Skip to main content
Header
Kilobyte
October 27, 2018
Respondido

Definir reserva DHCP?

Boa tarde,

Com o novo router como consigo reservar DHCP ips para cada equipamento que tenho ligado ao router wireless, através do endereço MAC?
Melhor resposta por Oscar7
Se queres configurar no router os IP's a serem atribuídos aos equipamentos de forma estática, não dá.

O que podes fazer é limitar a range de DHCP e configurar nos equipamentos o IP que queres receber de forma estática. Para isso, vai a configurações e escolhe configurações lan.

30 Comentários

Oscar7
Kilobyte
October 29, 2018
Experimenta ver nas configurações avançadas do router, no site aminhanet.nos.pt se tens alguma opção que sirva.
gsdiasAutor
Kilobyte
October 29, 2018
Já pesquisei em todos os cantos em ‘aminhanet’ e não encontro em lado nenhum.
Oscar7
Oscar7Resposta
Kilobyte
October 30, 2018
Se queres configurar no router os IP's a serem atribuídos aos equipamentos de forma estática, não dá.

O que podes fazer é limitar a range de DHCP e configurar nos equipamentos o IP que queres receber de forma estática. Para isso, vai a configurações e escolhe configurações lan.
gsdiasAutor
Kilobyte
October 31, 2018
Portanto tenho de configurar em cada device o ip estático em vez de configurar tudo no router. Tenho um router limitado em opções, quando no passado esta opção estava disponível. Gostava de perceber a razāo da decisāo para limitar bastantes funcionalidades que um router normal tem. Se quiser limitar o meu ip num windows apenas na minha rede privada mas quiser manter dinâmico nas restantes, tenho de estar sempre a ligar e desligar essas definições uma vez que a alteraçāo é feita ao nível da placa de rede e nāo ao nível da rede wifi.
Byte
November 9, 2019

Bela xxxxx… :ok_hand:

Megabyte
February 23, 2021

Eu sei que o post já tem dois anos mas só agora me deparei com este problema.
Isto não é solução, se usar um portátil ele vai tentar usar o mesmo IP em todas as redes a que se conectar.
Esta opção devia ser incluída no router, assim como uma lista de endereços MAC que têm permissão para se conectar às redes wireless.
Que me tenha apercebido também não é possível.

Megabyte
October 7, 2021

Entre este e outros problemas/limitações deste router julgo que se poderia lançar uma petição para que a NOS fizesse um desenvolvimento sustentado de um firmware próprio para este router antes de o colocar em casa dos clientes.

Regressei ao router antigo porque a NOS, há pelo menos 2 anos, que conheçe este e outros problemas e não resolve nenhum deles. É lamentável e devia ter um maior impacto nas vendas da operadora, aparentemente não tem.

Byte
March 27, 2022

Ao fim de tanto tempo a limitaçao continua. Como é que se reserva o ip num device iot ? Como é que se configure no mesmo device o endereço de MQTT de Uma maquina que está na mesma rede e que tambem muda de IP cada vez que é necessario desligar o router ou falta electricidade ? É insustentavel cada vez que tenho que desligar algum equipamento ter que efectuar uma serie de  configurações manualmente quando a reserva de IP mum router é básica. Tenho que mudar de operador Para ter funcionalidades basicas que tinha há muitos anos ?

João H.
Gestor da comunidade
March 29, 2022

Boa tarde @PAlmeida63,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Detalhe-nos, por favor, a que equipamento se refere.

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Megabyte
May 5, 2022

@João H. Eu tenho a mesma necessidade e tenho um CHITA-Hub5