Skip to main content
Header
Respondido

Chamadas Wi-fi

Boa tarde,

Ao longo dos tempos poderia trabalhar no meu escritório que não tem rede NOS, mas conseguia fazer chamadas wi-fi nós sem problema. Há cerca de dois meses que não consigo, pensei que fosse problema do telemóvel, mas em já troquei e continua igual.

A rede wi-fi é partilhada via routers da Xiaomi ligados por cabo ao router principal da NOS (rede mesclada). Sempre funcionou, só nestes últimos dois meses é que não.

Li algo que poderia ser da qualidade e estabilidade da rede, mas não sei que teste posso fazer para isso ou até que outros testes posso fazer? O que sugerem?  

Melhor resposta por Olaf

O Wi-Fi calling está disponível através de ligações a redes de internet fixa/residencial com IP público nacional. Se a rede ao qual está ligado não tiver um IP Português, não é possível realizar comunicações por Wi-Fi.

Será por causa do tipo de rede?Como ativar o WiFi-Calling | Forum NOS

12 Comentários

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • Resposta
  • December 22, 2025

O Wi-Fi calling está disponível através de ligações a redes de internet fixa/residencial com IP público nacional. Se a rede ao qual está ligado não tiver um IP Português, não é possível realizar comunicações por Wi-Fi.

Será por causa do tipo de rede?Como ativar o WiFi-Calling | Forum NOS

• Autor
  • Kilobyte
  • December 22, 2025

Boa tarde Olaf,

Validei agora isso e o meu ip é Português.

Obrigado.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • December 22, 2025

Mas é público ou é aquelas redes empresariais com o IP estático ?

• Autor
  • Kilobyte
  • December 22, 2025

É Público, é identificado como da NOS e da cidade onde moro.

Mas era dificil ser este tema porque não mudei de fornecedor de internet nem alterei nada e há dois meses dava. 

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • December 22, 2025

reinicie o router para ver se ele ganha outro IP, e teste novamente.. Não estou a ver grande soluções, desculpe

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img
  • Gestor da comunidade
  • December 23, 2025

Boa tarde ​@LinoBraga, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

O ​@Olaf deu uma boa ajuda sobre este tema. Diga-nos se a situação se resolveu após reiniciar o router, por favor.

Obrigada,

• Autor
  • Kilobyte
  • December 26, 2025

Boa tarde, infelizmente não funcionou reiniciar. Vou ter que testar a qualidade da internet, do que também andar a ler interfere e parece me que anda instável.

Obrigado

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 26, 2025

Boa tarde ​@LinoBraga,

Agradecemos a sua mensagem.

Confirmou ter a opção de Wi-Fi calling ativa no seu dispositivo? Confirme-nos também, por favor, quais os modelos de equipamentos que utilizou para testar.

Utiliza algum tipo de VPN nos seus dispositivos?

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • December 26, 2025

Sim, tenho (imagem em anexo). O telemovel antigo era o Xiaomi 14T Pro e funcionava, mas deixou de funcionar. Com o Samsung S25 Ultra nunca funcionou - é o tlm atual.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 27, 2025

@LinoBraga, boa tarde. 

Não temos conhecimento de que existam dificuldades com o serviço ou incompatibilidade do equipamento. Ainda assim, apenas para confirmar de que não existe incompatibilidades com as configurações do cartão SIM, por favor, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de contribuinte e o número de telemóvel para o perfil ​@Fórum
Obrigado,

• Autor
  • Kilobyte
  • December 27, 2025

Enviado. Obrigado

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 27, 2025

Agradecemos a cooperação, ​@LinoBraga 
Vamos responder o mais rápido que nos for possível. Todas as mensagens são respondidas pela ordem. 
Obrigado,