Header
Pergunta

Como fixar endereço IP no DHCP


Reputação 1
Crachá

Bom dia,

Sou relativamente novo na NOS, depois de mais de uma década na Vodafone.

Tenho o router CHITA-Hub5:

 

Gostava de saber como posso fixar um endereço IP no DHCP do router.

Eu não quero fixar o endereço manualmente no equipamento, gostava de o fazer no DHCP do router.

Andei à procura e não consegui achar.

Acho uma funcionalidade básica e todos os routers que usei no passado tinham.

Obrigado.

 

João Próspero Luís


24 Comentários

Reputação 7
Crachá +1

Viva camarada, está a falar de ip fixo

um bem haja 

Reputação 1
Crachá

Não, estou a falar de um equipamento doméstico ter sempre o mesmo endereço na rede doméstica. Fixar o endereço IP no servidor DHCP do router.

Reputação 7
Crachá +1

Mas isso podes fazer diretamente no windows!

Reputação 1
Crachá

Mas eu tenho Windows, Webcam’s, Android’s, Mac, impressoras.
Cada um programa-se à sua maneira, se pudesse fazer no router era muito mais simples para mim.

Também tive muitos anos vodafone, mudei agora para a NOS e estou cada vez mais desiludido a todos os níveis mas por agora venho aqui queixar-me dos equipamentos e respetivas interfaces de administração. Para utilizadores avançados os equipamentos da NOS deixam muito a desejar.

Também tenho vários servidores e quipamentos em casa aos quais acedo por https e estar a configurar em cada um, um IP fixo é trabalhoso. Algo que podia estar habilitado no router. Não vejo razão para terem desabilitado esta função.

Reputação 7
Crachá +2

qual a versão de firmware? 

Penso ter visto que numa versão a situação está ok

TCG310J 1.1.16.3.2
Apenas o campo nome do equipamento está disponível para editar

Reputação 7
Crachá +1

Também tive muitos anos vodafone, mudei agora para a NOS e estou cada vez mais desiludido a todos os níveis mas por agora venho aqui queixar-me dos equipamentos e respetivas interfaces de administração. Para utilizadores avançados os equipamentos da NOS deixam muito a desejar.

Também tenho vários servidores e quipamentos em casa aos quais acedo por https e estar a configurar em cada um, um IP fixo é trabalhoso. Algo que podia estar habilitado no router. Não vejo razão para terem desabilitado esta função.

é o que há…

também concordo que a interface podia ser melhor, as vezes menos é mais, e este é um dos casos em que mexerem menos, gerava melhores resultados.

mas bem, a solução é usar um router proprio. 

um bem haja 

Soubesse eu disto antes de ter instalado a NOS, nunca na minha vida teria acedido ao serviço. Estava tão bem onde estava!

A solução que arranjei foi desativar o dhcp no router e colocar o pihole num raspberry pi com dhcp.

Essa solução não é viável! O Router tem capacidade para o fazer. A NOS é que o limita. O Router que tinha do meu ultimo provedor, permitia-me fazer tudo sem recorrer a outro equipamento. Não estou para mudar de serviço para pior. A NOS terá que fazer melhor do que isto, face a que do que tenho lido, já não é um requisito recente por parte de mais utilizadores. Para além do mais, tive falhas de sinal que nunca tive com o serviço anterior (MEO), o que é imperdoável face ao mercado atual!

Não vou contratar um serviço para depois andar a usar fita-cola para colmatar deficiências do mesmo que nem se querer deveriam existir para começar! 

Fixar IPs nos equipamentos também não é viável, dado que se os mudar de rede e localização estes definitivamente poderão causar conflitos em redes de terceiros.

Por ultimo, ter que ligar para um linha informática paga, tb foi deveras decepcionante, dado que a promessa que me fizeram durante o contrato é que todas as chamadas de suporte seriam gratuitas. Não me mostraram foi o asterisco! 

Nada de novo no atendimento ao cliente! O que vale é que estou no meu primeiro dia, dentro dos 15 que me podem fazer voltar ao que tinha anteriormente!

E o caricato nisto tudo é que seria uma mudança tão simples, que logisticamente já leva meses ou anos para ser resolvido. Se isto não é uma bandeira vermelha na qualidade de serviço da NOS, não sei o que será!

Reputação 7

Bom dia @Luis Pedro Pinto,

Por favor informe se resolveu a situação com as sugestões do tópico.

Obrigado

Não, e não vou resolver com as sugestões. A unica maneira de resolver será mesmo desbloquear o acesso à funcionalidade do router. Recuso-me a mudar para um serviço pior!

Reputação 7

Não, e não vou resolver com as sugestões. A unica maneira de resolver será mesmo desbloquear o acesso à funcionalidade do router. Recuso-me a mudar para um serviço pior!

 

Compreendo, nesse vamos aguardar a opinião da equipa de moderação do @Fórum.

Obrigado

 

Ao fim de 3 horas com assistentes a passarem-me de um lado para o outro, com quebras de informação onde me obrigaram a repetir o problema ad-eternum a pessoas sem conhecimento técnico, chegou-se à conclusão que a NOS não tem um router que permita uma configuração customizada que permita tal funcionalidade. Como tal irei rescindir o meu contrato de imediato, ainda dentro do período experimental, dado terem-me dado informações incompletas sobre a funcionalidade do equipamento, algo que eu requisitei na altura do efetuar o mesmo. 

Também notei deficiências na qualidade de imagem, que nunca tive com a MEO, usando o serviço semelhante de fibra. 

Prometeram-me um router superior, o que é falso

A NOS nunca mais entrará em minha casa e aconselho aos demais a fazer o mesmo. Só assim é que as companhias aprendem a respeitar o tempo dos clientes. Parece cliché, mas infelizmente ainda acontece e o cliente merece muito mais pelo preços exorbitantes que paga pelo serviço.

Aquilo que gastei em tempo daria para pagar 20 descontos anuais que a NOS me faria em relação à MEO. Arrependidíssimo de ter mudado de serviço e de ter aberto a porta aos comerciais externos a que a NOS recorre para vender o seu serviço. 

Mesmo que apaguem este texto do forum, este será tb enviado para a o Portal da Queixa. Os clientes não terão que sustentar a incompetência da organização em questão. Não coloco em causa a competência individual dos assistentes, mas sim da organização e de quem a dirige de forma incompetente.

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e feedback @Luis Pedro Pinto.

Confirmamos que os routers NOS não permitem, de momento, a possibilidade de efetuar a configuração desejada.

Sugerimos a utilização de um router próprio ligado em modo bridge para acesso a configurações adicionais.

Obrigado 

Obrigado pela sugestão, já cancelei a NOS!

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e feedback @Luis Pedro Pinto.

Confirmamos que os routers NOS não permitem, de momento, a possibilidade de efetuar a configuração desejada.

Sugerimos a utilização de um router próprio ligado em modo bridge para acesso a configurações adicionais.

Obrigado 

 

Boa Noite,

já têm previsão de quando vão implementar essa simples, mas bastante necessária funcionalidade?
é uma grande limitação e sugerir que se compre um router para fazer algo que o vosso, teoricamente pode, é simplesmente prestar uma mau serviço aos clientes.

Reputação 7

Boa tarde @RicardoSilvestre,

Está em fase de resolução. Pode configurar o ip directamente no dispositivo.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @RicardoSilvestre,

Agradecemos a sua mensagem.

O @Jorge C partilhou uma boa ajuda em apresentar uma alternativa sobre este tema.

Fique atento a todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Boa tarde @RicardoSilvestre,

Está em fase de resolução. Pode configurar o ip directamente no dispositivo.

Obrigado

 

Obrigado pela sugestão, mas eu quero ir para o Porto e não para Faro 😉

 

Se o meu objectivo fosse configurar o IP na máquina alvo já o teria feito.

O que quero fazer é uma coisa simples, que a esmagadora maioria dos routers permite, fazer binding ao Mac address e atribuir um IP fixo…

 

Não quero configurar a máquina (por várias razões) nem quero comprar outro equipamento.

 

A questão que importa; estão a tratar de um upgrade ao firmware do router? Se sim, qual o prazo expectável (para "breve" não é uma resposta)

Se não estão a tratar, ou não têm prazo realista, têm algum modelo de router que permita resolver o problema?

 

Muito obrigado 

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, @RicardoSilvestre.

Lamentamos o transtorno e agradecemos a sua sugestão.

As opiniões e apreciações da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar.

Se surgirem novidades sobre este tema serão partilhadas, aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Boa tarde @RicardoSilvestre,

Está em fase de resolução. Pode configurar o ip directamente no dispositivo.

Obrigado

 

Obrigado pela sugestão, mas eu quero ir para o Porto e não para Faro 😉

 

Se o meu objectivo fosse configurar o IP na máquina alvo já o teria feito.

O que quero fazer é uma coisa simples, que a esmagadora maioria dos routers permite, fazer binding ao Mac address e atribuir um IP fixo…

 

Não quero configurar a máquina (por várias razões) nem quero comprar outro equipamento.

 

A questão que importa; estão a tratar de um upgrade ao firmware do router? Se sim, qual o prazo expectável (para "breve" não é uma resposta)

Se não estão a tratar, ou não têm prazo realista, têm algum modelo de router que permita resolver o problema?

 

Muito obrigado 

Boa tarde @RicardoSilvestre 

 

 

Confirmo que no mais recente router da NOS – Giga Router 6 em FTTH – a funcionalidade de reserva de IPs está a funcionar. Passo a detalhar.

 

Aceda à página de gestão 192.168.1.1

login: admin

password: admin

 

Vai aparecer a lista de equipamentos ligados.

Clique no equipamento cujo endereço IP pretende fixar.

Nessa página terá a opção de reservar o IP para esse dispositivo (reserva DHCP).

 

A diferença entre um IP estático ou uma reserva DHCP. é que a reserva de DHCP não permite em caso nenhum que dois equipamentos fiquem com o mesmo IP,  enquanto que no IP estático há esse risco.

Comentário