Skip to main content

Bom dia,

Sou relativamente novo na NOS, depois de mais de uma década na Vodafone.

Tenho o router CHITA-Hub5:

 

Gostava de saber como posso fixar um endereço IP no DHCP do router.

Eu não quero fixar o endereço manualmente no equipamento, gostava de o fazer no DHCP do router.

Andei à procura e não consegui achar.

Acho uma funcionalidade básica e todos os routers que usei no passado tinham.

Obrigado.

 

João Próspero Luís

Como é que acedo à página de gestão? No router que me instalaram ontem, 192.168.1.1 dá o erro 404

 

Boa tarde @ajcc,

Pode aceder desta forma.

Obrigado.


Como é que acedo à página de gestão? No router que me instalaram ontem, 192.168.1.1 dá o erro 404

 O meu comentário era sobre o router 6.0 FTTH. Qual é o router que tem instalado?


O modelo é TG2492NO.

Entretanto vi que é possível configurar o tempo de lease. Colocando um valor muito elevado na prática acaba por originar IPs fixos, certo? Neste momento o valor é 0. Tem algum significado especial?


O modelo é TG2492NO.

Entretanto vi que é possível configurar o tempo de lease. Colocando um valor muito elevado na prática acaba por originar IPs fixos, certo? Neste momento o valor é 0. Tem algum significado especial?


Lamento discordar mas é o lease time do sua rede local.

Obrigado.


O modelo é TG2492NO.

Entretanto vi que é possível configurar o tempo de lease. Colocando um valor muito elevado na prática acaba por originar IPs fixos, certo? Neste momento o valor é 0. Tem algum significado especial?


Lamento discordar mas é o lease time do sua rede local.

Obrigado.

Sim, da rede local. É isso que eu pretendo (tal como também era pretendido por quem começou este assunto): ter equipamentos na rede local com IP fixo. 


O modelo é TG2492NO.

Entretanto vi que é possível configurar o tempo de lease. Colocando um valor muito elevado na prática acaba por originar IPs fixos, certo? Neste momento o valor é 0. Tem algum significado especial?


Lamento discordar mas é o lease time do sua rede local.

Obrigado.

 

Sim, da rede local. É isso que eu pretendo (tal como também era pretendido por quem começou este assunto): ter equipamentos na rede local com IP fixo. 

 

Com o DHCP ligado são atribuídos pelo mesmo.

Para que o IP não mude pode designar manualmente nos dispositivos.

Obrigado.


Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @ajcc,

O @CP001 e @Jorge C partilharam uma boa ajuda sobre a sua questão.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Tenho duas smart plugs que não permitem atribuir ip fixos no dispositivo, logo necessito que isso seja feito no router… Pergunto se já desbloquearam esta funcionalidade no router?

 

Obrigado.


Entre dentro da página do router e veja.


Entre dentro da página do router e veja.

 

Agradeço, mas obviamente já o fiz e não encontrei opção nenhuma para fixar o ip de um dispositivo.


Entre dentro da página do router e veja.

 

Agradeço, mas obviamente já o fiz e não encontrei opção nenhuma para fixar o ip de um dispositivo.

 

Boa tarde @MakoShark3,

Lamento mas de momento não é possível. 

Caso tenha mais questões, partilhe com a comunidade.

Obrigado.


Entre dentro da página do router e veja.

 

Agradeço, mas obviamente já o fiz e não encontrei opção nenhuma para fixar o ip de um dispositivo.

 

Boa tarde @MakoShark3,

Lamento mas de momento não é possível. 

Caso tenha mais questões, partilhe com a comunidade.

Obrigado.

 

É de facto lamentável que nos seja vetada uma configuração tão simples e útil.


Este router é para mim uma risota. Totalmente incapaz em difundir um sinal de jeito e infantilmente limitado em configurações…
Mas a maior pena é ter de esperar ainda mais 12 meses para poder mudar de operador.

 


Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @MakoShark3 e ajuda da comunidade em esclarecer.

Alternativamente poderá ligar um router próprio da sua preferência, ao router NOS em modo bridge. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @MakoShark3 e ajuda da comunidade em esclarecer.

Alternativamente poderá ligar um router próprio da sua preferência, ao router NOS em modo bridge. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

 

Agradeço a sugestão, mas considero-a sem qualquer sentido e até um pouco caricata …
A solução não está no cliente ter de multiplicar equipamento à sua custa para suprir as limitações impostas no equipamento do operador.

 

Deixo aqui outra sugestão, que é que irei seguir assim que possa... Mudar para um operador com equipamento mais apetrechado como por exemplo o router da MEO que permite leases estáticos conforme se demonstra na figura abaixo.

 


Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @MakoShark3 e ajuda da comunidade em esclarecer.

Alternativamente poderá ligar um router próprio da sua preferência, ao router NOS em modo bridge. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

 

Agradeço a sugestão, mas considero-a sem qualquer sentido e até um pouco caricata …
A solução não está no cliente ter de multiplicar equipamento à sua custa para suprir as limitações impostas no equipamento do operador.

 

Deixo aqui outra sugestão, que é que irei seguir assim que possa... Mudar para um operador com equipamento mais apetrechado como por exemplo o router da MEO que permite leases estáticos conforme se demonstra na figura abaixo.

 

a função do isp é prestar o acesso ao serviço, que tens, configs adicionais de equipamentos são extras que em lugar algum são garantidos...

eu sempre usei um router próprio, até por questões de privacidade, os meus equipamentos vao comigo pra qualquer operador que vá xD 

um bem haja 


Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @MakoShark3 e ajuda da comunidade em esclarecer.

Alternativamente poderá ligar um router próprio da sua preferência, ao router NOS em modo bridge. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

 

Agradeço a sugestão, mas considero-a sem qualquer sentido e até um pouco caricata …
A solução não está no cliente ter de multiplicar equipamento à sua custa para suprir as limitações impostas no equipamento do operador.

 

Deixo aqui outra sugestão, que é que irei seguir assim que possa... Mudar para um operador com equipamento mais apetrechado como por exemplo o router da MEO que permite leases estáticos conforme se demonstra na figura abaixo.

 

a função do isp é prestar o acesso ao serviço, que tens, configs adicionais de equipamentos são extras que em lugar algum são garantidos...

eu sempre usei um router próprio, até por questões de privacidade, os meus equipamentos vao comigo pra qualquer operador que vá xD 

um bem haja 

 

Agradeço a sua opinião, mas eu também tenho a minha que é tão válida quanto a sua… 

O contracto não é apenas e só de internet à porta, são vários serviços dos quais duas redes domésticas (por LAN e WAN). Estamos sempre agarrados ao router fornecido quer queremos ou não, não pode ser substituído. O problema é que para além de velocidades de transferência pouco ou nada é descriminado nos serviços antes da contractação e aí concordo, não há garantias disto ou de nada (como por exemplo da cobertura Wifi que para mim é medíocre e já me obrigou a custear um repetidor).

Reitero, enquanto existirem outras opções superiores (vulgo operadores) para mim duplicar hardware por limitação de software do operador para além de ser oneroso e mais trabalhoso de manter não tem qualquer lógica ou sentido.

 


Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @MakoShark3 e ajuda da comunidade em esclarecer.

Alternativamente poderá ligar um router próprio da sua preferência, ao router NOS em modo bridge. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

 

Agradeço a sugestão, mas considero-a sem qualquer sentido e até um pouco caricata …
A solução não está no cliente ter de multiplicar equipamento à sua custa para suprir as limitações impostas no equipamento do operador.

 

Deixo aqui outra sugestão, que é que irei seguir assim que possa... Mudar para um operador com equipamento mais apetrechado como por exemplo o router da MEO que permite leases estáticos conforme se demonstra na figura abaixo.

 

a função do isp é prestar o acesso ao serviço, que tens, configs adicionais de equipamentos são extras que em lugar algum são garantidos...

eu sempre usei um router próprio, até por questões de privacidade, os meus equipamentos vao comigo pra qualquer operador que vá xD 

um bem haja 

 

Agradeço a sua opinião, mas eu também tenho a minha que é tão válida quanto a sua… 

O contracto não é apenas e só de internet à porta, são vários serviços dos quais duas redes domésticas (por LAN e WAN). Estamos sempre agarrados ao router fornecido quer queremos ou não, não pode ser substituído. O problema é que para além de velocidades de transferência pouco ou nada é descriminado nos serviços antes da contractação e aí concordo, não há garantias disto ou de nada (como por exemplo da cobertura Wifi que para mim é medíocre e já me obrigou a custear um repetidor).

Reitero, enquanto existirem outras opções superiores (vulgo operadores) para mim duplicar hardware por limitação de software do operador para além de ser oneroso e mais trabalhoso de manter não tem qualquer lógica ou sentido.

 

percebo, mas de qualquer das formas, problemas existem em todo o lado, e qualquer isp tem como procedimento fazer reset ao primeiro precalço que acontece… 

com um router próprio pra além de poderes salvaguardar todas as configs que tens, tens também a segurança e confidencialidade de não expor toda a tua rede domestica a qualquer pessoa do isp…

só só alguns pontos de consideração, percebo o que dizer, o fw podia ser melhor, mas é um router alugado e com aluguer gratuito, nunca se vai equiparar a qualquer router smi-profissional. 

um bem haja 


Entre dentro da página do router e veja.

 

Agradeço, mas obviamente já o fiz e não encontrei opção nenhuma para fixar o ip de um dispositivo.

 

Boa tarde @MakoShark3,

Lamento mas de momento não é possível. 

Caso tenha mais questões, partilhe com a comunidade.

Obrigado.

Tenho duas smart plugs que não permitem atribuir ip fixos no dispositivo, logo necessito que isso seja feito no router… Pergunto se já desbloquearam esta funcionalidade no router?

 

Obrigado.

Existe pelo menos um router que tem a funcionalidade que atrás descrevi: router 6.0 FTTH. Apenas está disponível em zonas FTTH esse router.

 

Confirmo, no entanto, que a maioria dos routers NOS não a possui.

 

 

@MakoShark3 

Penso que esteja a falar de IP estático ou reserva de IP e não propriamente do IP público fixo, que se trata de outra funcionalidade.


Comentário