Header
Destaque

Conheça o novo DECO M5 - A última tecnologia de rede Wi-Fi chegou à NOS


Reputação 7
Crachá +6


A última tecnologia de rede Wi-Fi chegou à NOS: conheça o novo DECO M5

Neste tópico explicamos-lhe o que é uma Rede Mesh Wi-Fi, assim como apresentamos todas as vantagens e como pode ter uma em sua casa. 🆒

O que é, então, uma Mesh Wi-Fi?
É uma rede uniforme de longo alcance. :)


Os repetidores de Wi-Fi são uma opção popular quando se trata de cobertura de todos os pontos de Wi-Fi numa casa comum. No entanto, com a evolução da intensidade e complexidade na utilização da internet de casa, surgiu a necessidade de equipamentos mais robustos, mas mais simples.

Os sistemas mesh Wi-Fi consistem em dois ou mais dispositivos semelhantes a routers, que trabalham juntos para cobrir a sua casa com Wi-Fi.

Imagine um sistema de vários extensores de Wi-Fi, facilmente configurável, sem exigência de vários nomes de redes, nem interferência entre bandas ou canais, e que gere a capacidade e os equipamentos ligados automaticamente.


  • A melhor experiência, mesmo em movimento
Outra grande diferença entre uma rede normal e a Mesh, está na utilização do Wi-Fi em movimento dentro de casa. :)

Com um repetidor comum, sempre que mudar de divisão onde está o router para aquela onde está o repetidor, tem de escolher, manualmente, a rede nova ou então desligar e ligar o Wi-Fi para que o telemóvel encontre a melhor ligação.

Com a Mesh Wi-Fi, os extensores escolhem sempre a melhor ligação, à semelhança do que acontece quando anda na rua a utilizar dados móveis. Isto permite uma maior transparência e facilidade de utilização, sobretudo para telemóveis, tablets, ou PC’s que tanto utilizamos na sala como levamos para o quarto, mas sempre ligados.

Depois de instalado por um técnico da NOS, pode gerir de forma manual ou automática, através de uma APP para smartphone, todas as funcionalidades avançadas da sua rede, por exemplo:
  • escolher o nome da rede e a password
  • definições de segurança e privacidade da rede
  • controlo parental e de acessos
  • rede de Wi-Fi para convidados
  • Wi-Fi ecológico para poupar energia
  • prioridade para “gaming” ou “streaming”


  • Um dos melhores sistemas Mesh Wi-Fi está na NOS
Este tipo de redes Wi-Fi já existe há muito tempo, no entanto, até há pouco tempo, apenas era utilizado por grandes empresas para fins profissionais, como escritórios ou locais de grandes eventos.

A partir de agora, a NOS disponibiliza em parceria com a TP LINK, líder mundial em equipamento Wi-Fi, um dos melhores equipamentos Mesh do mundo.

O DECO M5 foi destacado pela imprensa em todo o mundo tanto pelo design e facilidade de utilização, como pelo desempenho e performance. Com um pack de três extensores, oferece cobertura de uma área até 400 m2.

Saiba tudo sobre o DECO aqui e veja aqui como pode adquiri-lo na NOS. :)



O que achou sobre o novo DECO M5? Partilhe aqui as suas opiniões e sugestão. 😉

48 Comentários

Reputação 7
Crachá

Mas acredita que há 

Atenção, pois a única coisa que sabes é aquela que te disseram e viste no zwame, no entanto ainda não viste qualquer prova factual de que o Deco estava oferecido. Aliás, alguns dizem que sim mas estão a ter problemas de facturação por o mesmo estar a ser cobrado. 

E mesmo a ser oferecido, sabes tão bem como eu que são condições específicas, como alguns preços que por lá vês nos Exclusivos, as BLM, no 3p, etc.…

Não podemos querer ter tudo oferecido. 

Problema de alcance em casa grandes são da responsabilidade do cliente, a NOS fornece o serviço sem a garantia de que vais ter um alcance de ponta a ponta na casa. 

Reputação 1
Crachá

Acredito que sim.

Mas ainda hoje foi postado a compra do  Deco e deram 100 euros em crédito 

Reputação 1
Crachá

Pedro.

Em conversa com um operdador da Nos,  uma pessoa muito educada e simpática,  disse me que tem conhecimento da oferta do Deco. 

Nao sei qual a modalidade da oferta,  pode ser uma compra tua e depois darem te créditos 

Reputação 7
Crachá

Acredito que sim.

Mas ainda hoje foi postado a compra do  Deco e deram 100 euros em crédito 

O que acontece por vezes é o cliente co.lmprar o Deco e ter por exemplo 2 ou 3 mensalidades, que se fizeres as contas quase paga o Deco, no entanto o Deco tem que ser pago. 

O que a NOS faz é fazer o débito do Deco, lança o crédito e depois divide o valor em 36 vezes que dá 5.99€. Isto não é nenhuma oferta, apenas uma compra a prestações. 

 

Dar o próprio Deco, tipo fazer o débito e depois o crédito é tu receberes o equipamento e já está, não acredito que o façam, apenas em situações muito específicas, talvez o provedor o faça, mediante condições muito específicas mesmo. 

Não é uma oferta vulgar de se obter. 

Bom dia,

Sou cliente NOS, tecnologia FTTH e proprietário da solução DECO M9 Plus.
Antes da NOS anunciar a solução DECO M5, já tinha a minha solução M9 Plus implementada, pelo que passo a partilhar a minha experiência enquanto cliente FTTH.

A minha rede doméstica é constituída por um ATI e 2 switches de distribuição "unmanaged", sendo que a BOX não está diretamente ligada ao router, mas sim através de um dos switches de distribuição.
A solução DECO em termos de cobertura de Wi-Fi, nada a apontar, contudo, enquanto configurado como router para distribuição de IP's, poderá causar alguns dissabores em termos funcionais da BOX UMA 4K sobretudo porque esta opera numa VLAN diferente da default, acabando a anterior por bloquear na imagem de apresentação do banner NOS 4K quando pressionamos o botão do comando para ligar a BOX.

De forma a colmatar este tema, limitei-me para a alterar o modo de operação do DECO para Ponto de Acesso (Access Point), o que me deixa de alguma forma "frustado" porque não estou a tirar todo o pontencial da solução DECO M9 Plus.

Alguém que tenha tido o mesmo tipo de sintoma?

Cps,
Marco

Boa tarde Marco,

 

Tenho andado bastante hesitante em comprar o Deco M5, tenho muitas dúvidas como se vai comportar com Power Router que temos de origem da NOS.

 

Pelo que percebo tenho praticamente de abdicar do Power Router da NOS, o que sinceramente tenho pena porque funcionas bastante bem. Isso já me ia custar, agora sabendo que ainda por cima liga-lo a um Deco dá problemas na BOX… piora ainda as minhas duvidas…

 

Tenho uma moradia com 3 andares tenho net quase em todos lado para navegação não muito exigente. O problema é para as video chamadas e PS4 na cave, a atual net do Power Router não chega, daí quere comprar os Deco.

Acham que realmente vale a pena ou pelo que percebo aqui há grande probabilidade de não ganhar muito com isto?

 

Obrigado,

Nuno Pinto

Posso confirmar que é um excelente equipamento..
Já o tenho há uma semana.
A sua configuração é muito simples, pois é feita por uma app pelo telemóvel, muito intuitiva que acompanha passo a passo a sua instalação.
Tem excelente cobertura pela casa toda, muito superior em velocidade às powerline que usava e muito estável.

Boa tarde,

Teve que abdicar do Router da NOS como comentam por aqui?

a05b1767-1cff-40f5-bdfc-3e4df1be9217.png


A última tecnologia de rede Wi-Fi chegou à NOS: conheça o novo DECO M5

Neste tópico explicamos-lhe o que é uma Rede Mesh Wi-Fi, assim como apresentamos todas as vantagens e como pode ter uma em sua casa. 🆒

O que é, então, uma Mesh Wi-Fi?
É uma rede uniforme de longo alcance. :)


Os repetidores de Wi-Fi são uma opção popular quando se trata de cobertura de todos os pontos de Wi-Fi numa casa comum. No entanto, com a evolução da intensidade e complexidade na utilização da internet de casa, surgiu a necessidade de equipamentos mais robustos, mas mais simples.

Os sistemas mesh Wi-Fi consistem em dois ou mais dispositivos semelhantes a routers, que trabalham juntos para cobrir a sua casa com Wi-Fi.

Imagine um sistema de vários extensores de Wi-Fi, facilmente configurável, sem exigência de vários nomes de redes, nem interferência entre bandas ou canais, e que gere a capacidade e os equipamentos ligados automaticamente.

 

 

f729c89e-9b96-4666-ae1b-2075d7976dbc.png

 

 

 

  • A melhor experiência, mesmo em movimento

Outra grande diferença entre uma rede normal e a Mesh, está na utilização do Wi-Fi em movimento dentro de casa. :)

Com um repetidor comum, sempre que mudar de divisão onde está o router para aquela onde está o repetidor, tem de escolher, manualmente, a rede nova ou então desligar e ligar o Wi-Fi para que o telemóvel encontre a melhor ligação.

Com a Mesh Wi-Fi, os extensores escolhem sempre a melhor ligação, à semelhança do que acontece quando anda na rua a utilizar dados móveis. Isto permite uma maior transparência e facilidade de utilização, sobretudo para telemóveis, tablets, ou PC’s que tanto utilizamos na sala como levamos para o quarto, mas sempre ligados.

Depois de instalado por um técnico da NOS, pode gerir de forma manual ou automática, através de uma APP para smartphone, todas as funcionalidades avançadas da sua rede, por exemplo:

 

  • escolher o nome da rede e a password
  • definições de segurança e privacidade da rede
  • controlo parental e de acessos
  • rede de Wi-Fi para convidados
  • Wi-Fi ecológico para poupar energia
  • prioridade para “gaming” ou “streaming”

572f5369-eade-4459-bcf1-fe29666a4849.png

 

  • Um dos melhores sistemas Mesh Wi-Fi está na NOS

Este tipo de redes Wi-Fi já existe há muito tempo, no entanto, até há pouco tempo, apenas era utilizado por grandes empresas para fins profissionais, como escritórios ou locais de grandes eventos.

A partir de agora, a NOS disponibiliza em parceria com a TP LINK, líder mundial em equipamento Wi-Fi, um dos melhores equipamentos Mesh do mundo.

O DECO M5 foi destacado pela imprensa em todo o mundo tanto pelo design e facilidade de utilização, como pelo desempenho e performance. Com um pack de três extensores, oferece cobertura de uma área até 400 m2.

Saiba tudo sobre o DECO aqui e veja aqui como pode adquiri-lo na NOS. :)



O que achou sobre o novo DECO M5? Partilhe aqui as suas opiniões e sugestão. 😉

 

Boa tarde,

 

Creio que seria importante a NOS colocar um post ou mesmo um video a mostrar qual a instalação recomendada deste equipamento e como funciona com os restantes equipamentos da NOS (Routes e BOX)

 

Obrigado,

Nuno Pinto

Reputação 7
Crachá +4

Posso confirmar que é um excelente equipamento..
Já o tenho há uma semana.
A sua configuração é muito simples, pois é feita por uma app pelo telemóvel, muito intuitiva que acompanha passo a passo a sua instalação.
Tem excelente cobertura pela casa toda, muito superior em velocidade às powerline que usava e muito estável.

Boa tarde,

Teve que abdicar do Router da NOS como comentam por aqui?

no meu caso não.

o Deco pode funcionar de 2 maneiras. De maneira autónoma ou como complemento do router, como um extensor da internet.

Não abdicei de nada.

Continua a funcionar perfeitamente. Posso ligar-me diretamente por cabo de rede aos decos ou por wifi com boas velociadades em qualquer ponto da casa.

Reputação 1

Boa tarde comunidade

Queria comprar este sistema Deco Mesh (Power wi-fi XL) pois tenho uma casa com 2 pisos (RC e 1º Andar) e um anexo a cerca de 20m da casa. Neste momento tenho o router da NOS no 1º andar junto à janela, um repetidor no RC e um repetidor nesse anexo e tenho alguns problemas de internet fora do 1º Andar.

Aconselham-me este sistema? funcionará bem no anexo?

 

Achei curioso que comprar na NOS a prestações (5,99x36meses) oferecem a avaliação e instalação no entanto se comprar a pronto não a oferecem!!

 

Também acho curioso não terem quaisquer informações técnicas do produto na página, só para o cliente ver se fica bem na prateleira...

https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/power-wi-fi.aspx

 

Obrigado pela ajuda

 

Saúde

 

Rodolfo

 

Reputação 7
Crachá +2

Pelo que leio, o deco é das melhor soluções para casas grandes.

Reputação 5
Crachá

Para quem tem dúvidas relativamente à instalação do DECO M5 a mesma é extremamente fácil e aconselho a ligarem em modo router e não como modo AP para aproveitarem todas as potencialidades do sistema.

 

Para começar começam por configurar o router da NOS:

 

Entrar na página de administração do router NOS e vão colocar a tabela de IP’s a começar em 192.168.1.10 por exemplo em configurações - LAN. Isto para podermos ter um IP fixo para o DECO. Depois em configurações avançadas DMZ definir o ip 192.168.1.2 (IP que vamos atribuir ao DECO), com este passo vão permitir que seja o DECO a gerir toda a vossa ligação à internet sem alguns condicionalismos que os routers da NOS apresentam.
De seguida, para quem não vai usar o WIFI do router da NOS convém desactivar o mesmo porque vai interferir com o WIFI do DECO, na configuração de WIFI.
De seguida é ligar um cabo em qualquer porta do router da NOS que seja pelo menos cat5e e ligar ao DECO e arrancar o processo de instalação do mesmo.

 

No DECO:

 

Aqui vamos definir o DECO como router e estabelecer um ip fixo 192.168.1.2 (o mesmo que demos no DMZ do router da NOS) com máscara de rede 255.255.255.0 e gateway predefinido como 192.168.1.1 (router da NOS) e também com DNS primário como 192.168.1.1, assim vão buscar o serviço que a NOS tem activo no router, ou então DNS da google ou cloudfare é de livre escolha.

De seguida definem o IP inicial da LAN com um endereço diferente do router da NOS para não haver problemas com duplicação de endereços, por exemplo 192.168.0.10 e o final no que quiserem até um máximo de 255 endereços.
Depois disto têm o pacote base da configuração feito, aconselho no entanto a ligarem os DECO por cabo em série ou usando switch a partir do primário, já que usando o WIFI entre eles perdem velocidade e aumentam a latência. Aconselho igualmente a ligarem a navegação rápida na app do DECO para terem um roaming melhor entre DECO’s no menu mais - avançado - navegação rápida e a activarem o controlo do led e a activarem os 3 anos de antivirus que está incluído com este produto e a firewall.

Vivas!

Tenho o serviço de DECO M5 desde que surgiu e os resultados têm sido espectaculares.

Desde a instalação, a velocidade passou duns “míseros” 60, para uma média de 120.

Não me queixo.

Contudo, desde há umas 2 semanas, que a luz verde dos 3 decos desapareceu!!! Desligo e torno ligar a fonte de alimentação e a luz liga-se, mas passado uns segundo torna a desligar.

Aparentemente continuam a trabalhar sem problemas, mas coincidência ou não, a smartv começou também a ter problemas de “escolher” a rede e quase sempre (entenda-se quase diariamente), tenho de ir às configurações (da tv) e tornar a seleccionar a rede e a colocar a password. Alguns equipamentos (tabletes e smartphones) quando desligados e tornados a desligar não “encontram a rede da “deco”, mas apenas a rede original do router (zon.xxxx).

Não consigo de deixar de pensar que estas situações e o desaparecimento da luz dos equipamentos DECO estão relacionadas.

Algum conselho?

 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @CARLOS HENRIQUE TAVARES,

 

Para podermos ver o que se passa e ajudar, envie-nos, por favor, o seu número de cliente, por mensagem privada, no @Fórum.

Obrigada

Reputação 2

Cliente;xxxxxxx

Boa tarde tenho 3 Deco M5 com o 5.0. 

Não consigo em wireless mais de 30/20

Tenho os Deco em modo router, 1 deles ligado por cabo de rede e powerline. 

se já reportou as anomalias ao apoio, se não resolveram, deve voltar a contactar para que sejam verificadas as deficiências, !!!!

De facto a NOS fornece um serviço de má, muito má qualidade. No dia 12/2/2021 estive toda a manhã sem internet, fixa e móvel, e passei mais de uma hora ao telefone até ser atendido pelos serviços da NOS. Perdi uma manhã de trabalho porque a NOS é uma empresa incapaz de fornecer com qualidade e com regularidade o serviço pago e contratado 24/24. A NOS não cumpre no serviço, não cumpre na qualidade, não cumpre no atendimento e no respeito pelos clientes.
Esta é a mensagem que vou passar a publicar todos os dias, em todos os fóruns e em toda as redes sociais até a NOS alterar este comportamento majestático e desrespeitador dos direitos dos clientes. Sou cliente desde a TVcabo e posso por isso afirmar que nunca o serviço foi de tão má qualidade. O atendimento ao cliente é ineficaz, incompetente e sem o mínimo de respeito pelos direitos dos clientes.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Abutre e @Jar

Lamentamos a demora na resposta.

@Abutre, pedimos que não coloque os seus dados em público pois, só dessa forma, conseguimos salvaguardar os mesmos. Para nos enviar mensagem basta selecionar o perfil @Fórum e, de seguida, escolher a opção “enviar mensagem”.

@Jar, já lhe respondemos aqui

Reputação 2

Boa tarde tenho 3 Deco M5 com o 5.0. 

Tenho os Deco em modo router, 1 deles ligado por cabo de rede e powerliNe.

Podem colocar um guia com as configurações todas para tirar o melhor proveito dos DECO?!

Tenho ligado em Bridge ao router mas sabe a pouco. 

A ps4 os downloads demoram uma eternidade? 

É dos servidores da PS ou posso fazer algo mais?

Um guia não ficava nada mal. 

 

Reputação 7
Crachá +1

Viva Camarada @Abutre 
Pode consultar aqui o manual de utilizador do equipamento.

Relativamente ás velocidades não tão super rápidas da playstation, esse assunto já foi tratado de forma vasta. A Sony chegou a fazer declarações publicas sobre esse tema. 

Um bem haja :cowboy:

 

Reputação 2

O guia eu tenho.

Precisava de configurações fidedignas para configurar os DECO em Bridge com a melhor configuração. 

Reputação 7
Crachá +1

Nesse Caso não há melhor nem pior configuração, existe apenas A Configuração.

  1. ativar modo bridge na porta 4 em aminhanet.nos.pt
  2. ligar cabo de rede na porta 4 do router
  3. ligar cabo de rede no deco

Acho que é assim tao simples, n ha nda que enganar 

Reputação 2

Essa é a configuração que eu tenho.

Um utilizador do fórum deu uma configuração alternativa que mexe em DMZ e IP.

Mas essa configuração tem algum passo errado porque acaba por correr mal. 

Reputação 6
Crachá

Olá, qual é a configuração que está a aplicar? 

Reputação 2

Para já a automática mas tentei a abaixo e não consigo; 

 

 

Para quem tem dúvidas relativamente à instalação do DECO M5 a mesma é extremamente fácil e aconselho a ligarem em modo router e não como modo AP para aproveitarem todas as potencialidades do sistema.

 

Para começar começam por configurar o router da NOS:

 

Entrar na página de administração do router NOS e vão colocar a tabela de IP’s a começar em 192.168.1.10 por exemplo em configurações - LAN. Isto para podermos ter um IP fixo para o DECO. Depois em configurações avançadas DMZ definir o ip 192.168.1.2 (IP que vamos atribuir ao DECO), com este passo vão permitir que seja o DECO a gerir toda a vossa ligação à internet sem alguns condicionalismos que os routers da NOS apresentam.
De seguida, para quem não vai usar o WIFI do router da NOS convém desactivar o mesmo porque vai interferir com o WIFI do DECO, na configuração de WIFI.
De seguida é ligar um cabo em qualquer porta do router da NOS que seja pelo menos cat5e e ligar ao DECO e arrancar o processo de instalação do mesmo.

 

No DECO:

 

Aqui vamos definir o DECO como router e estabelecer um ip fixo 192.168.1.2 (o mesmo que demos no DMZ do router da NOS) com máscara de rede 255.255.255.0 e gateway predefinido como 192.168.1.1 (router da NOS) e também com DNS primário como 192.168.1.1, assim vão buscar o serviço que a NOS tem activo no router, ou então DNS da google ou cloudfare é de livre escolha.

De seguida definem o IP inicial da LAN com um endereço diferente do router da NOS para não haver problemas com duplicação de endereços, por exemplo 192.168.0.10 e o final no que quiserem até um máximo de 255 endereços.
Depois disto têm o pacote base da configuração feito, aconselho no entanto a ligarem os DECO por cabo em série ou usando switch a partir do primário, já que usando o WIFI entre eles perdem velocidade e aumentam a latência. Aconselho igualmente a ligarem a navegação rápida na app do DECO para terem um roaming melhor entre DECO’s no menu mais - avançado - navegação rápida e a activarem o controlo do led e a activarem os 3 anos de antivirus que está incluído com este produto e a firewall.

Comentário