Skip to main content
Header
Megabyte
September 3, 2021
Pergunta

Como fixar endereço IP no DHCP

• September 3, 2021
  • 43 comentários
  • 2598 visualizações

Bom dia,

Sou relativamente novo na NOS, depois de mais de uma década na Vodafone.

Tenho o router CHITA-Hub5:

Gostava de saber como posso fixar um endereço IP no DHCP do router.

Eu não quero fixar o endereço manualmente no equipamento, gostava de o fazer no DHCP do router.

Andei à procura e não consegui achar.

Acho uma funcionalidade básica e todos os routers que usei no passado tinham.

Obrigado.

João Próspero Luís

43 Comentários

João H.
Gestor da comunidade
November 14, 2023

Boa tarde @RicardoSilvestre,

Agradecemos a sua mensagem.

O @Jorge C partilhou uma boa ajuda em apresentar uma alternativa sobre este tema.

Fique atento a todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
November 14, 2023

Boa tarde @RicardoSilvestre,

Está em fase de resolução. Pode configurar o ip directamente no dispositivo.

Obrigado

Obrigado pela sugestão, mas eu quero ir para o Porto e não para Faro 😉

Se o meu objectivo fosse configurar o IP na máquina alvo já o teria feito.

O que quero fazer é uma coisa simples, que a esmagadora maioria dos routers permite, fazer binding ao Mac address e atribuir um IP fixo…

Não quero configurar a máquina (por várias razões) nem quero comprar outro equipamento.

A questão que importa; estão a tratar de um upgrade ao firmware do router? Se sim, qual o prazo expectável (para "breve" não é uma resposta)

Se não estão a tratar, ou não têm prazo realista, têm algum modelo de router que permita resolver o problema?

Muito obrigado 

João H.
Gestor da comunidade
November 15, 2023

Bom dia, @RicardoSilvestre.

Lamentamos o transtorno e agradecemos a sua sugestão.

As opiniões e apreciações da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar.

Se surgirem novidades sobre este tema serão partilhadas, aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
CP001
November 16, 2023

Boa tarde @RicardoSilvestre,

Está em fase de resolução. Pode configurar o ip directamente no dispositivo.

Obrigado

Obrigado pela sugestão, mas eu quero ir para o Porto e não para Faro 😉

Se o meu objectivo fosse configurar o IP na máquina alvo já o teria feito.

O que quero fazer é uma coisa simples, que a esmagadora maioria dos routers permite, fazer binding ao Mac address e atribuir um IP fixo…

Não quero configurar a máquina (por várias razões) nem quero comprar outro equipamento.

A questão que importa; estão a tratar de um upgrade ao firmware do router? Se sim, qual o prazo expectável (para "breve" não é uma resposta)

Se não estão a tratar, ou não têm prazo realista, têm algum modelo de router que permita resolver o problema?

Muito obrigado 

Boa tarde @RicardoSilvestre 

Confirmo que no mais recente router da NOS – Giga Router 6 em FTTH – a funcionalidade de reserva de IPs está a funcionar. Passo a detalhar.

Aceda à página de gestão 192.168.1.1

login: admin

password: admin

Vai aparecer a lista de equipamentos ligados.

Clique no equipamento cujo endereço IP pretende fixar.

Nessa página terá a opção de reservar o IP para esse dispositivo (reserva DHCP).

A diferença entre um IP estático ou uma reserva DHCP. é que a reserva de DHCP não permite em caso nenhum que dois equipamentos fiquem com o mesmo IP,  enquanto que no IP estático há esse risco.

Kilobyte
July 17, 2024

Como é que acedo à página de gestão? No router que me instalaram ontem, 192.168.1.1 dá o erro 404

Jorge C
Super User
Super User
July 17, 2024

Como é que acedo à página de gestão? No router que me instalaram ontem, 192.168.1.1 dá o erro 404

Boa tarde @ajcc,

Pode aceder desta forma.

Obrigado.

CP001
July 17, 2024

O meu comentário era sobre o router 6.0 FTTH. Qual é o router que tem instalado?

Kilobyte
July 17, 2024

O modelo é TG2492NO.

Entretanto vi que é possível configurar o tempo de lease. Colocando um valor muito elevado na prática acaba por originar IPs fixos, certo? Neste momento o valor é 0. Tem algum significado especial?

Jorge C
Super User
Super User
July 17, 2024

O modelo é TG2492NO.

Entretanto vi que é possível configurar o tempo de lease. Colocando um valor muito elevado na prática acaba por originar IPs fixos, certo? Neste momento o valor é 0. Tem algum significado especial?

Lamento discordar mas é o lease time do sua rede local.

Obrigado.

Kilobyte
July 17, 2024

O modelo é TG2492NO.

Lamento discordar mas é o lease time do sua rede local.

Obrigado.

Sim, da rede local. É isso que eu pretendo (tal como também era pretendido por quem começou este assunto): ter equipamentos na rede local com IP fixo.