Header
Destaque

Conheça os Giga Routers


Reputação 7
Crachá +6

Os Giga Router marcam a aposta continua da NOS na evolução tecnológica. 😊

 

Após conhecer algumas informações sobre os diferentes equipamentos Routers Wi-Fi 5.0, neste tópico descubra todos os seus detalhes. Preparado para conhecer ao pormenor cada um dos três equipamentos:grinning:

 

Giga Router Wi-Fi 5.0

Principais funcionalidades:

  • Ver se os serviços de internet, Wi-Fi e telefone estão ativos e a funcionar corretamente
  • Aceder a configurações básicas de Wi-Fi
  • Definir um horário para ter a rede Wi-Fi desligada, através da funcionalidade Eco Wi-Fi
  • Configurar uma rede Wi-Fi para a família ou amigos em Wi-Fi Visitas
  • Gerir e definir horários em que os equipamentos não podem aceder à internet, através da funcionalidade Gestão de acessos
  • Possibilidade de desligar o indicador luminoso
  • Smart Antenna Steering, combina de forma inteligente 8 antenas Wi-Fi na banda dos 5Ghz, que permitem ter mais velocidade em todas as direções
  • Design Premiado, distinguido pelo prestigiado prémio mundial iF Award Design 2019

 

Principais características:

  • Wi-Fi Dual band 2,4/5GHz, 2,4GHz 802.11 b/g/n com MIMO 3x3 e 5GHz
  • 802.11 a/n/ac Wave2 com MU-MIMO 4x4
  • 4 portas LAN (Ethernet) para acesso à internet por cabo
  • 2 entradas telefónicas
  • Porta USB 3.0 para ligar impressora, pen, discos e dispositivos multimédia
  • Ligação para cabo coaxial para utilização em rede DOCSIS 3.1
  • Botão para emparelhar Wi-Fi
  • Botão de reset
  • Indicador luminoso de estado

 

Como ligar o router:

 

  1. Ligue o cabo coaxial à tomada
  2. Ligue o telefone à entrada Linha 1 (verde), utilizando o cabo telefónico
  3. Ligue o router à tomada elétrico
  4. Com o router instalado, ligue o computador por Wi-Fi ou através de cabo de rede

 

Consulte o manual do equipamento e o guia de instalação rápida.

 

Giga Router Wi-Fi 5.0

Principais funcionalidades:

  • Ver se os serviços de internet, Wi-Fi e telefone estão ativos e a funcionar corretamente
  • Aceder a configurações básicas de Wi-Fi
  • Definir um horário para ter a rede Wi-Fi desligada, através da funcionalidade Eco Wi-Fi
  • Configurar uma rede Wi-Fi para a família ou amigos em Wi-Fi Visitas
  • Gerir e definir horários em que os equipamentos não podem aceder à internet, através da funcionalidade Gestão de acessos

 

Principais características:

  • Wi-Fi Dual band 2,4/5GHz, 2,4GHz 802.11 b/g/n com MIMO 3x3 e 5GHz
  • 802.11 a/n/ac Wave2 com MU-MIMO 4x4
  • 4 portas LAN (Ethernet) para acesso à internet por cabo
  • 2 entradas telefónicas
  • Porta USB 3.0 para ligar impressora, pen, discos e dispositivos multimédia
  • Ligação para cabo coaxial para utilização em rede DOCSIS 3.1
  • Botão para emparelhar Wi-Fi
  • Botão para ligar/desligar rede Wi-Fi
  • Botão de reset

 

Como ligar o router:

 

  1. Ligue o cabo coaxial à tomada
  2. Ligue o telefone à entrada Linha 1 (verde), utilizando o cabo telefónico
  3. Ligue o router à tomada elétrico
  4. Com o router instalado, ligue o computador por Wi-Fi ou através de cabo de rede

 

Consulte o manual do equipamento e o guia de instalação rápida.

 

Giga Router Wi-Fi 5.0

Principais funcionalidades:

  • Ver se os serviços de internet, Wi-Fi e telefone estão ativos e a funcionar corretamente
  • Aceder a configurações básicas de Wi-Fi
  • Definir um horário para ter a rede Wi-Fi desligada, através da funcionalidade Eco Wi-Fi
  • Configurar uma rede Wi-Fi para a família ou amigos em Wi-Fi Visitas
  • Gerir e definir horários em que os equipamentos não podem aceder à internet, através da funcionalidade Gestão de acessos

 

Principais características:

  • Wi-Fi Dual band 2,4/5GHz, 2,4GHz 802.11 b/g/n com MIMO 3x3 e 5GHz
  • 802.11 a/n/ac Wave2 com MU-MIMO 4x4
  • 4 portas LAN (Ethernet) para acesso à internet por cabo
  • 2 entradas telefónicas
  • Porta USB para ligar impressora, pen, discos e dispositivos multimédia
  • Botão de reset
  • Botão para emparelhar Wi-Fi (WPS)
  • Conector CATV para ligação do cabo coaxial para serviço TV
  • Conector ótico para ligação à rede FTTH

 

Como ligar o router:

 

  1. Ligue o cabo de fibra ótica ao router e à tomada FTTH
  2. Ligue o router à tomada de eletricidade
  3. Ligue o telefone ao router na linha 1, com o cabo de telefone
  4. Ligue o PC à rede Wi-Fi

 

Consulte o manual do equipamento e o guia de instalação rápida.

 

Os routers Wi-Fi 5.0 permitem o acesso ao serviço de internet e telefone, que configure e gira funcionalidades, em qualquer lugar, através do site aminhanet.nos.pt ou da App NOS Net, disponível para Android e iOS.

A versão de Giga Router a ser instalada depende da morada de instalação e da disponibilidade de stock.

 

Saiba ainda como configurar os equipamentos em

Caso tenha alguma dificuldade, partilhe connosco. :grinning:


343 Comentários

Bom dia a todos.

Uma pergunta para o forum:

Tendo em vista a estabilidade como factor principal, o que é melhor? Ficar com o Router 3.0 (ZonHub) ou fazer o upgrade para o GigaRouter 5.0 V2

Antecipadamente grato a todos. 

 

usa vpns? se sim, então não use o 5.0 v2.

Obrigado pela dica. Não uso vpn’s. Tenho lido cobras e lagartos sobre o 5.0V2 neste e noutros foruns, estando este router listado em alguns sites como “Hitron Chita Hub 5 = BAD MODEM-  Run away from it” e inclusivamente há diversos reports de que quando se ligam muitos devices via wi-fi, baralha-se todo, perde as ligações, congela e depois só com reset ou desligar mesmo da corrente. Negociei um upgrade ao meu pacote com a condição imperativa de me enviarem o 5.0 mas a versão 1 (supostamente tem menos problemas de estabilidade de acesso à net)  mas enviaram-me a versão 2. Como só aceitei o pacote naquela condição no passado dia 23, vou pedir a reversão para o pacote antigo que tinha, ao abrigo dos 14 dias de “arrependimento”. Desde  2012 que tenho o ZonHub  (Router Hub 3.0) sempre a funcionar sem problemas nenhuns, mas mesmo nenhuns!!  Sou muito cioso da estabilidade da ligação à net e não me apetece correr riscos. Ficarei a pagar mais e com menos dados moveis nos 3 tlm que tenho mas prefiro isso a ter de me andar a chatear com o router de hora a hora e depois, ainda por cima, com a mania dos técnicos da NOS mandarem ligar para a pcmedic (com a qual não há ligação contratual, cobram €0.45/min, não se responsabilizam por danos causados nas suas intervenções, além do risco que é abrir os nossos pc’s a um estranho) e não oferecerem nenhumas soluções para os problemas que esta V2 do 5.0 tem. 

Cordiais cumprimentos. 

Bom dia a todos.

Uma pergunta para o forum:

Tendo em vista a estabilidade como factor principal, o que é melhor? Ficar com o Router 3.0 (ZonHub) ou fazer o upgrade para o GigaRouter 5.0 V2

Antecipadamente grato a todos. 

 

Boa tarde @fjtmrmc não conheço o desempenho do router 5.0 v2, contudo, como elege a estabilidade como fator principal o router que refere 3.0 ZonHub é de uma estabilidade a toda a prova.

E eu que o diga: Desde 2012 que o tenho e nestes anos todos nunca tive nenhum problema, mas mesmo nenhum!!!

Obrigado pelo input

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia a todos.

Uma pergunta para o forum:

Tendo em vista a estabilidade como factor principal, o que é melhor? Ficar com o Router 3.0 (ZonHub) ou fazer o upgrade para o GigaRouter 5.0 V2

Antecipadamente grato a todos. 

 

Boa tarde @fjtmrmc não conheço o desempenho do router 5.0 v2, contudo, como elege a estabilidade como fator principal o router que refere 3.0 ZonHub é de uma estabilidade a toda a prova.

E eu que o diga: Desde 2012 que o tenho e nestes anos todos nunca tive nenhum problema, mas mesmo nenhum!!!

Obrigado pelo input

Eu tive-o desde 2011, que me recorde, estive um dia sem internet mas derivado a uma avaria que houve no exterior, o router é de facto excecional. Relativamente ao 5.0 v2 pode também ser até melhor mas, não conheço o seu desempenho. 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @fjtmrmc e @Jose Rodrigues,

Obrigada por partilharem connosco a vossa opinião sobre o router Router 3.0. :blush:

Caso tenham alguma outra questão estamos disponíveis para ajudar.

Hoje foi substituido o velho router azul (lento mas ultimamente com ligação estável) com o Giga Router v2 -- com velocidade muito maior -- mas na maior parte do tempo não há ligação nenhuma, o router perde a internet constantemente (não é um problema Wifi mas da ligação NOS). Socorro! Preciso disto para o trabalho. … e não é que a ligação caiu outra vez quando queria enviar esta mensagem ….

Boa noite a todos,

O normal é vir para estes foruns “desancar” na NOS quando as coisas não nos correm bem. Ou pelo menos é o que me parece depois de ler opiniões em vários tópicos deste forum. 

Quero por isso deixar o meu testemunho (garanto que não sou pago nem participo de nenhuma forma na NOS nem tenho nenhum previlégio ou benefício pela opinião que vou dar) de agradecimento ao Sr. Augusto Sousa da área de renegociações e (técnica também) funcionário da NOS desde os seus 18 anos e que entrou na empresa quando ainda se denominava TVCabo. Também uma palavra de agradecimento ao Sr. Flávio da área de contractos. 

Depois de, para efeitos de nova fidelização, ter aceite o novo pacote que o Flávio me ofereceu (e do meu ponto de vista um bom pacote pese embora com obrigação forçosa da troca do meu ZonHub 3.0) no passado dia 19 de Novembro e que eu formalizei em 23 de Novembro, surgiu um problema grave: eu tinha condicionado a aceitação daquele novo pacote/tarifário ao fornecimento do GigaRouter 5.0 V1, visto que depois de ter lido centenas de comentários neste forum e no forum Zwame com opiniões muitíssimo negativas sobre a V2 e opiniões menos más mas mesmo assim negativas sobre o V1, o Sr. Flávio solicitou superiormente autorização para me ser atribuído o V1 e que foi depois autorizado no dia 21. Mas algo correu mal porque no dia 26 de Novembro entregaram-me em casa o V2 em vez do V1. Soube à posteriori em contacto com a NOS que provavelmente houve rotura de stocks mas, salvo melhor opinião, mesmo assim, se o Sr. Flávio solicitou expressamente o fornecimento do V1 deveriam ter suspendido a entrega em vez de enviarem o V2 sem me consultarem primeiro. É portanto dia 26 de Novembro que começa a minha odisseia de contactos com a NOS. Falei primeiro com um tal Sr. Vitor que pouco ou nada adiantou ao meu pedido de troca do router, depois falei ainda com mais 3 pessoas que também não conseguiram adiantar nada e ainda me tentaram desencorajar da troca. Até que resolvi começar a dizer que, como estava dentro do período de 14 dias para arrependimento, que queria a reversão do pacote/tarifário para o que tinha anteriormente. Aqui a conversa mudou de tom e apanhei uma funcionária, extremamente simpática e pronta a ajudar que, resumidamente, abriu um pedido de reversão do pacote e cancelamento de produtos. Obrigado Marilisa Félix. Ela explicou-me que por ser já tarde, que nessa Sexta-feira, não seria possível adiantar mais nada mas que na Segunda-Feira, dia 29 (hoje) me ligariam.

Ora como se meteu o fim de semana pelo meio, aproveitei-o para ler mais sobre os GigaRouters 5.0 V1 e V2. Só cobras e lagartos, problemas atrás de problemas quer num quer noutro. Inclusivamente o V2 está listado em 3 sites da especialidade como “bad router - run away from it” e que tem problemas de hardware e firmware com o chipset da Intel Puma. O V1 é menos mau mas mesmo assim cheio de bugs que ninguém parece conseguir resolver (Port forwarding que não funciona é o mais famoso embora as dificuldades com vpn’s não lhes fiquem atrás). Face a estas informações desencorajadoras, tomei a decisão de não arriscar a instalação do V2 que a NOS me queria impor. Tanto mais que o meu querido e amado ZonHub, desde 2012 a funcionar 24hx24h/ 365 dias por ano, nunca me deu uma única, mas mesmo única chatice, e sempre com as velocidades contratadas (120/20). 

Mas o melhor estava para vir: Durante a minha pesquisa encontrei no ZWAME uma pessoa que tinha conseguido negociar um novo tarifário, mais largura de banda (200/20) para o seu ZonHub!!!  Precisamente aquilo que me tinham recusado com a argumentação que para o meu novo tarifário era pura e simplesmente impossível. Pois foi assim que, armado com estas novas informações, aguardei pelo contacto prometido nesta Segunda-Feira que, não sei porquê, nunca chegou. Ainda liguei a saber do estado do meu pedido, que estava a aguardar tratamento e, face à minha insistência em pedir a reversão do pacote (não queria de forma nenhuma ser obrigado a instalar o V2 e perder o meu ZonHub) falei com mais algumas pessoas que me iam tentando demover da minha intenção, até que, subitamente, deixaram de me ouvir (que havia problemas técnicos) e mesmo depois de 3 chamadas sucessivas para lá, sempre com as mesmas dificuldades, “desisti”. 

Resolvi partir para a ”guerra”. Escrevi uma carta a solicitar a reversão do pacote e fui entregá-la em mão à loja da NOS nas Amoreiras a um Sr.Bruno que, muito simpaticamente e sem me querer demover da minha intenção quis ouvir a minha “Odisseia”. Após isso, abriu novo pedido para reversão do tarifário e disse que me iam ligar dentro de 3 minutos. Duvidei mas resolvi esperar. Afinal eram só 3 minutos. Pois não é que me ligaram mesmo passados 5 minutos? Atendeu uma senhora dos contratos que me ouviu e entendeu o meu pedido de reversão e disse: Vou passar ao departamento que trata disso, não desligue. Pois pois, comecei logo a ver a minha vida a andar para trás outra vez. Mas não. Foi quando comecei a falar com o Sr. Augusto Sousa, o “heroi” desta odisseia. Ouviu as minhas razões e depois disso disse: deixe-me falar com o meu supervisor. A resposta foi: Pode ficar com o seu ZonHub ligado à net e guarde consigo o V2 que lhe enviámos. Se por acaso algum dia o seu ZonHub avariar, então substitua-o pelo V2 que recebeu. Aceitamos o pacote/tarifário que o Sr. Flavio lhe fez mantendo o seu ZonHub. 

Nem queria acreditar… Afinal sempre há estórias com um final feliz.

Muito obrigado Sr. Augusto Sousa

Muito obrigado Sr. Flávio

E uma mensão especial para a Sra Marilisa Felix

 

É notícia boa quando deixam utilizar o equipamento com 10 anos, porque o novo não presta?? Por amor de deus…. salvem-me deste pesadelo.

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia @fjtmrmc agora imagine que em vez de lhe terem enviado o router, tinha aparecido um técnico para o instalar e tinha levado o antigo ? Devia ser difícil conseguir recuperá-lo, correu tudo bem, está satisfeito, é o que é preciso.

Cumprimentos.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @fjtmrmc,

Obrigada por partilhar connosco a situação e o seu feedback.

Caso tenha outras questões estamos disponíveis para ajudar.

 

 

Hoje foi substituido o velho router azul (lento mas ultimamente com ligação estável) com o Giga Router v2 -- com velocidade muito maior -- mas na maior parte do tempo não há ligação nenhuma, o router perde a internet constantemente (não é um problema Wifi mas da ligação NOS). Socorro! Preciso disto para o trabalho. … e não é que a ligação caiu outra vez quando queria enviar esta mensagem ….

Queria completar a estória --- que para já tem um final “feliz”. Nas vésperas do feriado (1 Dez), já tarde à noite, liguei para a NOS e falei com uma senhora que marcou logo um técnico para a manhã seguinte (repito, fériado). O técnico veio, substituiu o Giga Router v2 por um v1 (disse que o v2 tinha problemas conhecidos) e verificou a rede exterior -- onde tirou um filtro para altas frequências que lá estava não sei porque mas que bloqueava os routers mais recentes. Feito, e desde então a internet nunca mais caiu. Óptimo.

Fica só a questão…. porque a NOS envia routers que sabe que não funcionam e porque não dá instruções aos técnicos de verificarem a rede local no acto da instalação em vez fazer clientes e outros técnicos perderem horas em resolver o que poderia ter sido resolvido no momento?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Steffen Hornig,

Agradecemos o seu testemunho. Ficamos felizes por tudo estar a funcionar.

Caso surja alguma questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 1

Vieram hoje de tarde fazer a troca dos equipamentos (devido a uma renovaçao do contrato) mas nem porque esta troca. Nao trouxe nada de novo.

Primeiro (grave) estou sem linhas telefonicas ha 5 horas

Segundo (muito grave) o novo router é o SAGEMCOM F@ST 5667 e ou eu nao estou a ver onde, ou este router nao dá para colocar em modo bridge.

Se assim for, exigo que venham repor urgentemente o equipamento antigo ou um capaz dessa funçao !!!

para la de irritado 

Reputação 7
Crachá +5

Vieram hoje de tarde fazer a troca dos equipamentos (devido a uma renovaçao do contrato) mas nem porque esta troca. Nao trouxe nada de novo.

Primeiro (grave) estou sem linhas telefonicas ha 5 horas

Segundo (muito grave) o novo router é o SAGEMCOM F@ST 5667 e ou eu nao estou a ver onde, ou este router nao dá para colocar em modo bridge.

Se assim for, exigo que venham repor urgentemente o equipamento antigo ou um capaz dessa funçao !!!

para la de irritado 

Boa noite, neste Tópico: 

Pode ler as informações dadas por outros clientes acerca do funcionamento do modo Bridge

Boa noite, quero confirmar que o problema do modo Bridge  está resolvido , tenho o meu Router  a funcionar a 10 dias sem problemas.

O upgrade  de firmware  SGDc10000061para a versão  SGDc10000077  deu resultado.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Fiuzatec,

O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda.

Sobre as linhas telefónicas, continua sem acesso?

Obrigada

Alem do Wifi não ser rápido, a ultima linha da imagem e falsa!!! Ou seja nao consigo definir quem e quando acede ao wifi. e da NOS 0 soluções….

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @João MGA Duarte

Movemos o seu comentário para o artigo onde já abordamos as características do Router em causa. Assim, garantimos a boa organização do Fórum. 

Diga-nos, por favor, se está a tentar utilizar esta funcionalidade na App NOS NET ou em aminhanet.nos.pt. 

Em alternativa, experimente o acesso através do IP:192.168.1.1 utilizando os seguintes dados: 

  • Utilizador: Admin
  • Password: Admin

Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Obrigado

Esta-me a acontecer que após trocar o router estou com quebras de net, trabalho em casa por VPN e as VDI vão abaixo porque a net é cortada durante uns 10/20s e é o bastante para a ligação cair.. o router continua a trabalhar sem problemas mas a net vai abaixo, por dia mais de meia dúzia de vezes isso acontece o que se torna insuportável trabalhar

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Paulo64

Movemos o seu comentário para o artigo sobre os Giga Routers. Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS.

Vamos ajudar. Indique-nos, por favor, qual o modelo do seu Giga Router. 

Obrigado

Bem-vindo ao Fórum NOS @João MGA Duarte

Movemos o seu comentário para o artigo onde já abordamos as características do Router em causa. Assim, garantimos a boa organização do Fórum. 

Diga-nos, por favor, se está a tentar utilizar esta funcionalidade na App NOS NET ou em aminhanet.nos.pt. 

Em alternativa, experimente o acesso através do IP:192.168.1.1 utilizando os seguintes dados: 

  • Utilizador: Admin
  • Password: Admin

Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Obrigado

Mario , obrigado pela sua resposta, no entanto pergunto-me, o Mário tem um destes routers? Acedeu a App NOS NET ou em aminhanet.nos.pt. ? Então eu deixo uma ajuda… Nao existe a funcionalidade!!!

e Nao existe em lado nenhum!!! fui ate contactado pelo suporte, e acrescento que no mínimo deviam testar / validar antes de contactar!!!! tipo saber exatamente como funciona, digo eu. Segundo a NOS num futuro próximo poderá estar disponivel.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @João MGA Duarte
Agradecemos a sua ajuda. Existem funcionalidades que, de momento, dada a natureza do equipamento, ainda não se encontram disponíveis na App NOS NET ou aminhanet.nos.pt e, por isso, é necessário aceder através da página interna do fabricante através do IP que dei acima. 

Experimente e, por favor, se se mantiver diga-nos para endereçarmos a sua questão. 

Muito obrigado

Ola, adquiri o novo giga router wifi 6 da nos mas não estou a conseguir fazer a instalação do mesmo, pois a luz PON fica a piscar e a internet assim não dá, podem me ajudar, sff

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Tomas_Candeias

Movemos o seu comentário para o artigo sobre os Gigas Routers. Assim garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

Vamos ajudar. Diga-nos, por favor, qual a luz que surge na opção PON (verde ou vermelha). 

Obrigado

Bem-vindo ao Fórum NOS @Tomas_Candeias

Movemos o seu comentário para o artigo sobre os Gigas Routers. Assim garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

Vamos ajudar. Diga-nos, por favor, qual a luz que surge na opção PON (verde ou vermelha). 

Obrigado

luz verde

Reputação 7
Crachá +6

O led verde intermitente significa que está a registar-se ao sinal, @Tomas_Candeias

Reinicie, por favor, o equipamento e garanta que os cabos estão corretamente ligados em ambas as extremidades. 

Obrigado. 

Boas, hoje tive instalação da NOS FTTH com Giga Router e fiquei sem acesso no outro router no andar que estava a fazer outra rede, o router e um tecnicolor. Alguem sabe como por a trabalhar?

Comentário