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Como ligar um equipamento à rede de casa


Joao F.
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Se quiser ligar um equipamento à rede de sua casa ou partilhar uma impressora com vários computadores, basta seguir os seguintes passos:

PC
  1. Aceda ao painel de seleção e rede wireless (normalmente encontra-se no canto inferior direito no ambiente de trabalho e tem o símbolo de uma antena)
  2. Escolha a rede à qual se quer ligar
  3. Introduza a password e carregue em “Ligar”

Para saber como o fazer no seu smartphone ou tablet (iOS ou Android) consulte aqui.

Impressora
Para configurar uma impressora que será partilhada por todos os computadores da rede local, ligue uma impressora à porta USB do router Wi-Fi e faça o seguinte:

  1. Abra uma página de internet com o endereço: http://zonhub.home e entre com o seu username e palavra-passe. Username: home. Password: zonnet.
  2. Em “Home”, clique no ícone Impressoras para ver o ecrã Impressoras partilhadas
  3. Copie o URL do IPP (Internet Printing Protocol) para a área de transferência

Windows:
  1. No seu computador, abra “impressoras e fax”, a partir de “definições”, no menu “Iniciar”
  2. clique na hiperligação “Adicionar Uma Impressora” para iniciar o assistente
  3. clique em “Seguinte” para continuar com o assistente
  4. selecione “Impressora de Rede” e clique em “Seguinte”
  5. selecione “Ligar a uma Impressora na Internet”
  6. insira o URL do IPP (Internet Printing Protocol) da impressora no campo URL
  7. clique em “Seguinte”.
  8. clique em “Concluir” para sair do assistente.

Playstation
  1. Carregue em "Definições" e depois em "Definições de Rede"
  2. Carregue em "Definições de Ligação à Internet"
  3. Seleccione "Sem fios"
  4. Carregue em "Procurar". Será apresentada uma lista com pontos de acesso wireless (routers)
  5. Seleccione o ponto de acesso que irá utilizar
  6. Introduza a password
  7. Guarde as definições
  8. Teste a ligação

24 Comentários

  • Kilobyte
  • 13 comentários
  • January 18, 2018
Bom dia

Comprei uma multifunções/fotocopiadora que se encontra ligada ao meu router NOS através de um cabo de rede. Quando faço o scanner, em teoria, a impressora permite enviar ficheiros para uma pasta no meu computador. Quando faço o scanner, o que eu obtenho é uma mensagem de erro. Dá a sensação que é o próprio router que impede que a impressora envie o ficheiro para o computador. Existe alguma forma que permita à impressora "aceder" ao meu computador?

Obrigado.

Cumprimentos

Oscar7
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  • Kilobyte
  • 3928 comentários
  • January 19, 2018
este tópico. Eles falam na ligação ao router por usb.

  • Kilobyte
  • 13 comentários
  • January 19, 2018
Bom dia. Obrigado pela resposta. Mas efectivamente por USB eu também já consegui configurar outros equipamentos. Só não consigo por ethernet.

  • 4687 comentários
  • January 19, 2018
Podem ser varios os motivos da dificuldade...e depende naturalmente das facilidades do equipamento.

Para iniciar o scan a partir da multifunçoes (metodo mais comum em equipamentos empresariais), comece por configurar no computador uma pasta partilhada.
Depois configure na multifunçoes o tipo de ficheiros, o caminho de destino (pasta partilhada no pc) a dar aos mesmos e as credenciais de acesso (se usadas) a pasta partilhada no pc.

Se iniciar o scan no pc (metodo mais comum em equipamentos domesticos) , atraves de um qualquer software apropriado, nao necessita de executar os passos anteriores. Basta que o software identifique a multifunçoes na rede.

Em qualquer dos casos deve garantir que a multifunçoes adquire IP (estatico ou atribuido por DHCP) e que nao existem restriçoes de acesso, por exemplo MAC Filter...

Boa noite, tenho net em casa em conjunto com tv. Tenho acesso à net através de portátil e smartphone, mas não consigo ligar um tablet e ter net

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  • Gigabyte
  • 42 comentários
  • September 4, 2018
Tenho uma impressora fotocopiadora empresarial instalada no meu PC via USB. Pergunto, se a tentar ligar via usb ao router da NOS necessito instalar novamente os drivers da impressora? E em que fase devo fazer isso, pois as instruções anteriores não referem nada sobre os drivers da impressora. Já agora, o modelo da impressora é uma Kyocera Taskalfa 2200, será que dá?
Obrigado

juli89
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  • Megabyte
  • 2065 comentários
  • September 4, 2018
@Geogalhano qual é o teu router?

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  • Gigabyte
  • 42 comentários
  • September 5, 2018
@Geogalhano qual é o teu router?
É o ZON-E590.

Qualquer ajuda agradeço.

  • Kilobyte
  • 5 comentários
  • September 7, 2018
Boa tarde.

Tive a impressora (Brother HL2130) configurada por USB ao router, onde esteve a funcionar durante alguns meses.

Sem fazer qualquer alteração na página do router e no computador local, deixei de conseguir imprimir.
Verifico que ao tentar aceder à pagina do router: http://router.home:631/printers/HL2130series
Obtenho o erro: 411 Length Required - pelo que vi está relacionado com o header !??
(Penso que quando estava a funcionar, dava o 200 OK)

A versão de software do meu router é a 4.11.3.7.43.1.101

Alguém teve um problema semelhante?

juli89
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  • Megabyte
  • 2065 comentários
  • September 7, 2018
@Chico1234 já viste se este tópico te ajuda?

  • Gigabyte
  • 10 comentários
  • March 30, 2020

Bom dia,

Gostaria de pedir ajuda como configurar uma impressora via wifi ao router 3.0

Agradeço desde já a atenção,


Tiago C.
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  • Moderador
  • 8807 comentários
  • March 30, 2020

Olá @Cátia Torrinha,

Movemos o seu comentário para um tópico onde encontra os passos para configurar a impressora. 


  • Kilobyte
  • 4 comentários
  • October 16, 2020

Olá
Tenho uma multifunções brother que funcionava muito bem com o antigo router da Vodafone. 
Recentemente mudei para a NOS e embora o router seja idêntico (5GHz), não reconhece a multifunções. 
Ainda formatei o PC na esperança de resolver o problema, mas mantem-se. a impressora não está em rede.

Podem ajudar-me por favor?


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • 32895 comentários
  • October 17, 2020

Bem-vindo @Aníbal Martins
Para podermos ajudar e melhor compreender o que se passa, pedimos que nos diga qual o método de acesso está utilizar? Isto é, está a utilizar o WPS ou, através da Impressora, aceder à rede e colocar a password? 

Obrigado


  • Kilobyte
  • 4 comentários
  • October 17, 2020

Olá @Mário P. 
Estou a aceder a rede com a impressora e insiro a password na impressora. A partir daí a minha rede doméstica fica toda emparelhada.
Neste momento tenho muitas dificuldades em estabelecer comunicação entre os equipamentos e embora por vezes consiga imprimir a partir do PC, a digitalização é impossível a partir da impressora. Tenho de solicitar a digitalização a partir do PC, o que me causa grande transtorno porque muitas vezes digitalizo e só ao final de algumas horas vou organizar todos os documentos que entraram.

 

Obrigado e bom fim de semana

 


  • Kilobyte
  • 4 comentários
  • October 17, 2020

@Mário P. , julgo estar relacionado com as permissões do router novo da NOS, que embora esteja a trabalhar bem, esta a ter este stress com a multifunções.


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • 32895 comentários
  • October 17, 2020

Olá @Aníbal Martins
Confirme, por favor, se no manual da impressora surge alguma sugestão sobre as configurações necessárias a que existam no Router. 

Podemos verificar se existem alterações que possam ser realizadas ao nosso Router para que exista uma optimização na comunicação entre o Router e a multifunções. 
Obrigado


  • Kilobyte
  • 4 comentários
  • October 17, 2020

@Mário P. 

Sim, aparece uma mensagem a indicar que devo aceder ao router e dar permissões.

Já tentei fazer mas não estou a conseguir...


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • 32895 comentários
  • October 17, 2020

@Aníbal Martins
Vamos ajudá-lo. 
Envie-nos, por favor uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum

Obrigado


Bem, não sei se aqui será o local indicado, mas eu, que nada percebo destas coisas, coloco certas questões:

- tenho router Nos wifi 2,4 e 5 GHz; tenho 3 extensores de sinal pela casa (r/ch + 1º andar e anexo) e conta no meu “Nosnet” 1 equipamento ligado ao Wifi e 24 à Ethernet, equipamentos que estão definidos por códigos alfa-numéricos (um ou outro tem também a designação do equipamento, por exemplo Ajax; Tuya e Wiz, de sistema de segurança, câmaras e lâmpadas inteligentes) e associados a um código IP (na distribuição IP surge que vai de 1.2 a 1.254);

​​​​​​​Os routers têm capacidades de ligação? Já adquiri algumas câmaras e lâmpadas que a instalei para me permitir ver/ligar pelo telemóvel só que agora ao tentar instalar uma outra câmara da Rollei não consigo. Já tenho 5 instaladas mas uma deixou de estar on-line; fui trocá-la e não consegui nada com a nova; fizeram-me a troca e consegui instalá-la, só que quando depois a coloquei noutro compartimento já ficou off-line, liga a luz azul de sinal por segundos mas não configura a net;

Será o número de equipamentos? Mas no início desta tarefa de instalação desta câmara tinha sinalizado como 20 equipamentos ligados à Ethernet e também não conseguia...entretanto agora estão 24 e passa-se o mesmo (entretanto apareceram mais 2 auriculares e um telemóvel novos cá em casa, daí passarem para 24??);

Isto deixa-me confuso, tanto mis que na loja Nos quem me atendeu disse que “o router da Nos só admite de 15 a 20 equipamentos...talvez isso não seja mesmo da câmara...mas ela já este on-line e agora fica off-line...e tinha 20 equipamentos e agora estão como que 24…

Como se conseguirá descodificar os códigos IP para os relacionar com os equipamentos?

Será melhor que um técnico venha cá a casa ver e dar-me uma explicação?

Alguém, de forma simples e compreensível, me possa dar uma orientação?

Gratos


Bruno Aleixo
Super User
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  • Super User
  • 2559 comentários
  • October 21, 2025


Os routers da NOS conseguem, em teoria, ligar dezenas de dispositivos, mas o desempenho pode degradar-se quando há muitos ligados (sobretudo em Wi-Fi). Os modelos mais comuns costumam aguentar entre 20 e 30 ligações sem grandes problemas, mas depende muito do tipo de equipamentos e do uso que fazem da rede.


Mesmo tendo extensores, nem sempre todos os dispositivos comunicam bem entre si — às vezes as câmaras ou lâmpadas ficam “presas” a um extensor mais longe ou trocam automaticamente entre 2,4 GHz e 5 GHz, o que pode causar falhas.
as câmaras Rollei (e muitas outras) só funcionam com a rede 2,4 GHz, por isso é importante garantir que o telemóvel e a câmara estão ligados exatamente à mesma rede 2,4 GHz durante a configuração.

a nos não dá apoio a este tipo de configurações, isso é da responsabilidade do cliente, mas há uma parceria com a pcmedic pra qual pode ligar através do 16991 para esse tipo de situações.

Eu sugiro que faça um reset ao router e depois tente configurar novamente os equipamentos.

um bem haja 

 


Obrigado Bruno Aleixo. As diferentes câmaras que já tenho (5) todas estão ligadas porque assumiram a rede de 2,4 GHz. O problema está sempre com esta 6ª, já a troquei pela 2ª vez, que o fornecedor me permitiu e volta o problema (esta até configurou e deu no início mas dias depois quando a coloquei noutro sítio deixou de dar). O problema deu-se quando havia referência a 20 equipamentos ligados pela Ethernet e agora com 24. Vou fazer esse reset e ver…

Obrigado pela dica da pcmedic.


Bruno Aleixo
Super User
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  • Super User
  • 2559 comentários
  • October 22, 2025

Obrigado Bruno Aleixo. As diferentes câmaras que já tenho (5) todas estão ligadas porque assumiram a rede de 2,4 GHz. O problema está sempre com esta 6ª, já a troquei pela 2ª vez, que o fornecedor me permitiu e volta o problema (esta até configurou e deu no início mas dias depois quando a coloquei noutro sítio deixou de dar). O problema deu-se quando havia referência a 20 equipamentos ligados pela Ethernet e agora com 24. Vou fazer esse reset e ver…

Obrigado pela dica da pcmedic.

Se o rotuer está a assumir esses equipamentos todos ligados quando na realidade estão menos de 10, é porque alguns estão a ser registados em duplicado, o melhor é mesmo fazer reset e liga-las novamente, isso deve resolver. 

Como se tratam de camaras de segurança, eu até iria um passo a frente por questões de segurança e não as deixaria ligadas ao rotuter da NOS, mas sim a um router próprio para fazer a gestão das camaras num router independente do router NOS.

Um bem haja 


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • 32895 comentários
  • October 22, 2025

Boa tarde, ​@Sérgio Vieira 57 

O ​@Bruno Aleixo deu uma boa ajuda sobre esta questão.

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigado.