Skip to main content
Header

Downloads a 150 Mbits com Giga Router WIFI 6

Caros preciso de ajuda?

Alguém me pode dar uma dica que me explique porque motivo  o meu Giga Router WiFi6 1Gb/100Mb apenas lista os canais de UPStream e não lista nenhum canal de DownStream?

As minha velocidades, usando o SpeedTest com o Google Chrome, são Download entre 120 e 150 Mbits e Upload entre 100 e 104 Mbits.

Amanhã, 22 Agosto, será o terceiro técnico que é enviado pela NOS para me tentar resolver o problema. Não sei o que diga??? tinha o pacote M2 da Meo (Internet + telefone fixo) que estava ligado por cabo a0 PC na minha secretária e o NOS M4 para televisão e apena internet WIFI. Aproiveitando a renegociação do contrato por inclusão do cartão de telm acabei por dar preferência à NOS e desisti da MEO, agora sou confrontado com isto, contrato 1Gb e nem um serviço de 500 Mbits tenho.

Se me puderem dar alguma dica sobre o problema agradecia

Obrigado

9 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12182 comentários
  • 21 de agosto de 2023

Sobre os canais de downstream penso que é bug da ultima atualização. Aguarda-se uma nova.

Da velocidade referiram-lhe que havia problema no sinal? Ou só mandaram o tecnico para ver?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29466 comentários
  • 22 de agosto de 2023

Boa tarde @MRoberto,

Agradecemos a sua mensagem.

Sugerimos que faça um teste de velocidade utilizando uma ligação de cabo de rede (CAT 5E ou superior), e partilhe connosco o resultado.

Caso a situação se mantenha recomendamos que faça um reset de fábrica ao router e, de seguida, um diagnóstico ao serviço através da App NOS. Saiba como:

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • 13 comentários
  • 22 de agosto de 2023
Guimas escreveu:

Sobre os canais de downstream penso que é bug da ultima atualização. Aguarda-se uma nova.

Da velocidade referiram-lhe que havia problema no sinal? Ou só mandaram o tecnico para ver?

Caro João

Admira-me é o bug ser só nos canais downsteram onde tenho o problema, os Upstream estão visíveis e não tenho problemas na velocidade de upload.

O primeiro técnico foi o que me montou o equipamento e que considerou a hipótese de ser anomalia da minha placa de rede, que é de 1 Gbits, Testei com um portátil (cabo de rede Cat 5e) e a velocidade não chegava aos 200 Mbits.

O segundo técnico veio por aconselhamento da App NOS que ao fazer um teste no separador “Despistes Técnicos” identificou um problema na minha rede e aconselhou-me a reinstalar o “Boot File”, coisa que fiz mas a App identificou que o problema persistia e aconselhou-me a visita de um técnico tendo-me apresentado um calendário com os respetivos horários.

Este técnico trocou o Router e nada...manteve-se tudo na mesma velocidade máxima entre os 130 e os 150 Mbits.

Hoje esteve cá outro técnico que não conseguiu ultrapassar o problema.

estou a ficar incomodado… 

Obrigado pela ajuda

• Autor
  • Kilobyte
  • 13 comentários
  • 22 de agosto de 2023
Guimas escreveu:

Caro Guimas,

Da NOS e de acordo com o técnico os teste que eles lá fazem estão bons, têm velocidades de 950 Mbits….mas o que me importa é a velocidade que passa para o meu equipamento...não seria mais prático o técnico vir munido de um portátil, ligá-lo à minha rede para eu constatar que de facto constatar que velocidade é operada nesse equipamento e assim clarificarmos todas as duvidas. Ora bolas….

• No meu Desktop tenho velocidade entre 130 e 150 Mbits
  • No meu portátil tenho velocidade entre 170 e 200 Mbits
  • Faço um teste à minha rede na App NOS, “Despistes Técnicos” e identifica-me problemas na rede de tal forma que é a APP que sugere a vinda de um técnico
  • Não consigo visualizar os canais e as respetivas frequências e a potências de transmissão em Downstream (mas de up stream visualizo)

Os testes no desktop e portátil foram realizados com cabo Cat 5e, sem VPN e com o SpeedTest da Ookla.

Não seria altura de aqui no meu router, junto do cliente, fazerem um teste por cabo com um portátil da nós para aferir da velocidade?

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • 13 comentários
  • 22 de agosto de 2023

Caro João,

Hoje acabei por fazer mais um teste que clarifica de facto o problema. Pedi ao meu cunhado que tem o serviço NOS mega Router 500/100 o redondo e que  testasse por cabo a velocidade do seu serviço em casa, o resultado foi o da imagem “Fig 1”.

Pedi-lhe depois que viesse a minha casa com o mesmo portátil e fizemos o mesmo teste, no portátil dele e depois no meu desktop, vejam os resultados Fig 2.

Faz sentido continuarem a tentar dizer que não há problema no serviço?

Deixo à vossa consideração

Obrigado pela ajuda

Fig 1 a imagem de baixo, Fig 2 em cima com a imagem com os dois equipamentos

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29466 comentários
  • 22 de agosto de 2023

Boa tarde @MRoberto,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12182 comentários
  • 22 de agosto de 2023

Utiliza extensores ou powerlines, algo que possa interferir?

• Autor
  • Kilobyte
  • 13 comentários
  • 22 de agosto de 2023
Guimas escreveu:

Utiliza extensores ou powerlines, algo que possa interferir?

caro Guimas,

Não tenho nada disso, ligação cabo Cat 5e, diretamente do router à porta de ethernet do desktop e dos portáteis.

Obrigado pela ajuda

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29466 comentários
  • 22 de agosto de 2023

Boa tarde @MRoberto,

Agradecemos o seu testemunho.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado