Skip to main content
Header
Kilobyte
July 12, 2020
Respondido

Cartão de dados não faz roaming?

Com os telemoveis, talvez por possuirem um processador e serem espertos, nunca tive problemas com os dados em roaming.

Mas com o cartão de dados acontece o oposto. NUNCA funcionou em roaming.

Não é directo nem transparente no site da NOS o APN correcto. Mas pesquisando nos foruns consegui pôr o router portatil TPLink 4G LTE a funcionar correctamente em Portugal.

Mas a grande dúvida é -- em roaming devo usar o APN que uso em Portugal ou o APN da rede estrangeira a que ele se liga?

Já liguei várias vezes para o apoio da NOS e depois de me passarem por vários operadores dizem sempre que me vão ligar com a solução. Nunca aconteceu. Ninguém lá sabe responder a esta grande duvida...

Melhor resposta por Tiago C.

Bem-vindo ao Fórum NOS, @pftavares.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS para o Fórum.

16 Comentários

July 12, 2020

Trata-se de um tarifário com fatura, certo @pftavares ?

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
Kilobyte
July 12, 2020

Sim, o cartão de dados é um dos elementos de um vasto pacote.

July 12, 2020

@pftavares , veja nas Perguntas frequentes, a resposta a Como posso ativar o Roaming? 

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
Kilobyte
July 13, 2020

Já tentei. NÃO funciona.

Kilobyte
July 13, 2020

Kilobyte
July 13, 2020

Como parece que ninguém da NOS que perceba alguma coisa monitoriza este forum, vou continuar a responder a mim próprio e a relatar o que vou descobrindo por tentativa e erro.

Criei um novo APN:

-- Profile Name - internet
-- PDP type - IPv4 & IPv6 (opções ou só um ou só o outro)
-- APN type - Dynamic (opções ou Static)
-- Authentication type - None ( opções ou PAP ou CHAP)

Com isto consigo ligar-me à Yoigo e à Orange.
À Vodafone e à Moviestar recusa a ligação, embora apareçam como possibilidades no site da NOS.
Já agora a Yoigo não aparece...

A velocidade da Orange é miserável, embora diga ser 4G.
Mas é a esta operadora que o estupido do router se liga por defeito em modo automático.
Tenho que ir para modo manual e escolher a Yoigo.

Finalmente assim consegui ligação à tal página da http://www.nos.pt
No Firefox e no Chrome a página aparece toda desformatada e só com a Opera é que consegui ver o que se pretendia -- que eu carregasse num botão.
Botão esse que só apareceu passados uns bons 5 minutos depois do texto a mandar carregar.
Depois apareceu um pop-up a dizer-me para desligar e voltar a ligar a ligação à Internet.
Que quereria dizer? Desconectar o Computador do Router? Desligar e voltar a ligar o Router? Bem podiam ser mais especificos...
Por via das dúvidas desliguei tudo e voltei a ligar.

Tenho Internet sim, lenta mas presente.
Terei feito tudo bem?
Mudando alguma coisa na APN conseguiria melhores resultados?
O que é uma APN dinamica ou estática?
O que é PAP ou CHAP?

Tudo mistérios que deveriam estar bem explicadinhos no site da NOS.
Continuo convicto de que a NOS não quer que usemos o cartão de dados em roaming.
Nos telemoveis que toda a gente tem, tiveram que se submeter à legislação europeia e não refilar.
Routers portateis que poucos têm, tentam que não funcionem em roaming e criam dificuldades.
Nenhum funcionário das linhas de apoio percebe nada disto e praticamente nada está explicado no site.

Tiago C.
Tiago C.ModeradorResposta
Moderador
July 14, 2020

Bem-vindo ao Fórum NOS, @pftavares.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS para o Fórum.

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
July 14, 2020

Feito!

Mas porquê privado?

As configurações da APN são secretas?...

Kilobyte
July 16, 2020

Os dias passam, as minhas férias no estrangeiro quase a acabar e das configurações da APN… nada.

Comprei por 10 euros um cartão 4G/5G da Vodafone com 15GB de dados, meti-o no dual sim do telemovel, defini-o como fonte dos dados e abri um hotspot no telemovel. Toda a familia tem net nos telemoveis e eu tenho no computador. E bem rápida!

As configurações da APN foram prontamente fornecidas pelo linha de apoio:

Name: Vodafone

APN: airtelwap.es

Username: wap@wap

Password: wap125

PDP type: IPv4 &IPv6

APN type Static

Authentication Type: CHAP

Cartão de dados da NOS? Arrumado e sem gastar roaming que é o que a NOS quer.

Ao diabo com a NOS. Viva a Vodafone espanhola que me salvou as férias!

Mário P.
Gestor da comunidade
July 16, 2020

Olá @pftavares

Lamentamos o transtorno causado. Vamos resolver esta situação.

Já respondemos à sua mensagem privada. 

Estamos a analisar a sua questão. Assim que tivermos uma resposta, entraremos em contacto consigo.

Muito obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.