Header
Destaque

Conheça o novo DECO M5 - A última tecnologia de rede Wi-Fi chegou à NOS


Reputação 7
Crachá +6


A última tecnologia de rede Wi-Fi chegou à NOS: conheça o novo DECO M5

Neste tópico explicamos-lhe o que é uma Rede Mesh Wi-Fi, assim como apresentamos todas as vantagens e como pode ter uma em sua casa. 🆒

O que é, então, uma Mesh Wi-Fi?
É uma rede uniforme de longo alcance. :)


Os repetidores de Wi-Fi são uma opção popular quando se trata de cobertura de todos os pontos de Wi-Fi numa casa comum. No entanto, com a evolução da intensidade e complexidade na utilização da internet de casa, surgiu a necessidade de equipamentos mais robustos, mas mais simples.

Os sistemas mesh Wi-Fi consistem em dois ou mais dispositivos semelhantes a routers, que trabalham juntos para cobrir a sua casa com Wi-Fi.

Imagine um sistema de vários extensores de Wi-Fi, facilmente configurável, sem exigência de vários nomes de redes, nem interferência entre bandas ou canais, e que gere a capacidade e os equipamentos ligados automaticamente.


  • A melhor experiência, mesmo em movimento
Outra grande diferença entre uma rede normal e a Mesh, está na utilização do Wi-Fi em movimento dentro de casa. :)

Com um repetidor comum, sempre que mudar de divisão onde está o router para aquela onde está o repetidor, tem de escolher, manualmente, a rede nova ou então desligar e ligar o Wi-Fi para que o telemóvel encontre a melhor ligação.

Com a Mesh Wi-Fi, os extensores escolhem sempre a melhor ligação, à semelhança do que acontece quando anda na rua a utilizar dados móveis. Isto permite uma maior transparência e facilidade de utilização, sobretudo para telemóveis, tablets, ou PC’s que tanto utilizamos na sala como levamos para o quarto, mas sempre ligados.

Depois de instalado por um técnico da NOS, pode gerir de forma manual ou automática, através de uma APP para smartphone, todas as funcionalidades avançadas da sua rede, por exemplo:
  • escolher o nome da rede e a password
  • definições de segurança e privacidade da rede
  • controlo parental e de acessos
  • rede de Wi-Fi para convidados
  • Wi-Fi ecológico para poupar energia
  • prioridade para “gaming” ou “streaming”


  • Um dos melhores sistemas Mesh Wi-Fi está na NOS
Este tipo de redes Wi-Fi já existe há muito tempo, no entanto, até há pouco tempo, apenas era utilizado por grandes empresas para fins profissionais, como escritórios ou locais de grandes eventos.

A partir de agora, a NOS disponibiliza em parceria com a TP LINK, líder mundial em equipamento Wi-Fi, um dos melhores equipamentos Mesh do mundo.

O DECO M5 foi destacado pela imprensa em todo o mundo tanto pelo design e facilidade de utilização, como pelo desempenho e performance. Com um pack de três extensores, oferece cobertura de uma área até 400 m2.

Saiba tudo sobre o DECO aqui e veja aqui como pode adquiri-lo na NOS. :)



O que achou sobre o novo DECO M5? Partilhe aqui as suas opiniões e sugestão. 😉

48 Comentários

Reputação 7
Crachá +4
Posso confirmar que é um excelente equipamento..
Já o tenho há uma semana.
A sua configuração é muito simples, pois é feita por uma app pelo telemóvel, muito intuitiva que acompanha passo a passo a sua instalação.
Tem excelente cobertura pela casa toda, muito superior em velocidade às powerline que usava e muito estável.
@dxnog

Tens as da NOS ou compraste sem ser da NOS?
Reputação 7
Crachá +4
@dxnog

Tens as da NOS ou compraste sem ser da NOS?

Tenho o M5 TPlink, foi oferta da NOS, para testar..
Ahh ok ok. Nos planos actuais o cliente fica com o equipamento para sempre ou numa possível quebra contratual o equipamento é recolhido?
Dá para ter antenas compradas em conjunto em casas diferentes? Tipo compro a caixa de três, meto uma na residência principal outra na residência de férias...
Reputação 7
Crachá +4
Ahh ok ok. Nos planos actuais o cliente fica com o equipamento para sempre ou numa possível quebra contratual o equipamento é recolhido?
Dá para ter antenas compradas em conjunto em casas diferentes? Tipo compro a caixa de três, meto uma na residência principal outra na residência de férias...

Pelo que está no post do powerwifi pagas o equipamento durante 24 meses e depois penso que será teu.
Isso não testei, mas penso que não dará pois tens que ter 2 unidades pelo menos na residencia interligadas e uma delas está ligada ao router da NOS.
Para outra residencia precisarias de ter duas unidades noutra rede que já nao é mesma da residencia principal.
Ahh ok ok. Nos planos actuais o cliente fica com o equipamento para sempre ou numa possível quebra contratual o equipamento é recolhido?
Dá para ter antenas compradas em conjunto em casas diferentes? Tipo compro a caixa de três, meto uma na residência principal outra na residência de férias...

Pelo que está no post do powerwifi pagas o equipamento durante 24 meses e depois penso que será teu.
Isso não testei, mas penso que não dará pois tens que ter 2 unidades pelo menos na residencia interligadas e uma delas está ligada ao router da NOS.
Para outra residencia precisarias de ter duas unidades noutra rede que já nao é mesma da residencia principal.


Pois o pior é (como eu) que tem duas residencias mas nenhuma tao grande que requeira o deploy das tres antenas em simultaneo 😞
Boa noite,

Existem 3 opções de Power Wi-Fi. O equipamento da TP LINK tem o valor de € 9,99 durante 24 meses.
Cumps.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Rui Pedro Caldeira,

O @dxnog já respondeu corretamente às suas perguntas. 🙂
Bom dia,

Sou cliente NOS, tecnologia FTTH e proprietário da solução DECO M9 Plus.
Antes da NOS anunciar a solução DECO M5, já tinha a minha solução M9 Plus implementada, pelo que passo a partilhar a minha experiência enquanto cliente FTTH.

A minha rede doméstica é constituída por um ATI e 2 switches de distribuição "unmanaged", sendo que a BOX não está diretamente ligada ao router, mas sim através de um dos switches de distribuição.
A solução DECO em termos de cobertura de Wi-Fi, nada a apontar, contudo, enquanto configurado como router para distribuição de IP's, poderá causar alguns dissabores em termos funcionais da BOX UMA 4K sobretudo porque esta opera numa VLAN diferente da default, acabando a anterior por bloquear na imagem de apresentação do banner NOS 4K quando pressionamos o botão do comando para ligar a BOX.

De forma a colmatar este tema, limitei-me para a alterar o modo de operação do DECO para Ponto de Acesso (Access Point), o que me deixa de alguma forma "frustado" porque não estou a tirar todo o pontencial da solução DECO M9 Plus.

Alguém que tenha tido o mesmo tipo de sintoma?

Cps,
Marco
Reputação 7
Crachá +1
Bom dia,

Sou cliente NOS, tecnologia FTTH e proprietário da solução DECO M9 Plus.
Antes da NOS anunciar a solução DECO M5, já tinha a minha solução M9 Plus implementada, pelo que passo a partilhar a minha experiência enquanto cliente FTTH.

A minha rede doméstica é constituída por um ATI e 2 switches de distribuição "unmanaged", sendo que a BOX não está diretamente ligada ao router, mas sim através de um dos switches de distribuição.
A solução DECO em termos de cobertura de Wi-Fi, nada a apontar, contudo, enquanto configurado como router para distribuição de IP's, poderá causar alguns dissabores em termos funcionais da BOX UMA 4K sobretudo porque esta opera numa VLAN diferente da default, acabando a anterior por bloquear na imagem de apresentação do banner NOS 4K quando pressionamos o botão do comando para ligar a BOX.

De forma a colmatar este tema, limitei-me para a alterar o modo de operação do DECO para Ponto de Acesso (Access Point), o que me deixa de alguma forma "frustado" porque não estou a tirar todo o pontencial da solução DECO M9 Plus.

Alguém que tenha tido o mesmo tipo de sintoma?

Cps,
Marco

Caro @marquito80
Bem vindo ao Fórum NOS!

É um problema do sistema DECO da TPLINK, acho.
Esse e quando há uma falha qualquer na rede o sistema assumir-se como o servidor dhcp dela e impedir o funcionamento normal. Tentei fixando os ips mas mesmo assim quando apanha uma falha ajuda à festa...
Isto acontece-me em DOCSIS 3.0 com o PowerRouter.
Não tenho UMA e mesmo que tivesse o funcionamento dela aqui seria pela rede fornecida pelo DOCSIS pelo que essa parte não era sentida.

E também aqui para minimizar ajustei o DECO para acess point porque verifiquei que ele não gosta de ter outros parceiros mais importantes que ele na rede...
É pena mas, com os upgrades de firmware que a TPLINK tem feito, pode ser que melhore. Mesmo assim aponta a situação ao apoio da marca que pode ser que te possam ajudar mais.
Bom dia,

Sou cliente NOS, tecnologia FTTH e proprietário da solução DECO M9 Plus.
Antes da NOS anunciar a solução DECO M5, já tinha a minha solução M9 Plus implementada, pelo que passo a partilhar a minha experiência enquanto cliente FTTH.

A minha rede doméstica é constituída por um ATI e 2 switches de distribuição "unmanaged", sendo que a BOX não está diretamente ligada ao router, mas sim através de um dos switches de distribuição.
A solução DECO em termos de cobertura de Wi-Fi, nada a apontar, contudo, enquanto configurado como router para distribuição de IP's, poderá causar alguns dissabores em termos funcionais da BOX UMA 4K sobretudo porque esta opera numa VLAN diferente da default, acabando a anterior por bloquear na imagem de apresentação do banner NOS 4K quando pressionamos o botão do comando para ligar a BOX.

De forma a colmatar este tema, limitei-me para a alterar o modo de operação do DECO para Ponto de Acesso (Access Point), o que me deixa de alguma forma "frustado" porque não estou a tirar todo o pontencial da solução DECO M9 Plus.

Alguém que tenha tido o mesmo tipo de sintoma?

Cps,
Marco

Caro @marquito80
Bem vindo ao Fórum NOS!

É um problema do sistema DECO da TPLINK, acho.
Esse e quando há uma falha qualquer na rede o sistema assumir-se como o servidor dhcp dela e impedir o funcionamento normal. Tentei fixando os ips mas mesmo assim quando apanha uma falha ajuda à festa...
Isto acontece-me em DOCSIS 3.0 com o PowerRouter.
Não tenho UMA e mesmo que tivesse o funcionamento dela aqui seria pela rede fornecida pelo DOCSIS pelo que essa parte não era sentida.

E também aqui para minimizar ajustei o DECO para acess point porque verifiquei que ele não gosta de ter outros parceiros mais importantes que ele na rede...
É pena mas, com os upgrades de firmware que a TPLINK tem feito, pode ser que melhore. Mesmo assim aponta a situação ao apoio da marca que pode ser que te possam ajudar mais.


Como se costuma dizer, isto é quase como ter um Ferrari, contudo não possuímos alguns critérios fundamentais para tirar proveito do mesmo! :)

Cps,
Marco
Reputação 4
Crachá +1
Caros
Alguém tem o TP-Link Wi-Fi Repeater Deco M5 (Pack 3) da NOS?
Qual a opinião? Vale a pena?
Como está feita a ligação ao Router da NOS?
Por Cabo ou é tudo por Wi-Fi?
Foi comprado directamente á NOS?
Vale a pena para expandir a rede, por toda a casa?
Agradeço opiniões.
Cumprimentos
Reputação 7
Crachá +6
Olá @hotcisko,

Movemos o seu comentário para uma publicação mais antiga, onde pode encontrar informação sobre o equipamento. 😀

Boa tarde,

Relativamente à rede mesh criada por equipamentos TP-link ainda é necessário ligar um dos equipamentos Deco/Mesh ao Giga Router 5.0 ou o Giga router já permite a utilização de equipamentos mesh a partir do Wi-fi?

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Pelo que estive tens de ligar um dos deco ao router.

Bom dia, 

Tenho o Giga Router 5.0, bastante bom e com bom alcance, mas infelizmente insuficiente para toda a casa, o que é perfeitamente normal.

Adquiri por isso 3 equipamentos Deco, e já os tenho montados e a funcionar corretamente (ligação ao router da NOS em modo AP). Só que, infelizmente, para a rede mesh funcionar na sua plenitude, vejo-me forçado a desligar o WiFi do Giga Router para evitar interferências e ter a rede toda em mesh. 

É uma pena porque assim desativo o router principal e não tiro partido do hardware de boa qualidade disponibilizado pela NOS. Além disso fico com 2 equipamentos, um ao lado do outro...

Uma vez que existe essa “parceria” com a TP-Link, há alguma forma de otimizar a infraestrutura?

Muito obrigado ao forum pelos vossos comentários!

Reputação 7
Crachá +5

@Augusto Vilarinho Bom dia, só por curiosidade, a sua casa tem quantos m2 ? 1 andar ou 2 andares ? Obrigado.

A casa tem 3 pisos no total sendo um deles a garagem. Tenho cobertura com 3 Deco em 2 pisos, ligados com cabo. Mas cobertura fraca na garagem. O cerne da questão é ter o Giga Router desaproveitado, poderia por exemplo levar um Deco para a garagem ou melhorar a rede num dos pisos. 

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo à comunidade, @Augusto Vilarinho.

Para analisarmos a situação, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Boa noite

Esta semana instalei o sistema Power Wifi da NOS na minha residência pois a cobertura dos 3 pisos ( rés do chão, 1º andar e sótão )  que tinha não me satisfazia na plenitude. Sendo o serviço publicitado pela NOS como um serviço  de “cobertura e velocidade máximas em toda a casa” em termos de performance não pensei 2 vezes e avancei sem hesitar.

Apesar de 2 visitas de técnicos à minha residência continuo sem ter um serviço em condições sendo que o que tinha anteriormente com Powerlines apesar de longe de ser o ideal conseguia ser melhor do que tenho agora com os Deco M5. Para além de se ter anulado um deles pois teve de ficar ligado por cabo junto ao Router no sótão, os 2 restantes estão localizados um em cada piso ( 1º andar e  rés do chão ).

Apesar do Router estar a funcionar corretamente e com as velocidades que devia ≈ 200 Mbps download e ≈ 20 Mbps upload, a verdade é que o sinal dos Decos é absolutamente miserável sendo que é incompreensível que o que está ligado por cabo “debita” somente 0,3 Mbps download e 0,31 Mbps upload, e os restantes Decos os valores vem por aí abaixo.

Anteriormente conseguia manter conversas em videochamada sem grandes problemas e agora a imagem trava frequentemente devido à má qualidade da ligação. Outra situação que antes não tinha problemas era com a ligação da PS4 que estava no rés do chão a qual estava ligada por cado a um repetidor TP-Link e que funcionava quase na perfeição. Atualmente e com um cabo ligado no Deco M5 no 1º andar a PS4 pura e simplesmente não tem acesso à internet suficiente para permitir jogar online.

Posto isto, procuro ajuda, e caso alguém tenha experienciado algo semelhante, ficaria muito grato que comigo partilhassem qual foi a solução para o problema, pois não estou em crer que um serviço tão bem referenciado pela NOS não consiga ter um desempenho minimamente aceitável, o qual não se verifica à data e que caso não se resolva terei de anular este serviço junto da NOS, uma vez que literalmente sinto que comprei “gato por lebre”…

Grato desde já pela atenção dispensada e antecipo os agradecimentos pelos comentários que me possam ajudar a resolver este problema.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Eddiealent

Desde já, lamentamos a situação que nos conta. 

Para que nos seja possível verificar a sua situação, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

Boa tarde

Acabei de configurar o Deco M5 que comprámos para ter mais cobertura pela casa, no entanto, após instalação e configuração efectuada, se fizer o teste de velocidade (no mesmo Deco) através do tlmvl e aposteriori através do laptop (o mais importante pois é para a miúda ter aulas online) as velocidades são bastantes diferentes (ver fotos) 

 

Como posso aumentar a velocidade no laptop ?

 

Obrigado pela Vossa ajuda

 

Reputação 1
Crachá

Boa noite. A publicidade a este equipamento é muito bom, é pena é que si alguns tenham acesso ao mesmo.

Tenho 3 pisos em casa, o técnico da Nos refere no seu relatório que deveria ter este equipamento para ter cobertura wi fi em casa. 

Apos algumas reclamações a Nos forneceu me o extender wi fi o qual não me resolve de todo o meu problema.

O meu filho para estar em tele escola tem que ter sempre a porta a aberta para ter net, e mesmo assim com ela aberta muitas vezes nao tem net para fazer as coisas da escola. 

Ja foi relatado esta situação à Nos, inclusive numa das vezes ao efetuar videoconferência ficou sem net e eu liguei pro apoio que pode comprovar esta situação. 

Obtive respota da Nos que caso quisesse o power wifi teria que efetuar  o seu pagamento na integra ou em prestações.  

Agradeço à Nos pelas quebras sistematicas da net e pouco alcance da mesma quando p meu filho esta em trabalhos escolares

Este equipamentos para alguns é gratis ( mesmo que nao seja necessário) para outros tem um custo ( mesmo que seja necessário).

Sinceramente estou mais que arrepdendio de me ter fidelizado novamente à Nos.

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +2

Isto é carissimo, não conheço ninguém a quem tenha sido oferecido.

Reputação 1
Crachá

Mas acredita que há 

Comentário