Skip to main content
Header
Joao F.
Moderador
January 20, 2017
Destaque

Como ligar um equipamento à rede de casa

Se quiser ligar um equipamento à rede de sua casa ou partilhar uma impressora com vários computadores, basta seguir os seguintes passos:

PC
  1. Aceda ao painel de seleção e rede wireless (normalmente encontra-se no canto inferior direito no ambiente de trabalho e tem o símbolo de uma antena)
  2. Escolha a rede à qual se quer ligar
  3. Introduza a password e carregue em “Ligar”

Para saber como o fazer no seu smartphone ou tablet (iOS ou Android) consulte aqui.

Impressora
Para configurar uma impressora que será partilhada por todos os computadores da rede local, ligue uma impressora à porta USB do router Wi-Fi e faça o seguinte:

1. Abra uma página de internet com o endereço: http://zonhub.home e entre com o seu username e palavra-passe. Username: home. Password: zonnet.
  2. Em “Home”, clique no ícone Impressoras para ver o ecrã Impressoras partilhadas
  3. Copie o URL do IPP (Internet Printing Protocol) para a área de transferência

Windows:
  1. No seu computador, abra “impressoras e fax”, a partir de “definições”, no menu “Iniciar”
  2. clique na hiperligação “Adicionar Uma Impressora” para iniciar o assistente
  3. clique em “Seguinte” para continuar com o assistente
  4. selecione “Impressora de Rede” e clique em “Seguinte”
  5. selecione “Ligar a uma Impressora na Internet”
  6. insira o URL do IPP (Internet Printing Protocol) da impressora no campo URL
  7. clique em “Seguinte”.
  8. clique em “Concluir” para sair do assistente.

Playstation
  1. Carregue em "Definições" e depois em "Definições de Rede"
  2. Carregue em "Definições de Ligação à Internet"
  3. Seleccione "Sem fios"
  4. Carregue em "Procurar". Será apresentada uma lista com pontos de acesso wireless (routers)
  5. Seleccione o ponto de acesso que irá utilizar
  6. Introduza a password
  7. Guarde as definições
  8. Teste a ligação

26 Comentários

Gigabyte
March 30, 2020

Bom dia,

Gostaria de pedir ajuda como configurar uma impressora via wifi ao router 3.0

Agradeço desde já a atenção,

Tiago C.
Moderador
March 30, 2020

Olá @Cátia Torrinha,

Movemos o seu comentário para um tópico onde encontra os passos para configurar a impressora. 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
October 16, 2020

Olá
Tenho uma multifunções brother que funcionava muito bem com o antigo router da Vodafone. 
Recentemente mudei para a NOS e embora o router seja idêntico (5GHz), não reconhece a multifunções. 
Ainda formatei o PC na esperança de resolver o problema, mas mantem-se. a impressora não está em rede.

Podem ajudar-me por favor?

Mário P.
Gestor da comunidade
October 17, 2020

Bem-vindo @Aníbal Martins
Para podermos ajudar e melhor compreender o que se passa, pedimos que nos diga qual o método de acesso está utilizar? Isto é, está a utilizar o WPS ou, através da Impressora, aceder à rede e colocar a password? 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
October 17, 2020

Olá @Mário P. 
Estou a aceder a rede com a impressora e insiro a password na impressora. A partir daí a minha rede doméstica fica toda emparelhada.
Neste momento tenho muitas dificuldades em estabelecer comunicação entre os equipamentos e embora por vezes consiga imprimir a partir do PC, a digitalização é impossível a partir da impressora. Tenho de solicitar a digitalização a partir do PC, o que me causa grande transtorno porque muitas vezes digitalizo e só ao final de algumas horas vou organizar todos os documentos que entraram.

Obrigado e bom fim de semana

Kilobyte
October 17, 2020

@Mário P. , julgo estar relacionado com as permissões do router novo da NOS, que embora esteja a trabalhar bem, esta a ter este stress com a multifunções.

Mário P.
Gestor da comunidade
October 17, 2020

Olá @Aníbal Martins
Confirme, por favor, se no manual da impressora surge alguma sugestão sobre as configurações necessárias a que existam no Router. 

Podemos verificar se existem alterações que possam ser realizadas ao nosso Router para que exista uma optimização na comunicação entre o Router e a multifunções. 
Obrigado

Kilobyte
October 17, 2020

@Mário P. 

Sim, aparece uma mensagem a indicar que devo aceder ao router e dar permissões.

Já tentei fazer mas não estou a conseguir...

Mário P.
Gestor da comunidade
October 17, 2020

@Aníbal Martins
Vamos ajudá-lo. 
Envie-nos, por favor uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum

Obrigado

Kilobyte
October 21, 2025

Bem, não sei se aqui será o local indicado, mas eu, que nada percebo destas coisas, coloco certas questões:

- tenho router Nos wifi 2,4 e 5 GHz; tenho 3 extensores de sinal pela casa (r/ch + 1º andar e anexo) e conta no meu “Nosnet” 1 equipamento ligado ao Wifi e 24 à Ethernet, equipamentos que estão definidos por códigos alfa-numéricos (um ou outro tem também a designação do equipamento, por exemplo Ajax; Tuya e Wiz, de sistema de segurança, câmaras e lâmpadas inteligentes) e associados a um código IP (na distribuição IP surge que vai de 1.2 a 1.254);

​​​​​​​Os routers têm capacidades de ligação? Já adquiri algumas câmaras e lâmpadas que a instalei para me permitir ver/ligar pelo telemóvel só que agora ao tentar instalar uma outra câmara da Rollei não consigo. Já tenho 5 instaladas mas uma deixou de estar on-line; fui trocá-la e não consegui nada com a nova; fizeram-me a troca e consegui instalá-la, só que quando depois a coloquei noutro compartimento já ficou off-line, liga a luz azul de sinal por segundos mas não configura a net;

Será o número de equipamentos? Mas no início desta tarefa de instalação desta câmara tinha sinalizado como 20 equipamentos ligados à Ethernet e também não conseguia...entretanto agora estão 24 e passa-se o mesmo (entretanto apareceram mais 2 auriculares e um telemóvel novos cá em casa, daí passarem para 24??);

Isto deixa-me confuso, tanto mis que na loja Nos quem me atendeu disse que “o router da Nos só admite de 15 a 20 equipamentos...talvez isso não seja mesmo da câmara...mas ela já este on-line e agora fica off-line...e tinha 20 equipamentos e agora estão como que 24…

Como se conseguirá descodificar os códigos IP para os relacionar com os equipamentos?

Será melhor que um técnico venha cá a casa ver e dar-me uma explicação?

Alguém, de forma simples e compreensível, me possa dar uma orientação?

Gratos