Skip to main content
Header

Degradação de toda a rede durante downloads (Bufferbloat/NAT sob carga) - Giga Router Wi-Fi 6

MrCloudPT

Viva,

Tenho um problema que já dura há algum tempo e que após várias tentativas de resolução junto da NOS continua sem solução. Decidi publicar aqui para perceber se mais alguém passa pelo mesmo e se alguém encontrou forma de contornar a situação.

O PROBLEMA

Tenho a NOS com um plano de 1000/400 Mbps em FTTH (Fibra), com o router Sagemcom F@st 5670 fornecido pela operadora. Todos os dispositivos estão ligados por cabo de rede.

O problema é o seguinte: sempre que qualquer dispositivo faz um download intenso — por exemplo na Steam — toda a rede fica degradada. Falo de lag em chamadas de voz no Discord, no TeamSpeak 3 e no WhatsApp. E não é preciso estar a saturar a linha — o problema acontece mesmo a velocidades de 25-30 MB/s, muito abaixo do máximo da ligação.

O pior é que isto afecta todos os dispositivos da rede, não apenas o que está a fazer download.

O QUE JÁ TESTEI

Fiz uma série de testes para tentar perceber onde estava o problema.

Comecei pelo Speedtest.net, que em multi-stream deu 915 Mbps de download e 437 Mbps de upload, o que confirma que a linha em si está bem. Em single-stream cheguei aos 781 Mbps dependendo do servidor — valores normais para uma ligação de 1 Gbps.

Depois passei ao iPerf3. Nos servidores da NOS em Lisboa e Porto os resultados ficaram pelos 377 Mbps e 306 Mbps respectivamente em single stream, subindo para cerca de 440 Mbps com 4 streams paralelos. Num servidor externo em Espanha com porta de 10 Gbps os valores foram mais representativos: 416 Mbps de upload em single, 922 Mbps de download em multi — praticamente o máximo contratado.

Fiz também um teste de estabilidade de 30 segundos e o comportamento foi consistente, sem anomalias. O teste UDP confirmou que não há Traffic Shaping — a linha trata TCP e UDP de forma igual.

No teste de Bufferbloat pelo waveform.com a ligação tirou nota A, com 894 Mbps de download, 440 Mbps de upload e apenas +22ms de latência adicional sob carga. Aparentemente tudo bem.

Mas depois fiz o teste que realmente isolou o problema. Corri dois pings em simultâneo durante um download activo na Steam (a cerca de 42 MB/s):

Ping ao router (192.168.1.1): 0% packet loss, mas com picos de 8ms, 9ms e 34ms durante o download — quando sem carga é sempre abaixo de 1ms.
Ping ao exterior (8.8.8.8): 2% packet loss, pico de 39ms e um timeout durante o mesmo período.

O TESTE QUE CONFIRMOU TUDO

O teste mais importante foi com o portátil em modo bridge, apenas para diagnóstico.

Os resultados foram claros:
- Com a rede normal, qualquer dispositivo a fazer download afecta toda a rede.
- Com o portátil em bridge e a fazer download, nenhum outro dispositivo é afectado.
- Com o portátil em bridge e o download a ser feito por outro dispositivo na rede normal, a bridge não é afectada.

Em modo bridge o router deixa de processar NAT e o tráfego passa directamente. O problema desaparece completamente. Isto aponta directamente para o processamento NAT do F@st 5670 como causa da degradação.

O QUE JÁ FOI FEITO COM O SUPORTE DA NOS

- Três contactos ao suporte técnico
- Reset do equipamento
- Instalação de firmware anterior ao actual

Nenhuma destas intervenções resolveu o problema. O router tem menos de um ano (instalado em Julho de 2025, veio lacrado e novo de fábrica), portanto não é questão de hardware degradado.

Refiro também que com o ISP anterior este problema nunca aconteceu, o que elimina os cabos de rede e os meus equipamentos como possível causa.

O QUE PROCURO

Não pretendo adquirir um router próprio — quero utilizar apenas o equipamento fornecido pela NOS, como é normal num serviço doméstico. O que procuro é perceber se existe alguma configuração no F@st 5670 que possa mitigar este comportamento, ou se alguém da comunidade passou pelo mesmo e encontrou alguma solução junto da NOS.

Alguém tem ou teve este problema com o F@st 5670?

Obrigado.

7 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • April 22, 2026

Se eu fizer um download, a rede fica degradada pois a largura de banda vai para esse download, parece-me algo normal. 

MrCloudPT
  • Autor
  • Gigabyte
  • April 22, 2026

Se eu fizer um download, a rede fica degradada pois a largura de banda vai para esse download, parece-me algo normal. 

Olá,

Obrigado pela resposta, mas o problema que descrevo é diferente disso.

Não se trata de falta de largura de banda — a linha tem 1000 Mbps contratados e o download que causa o problema está a usar apenas 25-30 MB/s (200-240 Mbps), ou seja, menos de 25% da capacidade total da linha. Sobra largura de banda mais do que suficiente para qualquer outro dispositivo.

O que acontece é que o router introduz latência e packet loss em todo o tráfego da rede durante esse download, mesmo havendo largura de banda disponível de sobra. Não é uma questão de "não há banda para todos" — é o router a não conseguir gerir múltiplos fluxos em simultâneo sem degradar a latência global.

A prova disso está no teste de modo bridge: com o dispositivo em bridge, o router deixa de processar NAT e o tráfego passa directamente. Nesse cenário, um download intenso num dispositivo não afecta absolutamente nada nos restantes — e a largura de banda disponível é exactamente a mesma. Ou seja, a linha comporta-se bem, o problema está no processamento interno do router.

É por isso que o problema não existia com o ISP anterior — a linha era mais lenta, mas o router geria melhor os fluxos em simultâneo.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • April 22, 2026

Boa noite ​@MrCloudPT

Pelo que descreve, não parece tratar se de limitação de largura de banda.

Os testes efetuados indicam que a ligação se encontra estável e dentro dos valores contratados.

O comportamento observado é compatível com variações de latência sob carga em cenários com NAT ativo no F@st 5670, o que pode ter impacto em tráfego sensível durante downloads mais intensivos, traduzindo se em alguma instabilidade em serviços como voz sobre IP ou tráfego em tempo real.

O facto de em modo bridge esse comportamento não se verificar sugere que a diferença poderá estar relacionada com a forma como o tráfego é processado no router em modo NAT.

Obrigado.

ℹ️ NOS

MrCloudPT
  • Autor
  • Gigabyte
  • April 22, 2026

Boa noite ​@MrCloudPT

Pelo que descreve, não parece tratar se de limitação de largura de banda.

Os testes efetuados indicam que a ligação se encontra estável e dentro dos valores contratados.

O comportamento observado é compatível com variações de latência sob carga em cenários com NAT ativo no F@st 5670, o que pode ter impacto em tráfego sensível durante downloads mais intensivos, traduzindo se em alguma instabilidade em serviços como voz sobre IP ou tráfego em tempo real.

O facto de em modo bridge esse comportamento não se verificar sugere que a diferença poderá estar relacionada com a forma como o tráfego é processado no router em modo NAT.

Obrigado.

ℹ️ NOS

Boa noite,

Obrigado pela resposta e por validar o diagnóstico — fico satisfeito por confirmar que a análise está correcta.

No entanto, e com o devido respeito, a resposta descreve o problema mas não apresenta qualquer solução. Eu próprio já tinha chegado a essa conclusão após os testes que efectuei, e foi precisamente por isso que abri este tópico.

O que preciso de perceber é: o que pode a NOS fazer para resolver esta situação?

O suporte técnico já interveio três vezes — com reset do equipamento e instalação de firmware anterior — sem qualquer melhoria. O router tem menos de um ano, veio lacrado de fábrica, e o comportamento mantém-se independentemente do firmware instalado. Isto indica que não é um problema de configuração nem de hardware defeituoso, mas sim uma limitação do próprio modelo F@st 5670 no processamento NAT a velocidades elevadas.

As questões concretas que coloco são:

- Existe alguma configuração disponível no F@st 5670 que permita melhorar a gestão de fluxos em simultâneo e reduzir a latência sob carga NAT?
- A NOS tem prevista alguma actualização de firmware que enderece este comportamento?

Não pretendo adquirir um router próprio — quero uma solução dentro do equipamento fornecido pela operadora. Se o F@st 5670 tem esta limitação por desenho e não existe forma de a mitigar, gostaria que isso fosse comunicado de forma clara, para que possa avaliar as opções disponíveis ao abrigo do contrato.

Obrigado.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • April 22, 2026

Aquilo não foi uma confirmação, foi uma resposta do chatgpt.

Não me parece que a NOS vá analisar isso, vão-te referir para falares com a pcmedic muito provavelmente

MrCloudPT
  • Autor
  • Gigabyte
  • April 22, 2026

Aquilo não foi uma confirmação, foi uma resposta do chatgpt.

Não me parece que a NOS vá analisar isso, vão-te referir para falares com a pcmedic muito provavelmente

Boa noite, obrigado pela sua resposta.

Sendo assim vai continuar a ser uma limitação do router, onde a NOS não tem o interesse de resolver o problema e a única solução é ter um router próprio o que para mim não é uma opção.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • April 22, 2026

O problema é reconhecerem que é um problema do router, o que vai ser dificil. O apoio não tem forma de testar isso. Mas aguarda uma resposta de um moderador para confirmar