Skip to main content
Header
Megabyte
September 3, 2021
Pergunta

Como fixar endereço IP no DHCP

• September 3, 2021
  • 43 comentários
  • 2598 visualizações

Bom dia,

Sou relativamente novo na NOS, depois de mais de uma década na Vodafone.

Tenho o router CHITA-Hub5:

Gostava de saber como posso fixar um endereço IP no DHCP do router.

Eu não quero fixar o endereço manualmente no equipamento, gostava de o fazer no DHCP do router.

Andei à procura e não consegui achar.

Acho uma funcionalidade básica e todos os routers que usei no passado tinham.

Obrigado.

João Próspero Luís

43 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Super User
September 3, 2021

Viva camarada, está a falar de ip fixo

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Megabyte
September 3, 2021

Não, estou a falar de um equipamento doméstico ter sempre o mesmo endereço na rede doméstica. Fixar o endereço IP no servidor DHCP do router.

Bruno Aleixo
Super User
Super User
September 3, 2021

Mas isso podes fazer diretamente no windows!

O amigo Bruno ajuda
Megabyte
September 3, 2021

Mas eu tenho Windows, Webcam’s, Android’s, Mac, impressoras.
Cada um programa-se à sua maneira, se pudesse fazer no router era muito mais simples para mim.

Kilobyte
December 11, 2022

Também tive muitos anos vodafone, mudei agora para a NOS e estou cada vez mais desiludido a todos os níveis mas por agora venho aqui queixar-me dos equipamentos e respetivas interfaces de administração. Para utilizadores avançados os equipamentos da NOS deixam muito a desejar.

Também tenho vários servidores e quipamentos em casa aos quais acedo por https e estar a configurar em cada um, um IP fixo é trabalhoso. Algo que podia estar habilitado no router. Não vejo razão para terem desabilitado esta função.

Olaf
Super User
Super User
December 11, 2022

qual a versão de firmware? 

Penso ter visto que numa versão a situação está ok

Kilobyte
December 12, 2022

TCG310J 1.1.16.3.2
Apenas o campo nome do equipamento está disponível para editar

Bruno Aleixo
Super User
Super User
December 12, 2022

Também tive muitos anos vodafone, mudei agora para a NOS e estou cada vez mais desiludido a todos os níveis mas por agora venho aqui queixar-me dos equipamentos e respetivas interfaces de administração. Para utilizadores avançados os equipamentos da NOS deixam muito a desejar.

Também tenho vários servidores e quipamentos em casa aos quais acedo por https e estar a configurar em cada um, um IP fixo é trabalhoso. Algo que podia estar habilitado no router. Não vejo razão para terem desabilitado esta função.

é o que há…

também concordo que a interface podia ser melhor, as vezes menos é mais, e este é um dos casos em que mexerem menos, gerava melhores resultados.

mas bem, a solução é usar um router proprio. 

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Kilobyte
April 27, 2023

Soubesse eu disto antes de ter instalado a NOS, nunca na minha vida teria acedido ao serviço. Estava tão bem onde estava!

Kilobyte
April 27, 2023

A solução que arranjei foi desativar o dhcp no router e colocar o pihole num raspberry pi com dhcp.