Header
Destaque

Conheça o novo Giga Router


Reputação 7
Crachá +6

Conheça o Giga Router Wi-Fi 5.0

Fique a saber tudo sobre o Giga Router, que marca a aposta continua da NOS na evolução tecnológica. 😀

Em três versões diferentes, permite velocidades até 1Gb/s, tem Dual band norma AC, Wave2 e MIMO 4x4. 😎

 

O Giga Router apresenta como funcionalidades avançadas:

  • Wi-Fi mais rápido, as 4x4 antenas integradas no router permitem atingir velocidades ultrarrápidas
  • Velocidade máxima, velocidade até 1Gbps de download
  • Airtime fairness, garante o mesmo tempo de transmissão a todos os equipamentos ligados por Wi-Fi ao Router, permitindo uma maior performance
  • Beamforming, concentra e dirige o sinal Wi-Fi para onde estão ligados os equipamentos, melhorando o alcance e a velocidade
  • Melhor performance e mais equipamentos ligados, até 50 equipamentos ligados ao mesmo tempo sem perder performance
  • Funcionalidades avançadas, com a App NOS Net é possível controlar a Internet do router em qualquer lugar
  • Gaming e Streaming, ideal para os mais exigentes que valorizam Gaming, streaming de vídeos HD e partilha de conteúdos de grandes dimensões

 

Para os nossos utilizadores mais técnicos, partilhamos também as principais características do novo Giga Router:

  • Wi-Fi Dual band 2,4/5GHz, 2,4GHz 802.11 b/g/n com MIMO 3x3 e 5GHz 802.11 a/n/ac Wave2 MU-MIMO 4x4
  • 4 portas LAN (Ethernet) para acesso à internet por cabo
  • 2 entradas telefónicas
  • Porta USB 3.0
  • Botão para emparelhar Wi-Fi
  • Botão de reset
  • Indicador luminoso de estado

 

Saiba aqui mais sobre o Giga Router. Conheça ainda em detalhe todas as caraterísticas dos 3 equipamentos em:



Já utilizou o Giga Router? Partilhe connosco a sua experiência! 😉


502 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Tenho este router e está sempre a perder a configuração de Rede que eu defino, que significa que toda a rede da casa deixa de ter acesso a internet…

Na configuration da Net defino a rede 192.168.0.1 em vez da 192.168.1.1

Quando tenho uma falha de energia o router mantém o IP, mas no DHCP muda para a valor por defeito da rede 192.168.1.2..255

 

Sera que conseguem corrigir este problema ou tenho de mudar para o V4 para isto não acontecer ?

 

Não sei como mas as vezes até consigo alterar… 

 

Eu tenho a WiFi 5 a fazer reset do CANAL (passa de AUTO para manual...)

 

E não é por causa de falhas de corrente...

Boas,

alguma novidade sobre a limitação de 100Mbps quando utilizado o Power router 5.0 no modo Bridge. Julgo que já lá vão vários meses que informaram a disponibilização de um novo firmware.

Testei agora e tenho 400Mbps quando utilizando as portas LAN normais e 120Mbps quando utilizo Modo Bridge (porta 4).

Existe algum fix Beta ou assim que possam disponibilizar ?

Obrigado.

P.gomes

Bom dia.

 

Podem informar se a limitação do modo Bridge está resolvida?

Já é possivel ter velocidades de 500Mb na porta 4 em modo Bridge?

 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia.

Podem informar se a limitação do modo Bridge está resolvida?

Já é possivel ter velocidades de 500Mb na porta 4 em modo Bridge?

 

Obrigado

 

Esperemos que o próximo firmware já venha com essa correcção…

Aliás, dado que a NOS tem o projecto piloto do router 5 lotado, presumo que as correcções avancem a um bom ritmo…

Infelizmente foi um produto que foi lançado demasiado cedo, ainda com muitas arestas a limar...

Eu tambem contratei a semana passada 1Gbps\200Mbps e após vários testes por cabo, inclusivé com técnico no local, cabos cat6, portas gigabit em tudo o que é dispositivo.

Todos os sites de speedtest que podem imaginar em qualquer browser resultam sempre em: 300\320\350Mbps de Download e 100\190\220Mbps de Upload.

Se eu fizer o teste no site da NOS, não sei onde mas eles vão buscar uns 145(+/-)Mbps mágicos não sei onde, e o resultado é de 490Mbps Download 230Mbps de Upload.

----

Após uma 2a deslocaçao do técnico, testes de sinal e etc, continuo a aguardar o Gigabit que garantiram que eu podia ter.

Uma vez que nem 50% do serviço de internet tenho a funcionar… Tenho servidores que preciso ligar á rede e etc e não posso andar a fazer testes\resets e etc todos os dias.

Vejo que este problema acontece com vários clientes e não só no router 4.0 mas ao que parece tambem no router 5.0, o que é previsivel pois usam o mesmo ou praticamente o mesmo firmware.

Mais vale me deixarem gerir a minha rede, colocando o meu router entre o ONT e o Router 4.0, de forma a que o GIGABIT chegue ao meu router que depois irá dar sinal ao Router 4.0 da NOS e por sua vez ás box’s. Usando por exemplo a gama 192.168.2.1-254 no meu router e usar a gama 192.168.1.1-254 na mesma no router da NOS. Fazendo como é obvio a configuração das respectivas vLans para os restantes serviços TV e Telefone Fixo funcionarem correctamente.

-

Eu percebo que estejam em testes nesses novos firmwares, mas a instabilidade e a fiabilidade do serviço não pode ser posto em causa com versões “beta” de firmware.

Gostaria de obter uma resposta a este meu comentário por parte da NOS. Obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS,  @R0D.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Enviado

Reputação 7
Crachá +2

NOVO FIRMWARE (actualização de hoje, dia 6 de Janeiro)

  • Interface WEB: Corrige a questão do indicador do telefone fixo
  • Interface WEB e MOBILE (NOS NET): Devices WiFi continuam a ser apresentados na REDE ERRADA, ou NÃO são apresentados, e a FORÇA do SINAL é incorrecta ou NÃO é apresentada
  • Continua a não ser possível efectuar STREAMING de devices WiFi para devices WiFi (mas é possível efectuar streaming da rede Ethernet para a rede WiFi)
  • Tive de reconfigurar a REDE 5GHZ (perdeu o CANAL AUTO depois do UPDATE de firmware, mas como isto já vinha sendo normal… esperemos para ver)
  • Tive problemas em voltar a ligar um dispositivo da rede WiFi (TV)

 

 

Pois parece que temos firmwares diferentes, o meu é o Router 4.0
Hoje esteve ca o tecnico a verificar sinal\valores e etc. Ainda não há justificação para o router não me dar 1Gbps. Só dá a entender que as rotas dos servidores da NOS são mais lentas que as da MEO por exemplo… Ou entao é traffic shapping..

Reputação 7
Crachá +2

Pois parece que temos firmwares diferentes, o meu é o Router 4.0
Hoje esteve ca o tecnico a verificar sinal\valores e etc. Ainda não há justificação para o router não me dar 1Gbps. Só dá a entender que as rotas dos servidores da NOS são mais lentas que as da MEO por exemplo… Ou entao é traffic shapping..

 

Tópico errado!! Este tópico é sobre o ROUTER 5!

Reputação 7
Crachá +2

Ecrã de informação de dispositivos WiFi inconsistente!!!!

 

Pois parece que temos firmwares diferentes, o meu é o Router 4.0
Hoje esteve ca o tecnico a verificar sinal\valores e etc. Ainda não há justificação para o router não me dar 1Gbps. Só dá a entender que as rotas dos servidores da NOS são mais lentas que as da MEO por exemplo… Ou entao é traffic shapping..

 

Tópico errado!! Este tópico é sobre o ROUTER 5!

Certo, até ao ponto em que em termos de firmware partilham o “mesmo”

Reputação 7
Crachá +2

Pois parece que temos firmwares diferentes, o meu é o Router 4.0
Hoje esteve ca o tecnico a verificar sinal\valores e etc. Ainda não há justificação para o router não me dar 1Gbps. Só dá a entender que as rotas dos servidores da NOS são mais lentas que as da MEO por exemplo… Ou entao é traffic shapping..

 

Tópico errado!! Este tópico é sobre o ROUTER 5!

Certo, até ao ponto em que em termos de firmware partilham o “mesmo”

 

Isso seria “impossível”!!!!!!! São 2 equipamentos totalmente distintos e de fabricantes diferentes… Um suporta FTTH e DOCSIS 3.0 (Router 4!) e o outro DOCSIS 3.1 (Router 5!)

 

O que partilham é uma página de configuração APARENTEMENTE comum (interface WEB) que pode ter mais ou menos opções consoante as funcionalidades do ROUTER! (disponíveis no firmware e/ou implementadas pela NOS)

E em relação ao modo Bridge? Que novidades trás este firmware?

 

E já agora, porque motivo o meu router ainda está na versão 0.9.4.5.1_ProD?

Tenho de ser eu a forçar o update?

Reputação 7
Crachá +6

Olá @HugoT,

O firmware foi atualizado por nós para ultrapassar uma dificuldade reportada pelo @marcolopes. Em breve será disponibilizado a todos os clientes. 

Olá @HugoT,

O firmware foi atualizado por nós para ultrapassar uma dificuldade reportada pelo @marcolopes. Em breve será disponibilizado a todos os clientes. 

ok.

 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @HugoT,

O firmware foi atualizado por nós para ultrapassar uma dificuldade reportada pelo @marcolopes. Em breve será disponibilizado a todos os clientes. 

 

Boa tarde @Tiago C. , qual foi a dificuldade que o firmware 1.1.4.1_PROD veio resolver?

Até agora só detectei UMA situação resolvida (que era aquela que não incomodava absolutamente nada!)

Na VISÃO GERAL DA REDE, o indicador de TELEFONE já aparece a VERDE!!!

 

Foi apenas isto que o firmware resolveu? (um passagem de 0.9.4.5.1_PROD para 1.1.4.1_PROD) justifica apenas uma correcção quase irrelevante?

 

Estou perplexo!

 

Quando vi a VERSÃO do FIRMWARE, e a diferença enorme entre releases, pensei que haveria uma série de situações resolvidas…

 

Podem ser mais específicos sobre que alterações foram feitas? O que resolveram ou TENTARAM resolver, para que possamos “testar” e chegar a conclusões?

 

Problemas que continuam:

  • Não é possível efectuar ​streaming de video entre devices WiFi
  • Mapa de rede (ou informação de DEVICES) continua a MISTURAR os devices (devices ligados na rede 2.4 aparecem na rede 5 e vice-versa)
  • A força do SINAL WiFi apresentada é inconsistente, e ora aparece, ora desaparece
  • A configuração da WiFi 5Ghz perde o CANAL AUTO (volta e meia é preciso confirmar e voltar a configurar)

Problemas que não sei como estão:

Reputação 1

Boa tarde,

Também tenho o Router 5.0 e a minha versão de software do mesmo mantém-se na:

routerV5_Askey_0.9.4.5.1_PROD

Tive conhecimento que existem problemas nesta versão em relação às antenas de Wi-Fi se desconectarem.

Como posso fazer para me atualizarem o router para uma versão em que esta situação não se verifique?

Obrigado.

Cumprimentos

 

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde,

Também tenho o Router 5.0 e a minha versão de software do mesmo mantém-se na:

routerV5_Askey_0.9.4.5.1_PROD

Tive conhecimento que existem problemas nesta versão em relação às antenas de Wi-Fi se desconectarem.

Como posso fazer para me atualizarem o router para uma versão em que esta situação não se verifique?

Obrigado.

Cumprimentos

 

 

Eu continuo a aguardar que a NOS se ORGANIZE no que toca ao que é feito a cada revisão de FIRMWARE… desorganização total!

 

Como esperam que os CLIENTES e até mesmo os clientes PILOTO possam colaborar na detecção de problemas, se a NOS se fecha em copas no que toca ao que é feito / resolvido?

 

Nem mesmo existe uma lista oficial de BUGS, temos de ser nós, clientes a elaborar a lista…

 

Volto a perguntar: Que questões resolveu ou tentou resolver a passagem do firmware 0.9.4.5.1_PROD para 1.1.4.1_PROD?

Reputação 7
Crachá +2

Exmos srs moderadores e TÉCNICOS da NOS… desisto!

 

O sistema implementado pela NOS para configuração remota é simplesmente DESESPERANTE

 

Aplicar as configurações é um TIRO no escuro… ora funciona, ora não funciona. Seja no interface WEB, seja na APP NOS NET (ANDROID). Quando funciona, sabe-se lá se funcionou, porque DÁ ERRO (mesmo pela APP e quando o telefone está ligado via dados móveis 4G, não perdendo portanto ligação)

 

Parece que descobri a razão pela qual os CANAIS WiFi PASSAM PARA MANUAL: como a opção de configuração de CANAL AUTO não existe na APP NOS NET (ANDROID) ao APLICAR uma configuração via APP, o CANAL passa para MANUAL automáticamente, e tal pode ser visto depois através do INTERFACE WEB. Ou seja: NÃO É POSSÍVEL USAR A APP NOS NET para configurar a WiFi sob pena de desconfigurar o CANAL (que depois resulta em problemas de ligação sistemáticos)

 

Certas configurações nem sequer podem ser mudadas, resultando sempre em erro (é o caso da LARGURA DE BANDA DO CANAL da WiFi 5Ghz - está lá para fazer feitio)

 

As informações sobre os devices WiFi (MAPA de REDE) são irreais, e tal como já apontei anteriormente, é uma questão de “sorte” quando os devices aparecem listados (estou a tentar perceber se o interface se baralha quando os SSID estão ESCONDIDOS, ou se é uma questão SISTEMÁTICA). Uma coisa é certa: A FORÇA do SINAL NÃO FUNCIONA… ora aparece, ora desaparece, ora tem valores totalmente descabidos…

 

Alguns devices SINCRONIZAM a FORÇA do SINAL com outros, embora uns sejam “móveis” e os outros “fixos” (é o caso da TV)

 

 

Quando a NOS tiver estes problemas resolvidos, que me diga. Até lá mantenho o ROUTER 4 comigo para o caso de desesperar a sério com este ROUTER 5 e efectuar downgrade. Infelizmente o ROUTER 4 SOFRE de problemas de funcionamento que o fazem “congelar” durante minutos sob determinadas condições, e é a ÚNICA RAZÃO pela qual ainda não efectuei DOWNGRADE para o ROUTER 4 novamente: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/o-power-router-4-0-deixa-de-responder-a-todos-os-servicos-14191

 

O resultado ao aplicar as configurações é este… indefinidamente…

 

 

Ou então…

 

 

O que obriga o utilizador a REFRESCAR a página e confirmar se as alterações foram efectuadas ou não…

 

Agora imaginem estes cenários no dia a dia de todos os utilizadores da NOS que tentam configurar a WiFi por exemplo, através da APP NOS e estão a “estragar” as configurações… e não entendem porque razão a qualidade da rede se deteriora… ou porque razão as configurações se perdem… ou perdem-se porque a configuração dá sempre erro…

 

Isto para não falar nas questões já abordadas de problemas VOIP, SMART DEVICES (estou também a ter “desligamentos esporádicos” da SMART TV da rede, e tenho de andar sistematicamente a tentar nova ligação… o que é deveras TIME-CONSUMING)

 

Nada disto abona a favor do equipamento nem da NOS.

 

Um CONSELHO que dou à NOS: Voltem a dar acesso à configuração ORIGINAL (do fabricante) nos ROUTERS, e mantenham a MINHA NET . NOS para quem quiser sofrer… mas não obriguem todos os utilizadores a passar por este calvário que é este sistema de configuração, que está mais que provado, é um FLOP monumental.

 

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @Phileas.

A que antenas Wi-Fi se refere? 

Reputação 1

Bom dia,

Quando referi as antenas Wi-Fi, pretendia indicar que por vezes este router 5.0 desliga-se dos devices que estão a eles conectados via Wi-Fi, quebrando as ligações existentes.

O novo firmware corrige esta situação?

Obrigado

Reputação 3
Crachá +1

Ontem instalaram o novo serviço em minha casa:

  • box UMA
  • GIGAROUTER
  • (telefone mantiveram o mesmo)

Tive alguns problemas:

através da aplicação NOS NET configurei a rede “visitas”. Assim que ativei esta rede perdi a ligação Wi-Fi. Ao tentar ligar novamente notei que não tinha a ligação 5G disponível. Acedi novamente à aplicação NOS NET e não conseguia voltar ativar a rede 5G.

A minha “solução” foi: “REPOR AS DEFINIÇÕES DE ORIGEM” através da aplicação NOS NET.

Com isto voltei a ter a rede 5G disponível, mas não tentei configurar novamente rede “visitas” , por receio de estourar com o sistema novamente. Notei que isto deixou também um problema:

o router está com luz intermitente laranja e azul.

Na página 6 do: GIGA ROUTER MANUAL é possível: “Azul a piscar alternado c/ laranja: Com serviço internet mas sem serviço de telefone aprovisionado”, no entanto não sei como resolver este problema.

 

(estou a deixar esta mensagem aqui e a enviar a mesma a um moderador de forma a resolver o meu problema e deixar posteriormente solução assim que fique resolvido).

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos, 

@Phileas pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS e Mac Adress do router. 

@fabio984 já respondemos à sua mensagem privada. 

Caríssimos sobre o router bombástico na teoria maravilhas mas no campo há melhor com melhores resultados em campo mas quanto a este aspecto os cientistas da empresa é que poderiam reportar-se.

 Tenho o aparelho instalado á três dias e tenho verificado a nível de cobertura WiFi não vejo melhorias em relação ao router anterior.

A nível ethernet cabo não tenho nada a reclamar.

Cump.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Lobito,

Já experimentou as sugestões que temos neste tópico?

Comentário