Com os telemoveis, talvez por possuirem um processador e serem espertos, nunca tive problemas com os dados em roaming.
Mas com o cartão de dados acontece o oposto. NUNCA funcionou em roaming.
Não é directo nem transparente no site da NOS o APN correcto. Mas pesquisando nos foruns consegui pôr o router portatil TPLink 4G LTE a funcionar correctamente em Portugal.
Mas a grande dúvida é -- em roaming devo usar o APN que uso em Portugal ou o APN da rede estrangeira a que ele se liga?
Já liguei várias vezes para o apoio da NOS e depois de me passarem por vários operadores dizem sempre que me vão ligar com a solução. Nunca aconteceu. Ninguém lá sabe responder a esta grande duvida...
Como parece que ninguém da NOS que perceba alguma coisa monitoriza este forum, vou continuar a responder a mim próprio e a relatar o que vou descobrindo por tentativa e erro.
Criei um novo APN:
-- Profile Name - internet -- PDP type - IPv4 & IPv6 (opções ou só um ou só o outro) -- APN type - Dynamic (opções ou Static) -- Authentication type - None ( opções ou PAP ou CHAP)
Com isto consigo ligar-me à Yoigo e à Orange. À Vodafone e à Moviestar recusa a ligação, embora apareçam como possibilidades no site da NOS. Já agora a Yoigo não aparece...
A velocidade da Orange é miserável, embora diga ser 4G. Mas é a esta operadora que o estupido do router se liga por defeito em modo automático. Tenho que ir para modo manual e escolher a Yoigo.
Finalmente assim consegui ligação à tal página da http://www.nos.pt No Firefox e no Chrome a página aparece toda desformatada e só com a Opera é que consegui ver o que se pretendia -- que eu carregasse num botão. Botão esse que só apareceu passados uns bons 5 minutos depois do texto a mandar carregar. Depois apareceu um pop-up a dizer-me para desligar e voltar a ligar a ligação à Internet. Que quereria dizer? Desconectar o Computador do Router? Desligar e voltar a ligar o Router? Bem podiam ser mais especificos... Por via das dúvidas desliguei tudo e voltei a ligar.
Tenho Internet sim, lenta mas presente. Terei feito tudo bem? Mudando alguma coisa na APN conseguiria melhores resultados? O que é uma APN dinamica ou estática? O que é PAP ou CHAP?
Tudo mistérios que deveriam estar bem explicadinhos no site da NOS. Continuo convicto de que a NOS não quer que usemos o cartão de dados em roaming. Nos telemoveis que toda a gente tem, tiveram que se submeter à legislação europeia e não refilar. Routers portateis que poucos têm, tentam que não funcionem em roaming e criam dificuldades. Nenhum funcionário das linhas de apoio percebe nada disto e praticamente nada está explicado no site.
Bem-vindo ao Fórum NOS, @pftavares.
Para o conseguirmos ajudar, pedimos que envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS para o Fórum.
Feito!
Mas porquê privado?
As configurações da APN são secretas?...
Os dias passam, as minhas férias no estrangeiro quase a acabar e das configurações da APN… nada.
Comprei por 10 euros um cartão 4G/5G da Vodafone com 15GB de dados, meti-o no dual sim do telemovel, defini-o como fonte dos dados e abri um hotspot no telemovel. Toda a familia tem net nos telemoveis e eu tenho no computador. E bem rápida!
As configurações da APN foram prontamente fornecidas pelo linha de apoio:
Cartão de dados da NOS? Arrumado e sem gastar roaming que é o que a NOS quer.
Ao diabo com a NOS. Viva a Vodafone espanhola que me salvou as férias!
Olá @pftavares,
Lamentamos o transtorno causado. Vamos resolver esta situação.
Já respondemos à sua mensagem privada.
Estamos a analisar a sua questão. Assim que tivermos uma resposta, entraremos em contacto consigo.
Muito obrigado,
Claro que vão resolver! Quando em regressar de férias vão dizer que o assunto foi bem resolvido. E eu não vou poder desmentir-vos porque já não estarei no estrangeiro! ROFL!
Entretanto já gastei 17GB da Vodafone, para o que (ultrapassar os 15GB) tive apenas que fazer um pequeno carregamento online com o PayPal.
Vejam só o que já pouparam com o secretismo da APN não me proporcionando o que a legislação europeia vos obriga!
Vodafone rules!
Já lá vão CINCO dias e ninguém da NOS coloca aqui a configuração correcta da APN!
Note-se que isto foi um pedido de ajuda de alguém que está uns dias no estrangeiro e precisa de se desenrascar rapidamente!
Querem mas não sabem? Não acredito.
Sabem mas não querem? É infelizmente a única conclusão a tirar...
Olá @pftavares,
Desde já, lamentamos todo o transtorno causado. Já solicitamos um contacto com a máxima urgência para que a sua situação seja resolvida o mais breve possível.
Obrigada
Já passaram OITO dias!
Coloquem aqui claramente, publicamente, as configurações TODAS da APN para toda a gente aprender!
É pedir muito?
É “estática” ou “dinâmica”?
É “IPv4” ou “IPv6” ou as duas?
Autentica-se com “PAP”, “CHAP” ou coisa nenhuma?
Existe “username” e “password” ou não?
Bolas que isto tudo deve ser um grande segredo!
Boa colega . Se passa o mesmo comigo é um martírio conseguir internet em roaming da NOS. Penso mesmo que isso é propositadamente . Basta saltar para Espanha é horrível e miserável. Sou cliente empresas com o mesmo equipamento mini router é cartao de dados ilimitado em Portugal. Com 11.7 GB em roaming
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.