Header
Destaque

Conheça os Giga Routers


Reputação 7
Crachá +6

Os Giga Router marcam a aposta continua da NOS na evolução tecnológica. 😊

 

Após conhecer algumas informações sobre os diferentes equipamentos Routers Wi-Fi 5.0, neste tópico descubra todos os seus detalhes. Preparado para conhecer ao pormenor cada um dos três equipamentos:grinning:

 

Giga Router Wi-Fi 5.0

Principais funcionalidades:

  • Ver se os serviços de internet, Wi-Fi e telefone estão ativos e a funcionar corretamente
  • Aceder a configurações básicas de Wi-Fi
  • Definir um horário para ter a rede Wi-Fi desligada, através da funcionalidade Eco Wi-Fi
  • Configurar uma rede Wi-Fi para a família ou amigos em Wi-Fi Visitas
  • Gerir e definir horários em que os equipamentos não podem aceder à internet, através da funcionalidade Gestão de acessos
  • Possibilidade de desligar o indicador luminoso
  • Smart Antenna Steering, combina de forma inteligente 8 antenas Wi-Fi na banda dos 5Ghz, que permitem ter mais velocidade em todas as direções
  • Design Premiado, distinguido pelo prestigiado prémio mundial iF Award Design 2019

 

Principais características:

  • Wi-Fi Dual band 2,4/5GHz, 2,4GHz 802.11 b/g/n com MIMO 3x3 e 5GHz
  • 802.11 a/n/ac Wave2 com MU-MIMO 4x4
  • 4 portas LAN (Ethernet) para acesso à internet por cabo
  • 2 entradas telefónicas
  • Porta USB 3.0 para ligar impressora, pen, discos e dispositivos multimédia
  • Ligação para cabo coaxial para utilização em rede DOCSIS 3.1
  • Botão para emparelhar Wi-Fi
  • Botão de reset
  • Indicador luminoso de estado

 

Como ligar o router:

 

  1. Ligue o cabo coaxial à tomada
  2. Ligue o telefone à entrada Linha 1 (verde), utilizando o cabo telefónico
  3. Ligue o router à tomada elétrico
  4. Com o router instalado, ligue o computador por Wi-Fi ou através de cabo de rede

 

Consulte o manual do equipamento e o guia de instalação rápida.

 

Giga Router Wi-Fi 5.0

Principais funcionalidades:

  • Ver se os serviços de internet, Wi-Fi e telefone estão ativos e a funcionar corretamente
  • Aceder a configurações básicas de Wi-Fi
  • Definir um horário para ter a rede Wi-Fi desligada, através da funcionalidade Eco Wi-Fi
  • Configurar uma rede Wi-Fi para a família ou amigos em Wi-Fi Visitas
  • Gerir e definir horários em que os equipamentos não podem aceder à internet, através da funcionalidade Gestão de acessos

 

Principais características:

  • Wi-Fi Dual band 2,4/5GHz, 2,4GHz 802.11 b/g/n com MIMO 3x3 e 5GHz
  • 802.11 a/n/ac Wave2 com MU-MIMO 4x4
  • 4 portas LAN (Ethernet) para acesso à internet por cabo
  • 2 entradas telefónicas
  • Porta USB 3.0 para ligar impressora, pen, discos e dispositivos multimédia
  • Ligação para cabo coaxial para utilização em rede DOCSIS 3.1
  • Botão para emparelhar Wi-Fi
  • Botão para ligar/desligar rede Wi-Fi
  • Botão de reset

 

Como ligar o router:

 

  1. Ligue o cabo coaxial à tomada
  2. Ligue o telefone à entrada Linha 1 (verde), utilizando o cabo telefónico
  3. Ligue o router à tomada elétrico
  4. Com o router instalado, ligue o computador por Wi-Fi ou através de cabo de rede

 

Consulte o manual do equipamento e o guia de instalação rápida.

 

Giga Router Wi-Fi 5.0

Principais funcionalidades:

  • Ver se os serviços de internet, Wi-Fi e telefone estão ativos e a funcionar corretamente
  • Aceder a configurações básicas de Wi-Fi
  • Definir um horário para ter a rede Wi-Fi desligada, através da funcionalidade Eco Wi-Fi
  • Configurar uma rede Wi-Fi para a família ou amigos em Wi-Fi Visitas
  • Gerir e definir horários em que os equipamentos não podem aceder à internet, através da funcionalidade Gestão de acessos

 

Principais características:

  • Wi-Fi Dual band 2,4/5GHz, 2,4GHz 802.11 b/g/n com MIMO 3x3 e 5GHz
  • 802.11 a/n/ac Wave2 com MU-MIMO 4x4
  • 4 portas LAN (Ethernet) para acesso à internet por cabo
  • 2 entradas telefónicas
  • Porta USB para ligar impressora, pen, discos e dispositivos multimédia
  • Botão de reset
  • Botão para emparelhar Wi-Fi (WPS)
  • Conector CATV para ligação do cabo coaxial para serviço TV
  • Conector ótico para ligação à rede FTTH

 

Como ligar o router:

 

  1. Ligue o cabo de fibra ótica ao router e à tomada FTTH
  2. Ligue o router à tomada de eletricidade
  3. Ligue o telefone ao router na linha 1, com o cabo de telefone
  4. Ligue o PC à rede Wi-Fi

 

Consulte o manual do equipamento e o guia de instalação rápida.

 

Os routers Wi-Fi 5.0 permitem o acesso ao serviço de internet e telefone, que configure e gira funcionalidades, em qualquer lugar, através do site aminhanet.nos.pt ou da App NOS Net, disponível para Android e iOS.

A versão de Giga Router a ser instalada depende da morada de instalação e da disponibilidade de stock.

 

Saiba ainda como configurar os equipamentos em

Caso tenha alguma dificuldade, partilhe connosco. :grinning:


343 Comentários

Reputação 7
Crachá +1

@mcapuzzi,

Pela incompatibilidade com alguns smart devices que o v1 tem. 

Reputação 7
Crachá +2

Tenho o router 5.0v1. Gosto do design diferente e seu sinal é bom comparado a uns que ja tive no Brasil. Acontece que o mesmo cai todos os dias as 14h. Trabalho com a internet e tenho que desligar da tomada e ligar novamente. Sem contar as vezes navegando e tenho que alterar as redes de 5 e 2.4 no meu pc para voltar a funcionar. Já fiz o reset algumas vezes e o tecnico da nos pelo telefone diz ter enviado uma atualização.. o v2 está tudo ok com voces?

 

ROUTER 5 v2:

1) Gosto dos indicadores na parte frontal. Saudades do meu ZON HUB!
2) A cobertura WiFi é melhor do que o Router 5 v1 e até agora o canal AUTO da WiFi 5 não se desconfigurou (o que acontecia volta e meia no v1)
3) O interface remoto finalmente identifica correctamente os devices WiFi ligados na respectiva REDE (2.4 ou 5). No v1, tenho devices que estão ligados na 2.4 que aparecem na rede 5 (o que é impossível, pois só têm WiFi 2.4)
4) PERMITE STREAMING entre devices WiFi (esta é uma funcionalidade que o v1 não permite - e até o ROUTER 4 permitia - salvo erro devido a um BLOQUEIO por parte da NOS no que toca ao WiFi ISOLATION). EXEMPLO: Telemóvel e Smart TV ligados na rede WiFi. YouTube no telemóvel permite efectuar o play na SMART TV (aparece a opção no player do YouTube). Sinto falta desta funcionalidade. https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/router-wifi-wireless-isolation-10605
5) Não testei sequer as outras funcionalidades que eram problemáticas no v1 (PF, VOIP, etc)

Mas… ENGASGA por todo o lado quando o fluxo de dados (packets) aumenta (NÃO CONFUNDIR com saturação da LARGURA de BANDA, nada a ver com isso, tenho a largura de banda controlada para não estrangular a rede) causando uma severa perda de performance da rede. Portanto, sofre de problemas GRAVES de gestão de recursos (funciona bem nos primeiros 5 a 10 minutos depois de um REBOOT, a partir daí, perde-se)

NOTA: o botão WiFi que está na frente, não serve nada (testei e, ou não faz absolutamente nada, ou, ao invés de DESLIGAR e LIGAR as redes WiFi, tornou-as inutilizáveis - sempre com sinal perto do router mas pouco mais. Voltar a LIGAR, só fazendo um RESET POR HARDWARE. Não voltei a testar o botão...)

Reputação 7
Crachá +2

NOTA: pensei que fosse a NOS a fazer “reboot”, mas é o próprio ROUTER… chega a um ponto, diversas vezes ao dia, que, ou CRASHA ou faz REBOOT para conseguir “limpar” os recursos…

BAD BAD BAD BAD...

Reputação 1

Obrigado pelo feedback. Também odeio que toda vez muda sozinho o canal do Wi-Fi. Péssimo para os repetidores. Anda caindo o sinal todos os dias as 14 horas é o Wi-Fi cai durante o dia ficando sem conexão no meu portátil. Tenho que ir para a 2.4 e alternar para 5 de uma em uma hora. Sem opção de dns. Percebi isto também da lista de dispositivos. Estou tentando trocar. Liguei novamente hoje e acharam um problema e falaram que iam resolver remoto. Amanhã se continuar volto a ligar. Trabalho pra internet no mercado brasileiro, preciso de uma conexão instável. Nem estou falando de velocidade. Possuo 500mb aqui.

Reputação 7
Crachá +2

@mcapuzzi,

Não tenho problemas com o 5.0 v2, já tive o v1 e este é superior. 

 

Pelo que apurei até agora (veja-se em cima o meu resumo) é superior em TUDO, EXCEPTO na capacidade de processamento / gestão de recursos (que é a parte mais importante de um ROUTER!)

 

É completamente irónico!!!! Parece que o v2 veio resolver quase tudo (note-se que ainda não testei o Port Forward, por exemplo) e fica a milhas de distância do v1 no que toca à gestão de tráfego! Nem sei o que dizer… É como trocar de um carro velho, que NÃO tem problemas no motor e puxa bem, por um carro NOVO, onde os extras funcionam todos, mas o motor não puxa! Será que a NOS não acerta num equipamento que faça “tudo” bem? :(

Reputação 6
Crachá

Olá, @mcapuzzi, já viu o novo extender? Talvez o ajude bastante

Reputação 7
Crachá +2

Obrigado pelo feedback. Também odeio que toda vez muda sozinho o canal do Wi-Fi. Péssimo para os repetidores. Anda caindo o sinal todos os dias as 14 horas é o Wi-Fi cai durante o dia ficando sem conexão no meu portátil. Tenho que ir para a 2.4 e alternar para 5 de uma em uma hora. Sem opção de dns. Percebi isto também da lista de dispositivos. Estou tentando trocar. Liguei novamente hoje e acharam um problema e falaram que iam resolver remoto. Amanhã se continuar volto a ligar. Trabalho pra internet no mercado brasileiro, preciso de uma conexão instável. Nem estou falando de velocidade. Possuo 500mb aqui.

 

Mudar o canal WiFi sozinho só se estiver configurado em CANAL AUTO (que é o que eu recomendo, pois o ROUTER faz a gestão automática do congestionamento e MUDA o canal em conformidade!)

 

O problema do ROUTER 5 v1 (ASKEY) é que esta configuração AUTO na rede WiFi 5Ghz, perde-se! E como tal, tenho pelo menos 1 device na rede que deixa de se ligar…

 

De resto, ainda não percebi se o seu problema é a ligação NET cair todos os dias, ou os devices perderem ligação WiFi… Não será o router a fazer REBOOT? Tem de ver exactamente o que está a acontecer…

Reputação 7
Crachá +2

BUG do Router 5v2 (HITRON): PERDE a PASSWORD da rede WiFi visitas.

Já por 3 ou 4 vezes nos últimos dias vou consultar a página de configuração e verifico que a PASSWORD desapareceu (tenho colocado sempre uma nova password, que fica devidamente gravada, até…….???)

 

Reputação 1

Obrigado pelo feedback. Também odeio que toda vez muda sozinho o canal do Wi-Fi. Péssimo para os repetidores. Anda caindo o sinal todos os dias as 14 horas é o Wi-Fi cai durante o dia ficando sem conexão no meu portátil. Tenho que ir para a 2.4 e alternar para 5 de uma em uma hora. Sem opção de dns. Percebi isto também da lista de dispositivos. Estou tentando trocar. Liguei novamente hoje e acharam um problema e falaram que iam resolver remoto. Amanhã se continuar volto a ligar. Trabalho pra internet no mercado brasileiro, preciso de uma conexão instável. Nem estou falando de velocidade. Possuo 500mb aqui.

 

Mudar o canal WiFi sozinho só se estiver configurado em CANAL AUTO (que é o que eu recomendo, pois o ROUTER faz a gestão automática do congestionamento e MUDA o canal em conformidade!)

 

O problema do ROUTER 5 v1 (ASKEY) é que esta configuração AUTO na rede WiFi 5Ghz, perde-se! E como tal, tenho pelo menos 1 device na rede que deixa de se ligar…

 

De resto, ainda não percebi se o seu problema é a ligação NET cair todos os dias, ou os devices perderem ligação WiFi… Não será o router a fazer REBOOT? Tem de ver exactamente o que está a acontecer…

Ola! Obrigado pela resposta. Ontem tive visita e o técnico trocou meu router 5.0v1 o mesmo fez uma atualização e melhorou demais. Até tirei meu repetidor. Hoje ele deu uma leve queda no Wi-Fi e voltou muito rapidamente. Ainda estou observando. Mas o anterior até no cabo falhava, aí assistido a Apple TV da nos mesmo, ficava uma mensagem acima no canto superior direito avisando que não tinha rede. Estou observando ainda caso venha a falhar novamente. Geralmente era por volta das 14h diariamente. Atualmente uso com canais fixo, 5ghz 60 e 2.4 canal 8 as vezes 10. Vou tentar deixar no automático então. 

Reputação 7
Crachá +2

Ola! Obrigado pela resposta. Ontem tive visita e o técnico trocou meu router 5.0v1 o mesmo fez uma atualização e melhorou demais. Até tirei meu repetidor. Hoje ele deu uma leve queda no Wi-Fi e voltou muito rapidamente. Ainda estou observando. Mas o anterior até no cabo falhava, aí assistido a Apple TV da nos mesmo, ficava uma mensagem acima no canto superior direito avisando que não tinha rede. Estou observando ainda caso venha a falhar novamente. Geralmente era por volta das 14h diariamente. Atualmente uso com canais fixo, 5ghz 60 e 2.4 canal 8 as vezes 10. Vou tentar deixar no automático então. 

 

Terá feito uma actualização de FIRMWARE para a versão 1.1.9? (pode ver isso na página de configuração do router)

 

 

Reputação 1

Ola! Obrigado pela resposta. Ontem tive visita e o técnico trocou meu router 5.0v1 o mesmo fez uma atualização e melhorou demais. Até tirei meu repetidor. Hoje ele deu uma leve queda no Wi-Fi e voltou muito rapidamente. Ainda estou observando. Mas o anterior até no cabo falhava, aí assistido a Apple TV da nos mesmo, ficava uma mensagem acima no canto superior direito avisando que não tinha rede. Estou observando ainda caso venha a falhar novamente. Geralmente era por volta das 14h diariamente. Atualmente uso com canais fixo, 5ghz 60 e 2.4 canal 8 as vezes 10. Vou tentar deixar no automático então. 

 

Terá feito uma actualização de FIRMWARE para a versão 1.1.9? (pode ver isso na página de configuração do router)

 

 

Foi para está. Tem como atualizar mais?

Reputação 7
Crachá +2

Foi para está. Tem como atualizar mais?

 

Já saiu a versão 1.1.9, que aparentemente vem melhorar ainda mais o WiFi.

O que é que o técnico fez afinal?? Não me parece que tenha actualizado qualquer firmware (a versão 1.1.4.1 está presente no router há muito tempo...)

Reputação 1

Foi para está. Tem como atualizar mais?

 

Já saiu a versão 1.1.9, que aparentemente vem melhorar ainda mais o WiFi.

O que é que o técnico fez afinal?? Não me parece que tenha actualizado qualquer firmware (a versão 1.1.4.1 está presente no router há muito tempo...)

Na verdade ele só instalou e já quis ir embora. Eu quis testar antes e ainda não estava batendo toda a velocidade e mesmo assim foi embora. Era domingo.. ao sair já tive problemas e começou a piscar azul e laranja. Liguei no suporte e ele disse que a linha não estava vinculada. Teria que vincular e ao reiniciar ficou uma luz roxa. O mesmo disse que estava atualizando pois o roteador havia acabado de sair da caixa. Tem como forçar essa atualização?

Reputação 7
Crachá +2

Na verdade ele só instalou e já quis ir embora. Eu quis testar antes e ainda não estava batendo toda a velocidade e mesmo assim foi embora. Era domingo.. ao sair já tive problemas e começou a piscar azul e laranja. Liguei no suporte e ele disse que a linha não estava vinculada. Teria que vincular e ao reiniciar ficou uma luz roxa. O mesmo disse que estava atualizando pois o roteador havia acabado de sair da caixa. Tem como forçar essa atualização?

 

Então ele trocou um ROUTER 5v1 por OUTRO ROUTER 5v1 para ver se resolvia o problema? É isso?

Repare que o v1 é conhecido por diversos problemas no que toca a SMART DEVICES!!

Configuração de smart devices com router da NOS https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/configuracao-de-smart-devices-com-router-da-nos-14812

Giga router não deteta dispositivos wi-fi https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/giga-router-nao-deteta-dispositivos-wi-fi-13881

Se o técnico trocou o ROUTER pelo mesmo modelo, pode ser que o anterior tivesse realmente algum problema de hardware, mas isso não quer dizer que não vá ter alguns problemas com o “novo”, pois é a mesma versão com o firmware que tem vindo a ser utilizado ao longo de muitos meses…

Veja primeiro se continua com problemas WiFi na rede. Não se esqueça de colocar os canais em AUTO, e separar os SSID das redes 2.4 e 5 (para saber a que rede se liga). De resto, é aguardar até que o ROUTER faça actualização de FIRMWARE (não há forma de FORÇAR).

Reputação 1

Na verdade ele só instalou e já quis ir embora. Eu quis testar antes e ainda não estava batendo toda a velocidade e mesmo assim foi embora. Era domingo.. ao sair já tive problemas e começou a piscar azul e laranja. Liguei no suporte e ele disse que a linha não estava vinculada. Teria que vincular e ao reiniciar ficou uma luz roxa. O mesmo disse que estava atualizando pois o roteador havia acabado de sair da caixa. Tem como forçar essa atualização?

 

Então ele trocou um ROUTER 5v1 por OUTRO ROUTER 5v1 para ver se resolvia o problema? É isso?

Repare que o v1 é conhecido por diversos problemas no que toca a SMART DEVICES!!

Configuração de smart devices com router da NOS https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/configuracao-de-smart-devices-com-router-da-nos-14812

Giga router não deteta dispositivos wi-fi https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/giga-router-nao-deteta-dispositivos-wi-fi-13881

Se o técnico trocou o ROUTER pelo mesmo modelo, pode ser que o anterior tivesse realmente algum problema de hardware, mas isso não quer dizer que não vá ter alguns problemas com o “novo”, pois é a mesma versão com o firmware que tem vindo a ser utilizado ao longo de muitos meses…

Veja primeiro se continua com problemas WiFi na rede. Não se esqueça de colocar os canais em AUTO, e separar os SSID das redes 2.4 e 5 (para saber a que rede se liga). De resto, é aguardar até que o ROUTER faça actualização de FIRMWARE (não há forma de FORÇAR).

Foi o v1 pelo v1 mesmo. Infelizmente pedi diversas vezes para que trocassem pelo v2 visto que possuo 500mb é sempre negam. Existe alguma forma? Vou alterar para auto o canal. Meu portatil não passa de 300mb no Wi-Fi 5ghz. O meu telemóvel consegue. Obrigado pela dica 

Reputação 7
Crachá +2

Foi o v1 pelo v1 mesmo. Infelizmente pedi diversas vezes para que trocassem pelo v2 visto que possuo 500mb é sempre negam. Existe alguma forma? Vou alterar para auto o canal. Meu portatil não passa de 300mb no Wi-Fi 5ghz. O meu telemóvel consegue. Obrigado pela dica 

 

300Mb/s por WiFi é soberbo!!! Não espere que vai ter velocidades contratadas por cabo em ligações WiFi!!!

E se pensa que lá pelas normas WiFi dizerem no PAPEL que as velocidades podem chegar aos 1300+Mbps, desengane-se!!! Está com velocidades fabulosas, e não é por isso que deve reclamar… 

https://www.speedguide.net/faq/what-is-the-actual-real-life-speed-of-wireless-374

 

Below is a breakdown of the various 802.11 WiFi standards and their corresponding maximum speeds. Theoretical wireless speeds (combined upstream and downstream) are as follows:

802.11b - 11 Mbps (2.4GHz)
802.11a - 54 Mbps (5 GHz)
802.11g - 54 Mbps (2.4GHz)
802.11n - 600 Mbps (2.4GHz and 5 GHz) - 150Mbps typical for network adapters, 300Mbps, 450Mbps, and 600Mbps speeds when bonding channels with some routers
802.11ac - 1300+Mbps (5 GHz) - newer standard that uses wider channels, QAM and spatial streams for higher throughput


Actual wireless speeds vary significantly from the above theoretical maximum speeds due to:
distance - distance from the access point, as well as any physical obstructions, such as walls, signal-blocking or reflecting materials affect signal propagation and reduce speed
interference - other wireless networks and devices in the same frequency in the same area affect performance
shared bandwidth - available bandwidth is shared between all users on the same wireless network.

In addition, net IP layer throughput of WiFi is typically 60% of the air link rate due to WiFi being half-duplex with ACKs, and being CSMA/CA. The number of simultaneous connections, and even the type of wireless security can affect and slow down some older routers with inadequate processors/memory.

Below is a breakdown of actual real-life average speeds you can expect from wireless routers within a reasonable distance, with low interference and small number of simultaneous clients:

802.11b - 2-3 Mbps downstream, up to 5-6 Mbps with some vendor-specific extensions.
802.11g - ~20 Mbps downstream
802.11n - 40-50 Mbps typical, varying greatly depending on configuration, whether it is mixed or N-only network, the number of bonded channels, etc. Specifying a channel, and using 40MHz channels can help achieve 70-80Mbps with some newer routers. Up to 100 Mbps achievable with more expensive commercial equipment with 8x8 arrays, gigabit ports, etc.
802.11ac - 100+ Mbps typical, higher speeds (300+ Mbps) possible over short distances without many obstacles, with newer generation 802.11ac routers, and client adapters capable of multiple streams.
Reputação 1

Foi o v1 pelo v1 mesmo. Infelizmente pedi diversas vezes para que trocassem pelo v2 visto que possuo 500mb é sempre negam. Existe alguma forma? Vou alterar para auto o canal. Meu portatil não passa de 300mb no Wi-Fi 5ghz. O meu telemóvel consegue. Obrigado pela dica 

 

300Mb/s por WiFi é soberbo!!! Não espere que vai ter velocidades contratadas por cabo em ligações WiFi!!!

E se pensa que lá pelas normas WiFi dizerem no PAPEL que as velocidades podem chegar aos 1300+Mbps, desengane-se!!! Está com velocidades fabulosas, e não é por isso que deve reclamar… 

https://www.speedguide.net/faq/what-is-the-actual-real-life-speed-of-wireless-374

 

Below is a breakdown of the various 802.11 WiFi standards and their corresponding maximum speeds. Theoretical wireless speeds (combined upstream and downstream) are as follows:

802.11b - 11 Mbps (2.4GHz)
802.11a - 54 Mbps (5 GHz)
802.11g - 54 Mbps (2.4GHz)
802.11n - 600 Mbps (2.4GHz and 5 GHz) - 150Mbps typical for network adapters, 300Mbps, 450Mbps, and 600Mbps speeds when bonding channels with some routers
802.11ac - 1300+Mbps (5 GHz) - newer standard that uses wider channels, QAM and spatial streams for higher throughput


Actual wireless speeds vary significantly from the above theoretical maximum speeds due to:
distance - distance from the access point, as well as any physical obstructions, such as walls, signal-blocking or reflecting materials affect signal propagation and reduce speed
interference - other wireless networks and devices in the same frequency in the same area affect performance
shared bandwidth - available bandwidth is shared between all users on the same wireless network.

In addition, net IP layer throughput of WiFi is typically 60% of the air link rate due to WiFi being half-duplex with ACKs, and being CSMA/CA. The number of simultaneous connections, and even the type of wireless security can affect and slow down some older routers with inadequate processors/memory.

Below is a breakdown of actual real-life average speeds you can expect from wireless routers within a reasonable distance, with low interference and small number of simultaneous clients:

802.11b - 2-3 Mbps downstream, up to 5-6 Mbps with some vendor-specific extensions.
802.11g - ~20 Mbps downstream
802.11n - 40-50 Mbps typical, varying greatly depending on configuration, whether it is mixed or N-only network, the number of bonded channels, etc. Specifying a channel, and using 40MHz channels can help achieve 70-80Mbps with some newer routers. Up to 100 Mbps achievable with more expensive commercial equipment with 8x8 arrays, gigabit ports, etc.
802.11ac - 100+ Mbps typical, higher speeds (300+ Mbps) possible over short distances without many obstacles, with newer generation 802.11ac routers, and client adapters capable of multiple streams.

Pelo meu telemóvel chega todo 500mb.

 

Reputação 7
Crachá +2

Pelo meu telemóvel chega todo 500mb.

Depende do equipamento ligado, norma WiFi, qualidade das ANTENAS, distância / obstáculos entre o ROUTER e o device WiFi, etc etc etc! Se o seu telemóvel consegue 500Mb/s só prova que o ROUTER é eficiente no que toca a velocidades WiFi, e que os outros equipamentos estão condicionados por alguma das razões que dei (e que pode ler no artigo). Essa não é razão para pedir alteração do ROUTER (nem o faça por causa disso!). As razões pelas quais pode e deve mudar são, por exemplo, umas das seguintes (pois são problemas / limitações / BUGS constatados no ROUTER 5 v1): https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/conheca-os-giga-routers-18880?postid=114242#post114242

Reputação 1

Pelo meu telemóvel chega todo 500mb.

Depende do equipamento ligado, norma WiFi, qualidade das ANTENAS, distância / obstáculos entre o ROUTER e o device WiFi, etc etc etc! Se o seu telemóvel consegue 500Mb/s só prova que o ROUTER é eficiente no que toca a velocidades WiFi, e que os outros equipamentos estão condicionados por alguma das razões que dei (e que pode ler no artigo). Essa não é razão para pedir alteração do ROUTER (nem o faça por causa disso!). As razões pelas quais pode e deve mudar são, por exemplo, umas das seguintes (pois são problemas / limitações / BUGS constatados no ROUTER 5 v1): https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/conheca-os-giga-routers-18880?postid=114242#post114242

O que está me incomodando é a instabilidade do Wi-Fi e as vezes o cabo. Está funcionando normalmente e do nada o Wi-Fi cai. Volta em alguns segundos e nisso o equipamento já altera de 5 para 2.4g. Quando tenho que desligar da tomada e ligar novamente. Apenas isso. Velocidade e alcance são ótimos. Porém quando acontece isso posso ter 1gbs, se cair igual cai não adianta. 

Reputação 7
Crachá +2

O que está me incomodando é a instabilidade do Wi-Fi e as vezes o cabo. Está funcionando normalmente e do nada o Wi-Fi cai. Volta em alguns segundos e nisso o equipamento já altera de 5 para 2.4g. Quando tenho que desligar da tomada e ligar novamente. Apenas isso. Velocidade e alcance são ótimos. Porém quando acontece isso posso ter 1gbs, se cair igual cai não adianta. 

 

Então está a ter um dos 2 problemas (ou ambos!) já reportados relativamente ao ROUTER 5 v1 (pelo menos no firmware 1.1.4.1)

Configuração de smart devices com router da NOS https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/configuracao-de-smart-devices-com-router-da-nos-14812

Giga router não deteta dispositivos wi-fi https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/giga-router-nao-deteta-dispositivos-wi-fi-13881

 

E com base nisso mesmo, terá de INSISTIR com a NOS para passar para o ROUTER 5v2, ou reverter para o ROUTER 4.

NOTA: Não se esqueça que, embora o ROUTER 5 v2 pareça resolver estas questões, é mau no que toca a gestão de recursos, faz reboot frequentemente, e as ligações por vezes tornam-se lentas! Eu estou numa indecisão total entre ficar com o ROUTER 5 v2 ou reverter para o v1! (pedi a reversão e estou a aguardar o contacto da NOS)

Reputação 7
Crachá +2

PORT FORWARD no ROUTER 5 v2 (HITRON)

Serviço FTP testado

Com as definições da REGRA existente “FTP Server” a coisa funciona (vá lá!!! Algo que com o ROUTER 5 v1 nem isso!)

Mas…

Querendo mudar as portas “default” e criando regras novas, nada feito!

Primeiro, o serviço FTP liga, mas depois não responde…

Ao tentar abrir as PORTAS TCP e UDP (para testes) o resultado é este:

 

A sério NOS? A “porto” já está a ser usado? EM UDP?? Sério?

 

É desesperante… TUDO isto poderia ser evitado se a NOS permitisse o ACESSO À CONFIGURAÇÃO dos EQUIPAMENTOS, como é evidente! (não acredito que o router tenha este BUG, isto é apenas uma asneira da implementação de um INTERFACE proprietário da NOS!)

 

E agora? Mais uns meses à espera de uma solução? Ou vão lançar um NOVO equipamento? :\\\\\

Reputação 7
Crachá +2

Outra! Crio uma regra com apenas uma PORTA

Ao EDITAR…

TOP!!!

Reputação 7
Crachá +2

Mais um BUG do ROUTER 5 V2!

Já me aconteceu uma vez, não percebi as razões, e voltou a acontecer...

Após um "reboot" do router (por iniciativa própria dele!) a WiFi foi-se!!!

O telemóvel liga-se a MEIO metro do router, quase sem rede, e ao fazer um teste de velocidade desliga-se!

Os outros equipamentos da rede NÃO se ligam.

Da última vez tive de fazer um RESET por HARDWARE para restaurar a funcionalidade do router...

Vou tentar apenas desligar da corrente (pois um REINICIAR via configuração não resolveu da última vez)

EDIT: desligar da corrente resolveu... Bem, este router está definitivamente em fase BETA... e bem BETA!

Reputação 7
Crachá +2

Alguém me explica este comportamento no ROUTER 5 v2?

Crio uma regra manual no router (Porta TCP 5060)

Crio uma regra na Firewall do windows (Porta TCP 5060)

Teste da porta = STEALTH! https://www.grc.com/x/portprobe=5060

Abro a porta através de um programa que usa UPnP (com a respectiva regra na firewall)

et voilá!!! PORTA ABERTA!

o LOG do router mostra a porta a ser configurada automaticamente

IGD: igd.info IGD_pii_del_portmapping_entry: remote-host (null), ext_port 5060, protocol UDP

IGD: igd.info IGD_pii_del_portmapping_entry: remote-host (null), ext_port 5060, protocol TCP

 

Reputação 7
Crachá +2

Confirmado… o ROUTER 5 v2 perde a configuração da PASSWORD da REDE GUEST

 

Comentário