Skip to main content
Header
Kilobyte
July 19, 2022

Conectar HD Externo via USB no router CHITA HUB5 - Aceder dados deste HD via WIFI

Verifiquei que o router CHITA HUB5 possui a funcionalidade (NAS - Network Attached Storage):

One USB 3.0 host, supporting NAS functionality

O que é NAS?

Um sistema NAS é um dispositivo de armazenamento conectado a uma rede que possibilita o armazenamento e a recuperação de dados de um local centralizado para usuários autorizados da rede e clientes heterogêneos. 

Como fazer esta configuração no meu router?

26 Comentários

isplitter
Exabyte
March 15, 2024

Boa noite @Rui Parrula,

Em alternativa, sugiro que use WPS.

Obrigado

Penso que o WPS não se aplica. O WPS serve para facilitar a adesão de equipamentos Wi-Fi a uma rede, sem ser necessário introduzir a password.

O Power Router da NOS tem o mesmo problema, a porta USB não tem utilidade. O router já saiu há muitos anos e isso nunca foi alterado pela NOS. Não acredito que seja agora que a NOS ative a funcionalidade nos Routers que não a têm. Também acho esta situação chata…

Os Routers da Sagem que a NOS usa em FTTH penso que permitem ativar a partilha de ficheiros através da interface local do router.

A minha sugestão, como cliente da NOS, é comprar um NAS, e ligar o NAS por ethernet ao router. Um NAS dedicado vai ter sempre melhor performance no acesso aos ficheiros do que o Router, e também tem um sistema mais polido para controlar os discos e os acessos. Claro que isto implica investimento por parte do cliente 😐mas para alguém que depende da partilha de ficheiros na rede, um NAS dedicado compensa. Para partilhas casuais, é pena a NOS não permitir isso.

João H.
Gestor da comunidade
March 15, 2024

Boa tarde @isplitter,

Agradecemos o seu testemunho e partilha.

A opção de WPS referida pelo @Jorge C é uma boa recomendação como mencionámos, para algumas circunstâncias, como ligação de periféricos à rede do router.

Para acesso a discos e transmissão de dados, nesse sentido, a sua recomendação é também bastante valiosa, pelo que agradecemos também a sua partilha com a comunidade. 😊

Muito obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Jorge C
Super User
Super User
March 20, 2024

Boa tarde @isplitter e @João H. ,

Como informação, existem discos wireless nas, partilho alguns aqui.

Obrigado

Megabyte
October 6, 2024

Algum update sobre isto? E que tal renegociar um router melhor, na renovação da fidelização? 

Olaf
Super User
Super User
October 6, 2024

Acho que é a melhor opção.. mas o usb na maioria dos equipamentos não está ativo 

Mário P.
Gestor da comunidade
October 6, 2024

Bom dia, @OResignado

A porta USB do router, de momento, não possibilita transmissão de dados. 

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.