Skip to main content
Header
Kilobyte
July 19, 2022

Conectar HD Externo via USB no router CHITA HUB5 - Aceder dados deste HD via WIFI

Verifiquei que o router CHITA HUB5 possui a funcionalidade (NAS - Network Attached Storage):

One USB 3.0 host, supporting NAS functionality

O que é NAS?

Um sistema NAS é um dispositivo de armazenamento conectado a uma rede que possibilita o armazenamento e a recuperação de dados de um local centralizado para usuários autorizados da rede e clientes heterogêneos. 

Como fazer esta configuração no meu router?

26 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Super User
July 19, 2022

Tanto quanto sei isso não está disponivvel, acho que o ultimo que fazi isso era o hub 3.0 ou o 4.0.

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Mário P.
Gestor da comunidade
July 20, 2022

Boa tarde @Heleno Ricardo Silva Martins

O @Bruno Aleixo deu uma optima ajuda.  

A porta USB encontra-se ativa, no entanto, de momento, sem possibilidade de transmitir dados, ou seja, apenas permite transmissão de corrente eléctrica.

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
July 20, 2022

Mario,

Qual a possibilidade de utilizar esta funcionalidade para transmitir dados?
O que precisa ser feito?
Precisa ser habilitado algo, precisa-se mudar o router, o que a NOS pode fazer ou oferecer aos seus clientes, pois já não sou o primeiro a requerer e precisar disso, para atender esta necessidade?

Haja visto que isso não é um problema… problema é ter a funcionalidade  e não poder utilizá-la?

A NOS não provê este serviço, terei que trocar o modem?
Terei que trocar a operadora?

Grato pela informação, mas para mim não me atende.

E quanto a filosofia de vocês: A NOS FAZ O QUE NEM UM OUTRO FEZ?

Vocês visam atender o cliente a todo custo, ou o cliente quem tem que se adaptar ao que vocês oferecem e pronto, assunto encerrado?

“São do tipo, não queremos perdê-lo, ou não está satisfeito, mude?”

Kilobyte
July 20, 2022

Tanto quanto sei isso não está disponivvel, acho que o ultimo que fazi isso era o hub 3.0 ou o 4.0.

um bem haja 

Bruno, obrigado pela resposta, mas não é isso que diz na especificação do aparelho… lá diz que sim, permite NAS.

Como mencionaram, esta funcionalidade não está ativa… não entendo o porque… para cobrarem este serviço a parte, como muitas coisas aqui?

Você compra uma panela e paga pela tampa… ?

dxnog
Super User
Super User
July 20, 2022

um bem haja 

Bruno, obrigado pela resposta, mas não é isso que diz na especificação do aparelho… lá diz que sim, permite NAS.

Como mencionaram, esta funcionalidade não está ativa… não entendo o porque… para cobrarem este serviço a parte, como muitas coisas aqui?

Esse router originalmente de fabrica permite muitas coisas, no entanto a NOS como implementou um interface próprio para aceder, ocultou muitas das suas funcionalidades, dai não dar para configurar praticamente quase nada.

Só ligando um router próprio em modo bridge é que se conseguirá ter o que pretende.

Bruno Aleixo
Super User
Super User
July 20, 2022

um bem haja 

A analogia ai não seria comprar uma panela e pagae pela tampa, mas sim, alugas o fogão e emprestam-te a panela. Nesse caso se não gostas da panela tens que arranjar uma tua, porque a que te deram é só emprestada…. 

A melhor sugestão é a que o @dxnog deu, para fazer qualquer tipo de configurações nos router que não sejam configs basicas de wifi, o melhor é sempre adquirires um router teu (eu sugiro os ASUS),  e utilizas esse.

Um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Bruno Aleixo
Super User
Super User
July 20, 2022

Ahh, uma outra sugestão é ligares um servidor em rede, um pc velho ou assim, um rapberrypi, e partilhas os ficheiros por rede apartir dai. 

Um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
João H.
Gestor da comunidade
July 20, 2022

Boa tarde @Heleno Ricardo Silva Martins,

Agradecemos o seu testemunho. 

Confirmamos que, de momento, a porta USB do router não possibilita transmissão de dados. 

A comunidade prestou boas sugestões. Fique atento a novidades aqui, no Fórum NOS.

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
July 20, 2022

um bem haja 

A analogia ai não seria comprar uma panela e pagae pela tampa, mas sim, alugas o fogão e emprestam-te a panela. Nesse caso se não gostas da panela tens que arranjar uma tua, porque a que te deram é só emprestada…. 

A melhor sugestão é a que o @dxnog deu, para fazer qualquer tipo de configurações nos router que não sejam configs basicas de wifi, o melhor é sempre adquirires um router teu (eu sugiro os ASUS),  e utilizas esse.

Um bem haja 

Para mim seria a analogia de vender o fogão e não poder utilizar o forno… porque a panela não vem com o fogão, mas a funcionalidade NAS sim… mas não precisa dizer que é meu, sei que é comodato, mas enfim… na primeira oportunidade, mudo para um fogão que possa utilizar o forno… mas obrigado de qqer forma.

Kilobyte
July 20, 2022

Ou mudar o post… A NÓS FEZ O QUE NENHUM OUTRO FEZ… retirou a funcionalidade NAS de seus roteadores.