Header

Conectar HD Externo via USB no router CHITA HUB5 - Aceder dados deste HD via WIFI


Verifiquei que o router CHITA HUB5 possui a funcionalidade (NAS - Network Attached Storage):

One USB 3.0 host, supporting NAS functionality

 

O que é NAS?

Um sistema NAS é um dispositivo de armazenamento conectado a uma rede que possibilita o armazenamento e a recuperação de dados de um local centralizado para usuários autorizados da rede e clientes heterogêneos. 

 

Como fazer esta configuração no meu router?

 


23 Comentários

Reputação 7
Crachá +1

Tanto quanto sei isso não está disponivvel, acho que o ultimo que fazi isso era o hub 3.0 ou o 4.0.

um bem haja 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Heleno Ricardo Silva Martins

O @Bruno Aleixo deu uma optima ajuda.  

A porta USB encontra-se ativa, no entanto, de momento, sem possibilidade de transmitir dados, ou seja, apenas permite transmissão de corrente eléctrica.

Obrigado 

Mario,

 

Qual a possibilidade de utilizar esta funcionalidade para transmitir dados?
O que precisa ser feito?
Precisa ser habilitado algo, precisa-se mudar o router, o que a NOS pode fazer ou oferecer aos seus clientes, pois já não sou o primeiro a requerer e precisar disso, para atender esta necessidade?

Haja visto que isso não é um problema… problema é ter a funcionalidade  e não poder utilizá-la?

A NOS não provê este serviço, terei que trocar o modem?
Terei que trocar a operadora?

Grato pela informação, mas para mim não me atende.

E quanto a filosofia de vocês: A NOS FAZ O QUE NEM UM OUTRO FEZ?

Vocês visam atender o cliente a todo custo, ou o cliente quem tem que se adaptar ao que vocês oferecem e pronto, assunto encerrado?

“São do tipo, não queremos perdê-lo, ou não está satisfeito, mude?”

Tanto quanto sei isso não está disponivvel, acho que o ultimo que fazi isso era o hub 3.0 ou o 4.0.

um bem haja 

Bruno, obrigado pela resposta, mas não é isso que diz na especificação do aparelho… lá diz que sim, permite NAS.

Como mencionaram, esta funcionalidade não está ativa… não entendo o porque… para cobrarem este serviço a parte, como muitas coisas aqui?

Você compra uma panela e paga pela tampa… ?

Reputação 7
Crachá +4

Tanto quanto sei isso não está disponivvel, acho que o ultimo que fazi isso era o hub 3.0 ou o 4.0.

um bem haja 

Bruno, obrigado pela resposta, mas não é isso que diz na especificação do aparelho… lá diz que sim, permite NAS.

Como mencionaram, esta funcionalidade não está ativa… não entendo o porque… para cobrarem este serviço a parte, como muitas coisas aqui?

Você compra uma panela e paga pela tampa… ?

Esse router originalmente de fabrica permite muitas coisas, no entanto a NOS como implementou um interface próprio para aceder, ocultou muitas das suas funcionalidades, dai não dar para configurar praticamente quase nada.

Só ligando um router próprio em modo bridge é que se conseguirá ter o que pretende.

Reputação 7
Crachá +1

Tanto quanto sei isso não está disponivvel, acho que o ultimo que fazi isso era o hub 3.0 ou o 4.0.

um bem haja 

Bruno, obrigado pela resposta, mas não é isso que diz na especificação do aparelho… lá diz que sim, permite NAS.

Como mencionaram, esta funcionalidade não está ativa… não entendo o porque… para cobrarem este serviço a parte, como muitas coisas aqui?

Você compra uma panela e paga pela tampa… ?

A analogia ai não seria comprar uma panela e pagae pela tampa, mas sim, alugas o fogão e emprestam-te a panela. Nesse caso se não gostas da panela tens que arranjar uma tua, porque a que te deram é só emprestada…. 

A melhor sugestão é a que o @dxnog deu, para fazer qualquer tipo de configurações nos router que não sejam configs basicas de wifi, o melhor é sempre adquirires um router teu (eu sugiro os ASUS),  e utilizas esse.

Um bem haja 

Reputação 7
Crachá +1

Ahh, uma outra sugestão é ligares um servidor em rede, um pc velho ou assim, um rapberrypi, e partilhas os ficheiros por rede apartir dai. 

Um bem haja 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Heleno Ricardo Silva Martins,

Agradecemos o seu testemunho. 

Confirmamos que, de momento, a porta USB do router não possibilita transmissão de dados. 

A comunidade prestou boas sugestões. Fique atento a novidades aqui, no Fórum NOS.

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Tanto quanto sei isso não está disponivvel, acho que o ultimo que fazi isso era o hub 3.0 ou o 4.0.

um bem haja 

Bruno, obrigado pela resposta, mas não é isso que diz na especificação do aparelho… lá diz que sim, permite NAS.

Como mencionaram, esta funcionalidade não está ativa… não entendo o porque… para cobrarem este serviço a parte, como muitas coisas aqui?

Você compra uma panela e paga pela tampa… ?

A analogia ai não seria comprar uma panela e pagae pela tampa, mas sim, alugas o fogão e emprestam-te a panela. Nesse caso se não gostas da panela tens que arranjar uma tua, porque a que te deram é só emprestada…. 

A melhor sugestão é a que o @dxnog deu, para fazer qualquer tipo de configurações nos router que não sejam configs basicas de wifi, o melhor é sempre adquirires um router teu (eu sugiro os ASUS),  e utilizas esse.

Um bem haja 

Para mim seria a analogia de vender o fogão e não poder utilizar o forno… porque a panela não vem com o fogão, mas a funcionalidade NAS sim… mas não precisa dizer que é meu, sei que é comodato, mas enfim… na primeira oportunidade, mudo para um fogão que possa utilizar o forno… mas obrigado de qqer forma.

 Ou mudar o post… A NÓS FEZ O QUE NENHUM OUTRO FEZ… retirou a funcionalidade NAS de seus roteadores.

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos a sua manifestação de interesse e sugestão, @Heleno Ricardo Silva Martins

Endereçámos a mesma. Se surgirem novidades, partilharemos convosco aqui no Fórum. 
Muito obrigado

Agradecemos a sua manifestação de interesse e sugestão, @Heleno Ricardo Silva Martins

Endereçámos a mesma. Se surgirem novidades, partilharemos convosco aqui no Fórum. 
Muito obrigado

Deduzo que ainda não surgiram novidades em relação a este assunto?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Carlos Macedo e Cunha,

Agradecemos a sua mensagem e interesse sobre este tema.

De momento, não existem novidades sobre este tema, nem previsão de implementação de esta funcionalidade.

Logo que surjam novidades sobre este assunto, serão partilhadas aqui, no Fórum NOS. 

Obrigado

Reputação 1

Boas,

 

Publicitar a possibilidade de que a USB serve para ligar impressoras, discos, etc e a mesma não funcionar, dá direito a rescisão contratual, por incumprimento…

 

Gostaria de saber porque é que continuam a publicitar isso, até no manual do router continuam com essa informação, e a USB não serve para nada.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Rui Parrula

Por favor, partilhe connosco a publicidade a que se refere. De momento, a porta USB do router não possibilita transmissão de dados. 

Obrigado, 

Reputação 1

Bom dia @Rui Parrula

Por favor, partilhe connosco a publicidade a que se refere. De momento, a porta USB do router não possibilita transmissão de dados. 

Obrigado, 

 

Página 2 do manual fornecido pela NOS, no seu próprio site...

 

Principais características:

- Wi-Fi Dual band 2,4/5GHz, 2,4GHz 802.11 b/g/n com MIMO 3x3 e 5GHz 802.11 a/n/ac Wave2 com MU-MIMO 4x4 - 4 portas LAN (Ethernet) para acesso à internet por cabo

- 2 entradas telefónicas

- Porta USB 3.0 para ligar impressora, pen, discos e dispositivos multimédia

- Ligação para cabo coaxial para utilização em rede DOCSIS - Botão para emparelhar Wi-Fi - Botão para ligar/desligar rede Wi-Fi - Botão de reset.

 

Fonte: https://www.nos.pt/content/dam/nos/assets/pdfs/guia-de-instalacao-rapida-router-Wi-Fi-5-0_v2.pdf

 

Coloco em destaque, para facilitar a leitura… se me diz que está desativada, e no manual refere que se podem ligar periféricos, então em que ficamos…?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Rui Parrula,

Apesar da porta existir, esta não disponibiliza, de momento, a possibilidade de transmissão de dados.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 1

Boa tarde @Rui Parrula,

Apesar da porta existir, esta não disponibiliza, de momento, a possibilidade de transmissão de dados.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Certamente não deve ter lido o meu post anterior, nem leu bem o que eu escrevi neste último post, eu disse que no manual vem bem explícito que a porta USB permite a ligação de periféricos, logo se é como me diz, que a porta está desativada e não permite a ligação de periféricos, é publicidade enganosa e estão a enganar os clientes, que como eu, valorizam essas possibilidades dos equipamentos!

Reputação 7

Boa noite @Rui Parrula,

Em alternativa, sugiro que use WPS.

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @Rui Parrula.

As plataformas NOS NET estão em constante evolução para trazer as melhores funcionalidades a todos os nossos utilizadores.

Logo que surjam novidades sobre este tema serão partilhadas aqui, no Fórum NOS.

O @Jorge C partilhou uma boa alternativa para algumas circunstâncias.
Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 3
Crachá

Boa noite @Rui Parrula,

Em alternativa, sugiro que use WPS.

Obrigado

 

Penso que o WPS não se aplica. O WPS serve para facilitar a adesão de equipamentos Wi-Fi a uma rede, sem ser necessário introduzir a password.

 

O Power Router da NOS tem o mesmo problema, a porta USB não tem utilidade. O router já saiu há muitos anos e isso nunca foi alterado pela NOS. Não acredito que seja agora que a NOS ative a funcionalidade nos Routers que não a têm. Também acho esta situação chata…

Os Routers da Sagem que a NOS usa em FTTH penso que permitem ativar a partilha de ficheiros através da interface local do router.

A minha sugestão, como cliente da NOS, é comprar um NAS, e ligar o NAS por ethernet ao router. Um NAS dedicado vai ter sempre melhor performance no acesso aos ficheiros do que o Router, e também tem um sistema mais polido para controlar os discos e os acessos. Claro que isto implica investimento por parte do cliente 😐mas para alguém que depende da partilha de ficheiros na rede, um NAS dedicado compensa. Para partilhas casuais, é pena a NOS não permitir isso.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @isplitter,

Agradecemos o seu testemunho e partilha.

A opção de WPS referida pelo @Jorge C é uma boa recomendação como mencionámos, para algumas circunstâncias, como ligação de periféricos à rede do router.

Para acesso a discos e transmissão de dados, nesse sentido, a sua recomendação é também bastante valiosa, pelo que agradecemos também a sua partilha com a comunidade. 😊

Muito obrigado

Reputação 7

Boa tarde @isplitter e @João H. ,

Como informação, existem discos wireless nas, partilho alguns aqui.

Obrigado

 

Comentário