Skip to main content
Header
Terabyte
June 16, 2024
Respondido

entrar na app nos sem acesso ao número telemovel para o acesso em 2 etapas?

Tenho o telemóvel bloqueado, preciso do punk e não consigo entrar na app

Melhor resposta por Jose Rodrigues

O meu problema é semelhante, mas porque estou no estrangeiro, sem roaming UE e com o número de telemóvel desactivado. Porque é que não é possível receber o código por e-mail?

Bom dia, experimente errar o código 3 vezes, deverá receber no seu email.

14 Comentários

Jorge C
Super User
Super User
June 16, 2024

Bom dia @Gabriel Marques,

Mesmo com o login através do email necessita do código de validação.

Sugiro que aguarde a intervenção dos gestores da comunidade, para eventual confirmação dos seus dados através de mensagem privada e encaminhamento.

Obrigado.

João H.
Gestor da comunidade
June 16, 2024

Boa tarde @Gabriel Marques,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

• O seu número de telemóvel;
  • Data e valor dos últimos 3 carregamentos;

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
June 10, 2025

O meu problema é semelhante, mas porque estou no estrangeiro, sem roaming UE e com o número de telemóvel desactivado. Porque é que não é possível receber o código por e-mail?

Jose Rodrigues
Super User
Super User
June 10, 2025

Kilobyte
June 10, 2025

Resultou. Obrigado. Mas não deixa de ser estranho, obrigar a um erro forçado.

Jose Rodrigues
Super User
Super User
June 10, 2025

Resultou. Obrigado. Mas não deixa de ser estranho, obrigar a um erro forçado.

Geralmente a validação em 2 etapas, tal como nos bancos, é feita atraves de um codigo recebido no telemovel, neste caso, há este recurso e ainda bem que o há, já que há quem não disponha de telemóvel.

Kilobyte
June 10, 2025

Sim, sei desse processo. Há bancos que nem dão hipótese de prescindir do telemóvel. Ridículo. Qualquer validação em duas etapas devia sempre ter a opção de escolha dessa validação. Há sítios onde não se tem acesso a rede móvel, mas apenas a rede WiFi e sítios onde não há acesso à internet (wi-fi ou dados) mas há acesso a rede móvel.

Jorge C
Super User
Super User
June 10, 2025

Boa tarde ​@AJCampos

A autenticação em duas etapas é uma medida fundamental para proteger as contas dos utilizadores contra acessos não autorizados, principalmente em serviços onde estão dados sensíveis e informação pessoal, como na área de cliente da NOS.

Por isso, o envio do código via SMS é o método privilegiado: é um mecanismo simples, eficaz e que não depende de ligação à Internet, o que facilita o acesso e a segurança em vários contextos. 

Obrigado.

Kilobyte
June 10, 2025

Boa tarde ​@AJCampos

A autenticação em duas etapas é uma medida fundamental para proteger as contas dos utilizadores contra acessos não autorizados, principalmente em serviços onde estão dados sensíveis e informação pessoal, como na área de cliente da NOS.

Por isso, o envio do código via SMS é o método privilegiado: é um mecanismo simples, eficaz e que não depende de ligação à Internet, o que facilita o acesso e a segurança em vários contextos. 

Obrigado.

Obrigado pelo esclarecimento. Sou um adepto da segurança em tudo o que é informatizado, especialmente acessos. No entanto, quando o próprio utilizador, em determinadas situações, não consegue aceder aos seus dados, deixa de fazer sentido.

De forma a evitar custos inesperados, como já ocorreu no passado, quando me desloco ao estrangeiro fora do EEE, desactivo o SIM da NOS e uso apenas a internet. Logo, tudo o que requeira uma comunicação móvel não é viável para mim. 

Jorge C
Super User
Super User
June 10, 2025

Boa tarde ​@AJCampos

Obrigado.

Obrigado pelo esclarecimento. Sou um adepto da segurança em tudo o que é informatizado, especialmente acessos. No entanto, quando o próprio utilizador, em determinadas situações, não consegue aceder aos seus dados, deixa de fazer sentido.

De forma a evitar custos inesperados, como já ocorreu no passado, quando me desloco ao estrangeiro fora do EEE, desactivo o SIM da NOS e uso apenas a internet. Logo, tudo o que requeira uma comunicação móvel não é viável para mim. 

Compreendo perfeitamente a sua preocupação e a situação que descreve. 

De facto, a autenticação via SMS, apesar de ser o método mais utilizado pela sua simplicidade e segurança, tem a limitação de depender da rede móvel, o que pode ser problemático em deslocações internacionais fora do EEE, como refere.

Nesses casos, e tendo em conta a sua preferência por não incorrer em custos adicionais, uma alternativa que pode ponderar é a utilização de apps de autenticação, como o Google Authenticator ou o Microsoft Authenticator, que geram códigos temporários sem necessidade de ligação móvel ou Internet.

Contudo, esta funcionalidade não está, até ao momento, integrada na área de cliente NOS para a autenticação em duas etapas.

Obrigado pelo seu contributo para esta discussão, que é importante para melhorar a experiência de todos os utilizadores.