
    January 25, 2023

Boa tarde ​​​@DanRodrigues,

Diga-nos, por favor, se está a utilizar a rede diretamente emitida pela rede.

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigado

Claro, já referi acima que os equipamentos usam agora exclusivamente o wifi do Router NOS.

Guimas
    Super User
    Super User
    January 25, 2023

Passos a seguir: retirar o seu router completamente. Com um palito efetuar reset de fábrica no router da NOS. Feito desta forma, não vejo porque razão terá problemas em aceder á internet.

Mário P.
    Gestor da comunidade
    January 26, 2023

O @Guimas deu uma boa ajuda, @DanRodrigues
    Faça, por favor, um hard reset ao router. De seguida, experimente novamente e dê-nos o seu feedback.
    Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Megabyte
    January 26, 2023

@Guimas deu uma boa ajuda, @DanRodrigues
    Faça, por favor, um hard reset ao router. De seguida, experimente novamente e dê-nos o seu feedback.
    Obrigado

Isso já fiz. Estou agora a testar, tendo retirado completamente o meu router da rede.

Assim, que tiver certezas, dou o feedback.

Obrigado

João H.
    Gestor da comunidade
    January 27, 2023

Boa tarde @DanRodrigues,

Agradecemos a sua mensagem. 

Ficaremos a aguardar o seu testemunho.

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Megabyte
    February 3, 2023

Boa tarde,

Após alguns dias após o Reset ao router da NOS e tendo apenas esse a funcionar e  a servir a internet em casa, os erros estão a voltar. Agora mesmo, no meu portátil aconteceu e pedi logo a minha filha que estava no fixo para verificar e obteve o mesmo erro.

Não posso estar a fazer “hard reset” todas as semanas. Há mais alguma coisa que possa fazer ou o router tem algum problema?

February 3, 2023

Boa tarde.

Verifique se o seu IP foi colocado na lista negra. Acesse http://whatismyipaddress.com/blacklist-check, copie o seu endereço IP no campo ao lado de Blacklist Check e clique neste último. Se o seu endereço foi bloqueado, um ponto de exclamação será exibido ao lado da organização que o colocou na lista negra.

Se for esse o caso, tente mudar o IP através destas instruções:

1º- Fazer reset no botão do router, aperte durante 10 segundos.

2º- Após fazer o reset, retirar o cabo coaxial logo de imediato e aguardar 1 minuto.

3º Desligar o router da corrente, e esperar 4 horas, (é fundamental aguardar as 4 horas).

4º-Após seguir todos os passos mencionados acima, voltar ligar o router á corrente sem ligar o cabo coaxial, aguardar 5 minutos, e depois liguem o cabo coaxial, e vai ver que mudou o IP.

Megabyte
    February 3, 2023

Boa noite,

assim farei e darei feedback.

Obrigado pela ajuda.

Mário P.
    Gestor da comunidade
    February 5, 2023

Boa tarde @DanRodrigues
    ​​O @HASPT deu uma excelente ajuda. 
    Diga-nos, por favor, se conseguiu. 
    Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Megabyte
    February 8, 2023

Bom dia,

De ontem para hoje, segui os passos para a mudança de IP.

Em vez de 4 horas, o router ficou desligado de noite e já tenho um novo IP, bem diferente do anterior.

Antes disso, nos últimos 2 ou 3 dias, não notei quebras, o que é estranho.

Em todo caso, a mudança de IP está feita. Fui logo verificar o novo IP e, estranhamente, está na lista negra de 3 de bases de dados. 

b.barracudacentral.org, dnsbl-3.uceprotect.net, spam.dnsbl.sorbs.net

O IP anterior só aparecia em 2.

Será melhor repetir o processo até encontrar um IP que ninguém tenha ainda “estragado”? 

Se de facto é esse o problema, porque mais ninguém se queixa? Em casa não fazemos spam e todos os nossos equipamentos estão “protegidos” pelo Bitdefender Total Security, uma licença paga (espero que esteja a fazer o seu papel...).