Faz um reset de fábrica ao router.
Se continuar com 90 mbps eu diria que é ou do equipamento onde estás a fazer o teste ou do cabo que estás a utilizar.
Boa noite @Hugo Miguel Batista Trindade,
Existem algumas questões que influenciam o resultado do teste, por isso, é preciso que:
- Utilize preferencialmente um computador com porta de rede Gigabit;
- Ligue o computador ao router com um cabo de rede CAT5E, ou superior;
- Desligue todas as aplicações e equipamentos ligados aos Router;
- O seu computador tenha todas as atualizações em dia. Tenha em conta que algumas características técnicas, como CPU ou memória RAM, podem influenciar a velocidade e o resultado dos testes;
- Faça vários testes ao longo do dia e da semana, para ir percebendo se os valores mostrados oscilam.
Como fazer o teste?
- Aceda ao teste de velocidades em speedtest.nos.pt;
- Partilhe o resultado com a comunidade.
Obrigado.
Os componentes não sao o problema, a minha motherboard aceita ate 2.5g, tenho os drives todos atualizados, 32gb ram e um ryzen 5600. Mais que suficiente para ter a internet contratada. No keu telemovel via wifi consegui chegar em 512mbps de download.
Acho mais provável ser do cabo que tem 5 anos, que esta torto perto da cabeça e que a nos não trocou no momento da instalação do router do que do meu pc que tem 1 ano de montado..
Como posso contatar o apoio tecnico para me virem ver o estado do cabo ou fazerem testes ao mesmo?
Obrigado desde ja
Os componentes não sao o problema, a minha motherboard aceita ate 2.5g, tenho os drives todos atualizados, 32gb ram e um ryzen 5600. Mais que suficiente para ter a internet contratada. No keu telemovel via wifi consegui chegar em 512mbps de download.
Acho mais provável ser do cabo que tem 5 anos, que esta torto perto da cabeça e que a nos não trocou no momento da instalação do router do que do meu pc que tem 1 ano de montado..
Como posso contatar o apoio tecnico para me virem ver o estado do cabo ou fazerem testes ao mesmo?
Obrigado desde ja
Boa noite @Hugo Miguel Batista Trindade,
Sugiro que compre um cabo novo, informam aqui que a deslocação a pedido são 49,99€.
Obrigado.
Mas nao tem como eu comprar um cabo novo, ele passa por dentro da parede. E vão cobrar mesmo sendo um problema deles nao entregarem a velocidade contratada?
É que nem ha um numero de telefone nem um assistente virtual, nada. Nem no site nem na app indica.
Nos contatos so fica naquela de mandar pro forum ou ajudas inúteis e não se consegue falar com ninguem.
Boa tarde, @Hugo Miguel Batista Trindade.
A comunidade deu uma boa ajuda.
Uma vez que como indica, através de um smartphone consegue velocidades superiores àquelas que nos mostra, aparentemente não se tratará de problemas com o tráfego que chega ao Router. Deste modo, sugerimos que verifique o teste de velocidades com um cabo RJ45 CAT 5 ou superior.
Recordamos que as ligações feitas através do wireless, as velocidades dependem maioritariamente dos equipamentos terminais, nomeadamente, e por exemplo, normas suportadas como, também, os vários fatores que, pela natureza do serviço, podem influenciar.
As características de hardware são importantes, como a RAM, CPUs, Velocidade de memória RAM e a placa de rede. Aplicações em background em simultâneo, configurações ao software e o sistema operativo também vão influenciar as velocidades.
Obrigado,
Boa tarde Mario.
Novamente, não é dos componentes do pc nem de aplicações pois fechei tudo antes de fazer o testebe com a vodafone tinha 475mbps num plano de 500/100.
Novamente digo que é do cabo que sai do router e vai ate o meu pc pois é um cabo antigo que a vodafone colocou e a NOS nao trocou ou viu se estava em condições e esta com a ponta torta o que deve ter danificado as conexões rj45. Esse cabo deveria ter sido trocado e se nao trocarem irei cancelar o contrato por falha em fornecer o serviço contratado.
Ando a pagar 70€ para ter a mesma net que quem paga 30€ tem? Absurdo.
Boa tarde @Hugo Miguel Batista Trindade,
Agradecemos a sua mensagem.
A rede interna é da responsabilidade do proprietário. Como indica a velocidade que recebe num outro equipamento ultrapassa a que recebe no computador.
De forma a podermos despistar a situação, é necessário que faça um teste de velocidade com o pc ligado diretamente ao router NOS, com um Cabo CAT 5e ou superior, visto que o cabo que atualmente faz essa ligação, pelo que indica, poderá estar danificado.
A desligação técnica a pedido, sendo que não existem evidencias de que exista um constrangimento com equipamentos ou instalação que seja responsabilidade NOS, tem custos associados, assim como metro de cabo instalado a pedido do cliente.
Obrigado
Se conexões internas sao da minha responsabilidade por que é que o tecnico da vodafone passou um cabo da caixa ati onde está o router ate a minha tomada da sala para ligar a box/pc quando me mudei para esta casa? Pois sao obrigados a deixar os equipamentos a funcionar. Mas o tecnico da NOS reaproveitou um cabo que ja ca estava por preguiça possivelmente e nem se deu ao trabalho de verificar se a velocidade que o cabo passava era a contratada.
Se conexões internas sao da minha responsabilidade por que é que o tecnico da vodafone passou um cabo da caixa ati onde está o router ate a minha tomada da sala para ligar a box/pc quando me mudei para esta casa? Pois sao obrigados a deixar os equipamentos a funcionar. Mas o tecnico da NOS reaproveitou um cabo que ja ca estava por preguiça possivelmente e nem se deu ao trabalho de verificar se a velocidade que o cabo passava era a contratada.
Boa tarde @Hugo Miguel Batista Trindade,
Longe vão os tempos em que instalavam tudo que era necessário, se reparar no site da empresa verá que até enviam routers para auto instalação.
Em alternativa pode solicitar um orçamento, por exemplo, aqui.
Obrigado
passou porque estava com boa vontade.
cabos de rede são descartáveis, nenhuma empresa se responsabiliza por eles a não ser que sejam precisos para o serviço funcionar, como é o caso dos cabos de rede que ligam as box’s de tv…
daqui a nada contratava um serviço de internet e também tinham que lhe dar um pc e uma tv, na lógica de que também é preciso isso pra usufruir do serviço xD
um bem haja
A responsabilidade dos cabo de internet é sua, dos clientes. A operadora não verifica os seus cabos de rede nem os troca. Ainda para mais se passa dentro da parede, aí é que não mexem mesmo.
Compreendemos o que nos indica, @Hugo Miguel Batista Trindade.
No entanto, e segundo o que indica, como indicámos acima, à partida não se trata de dificuldades com a velocidade a chegar ao Router, de outra forma não conseguiria velocidades de 500Mbps num smartphone.
Adicionalmente, querendo, pode testar a ligação do cabo numa outra porta LAN.
Obrigado,