Header
Respondido

Configurar IP fixo a equupanentos pelo Router


Olá,

Tenho alguns dispositivos que gostaria que mantivessem o IP local (192.168.1.X). Tal é possível ? Não consegui encontrar a opção.

 

Tenho o router de forma cilíndrica.

 

obrigado,

José

icon

Melhor resposta por dxnog 21 November 2021, 21:23

Ver pergunta inicial

15 Comentários

Reputação 7
Crachá +4

qOlá,

Tenho alguns dispositivos que gostaria que mantivessem o IP local (192.168.1.X). Tal é possível ? Não consegui encontrar a opção.

 

Tenho o router de forma cilíndrica.

 

obrigado,

José

No router acho que não é possivel, penso que isso terá de ser feito é nos dispositivos com quer que ficem com o IP local.

Eu tenho alguns com IP local desse modo.

qOlá,

Tenho alguns dispositivos que gostaria que mantivessem o IP local (192.168.1.X). Tal é possível ? Não consegui encontrar a opção.

 

Tenho o router de forma cilíndrica.

 

obrigado,

José

No router acho que não é possivel, penso que isso terá de ser feito é nos dispositivos com quer que ficem com o IP local.

Eu tenho alguns com IP local desse modo.


Há routers de outras operadoras que o permitem fazer, assumi que também fosse possível neste.

Obrigado pela resposta!

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem @jcoelho96.

O @dxnog prestou uma boa ajuda.

Caso surja alguma questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 1

Mais uma vez a Nos a surpreender pela negativa.

Estava precisamente à procura da opção para fixar um IP de um dispositivo IoT e não encontrei. Vim aqui ao forum, porque sabia que iria encontrar a solução. 

E aqui está, o Giga router (redondo) NOS tem essa opção bloqueada aos utilizadores, esta é a resposta corrects. Assim como a utilização das portas USB que também está bloqueada… Não vejo a hora de terminar o contrato com a NOS.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @rodrijob

Agradecemos a partilha do seu testemunho. 

De momento, apenas a NOS Empresas disponibiliza o endereçamento de IP Fixo mediante subscrição do serviço. 

Caso surjam novidades para serviços particulares, partilharemos. 

Obrigado,

Reputação 2

Bom dia @rodrijob

Agradecemos a partilha do seu testemunho. 

De momento, apenas a NOS Empresas disponibiliza o endereçamento de IP Fixo mediante subscrição do serviço. 

Caso surjam novidades para serviços particulares, partilharemos. 

Obrigado,

Olá Mário,

Penso que, o tema em causa é outro e terá a ver com o endereçamento IP da rede interna (residencial/LAN) e não externa (WAN) onde essa resposta teria mais sentido.

O que é pelos vistos entendi pelas explicações anteriores é que o equipamento da NOS está limitado nas funcionalidades de customização da rede LAN.

O que me leva ao tema erradamente levantado pelo Mario do IP publico, fixo ou dinamico da WAN.

Como os vossos equipamentos estão limitados, muitos de nós temos de recorrer a outro tipo de equipamentos mais sofisticados e flexíveis.

Acontece que neste momento a NOS parece que anda a extender ou conceito CGNAT para o acesso fixo, dos quais por exemplo eu sou actualmente uma das vítimas.

Quando isto acontece, básicamente perdemos a capacidade de aceder remotamente aos nossos equipamentos de forma segura, por exemplo sistemas de video vigilância, IoT, OT(Solar e outros sistemas)

Será possível criar um serviço residencial onde possamos voltar a usufrir desta capacidade que nos está a ser retirada? Mas de forma explícita? Eu nem me estou a referir a obrigar a NOS a retomar o serviço no modelo anterior, já que até acredito que existirão e boas razões para estas otimizações, mas simplesmente mudar sem criar um serviço alternativo é que já não compreendo.

Estou disponível para discutir e recolocar a pergunta no forum fora do contexto da pergunta deste cliente, mas aproveitei a sua deixa.

 

Abraço,

Carlos Santos

Reputação 7

Bom dia @rodrijob

Agradecemos a partilha do seu testemunho. 

De momento, apenas a NOS Empresas disponibiliza o endereçamento de IP Fixo mediante subscrição do serviço. 

Caso surjam novidades para serviços particulares, partilharemos. 

Obrigado,

Olá Mário,

Penso que, o tema em causa é outro e terá a ver com o endereçamento IP da rede interna (residencial/LAN) e não externa (WAN) onde essa resposta teria mais sentido.

O que é pelos vistos entendi pelas explicações anteriores é que o equipamento da NOS está limitado nas funcionalidades de customização da rede LAN.

O que me leva ao tema erradamente levantado pelo Mario do IP publico, fixo ou dinamico da WAN.

Como os vossos equipamentos estão limitados, muitos de nós temos de recorrer a outro tipo de equipamentos mais sofisticados e flexíveis.

Acontece que neste momento a NOS parece que anda a extender ou conceito CGNAT para o acesso fixo, dos quais por exemplo eu sou actualmente uma das vítimas.

Quando isto acontece, básicamente perdemos a capacidade de aceder remotamente aos nossos equipamentos de forma segura, por exemplo sistemas de video vigilância, IoT, OT(Solar e outros sistemas)

Será possível criar um serviço residencial onde possamos voltar a usufrir desta capacidade que nos está a ser retirada? Mas de forma explícita? Eu nem me estou a referir a obrigar a NOS a retomar o serviço no modelo anterior, já que até acredito que existirão e boas razões para estas otimizações, mas simplesmente mudar sem criar um serviço alternativo é que já não compreendo.

Estou disponível para discutir e recolocar a pergunta no forum fora do contexto da pergunta deste cliente, mas aproveitei a sua deixa.

 

Abraço,

Carlos Santos

 

Boa tarde @MrSaintz,

Neste momento apenas pode atribuir ips a dispositivos nos equipamentos.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @MrSaintz,

Agradecemos a sua mensagem.

O acesso que pretende não é garantido através dos serviços NOS. Pode, ainda assim, aceder a equipamentos da sua rede interna com recurso a configurações avançadas em cada dispositivo. 
Para mais ajuda sobre este tema recomendamos que contacte a nossa linha especializada em parceria com a PCMEDIC através do 16991. Saiba mais aqui.

Relativamente a uma solução de alarmes e videovigilância com acesso remoto, recomendamos que consulte a solução de Alarme inteligente da Securitas:

Obrigado

Reputação 2

Boa tarde @MrSaintz,

Agradecemos a sua mensagem.

O acesso que pretende não é garantido através dos serviços NOS. Pode, ainda assim, aceder a equipamentos da sua rede interna com recurso a configurações avançadas em cada dispositivo. 
Para mais ajuda sobre este tema recomendamos que contacte a nossa linha especializada em parceria com a PCMEDIC através do 16991. Saiba mais aqui.

Relativamente a uma solução de alarmes e videovigilância com acesso remoto, recomendamos que consulte a solução de Alarme inteligente da Securitas:

Obrigado

Viva @João H. 

Creio que o meu tema, não é a dúvida exposta pelo vosso cliente, no post inicial, a minha nota era para dar conta de isso mesmo. 
Enquanto vocês se centravam em responder sobre temas de ip público/externo do router do cliente, ele perguntava sobre configurações da tua rede lan. 
Pela minha parte o tema era só esse, dei a deixa para outro tema, mas que do meu lado até se encontra resolvido e já agora não é de facto a PCMedic  que consegue tratar dessa questao, pois foi a NOS que acabou por desabilitar a tal configuracao CGNAT para o meu router e assim consegui voltar a ter o serviço de sempre. 

 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @MrSaintz

Para garantir a máxima qualidade de serviço aos seus utilizadores, a NOS pode recorrer à utilização do CGNAT em algumas ofertas de internet fixa residenciais.

Para esclarecer, não há, no entanto, e de momento, a possibilidade de desativar o CGNAT. 
Obrigado,

Reputação 2

Boa tarde @MrSaintz

Para garantir a máxima qualidade de serviço aos seus utilizadores, a NOS pode recorrer à utilização do CGNAT em algumas ofertas de internet fixa residenciais.

Para esclarecer, não há, no entanto, e de momento, a possibilidade de desativar o CGNAT. 
Obrigado,

Viva @Mário P. ,

Como já disse, a sua resposta continua fora do tópico. 

Mas se insiste no tema devo também reforçar, contra factos não há argumentos. O CNAT foi desabilitado pela vossa equipa, de ser aplicado ao meu equipamento, assim e depois desse apoio, dado pela vossa equipa(não pcmedic) voltei a receber ip público dinâmico directo no router. 
Esta inclusive no relatório de serviço para sua consulta se se quiser confirmar. 
 

Cumprimentos,
Carlos

Reputação 2

Olá,

Tenho alguns dispositivos que gostaria que mantivessem o IP local (192.168.1.X). Tal é possível ? Não consegui encontrar a opção.

 

Tenho o router de forma cilíndrica.

 

obrigado,

José

Viva José, a respeito do seu tema é possível que a resposta seja a deste artigo 

Basicamente poderá em princípio ter acesso a configurações avançadas (na realidade directas no router) via acesso ao ip do router que tem o ip por defeito 192.168.1.1 com user e pass admin.

eu não tenho o seu router por isso não sei até que ponto o ip está correcto, podes confirmar verificando qual o ip default gateway recebido pelos equipamentos, por exemplo via Windows# ipconfig ou também nos dados de diagnóstico da placa de rede( status penso que será o termo correcto). 
Acedendo ao router directamente é possível fazerem se configurações mais personalizáveis e ajustadas ao exemplo que dá pelo menos no meu tenho essa opção. 
espero que resulte com esse router. 

Reputação 7
Crachá +1

Em relação ao post inicial, é o router que faz essa gestão, atribui o endereço que quer a cada equipamento ligado. Se em alguns equipamentos o endereço muda deverá ter a ver com o nível de segurança requerido com esses equipamentos externos, ou o nível de actividade desses equipamentos. Para mim, se o router dá o endereço que termina em 24 ou 36 é-me igual.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens e partilha @MrSaintz e @atcrs,

Partilhem com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

@rodrijob o router mais avançado da NOS (router 6.0 versão FTTH) já tem essa funcionalidade:

 

 

@MrSaintz a NOS não aplica CGNAT em geral na rede de fibra ou cabo, só casos muito pontuais. Pode ter o azar de ser um desses casos. Reclame com força! No meu caso não tenho CG NAT aplicado e tenho os equipamentos em bridge com um IP próprio e possibilidade de port forwarding.

Comentário