Skip to main content
Header
Joao F.
Moderador
January 20, 2017
Destaque

Como ligar um equipamento à rede de casa

Se quiser ligar um equipamento à rede de sua casa ou partilhar uma impressora com vários computadores, basta seguir os seguintes passos:

PC
  1. Aceda ao painel de seleção e rede wireless (normalmente encontra-se no canto inferior direito no ambiente de trabalho e tem o símbolo de uma antena)
  2. Escolha a rede à qual se quer ligar
  3. Introduza a password e carregue em “Ligar”

Para saber como o fazer no seu smartphone ou tablet (iOS ou Android) consulte aqui.

Impressora
Para configurar uma impressora que será partilhada por todos os computadores da rede local, ligue uma impressora à porta USB do router Wi-Fi e faça o seguinte:

1. Abra uma página de internet com o endereço: http://zonhub.home e entre com o seu username e palavra-passe. Username: home. Password: zonnet.
  2. Em “Home”, clique no ícone Impressoras para ver o ecrã Impressoras partilhadas
  3. Copie o URL do IPP (Internet Printing Protocol) para a área de transferência

Windows:
  1. No seu computador, abra “impressoras e fax”, a partir de “definições”, no menu “Iniciar”
  2. clique na hiperligação “Adicionar Uma Impressora” para iniciar o assistente
  3. clique em “Seguinte” para continuar com o assistente
  4. selecione “Impressora de Rede” e clique em “Seguinte”
  5. selecione “Ligar a uma Impressora na Internet”
  6. insira o URL do IPP (Internet Printing Protocol) da impressora no campo URL
  7. clique em “Seguinte”.
  8. clique em “Concluir” para sair do assistente.

Playstation
  1. Carregue em "Definições" e depois em "Definições de Rede"
  2. Carregue em "Definições de Ligação à Internet"
  3. Seleccione "Sem fios"
  4. Carregue em "Procurar". Será apresentada uma lista com pontos de acesso wireless (routers)
  5. Seleccione o ponto de acesso que irá utilizar
  6. Introduza a password
  7. Guarde as definições
  8. Teste a ligação

26 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Super User
October 21, 2025

Os routers da NOS conseguem, em teoria, ligar dezenas de dispositivos, mas o desempenho pode degradar-se quando há muitos ligados (sobretudo em Wi-Fi). Os modelos mais comuns costumam aguentar entre 20 e 30 ligações sem grandes problemas, mas depende muito do tipo de equipamentos e do uso que fazem da rede.

Mesmo tendo extensores, nem sempre todos os dispositivos comunicam bem entre si — às vezes as câmaras ou lâmpadas ficam “presas” a um extensor mais longe ou trocam automaticamente entre 2,4 GHz e 5 GHz, o que pode causar falhas.
as câmaras Rollei (e muitas outras) só funcionam com a rede 2,4 GHz, por isso é importante garantir que o telemóvel e a câmara estão ligados exatamente à mesma rede 2,4 GHz durante a configuração.

a nos não dá apoio a este tipo de configurações, isso é da responsabilidade do cliente, mas há uma parceria com a pcmedic pra qual pode ligar através do 16991 para esse tipo de situações.

Eu sugiro que faça um reset ao router e depois tente configurar novamente os equipamentos.

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Kilobyte
October 21, 2025

Obrigado Bruno Aleixo. As diferentes câmaras que já tenho (5) todas estão ligadas porque assumiram a rede de 2,4 GHz. O problema está sempre com esta 6ª, já a troquei pela 2ª vez, que o fornecedor me permitiu e volta o problema (esta até configurou e deu no início mas dias depois quando a coloquei noutro sítio deixou de dar). O problema deu-se quando havia referência a 20 equipamentos ligados pela Ethernet e agora com 24. Vou fazer esse reset e ver…

Obrigado pela dica da pcmedic.

Bruno Aleixo
Super User
Super User
October 22, 2025

Obrigado Bruno Aleixo. As diferentes câmaras que já tenho (5) todas estão ligadas porque assumiram a rede de 2,4 GHz. O problema está sempre com esta 6ª, já a troquei pela 2ª vez, que o fornecedor me permitiu e volta o problema (esta até configurou e deu no início mas dias depois quando a coloquei noutro sítio deixou de dar). O problema deu-se quando havia referência a 20 equipamentos ligados pela Ethernet e agora com 24. Vou fazer esse reset e ver…

Obrigado pela dica da pcmedic.

Se o rotuer está a assumir esses equipamentos todos ligados quando na realidade estão menos de 10, é porque alguns estão a ser registados em duplicado, o melhor é mesmo fazer reset e liga-las novamente, isso deve resolver. 

Como se tratam de camaras de segurança, eu até iria um passo a frente por questões de segurança e não as deixaria ligadas ao rotuter da NOS, mas sim a um router próprio para fazer a gestão das camaras num router independente do router NOS.

Um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Mário P.
Gestor da comunidade
October 22, 2025

Boa tarde, ​@Sérgio Vieira 57 

O ​@Bruno Aleixo deu uma boa ajuda sobre esta questão.

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigado.

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Byte
November 29, 2025

Estou aqui a tentar instalar manualmente por cabo  uma Android 14 .r

Router Giga (Torre)

Preciso de saber o que meter.

Step1

Add new network

Step2

Enter name  of Wi-fi network

Step3

Type Security 

None 

Enhanced Open 

WEP

WPA/WPA2=Personal

WPA3-Personal

Nota:A instalação do Wi-fi coreu bem

Guimas
Super User
Super User
November 29, 2025

Pelo que escreve ai tem que meter nome da rede e segurança utilizada. Por defeito o router mete wpa/wpa2