Header
Respondido

Capto radioamadores no meu PC


Olá,  boa tarde a todos

Desculpem se esta pergunta não é para fazer neste forum mas como não tenho ideia de onde a colocar, cá vai e pode ser que alguém me dê alguma dica!

...

Há algum tempo a esta parte (talvez um mês) que venho a captar nas colunas ligadas ao meu PC uns sons estranhos e acabei por perceber que se tratavam de alguma transmissão de radioamadores. Não consigo perceber o que estão a dizer mas percebo que se trata de radioamadores. 

  • Será que a NOS deveria ser avisada deste facto ou não têm nada a ver com o caso?
  • Deverei comunicar estas “interferências” em alguma instância própria e qual?
  • Alguma alma caridosa me pode dar uma dica sobre este tipo de ocorrência e o que se pode fazer num caso destes?

Mais uma vez peço desculpa se este não é o local próprio para esta comunicação mas fi-lo na tentativa de obter algum tipo de ajuda de quem sabe mais do que eu!

Muito obrigada:smiley: ​​​​​​​

Fátima

icon

Melhor resposta por C24XXXX201 11 June 2020, 18:01

Ver pergunta inicial

2 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Acho que a situação nada tem a ver com a NOS.

@FatuxaT , já isolou o computador das redes eléctrica e de comunicações? Caso disponha de uma UPS (Fonte de alimentação ininterrupta) deve ligar o PC isolado da rede eléctrica. Desligue também do PC quaisquer cabos de comunicações (cabos de rede ou modem telefónico). Desta forma poderá conseguir isolar a origem das interferência.

Tem conhecimento da existência, nas redondezas do local onde tem instalado o PC, de alguma antena de comunicações HF/VHF/UHF ?

As redes coaxiais do operador NOS, como qualquer outra rede de cobre, pode estar sujeita a interferências de equipamentos RF de elevada potencia de emissão, por muito bom que seja o isolamento dos cabos…

Independentemente de conseguir descobrir a origem das interferências, pode delas dar conhecimento à entidade reguladora das comunicações - ANACOM, podendo esta desenvolver as diligencias necessárias a determinar a origem das mesmas.

Comentário