Skip to main content
Header
Pergunta

Dúvida sobre visualização de downstream no Giga Router 6.0 (Hitron CODA-5519HUB6)

• September 6, 2025
  • 23 comentários
  • 226 visualizações

Boa tarde,

Hoje um técnico da NOS substituiu o meu router antigo por um Giga Router 6.0, modelo Hitron CODA-5519HUB6, devido a problemas em que o equipamento anterior não guardava corretamente algumas definições de segurança. A conexão está a funcionar corretamente, tanto via cabo como via Wi-Fi.

No entanto, ao aceder às definições avançadas do novo router, reparei que só consigo visualizar os valores de upstream, enquanto os valores de downstream não são exibidos. No router antigo era possível consultar ambos os valores normalmente.

Gostaria de saber se esta limitação é normal neste modelo de router, ou se poderá indicar algum problema de configuração, firmware ou provisionamento.

Para contextualizar de forma técnica:

• No router antigo era possível visualizar métricas DOCSIS detalhadas, como SNR (Signal-to-Noise Ratio), potência do canal, modulação QAM e erros de correção para ambos downstream e upstream.
  • No novo Hitron CODA-5519HUB6 apenas consigo aceder às estatísticas de upstream, o que impede monitorizar a qualidade do sinal downstream, número de canais ligados e eventuais erros de correção.
  • Pergunto se há algum menu oculto ou utilitário da NOS que permita aceder a estas informações, ou se esta limitação é 
  • intrínseca ao firmware do equipamento.

Agradeço qualquer esclarecimento técnico sobre se isto é esperado neste modelo ou se poderá ser resolvido via atualização de firmware ou configuração específica.

Com os melhores cumprimentos,

23 Comentários

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 7, 2025

Boa tarde ​@Ruben Lopes

Caso pretenda ter um valor representativo da realidade, sugiro o seguinte: 

1. Faça o teste com o Windows em modo de segurança com rede sem Wi-Fi; 

2. Desligue no router o Wi-Fi e todos os dispositivos ligados por cabo de rede;  

3. Faça o teste por cabo de rede (CAT5E ou superior) no site da NOS;

4. Medir a Velocidade da Internet - Speedtest | NOS

Partilhe feedback com a comunidade. 

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • September 7, 2025

Boa tarde,

Obrigado pela resposta. Apenas gostaria de clarificar melhor a minha questão para não haver confusão: o serviço está a funcionar corretamente e já confirmei a velocidade por cabo, pelo que não é esse o ponto em causa.

O que procuro compreender é o seguinte:

• No router anterior tinha acesso às métricas DOCSIS completas (downstream e upstream), incluindo SNR, potência, modulação QAM e erros de correção.

• No novo Giga Router 6.0 (Hitron CODA-5519HUB6) apenas consigo visualizar as estatísticas de upstream, ficando em falta toda a informação de downstream.

A minha dúvida é se esta ausência de dados downstream é algo esperado neste modelo (limitação do firmware/interface), ou se poderá estar relacionada com configuração ou atualização em falta.

Gostaria apenas de obter confirmação técnica nesse sentido, para saber se é uma característica do equipamento ou se pode ser corrigido.

Obrigado pelo vosso esclarecimento.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 8, 2025

Boa tarde ​@Ruben Lopes,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Sugerimos que faça um reset de fábrica e teste novamente, por favor.

Partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • September 8, 2025

Boa tarde,

Segui a vossa indicação e efetuei o reset de fábrica ao Giga Router 6.0 (Hitron CODA-5519HUB6). No entanto, a situação mantém-se inalterada: continuam a não ser apresentados os valores de downstream, apenas os de upstream.

Reforço que no equipamento anterior era possível consultar essas métricas DOCSIS completas (downstream e upstream), e que para efeitos de monitorização da qualidade do sinal esta informação é bastante relevante.

Assim, gostaria de perceber convosco se:

1. Esta limitação é específica deste modelo/firmware,
    ou

2. Se poderá tratar-se de uma anomalia do equipamento em si, sendo nesse caso necessário avaliar a substituição do router.

Agradeço a vossa confirmação técnica para que se possa encontrar uma solução definitiva.

Ruben Lopes

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • September 8, 2025

Isso é bug do router, já está assim desde que saiu, tenho ideia. O meu também não mostra

• Autor
  • Kilobyte
  • September 8, 2025

Boa noite,

Obrigado pelo seu comentário. Após realizar todos os testes recomendados (reset de fábrica, verificação por cabo, etc.), verifiquei que o Giga Router 6.0 (Hitron CODA-5519HUB6) continua a não apresentar os valores de downstream, apenas os de upstream.

Parece, de facto, tratar-se de um comportamento recorrente neste modelo, indicando que é um bug de firmware e não um problema de configuração individual.

Importa destacar que a interface do router torna visível para os utilizadores a opção de consultar métricas downstream, mas essa funcionalidade não está operacional. Na minha opinião, se a opção está acessível no equipamento, deve funcionar plenamente caso contrário, não deveria estar visível.

Assim, considero que este problema merece atenção da NOS, seja através de uma atualização de firmware ou, na ausência de correção, da substituição do equipamento por um modelo que permita aceder às métricas completas.

Obrigado pelo seu feedback, ajuda a confirmar que não se trata de um caso isolado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 9, 2025

Boa tarde,

Agradecemos os vossos testemunhos ​@Ruben Lopes e ​@Guimas.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Iremos endereçar este tema internamente para que seja alvo da melhor apreciação.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • September 9, 2025

Boa tarde,

Agradeço a vossa resposta e o facto de encaminharem este tema para análise interna. Fico satisfeito por saber que está a ser considerado pelas equipas da NOS.

Este é um ponto importante para quem utiliza o router, pelo que vou continuar atento a novidades sobre o assunto e a acompanhar a evolução. Espero que em breve seja possível ter uma solução, seja via atualização de firmware ou outra alternativa adequada.

Obrigado pela disponibilidade e acompanhamento.

Ruben Lopes

• Autor
  • Kilobyte
  • September 17, 2025

Bom dia,

Já passaram alguns dias desde a minha última intervenção neste tópico e até ao momento ainda não tive qualquer atualização relativamente à análise interna sobre o Giga Router 6.0 (Hitron CODA-5519HUB6) não apresentar os valores de downstream.

Compreendo que possa não ser imediato, mas trata-se de uma funcionalidade visível no interface do router e que, por isso, merece um esclarecimento claro por parte da NOS seja através de atualização de firmware, seja pela confirmação de que se trata de uma limitação do equipamento.

Gostaria, por isso, de saber se já existe algum ponto de situação que possam partilhar. Continuo a acompanhar este tema com atenção, até porque acredito que esta informação será útil também para outros utilizadores da comunidade.

Obrigado desde já pela vossa atenção.

Ruben Lopes

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 17, 2025

Boa tarde ​@Ruben Lopes,

Agradecemos a sua mensagem e interesse sobre este tema.

Este encontra-se a ser acompanhado por equipas NOS especializadas que continuaram a dar-lhe a sua maior atenção.

De momento não temos novidades a partilhar contudo, logo que surjam, serão partilhadas através desta via.

Agradecemos a compreensão

• Autor
  • Kilobyte
  • September 17, 2025

Boa noite,

Obrigado pelo acompanhamento e pela confirmação de que o tema continua a ser analisado pelas equipas especializadas.

Compreendo que estas situações possam demorar, mas reforço que vou continuar a acompanhar o assunto com atenção, até porque considero importante que esta funcionalidade esteja devidamente esclarecida para todos os utilizadores.

Ficarei a aguardar novidades e agradeço desde já que partilhem qualquer evolução assim que possível.

Ruben Lopes

• Autor
  • Kilobyte
  • September 30, 2025

Boa noite,

Já passaram cerca de 13 dias desde o meu último contacto e continuo sem qualquer atualização relativamente à questão do Giga Router 6.0 (Hitron CODA-5519HUB6) não apresentar os valores de downstream.

Compreendo que a análise possa demorar, mas parece-me que neste momento já deveria existir pelo menos uma explicação ou esclarecimento preliminar seja confirmando que se trata de uma limitação do firmware, de um bug identificado ou de outro motivo técnico.

O que não me parece aceitável é não existir qualquer resposta concreta, dado que estamos a falar de uma funcionalidade visível no interface do router e, por isso, relevante para os utilizadores.

Peço, assim, que seja partilhada uma resposta objetiva sobre este tema, mesmo que ainda não haja solução imediata.

Ruben Lopes 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 1, 2025

Boa tarde ​@Ruben Lopes,

Agradecemos a sua mensagem.

Relativamente à questão exposta sobre segurança de rede, a análise que efetuámos mostra-nos que é um erro da Local UI que mostra “Open” quando o router está em WPA3.
Em NOS NET está Ok e é mostrado o verdadeiro valor “WPA3” a operar no router

Relativamente à apresentação de valores de downstream do router, este é um tema já conhecido que está endereçado para correção de software do router.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • October 1, 2025

Boa noite,

Agradeço a vossa resposta anterior. No entanto, após novos testes, fiquei com dúvidas em relação à explicação.

Configurei a rede manualmente no gateway para Open, e na app NOS Net a rede também apareceu como Open. Ou seja, a app está de facto a refletir o estado reportado pelo router, e não a mostrar de forma independente o “valor verdadeiro”, como foi indicado na vossa resposta.

Isto sugere que o problema não é apenas um erro da Local UI, mas sim algo mais profundo no firmware ou na forma como a configuração é aplicada.

Podem, por favor, esclarecer melhor esta situação e confirmar se está prevista uma atualização de firmware que resolva de forma definitiva o problema do WPA3?

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • October 1, 2025

Boa noite,

Agradeço o vosso esclarecimento e o facto de confirmarem que se trata de um bug já identificado e que está previsto ser corrigido via software.

Fico satisfeito por finalmente existir uma confirmação oficial sobre a causa, mas gostaria de pedir mais detalhe:

• Existe já previsão de atualização de firmware que resolva este problema?
  • Ou, em alternativa, ainda não há qualquer prazo definido?

Penso que esta informação seria útil não apenas para mim, mas também para todos os utilizadores que se deparam com a mesma limitação.

Obrigado desde já pelo vosso feedback.

Ruben Lopes

• Autor
  • Kilobyte
  • October 2, 2025

Bom dia,

Agradeço a vossa resposta anterior. No entanto, após novos testes, fiquei com dúvidas em relação à explicação.

Configurei a rede manualmente no gateway para Open, e na app NOS Net a rede também apareceu como Open. Ou seja, a app está de facto a refletir o estado reportado pelo router, e não a mostrar de forma independente o “valor verdadeiro”, como foi indicado na vossa resposta.

Isto sugere que o problema não é apenas um erro da Local UI, mas sim algo mais profundo no firmware ou na forma como a configuração é aplicada.

Podem, por favor, esclarecer melhor esta situação e confirmar se está prevista uma atualização de firmware que resolva de forma definitiva o problema do WPA3?

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 2, 2025

Boa tarde ​@Ruben Lopes,

O teste que indica não reflete a situação apresentada inicialmente. Confirmamos que, para a situação exposta  o router não fica num estado de vulnerabilidade conforme indicado.

Relativamente ao segundo tema, não existe uma data que possamos transmitir para correção definitiva deste tema. Sugerimos que fique atento a todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • October 2, 2025

Boa tarde,

Agradeço a vossa resposta. No entanto, continuo sem perceber qual é exatamente o comportamento do router quando ativo WPA3 via app NOS Net.

O que gostaria era de um esclarecimento mais técnico:

• Se a interface local mostra “Open”, qual é a razão técnica para isso acontecer?
  • Como posso eu, enquanto utilizador, confirmar de forma independente que a rede está de facto em WPA3 e não em WPA2 ou Open?

Entendo que garantam não haver vulnerabilidade, mas sem esta explicação adicional fica difícil para qualquer utilizador compreender e confiar no funcionamento da configuração WPA3 neste modelo.

Podem, por favor, clarificar estes pontos?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 2, 2025

Boa tarde ​@Ruben Lopes,

A falha na apresentação da designação correta sobre o modo de encriptação está associada a um erro no software do router, contudo, como partilhado, este é apenas um erro de apresentação de informação a nível de user interface, não comprometendo a segurança do router.

Caso a ligação esteja “Open”, qualquer equipamento pode ligar-se sem chave de autenticação.

Outros testes carecem de conhecimentos e competências técnicas, pelo recomendamos contacto com os nossos parceiros informáticos, a PCMEDIC através do 16991.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • October 3, 2025

Bom dia,

Agradeço a vossa resposta. No entanto, para mim enquanto utilizador, continua a faltar a informação mais essencial: a confirmação se o firmware atual do router Hitron CODA-5519HUB6 (versão 7.2.4.9.1b2.2) suporta ou não WPA3.

Compreendo a explicação de que existe um erro na apresentação da interface, mas isso não responde à questão de fundo. Ao configurar WPA3 pela app NOS Net, gostaria de saber de forma clara:

• Está efetivamente a ser aplicado WPA3?
  • Ou, pelo contrário, este firmware ainda não implementa WPA3 de forma funcional?

Adicionalmente, gostaria de salientar que este é um tema que diz respeito diretamente ao equipamento e firmware fornecidos pela NOS. Por isso, considero que não deve ser remetido para a PCMedic, mas sim esclarecido pela própria NOS, até porque está em causa a segurança da rede.

Se a NOS realmente quiser resolver este problema, penso que já poderiam ter entrado em contacto direto comigo, até porque o tema foi encaminhado internamente. Seria uma forma mais eficaz de esclarecer a situação e até perceber se outros clientes já foram impactados pelo mesmo.

A informação é importante não só para a minha confiança no serviço, mas também para todos os clientes que procuram garantir segurança na rede doméstica.

Agradeço desde já o vosso esclarecimento técnico e transparente sobre este ponto em específico.

Obrigado.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • October 3, 2025

Bom dia,

Agradeço a vossa resposta. No entanto, para mim enquanto utilizador, continua a faltar a informação mais essencial: a confirmação se o firmware atual do router Hitron CODA-5519HUB6 (versão 7.2.4.9.1b2.2) suporta ou não WPA3.

Compreendo a explicação de que existe um erro na apresentação da interface, mas isso não responde à questão de fundo. Ao configurar WPA3 pela app NOS Net, gostaria de saber de forma clara:

• Está efetivamente a ser aplicado WPA3?
  • Ou, pelo contrário, este firmware ainda não implementa WPA3 de forma funcional?

Adicionalmente, gostaria de salientar que este é um tema que diz respeito diretamente ao equipamento e firmware fornecidos pela NOS. Por isso, considero que não deve ser remetido para a PCMedic, mas sim esclarecido pela própria NOS, até porque está em causa a segurança da rede.

Se a NOS realmente quiser resolver este problema, penso que já poderiam ter entrado em contacto direto comigo, até porque o tema foi encaminhado internamente. Seria uma forma mais eficaz de esclarecer a situação e até perceber se outros clientes já foram impactados pelo mesmo.

A informação é importante não só para a minha confiança no serviço, mas também para todos os clientes que procuram garantir segurança na rede doméstica.

Agradeço desde já o vosso esclarecimento técnico e transparente sobre este ponto em específico.

Obrigado.

O moderador respondeu-te acima, é só ler… 

“Relativamente à questão exposta sobre segurança de rede, a análise que efetuámos mostra-nos que é um erro da Local UI que mostra “Open” quando o router está em WPA3.
Em NOS NET está Ok e é mostrado o verdadeiro valor “WPA3” a operar no router

Portanto SIM, ele opera em WPA3, é só ler e interpretar o que está ai escrito.

O encaminhamento para a pcmedic é claramente porque não tens competencias técnicas para analisar a questão, e se não tens também não são os moderadores da nos que te vão explciar como é que se fazem testes pra veres qual é o modo de encriptação em curso…. isso é tipo perguntar a quem te vendeu o carro, como é que podes testar pra ver quantos cavalos é que ele tem…

a questão é bastante transparente, já te disseram que há um bug no router e ele esta a apresentar open em wpa3, mas que o wpa3 é o que está ativo, senão qualquer pessoa se ligava sem credenciais… se queres mais garantias tens que ir estudar informática pra perceber como fazer esses testes, senão confias no que os técnicos que estão a dizer.

um bem haja 

• Autor
  • Kilobyte
  • October 3, 2025

É só ler… pois, eu li. E também li as avarias do meu router CHITA-Hub5 (SN: B51219029141, versão 7.2.4.9.1b8.1), que não guardava definições WPA. Resultado? Vieram cá a casa trocar o equipamento. Pelos vistos não foi preciso um doutoramento em informática para perceber que o problema não era ‘falta de competências técnicas’, mas sim defeito do material.

Conheço ainda quem tenha router NOS onde o que se altera no NOS NET reflete-se de imediato no router, sem estes bugs mágicos em que aparece Open mas afinal é WPA3. Deve ser daqueles equipamentos que não obrigam o cliente a inscrever-se num curso de engenharia só para saber que cifra está ativa.

E já agora, o meu router atual também não mostra os valores dos canais downstream – e a NOS reconhece o problema. Se calhar são os clientes que têm de ‘estudar informática’ para corrigir bugs que vêm de fábrica?

Mas pronto, se calhar um dia inscrevo-me num curso de redes… quem sabe até consigo explicar aos técnicos como lançar equipamentos sem estes “pormenores técnicos”. Até lá, continuo na minha técnica infalível: quando não funciona, chama-se um técnico e troca-se o router. Funciona sempre melhor do que certas respostas de fórum.

Um bem haja.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 5, 2025

Confirmamos que existem equipamentos em que a encriptação mencionada está disponível e já se encontra funcional, ​@Ruben Lopes 

Contudo, importa referir que os protocolos WPA e WPA2 continuam a garantir um nível de segurança adequado nos equipamentos que apenas suportam esse tipo de encriptação.

Caso a funcionalidade em questão não esteja disponível num determinado dispositivo, isso poderá dever-se não à versão de firmware, mas sim às limitações do próprio hardware , já que nem todos os modelos suportam este tipo de encriptação mais avançada. Não perdendo, contudo, a encriptação necessária para a sua utilização.

Como indicado, e corretamente referido pelo ​@João H., o encaminhamento para a PC Medic justifica-se sempre que as questões colocadas se enquadrem no âmbito da microinformática.

Obrigado.