Algumas aplicações Android não funcionam correctamente por WIFI
Desde há alguns meses que noto que certas aplicações não funcionam correctamente via WIFI usando o router da NOS (Fast5657_GPON). Mas funcionam perfeitamente usando dados moveis ou por WIFI via outro router ligado ao router NOS. Em outras redes WIFI fora de casa não tenho estes problemas.
Exemplos:
Aplicação “Weather Underground”. A aplicação abre mas por WIFI demora imenso tempo a carregar os dados da metereologia ou não carrega mesmo. Via dados moveis carrega de imediato
Aplicação “Amazon Shopping” - A app abre normalmente mas os videos (descrição de produtos ou comentários de utilizadores) por WIFI não carregam ou demoram imenso tempo. Por dados moveis é imediato
A maior parte das aplicações funcionam bem. Mas tenho mais com este tipo de problemas.
É chato ter de estar sempre a desligar o WIFI.
Dá ideia que o router da NOS está a bloquear certas ligações. Mais alguém tem este problema? Já tentei reiniciar o router, mas o problema mantém-se.
Página 4 / 5
A configuração que ele fez foi desligar o ipv6. Porque não existe outro tipo de configuração ..
Boa noite a todos,
Agradeço os vossos contributos e partilhas de experiências.
Relativamente ao comentário do @Guimas, gostaria de clarificar a questão.
De facto, desligar o IPv6 pode ser uma solução temporária para mitigar problemas de compatibilidade com certas aplicações que ainda não suportam este protocolo.
No entanto, esta abordagem não resolve a questão de fundo e pode não ser sustentável a longo prazo, visto que a transição para IPv6 é inevitável.
A configuração adequada do router para suportar tanto IPv4 como IPv6 (dual stack) é preferível, pois permite que os utilizadores beneficiem das vantagens do IPv6 enquanto mantêm a compatibilidade com o IPv4.
Cada situação deve ser avaliada individualmente, e a linha de apoio ao cliente pode fornecer assistência personalizada para configurar corretamente o equipamento e resolver problemas.
Obrigado.
Boa noite a todos,
De facto, desligar o IPv6 pode ser uma solução temporária para mitigar problemas de compatibilidade com certas aplicações que ainda não suportam este protocolo.
O problema é que a NOS não oferece, oficialmente, IPv6. Estando em fase de testes há anos.. talvez há uma década se contarmos com a ZON. Para a NOS, oficialmente, não há IPv6 ainda.
Pelo que percebi, a maioria dos clientes em FTTH com Giga Router (qualquer um dos Sagemcom F@st), têm já IPv6. É o meu caso, sou um cliente FTTH com um GigaRouter. Quem tem o Power Router quer em HFC, quer em FTTH não tem IPv6. Sobre os restantes routers para HFC, desconheço qual é o estado dos testes… Estou a assumir que o @Jorge C não tenha ainda IPv6 no seu router, e por isso não consegue testar ou replicar o que tem vindo a acontecer em alguns tópicos do fórum.
O problema que está a acontecer é simples de perceber. A NOS tem alguns clientes com IPv6 configurado. Esses clientes ligam-se ao Wi-Fi com os seus telemóveis. O telemóvel auto configura um endereço IPv6. Até este ponto tudo OK. O problema vem depois.
A NOS descarta 100% dos pacotes IPv6, por isso embora os dispositivos configurem endereços IPv6, a Internet não está acessível.
O Android parece especialmente afetado por este problema de a Internet não estar acessível sobre IPv6, não sei se é um bug no OKHTTP. Algumas APPs são afetadas, outras não…
Não há como resolver isto no Android, intencionalmente não há nenhuma configuração para IPv6 no Android.
@Jorge C, concordo que desligar o IPv6 apenas pode ser uma solução temporária. Mas este “temporário” será tão permanente quanto o tempo que a NOS leve a implementar o IPv6 na sua rede. A NOS tem adiado, e adiado, e adiado o IPv6. É o único ISP em portugal que não oferece IPv6 na internet fixa.
Para além deste adiar, parece configurar erradamente a rede dos clientes que coloca em testes, e cria estes problemas.
Enquanto é verdade que as aplicações no Android deveriam ser capazes de comunicar através de IPv4, quando o IPv6 falha. Também é verdade que não é normal para um ISP estar há meses com a rede IPv6 em baixo, mas continuar a distribuir endereços….
Também não é normal o apoio ao cliente não saber lidar prontamente com estas situações de falta de acesso à internet, tratando-se de algo interno à própria NOS.
Boa noite.
Depois de ter entrado em contato com a linha de apoio, o colaborador muito atencioso, resolveu o problema. Coloquei a questão do IPv6 e o mesmo disse que o meu router não tinha esta configuração. Configurou o router e ficou tudo a funcionar normalmente. Diz que poderá acontecer novamente, mas que tudo se resolve. Tudo depende do router, cada cliente tem de ser analisado, podem ser pequenos pormenores.
Entrem em contato com a linha de apoio.
Att.
Chegou a testar antes no seu telemóvel se tinha endereços IPv6 configurados?
Refiro-me aos endereços começados por 2a01:14:********
O telemóvel continua a configurar endereços IPv6, depois de contactar o apoio ao cliente?
Bom dia @isplitter,
Conforme referido neste tópico, os gestores da comunidade não tem informações sobre IPv6.
Obrigado.
Bom dia @isplitter,
Conforme referido neste tópico, os gestores da comunidade não tem informações sobre IPv6.
Obrigado.
@Jorge C eles estão de facto muito calados sobre isto. Era bom se gerissem alguma coisa, essa mensagem tem 2 meses. E o que o gestor disse foi que Não têm informação de quando o IPv6 vai estar disponível oficialmente. Não negaram a existência de problemas, relatados por múltiplos clientes. Nem negaram que alguns clientes têm IPv6 e outros não.
Não tenho dúvidas que na NOS, e nos seus infinitos departamentos, alguém conhece o problema. Não sei a facilidade com que essa informação transita para os outros, e a relevância, alcance, e perceção do problema que é dada/existe. Pelo confusão que aqui vai, parece-me que há algum problema na passagem de informação, ou na perceção do impacto que algumas falhas na NOS têm.
Sobre o problema da conectividade em IPv6, os gestores não disseram nada.
@Jorge C eu sei que tem tentado ajudar também vários utilizadores no fórum. No seu entendimento, o problema que os utilizadores relatam está aonde?
@isplitter na minha opinião, tratam-se de testes nos routers dos clientes.
Não concordo com a utilização dos routers dos clientes para testes.
Sugiro que usem todos dual stack para ultrapassar os problemas.
A informação oficial é que o IPv6 não foi implementado.
Obrigado.
A verdade é que o ipv6 já está ativo na maior parte dos routers.
Bom dia @isplitter,
Obrigado.
@Jorge C eles estão de facto muito calados sobre isto. Era bom se gerissem alguma coisa, essa mensagem tem 2 meses. E o que o gestor disse foi que Não têm informação de quando o IPv6 vai estar disponível oficialmente. Não negaram a existência de problemas, relatados por múltiplos clientes. Nem negaram que alguns clientes têm IPv6 e outros não.
Não tenho dúvidas que na NOS, e nos seus infinitos departamentos, alguém conhece o problema. Não sei a facilidade com que essa informação transita para os outros, e a relevância, alcance, e perceção do problema que é dada/existe. Pelo confusão que aqui vai, parece-me que há algum problema na passagem de informação, ou na perceção do impacto que algumas falhas na NOS têm.
Sobre o problema da conectividade em IPv6, os gestores não disseram nada.
@Jorge C eu sei que tem tentado ajudar também vários utilizadores no fórum. No seu entendimento, o problema que os utilizadores relatam está aonde?
Boa tarde a todos,
Estamos a acompanhar este tema internamente junto das equipas NOS responsáveis e logo que tenhamos mais informações, partilhamos junto da comunidade.
Contamos ser breves.
Agradecemos a vossa compreensão
Boas. Já liguei para a NOS umas quantas vezes e não conseguem resolver o problema.
Garantem que não há qualquer problema com o Router, portanto não conseguem enviar um tecnico cá a casa pois dizem que está tudo ok.
Estou a dar em louco. O problema não é nem nunca foi o velocidade. Os aparelhos ligados ao WI-FI simplesmente estão horríveis, as aplicações demoram a abrir, os conteúdos demoram a carregar. Está IMPOSSÍVEL!
Falei inclusive do ipv6 mas disseram que não podem mexer nessas configurações.
Enfim. Quando acabar o contrato ADEUS!
Lamentamos a situação, @LuisPacheco_44.
Sugerimos que verifique as configurações da rede Wi-Fi na App NOS Net e adapte-as às características dos seus equipamento como, por exemplo, o canal a que o Wi-Fi se encontra ligado, o modo de operar, e tipo de segurança.
Obrigado,
Boas. Já liguei para a NOS umas quantas vezes e não conseguem resolver o problema.
Garantem que não há qualquer problema com o Router, portanto não conseguem enviar um tecnico cá a casa pois dizem que está tudo ok.
Estou a dar em louco. O problema não é nem nunca foi o velocidade. Os aparelhos ligados ao WI-FI simplesmente estão horríveis, as aplicações demoram a abrir, os conteúdos demoram a carregar. Está IMPOSSÍVEL!
Eu em comentários anteriores referi o que dizer para que eles desliguem o ipv6. Tenta novamente.
Eu em comentários anteriores referi o que dizer para que eles desliguem o ipv6. Tenta novamente.
Eu até li comentários pra eles, e disse que noutros casos já desligaram o ipv6. Mesmo assim nada fizeram.
Boa tarde @LuisPacheco_44,
É importante referir que a NOS ainda não implementou oficialmente o IPv6.
Portanto não existe um comentário dos únicos colaboradores da empresa, ou seja os membros da equipa de moderação que sugira desligar o IPv6.
Na minha opinião, não deveriam utilizar os routers dos clientes para testes de IPv6 e falo por experiência própria porque tenho o IPv6 ativo.
Obrigado.
Boa tarde. Gostava de deixar o meu contributo para que este problema seja resolvido com a máxima brevidade e o menor custo possível.
Da mesma forma que tantos outros utilizadores se têm queixado de dificuldades no acesso das aplicações do telemóvel quando ligados à sua rede de casa senti necessidade de ligar para os serviços de apoio da nós (com custo de 1,5€/chamada) a reportar a situação. Na primeira vez que o fiz, fizeram testes de velocidade, reset às configurações etc etc e, na verdade continuava com o mesmo problema no telemóvel, contudo, do lado de lá ouvia: “está tudo bem nas suas configurações, é normal”, não contente com esta resposta, disseram para ligar para outra linha de apoio com custos associados (0,45€/min) e eu disse (escandalizado com a proposta) que estava com um problema num equipamento que não é meu e, no mínimo deviam mandar aqui alguém, tendo sido negada esta minha proposta. Deixei passar algumas semana e, inconformado com a manutenção do problema e vendo o que aqui era reportado, voltei à carga! Nova ligação para a linha de apoio técnico (mais 1,5€/chamada) e refiro que estou na mesma e exijo solução que não envolva ligar a terceiros ou então serei forçado a pedir rescisão de contrato. Nesta sequência de passagem de intervenientes estava a ficar completamente horrorizado com a insensibilidade de alguns operadores. Nisto, encaminham-me para outra linha de apoio (da nos) que calmamente foi tentando entender o problema (apesar dos diagnósticos de rede dizerem o contrário) e foi então que sugeri a desactivação do protocolo IPV6. O operador assim fez e a solução foi IMEDIATA!
É INACEITÁVEL a NOS fazer passar os seus clientes por este martírio! Porque é que não dizem aos vossos técnicos que este problema existe e tem solução??? Porque é que dizem ao cliente que está tudo bem com a rede quando ele não consegue usar a rede wifi? Senti-me humilhado pela forma como me trataram e não desejo a ninguém que passe pelo mesmo.
UMA VERGONHA!
Estou a ponderar apresentar queixa ao provedor de justiça.
Fica o meu testemunho em jeito de conclusão: O problema é da NOS e só esta tem condições técnicas para o resolver e empurra os clientes para o desespero e serviços terceiros para gastar mais dinheiro quando estes já pagam mensalmente o serviço.
Boa tarde. Gostava de deixar o meu contributo para que este problema seja resolvido com a máxima brevidade e o menor custo possível.
Da mesma forma que tantos outros utilizadores se têm queixado de dificuldades no acesso das aplicações do telemóvel quando ligados à sua rede de casa senti necessidade de ligar para os serviços de apoio da nós (com custo de 1,5€/chamada) a reportar a situação. Na primeira vez que o fiz, fizeram testes de velocidade, reset às configurações etc etc e, na verdade continuava com o mesmo problema no telemóvel, contudo, do lado de lá ouvia: “está tudo bem nas suas configurações, é normal”, não contente com esta resposta, disseram para ligar para outra linha de apoio com custos associados (0,45€/min) e eu disse (escandalizado com a proposta) que estava com um problema num equipamento que não é meu e, no mínimo deviam mandar aqui alguém, tendo sido negada esta minha proposta. Deixei passar algumas semana e, inconformado com a manutenção do problema e vendo o que aqui era reportado, voltei à carga! Nova ligação para a linha de apoio técnico (mais 1,5€/chamada) e refiro que estou na mesma e exijo solução que não envolva ligar a terceiros ou então serei forçado a pedir rescisão de contrato. Nesta sequência de passagem de intervenientes estava a ficar completamente horrorizado com a insensibilidade de alguns operadores. Nisto, encaminham-me para outra linha de apoio (da nos) que calmamente foi tentando entender o problema (apesar dos diagnósticos de rede dizerem o contrário) e foi então que sugeri a desactivação do protocolo IPV6. O operador assim fez e a solução foi IMEDIATA!
É INACEITÁVEL a NOS fazer passar os seus clientes por este martírio! Porque é que não dizem aos vossos técnicos que este problema existe e tem solução??? Porque é que dizem ao cliente que está tudo bem com a rede quando ele não consegue usar a rede wifi? Senti-me humilhado pela forma como me trataram e não desejo a ninguém que passe pelo mesmo.
UMA VERGONHA!
Estou a ponderar apresentar queixa ao provedor de justiça.
Fica o meu testemunho em jeito de conclusão: O problema é da NOS e só esta tem condições técnicas para o resolver e empurra os clientes para o desespero e serviços terceiros para gastar mais dinheiro quando estes já pagam mensalmente o serviço.
Boas,
Ainda bem que te resolveram o problema! Já liguei pra lá varias vezes, também já me mandaram ligar pra essa linha de apoio que custa 0.45€ por minuto e nada resolveram. Estou com uma internet miserável já á uns meses. Mas agora não me chateio mais, vou aguentar ate ao fim do ano e mudar de operadora. Simples.
...
Boas,
Ainda bem que te resolveram o problema! Já liguei pra lá varias vezes, também já me mandaram ligar pra essa linha de apoio que custa 0.45€ por minuto e nada resolveram. Estou com uma internet miserável já á uns meses. Mas agora não me chateio mais, vou aguentar ate ao fim do ano e mudar de operadora. Simples.
É uma das opções, mas até podes fazer antes alegando rescisão com justa causa. Senti-me muito mal neste processo todo. Parecia que estava a comer gelados com a testa e eles( e elas) a dizerem que está tudo normal (“aguenta burro”).
Boa tarde a todos,
Gostaria de reforçar que, até ao momento, a NOS ainda não implementou oficialmente o IPv6.
Portanto, não há orientações oficiais por parte dos colaboradores da empresa, especificamente da equipa de moderação, que indiquem a necessidade de desativar o IPv6.
Na minha opinião pessoal, não considero adequado que os routers dos clientes sejam utilizados para testes de IPv6.
Obrigado.
Boa tarde a todos,
Gostaria de reforçar que, até ao momento, a NOS ainda não implementou oficialmente o IPv6.
Portanto, não há orientações oficiais por parte dos colaboradores da empresa, especificamente da equipa de moderação, que indiquem a necessidade de desativar o IPv6.
Na minha opinião pessoal, não considero adequado que os routers dos clientes sejam utilizados para testes de IPv6.
Obrigado.
Pior que fazer testes é ter o cliente a queixar-se e ser ignorado!
...
Boas,
É uma das opções, mas até podes fazer antes alegando rescisão com justa causa. Senti-me muito mal neste processo todo. Parecia que estava a comer gelados com a testa e eles( e elas) a dizerem que está tudo normal (“aguenta burro”).
Consegues me ajudar como fazer isso da rescisão por justa causa? É que nem penso 2x.
Também já estive a pensar no livro de reclamações
Este mês vou pagar mais 10€ á custa de chamadinhas para um lado e para o outro e sem resolverem nada!
...
Consegues me ajudar como fazer isso da rescisão por justa causa? É que nem penso 2x.
Também já estive a pensar no livro de reclamações
Este mês vou pagar mais 10€ á custa de chamadinhas para um lado e para o outro e sem resolverem nada!
Não tenho nada de concreto relativamente a isso. falando com a linha, e sobretudo descrevendo o desespero que a situação acarreta, eles próprios reconhecem que estão a agir mal e dizem que poderá ser invocada justa causa para denúncia de contrato. A não ser por via telefónica, terá de se escrever um documento expondo o desagrado pela situação e que o problema resulta unica e exclusivamente de processos que são controlados pelo operador NOS ao qual o cliente é totalmente alheio. Até tirava cópias deste fórum.
Boa tarde. Depois de tantas chamadas liguei para lá a pedir rescisão por justa causa. Meia hora depois lá conseguiram enviar um tecnico para evitar uma reclamação. O técnico veio cá hoje trocou o router e para já parece estar tudo ok!
Boa tarde. Depois de tantas chamadas liguei para lá a pedir rescisão por justa causa. Meia hora depois lá conseguiram enviar um tecnico para evitar uma reclamação. O técnico veio cá hoje trocou o router e para já parece estar tudo ok!
Muito bem! Oxalá fique resolvido de vez. Por acaso não tive de trocar nada e ficou a 100% (foi a questão do IPV6).
Bem, durou pouco tempo. Já está igual outra vez vou rescindir de vez.
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.