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Algumas aplicações Android não funcionam correctamente por WIFI


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109 Comentários

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  • 9 de junho de 2024
Jorge C escreveu:

@LuisPacheco_44,  

No seu caso o debate sobre IPv6 não se aplica, sugiro que altere os DNS. 

Obrigado. 

 

Para qual?


isplitter
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  • 9 de junho de 2024
LuisPacheco_44 escreveu:

 

Mas se estava tudo a funcionar corretamente, porque é que ficou assim? Alguma alteração por parte da Nos?

 

Ligando-se ao seu Wi-Fi de casa, e depois de ter determinado que não têm acesso IPv6. Seguindo a sugestão do@Jorge C  de usar aquele site de teste.
 

 

Consegue dizer-me se tem endereços IPv6 configurados ?

Basta abrir essa página nas configurações. Se quiser pode colocar um print screen


Jorge C
Super User
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  • 9 de junho de 2024

@isplitter sugiro que desative a opção de "Privacidade de Endereço IPv6" se estiver disponível nas configurações do Android para evitar múltiplos endereços temporários.

  1. Primeiro, abra as "Configurações" do seu dispositivo Android.

  2. Vá para a secção "Rede e Internet" ou algo semelhante, dependendo da interface.

  3. Encontre as configurações de Wi-Fi e selecione a rede Wi-Fi à qual está conectado.

  4. Procure uma opção que diga "Opções Avançadas" ou "Configurações IP".

  5. Dentro das configurações avançadas, procure por "Privacidade de Endereço IPv6" ou "Usar endereços IPv6 temporários".

  6. Se encontrar essa opção, desative-a. Isso deverá impedir o dispositivo de gerar múltiplos endereços temporários.

Desativar esta funcionalidade pode reduzir a privacidade online, pois o seu dispositivo usará um endereço IPv6 estável que pode ser localizado a longo prazo.

Obrigado.


isplitter
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  • 9 de junho de 2024
Jorge C escreveu:

@isplitter sugiro que desative a opção de "Privacidade de Endereço IPv6" se estiver disponível nas configurações do Android para evitar múltiplos endereços temporários.

  1. Primeiro, abra as "Configurações" do seu dispositivo Android.

  2. Vá para a secção "Rede e Internet" ou algo semelhante, dependendo da interface.

  3. Encontre as configurações de Wi-Fi e selecione a rede Wi-Fi à qual está conectado.

  4. Procure uma opção que diga "Opções Avançadas" ou "Configurações IP".

  5. Dentro das configurações avançadas, procure por "Privacidade de Endereço IPv6" ou "Usar endereços IPv6 temporários".

  6. Se encontrar essa opção, desative-a. Isso deverá impedir o dispositivo de gerar múltiplos endereços temporários.

Desativar esta funcionalidade pode reduzir a privacidade online, pois o seu dispositivo usará um endereço IPv6 estável que pode ser localizado a longo prazo.

Obrigado.

Mas ter 2 endereços IPv6 não é um problema. Faz parte do IPv6.

O problema está do lado da NOS, não acho que haja motivo para desativar isso. Mas é uma opção que não existe no Android 14.


Jorge C
Super User
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  • 9 de junho de 2024
LuisPacheco_44 escreveu:
Jorge C escreveu:

@LuisPacheco_44,  

No seu caso o debate sobre IPv6 não se aplica, sugiro que altere os DNS. 

Obrigado. 

 

Para qual?

 

Para os DNS da Cloudfare que são os mais rápidos 1.1.1.1 e 1.0.0.1 verifique aqui.

Por favor partilhe feedback, sobre o assunto uma vez que conforme referiu não está a usar IPv6.

Obrigado.


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  • 9 de junho de 2024
Jorge C escreveu:
LuisPacheco_44 escreveu:
Jorge C escreveu:

@LuisPacheco_44,  

No seu caso o debate sobre IPv6 não se aplica, sugiro que altere os DNS. 

Obrigado. 

 

Para qual?

 

Para os DNS da Cloudfare que são os mais rápidos 1.1.1.1 e 1.0.0.1 verifique aqui.

Por favor partilhe feedback, sobre o assunto uma vez que conforme referiu não está a usar IPv6.

Obrigado.

Não resolveu 


isplitter
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  • 9 de junho de 2024
Jorge C escreveu:
LuisPacheco_44 escreveu:
Jorge C escreveu:

@LuisPacheco_44,  

No seu caso o debate sobre IPv6 não se aplica, sugiro que altere os DNS. 

Obrigado. 

 

Para qual?

 

Para os DNS da Cloudfare que são os mais rápidos 1.1.1.1 e 1.0.0.1 verifique aqui.

Por favor partilhe feedback, sobre o assunto uma vez que conforme referiu não está a usar IPv6.

Obrigado.

@Jorge C  aquele site diz que não está a usar IPv6, porque o Android não consegue contactar nenhum site através de IPv6. O resultado do site está correto.

Mas o router da NOS anúncia prefixos IPv6, para o Android configurar uma ligação IPv6.

O Android configura corretamente a ligação.

A NOS recebe os pacotes IPv6, mas não os encaminha.

Por isso é que algumas APPs falham. Quando não mudam para o IPv4 depois de todos os pacotes enviados sobre IPv6 terem falhado. Ficam a insistir no IPv6 e nunca conseguem carregar.

 

Pelo menos é isto que acho que está a acontecer. Não tenho acesso aos dispositivos do utilizador em questão.


isplitter
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  • 9 de junho de 2024
LuisPacheco_44 escreveu:

Não resolveu 

Tem algum endereço IPv6 configurado no seu telemóvel?


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  • 9 de junho de 2024
isplitter escreveu:
Jorge C escreveu:
LuisPacheco_44 escreveu:
Jorge C escreveu:

@LuisPacheco_44,  

No seu caso o debate sobre IPv6 não se aplica, sugiro que altere os DNS. 

Obrigado. 

 

Para qual?

 

Para os DNS da Cloudfare que são os mais rápidos 1.1.1.1 e 1.0.0.1 verifique aqui.

Por favor partilhe feedback, sobre o assunto uma vez que conforme referiu não está a usar IPv6.

Obrigado.

@Jorge C  aquele site diz que não está a usar IPv6, porque o Android não consegue contactar nenhum site através de IPv6. O resultado do site está correto.

Mas o router da NOS anúncia prefixos IPv6, para o Android configurar uma ligação IPv6.

O Android configura corretamente a ligação.

A NOS recebe os pacotes IPv6, mas não os encaminha.

Por isso é que algumas APPs falham. Quando não mudam para o IPv4 depois de todos os pacotes enviados sobre IPv6 terem falhado. Ficam a insistir no IPv6 e nunca conseguem carregar.

 

Pelo menos é isto que acho que está a acontecer. Não tenho acesso aos dispositivos do utilizador em questão.

E não dá para alterar nas definições do router alguma coisa para resolver isto?

É que estava tudo a funcionar bem e de um dia pro outro ficou assim. É no mínimo estranho, alguma alteração tiveram de fazer.


Jorge C
Super User
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  • 9 de junho de 2024

@LuisPacheco_44 e @isplitter sugiro que aguardemos por um esclarecimento do gestores da comunidade que são funcionários da empresa e tem informações privilegiadas.

Obrigado.


isplitter
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  • 9 de junho de 2024
LuisPacheco_44 escreveu:

E não dá para alterar nas definições do router alguma coisa para resolver isto?

É que estava tudo a funcionar bem e de um dia pro outro ficou assim. É no mínimo estranho, alguma alteração tiveram de fazer.

Não dá.

Só o suporte técnico da NOS pode desativar o IPv6 remotamente, no router. E o Android não permite desativar ou configurar o IPv6, pelo menos nas versões mais recentes.

A alteração que ocorreu foi a NOS ter atualmente um problema técnico em que não encaminha tráfego IPv6, mas ainda assim atribuiu endereços.

Pode contactar o apoio técnico e pedir isso.

Mas conseguiu confirmar que tem de facto um endereço IPv6? Apesar de não ter acesso a nenhum site sobre IPv6?


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  • 11 de junho de 2024

Eu também tenho o mesmo problema, liguei para o apoio e na verdade não ajudaram nada ... Continuo com o mesmo problema..... As aplicações deixam de dar...


isplitter
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  • 12 de junho de 2024
rtbranco escreveu:

Eu também tenho o mesmo problema, liguei para o apoio e na verdade não ajudaram nada ... Continuo com o mesmo problema..... As aplicações deixam de dar...

Consegue fazer algum dos testes pedidos neste tópico?

Verifique na página dos detalhes da sua ligação Wi-Fi se tem algum endereço IPv6 configurado. Imagem de exemplo:

 

Caso tenha endereços IPv6 configurados, verifique se tem conectividade IPv6: https://ipv6-test.com/

 


  • Kilobyte
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  • 12 de junho de 2024
isplitter escreveu:
rtbranco escreveu:

Eu também tenho o mesmo problema, liguei para o apoio e na verdade não ajudaram nada ... Continuo com o mesmo problema..... As aplicações deixam de dar...

Consegue fazer algum dos testes pedidos neste tópico?

Verifique na página dos detalhes da sua ligação Wi-Fi se tem algum endereço IPv6 configurado. Imagem de exemplo:

 

Caso tenha endereços IPv6 configurados, verifique se tem conectividade IPv6: https://ipv6-test.com/

 

Eu estou com o mesmo problema referido neste tópico e já confirmei que tenho o IPv6 e que este não tem conectividade. Conseguem me ajudar?


  • Kilobyte
  • 4 comentários
  • 12 de junho de 2024

Boa noite. Já fiz reset ao router, com reposição de fábrica. Já desinstalei as aplicações que não funcionam. Já apaguei todas as redes e voltei a configurar. Já tentei de tudo. A verdade é que só não funcionam certas aplicações com o meu WiFi de casa, em outros wifi funcionam. Mudo para a internet do cartão e as mesmas funcionam perfeitamente.

Já reportei isto a meses e ainda continua.

O departamento técnico que me resolva a minha situação.... 

Fico a aguardar por uma resposta.

Att 

 


Jorge C
Super User
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  • 12 de junho de 2024

Boa noite @Rita Barros e @rtbranco,

Por favor indiquem quais são as aplicações que causam problemas.

Preferencialmente com screenshots.

Obrigado.


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  • 12 de junho de 2024
rtbranco escreveu:

Boa noite. Já fiz reset ao router, com reposição de fábrica. Já desinstalei as aplicações que não funcionam. Já apaguei todas as redes e voltei a configurar. Já tentei de tudo. A verdade é que só não funcionam certas aplicações com o meu WiFi de casa, em outros wifi funcionam. Mudo para a internet do cartão e as mesmas funcionam perfeitamente.

Já reportei isto a meses e ainda continua.

O departamento técnico que me resolva a minha situação.... 

Fico a aguardar por uma resposta.

Att 

 

Aqui igual e também já fiz isso tudo também.

O WiFi de casa está simplesmente horrível.


isplitter
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  • 12 de junho de 2024
Rita Barros escreveu:
isplitter escreveu:
rtbranco escreveu:

Eu também tenho o mesmo problema, liguei para o apoio e na verdade não ajudaram nada ... Continuo com o mesmo problema..... As aplicações deixam de dar...

Consegue fazer algum dos testes pedidos neste tópico?

Verifique na página dos detalhes da sua ligação Wi-Fi se tem algum endereço IPv6 configurado. Imagem de exemplo:

 

Caso tenha endereços IPv6 configurados, verifique se tem conectividade IPv6: https://ipv6-test.com/

 

Eu estou com o mesmo problema referido neste tópico e já confirmei que tenho o IPv6 e que este não tem conectividade. Conseguem me ajudar?

Contacte o apio técnico. Diga que com ipv6 não consegue aceder a sites.. utilizar Apps, e precisa que desliguem o ipv6 no seu router

Depois do apoio técnico desligar o IPv6 deve voltar tudo ao normal.


isplitter
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  • 12 de junho de 2024
rtbranco escreveu:

Boa noite. Já fiz reset ao router, com reposição de fábrica. Já desinstalei as aplicações que não funcionam. Já apaguei todas as redes e voltei a configurar. Já tentei de tudo. A verdade é que só não funcionam certas aplicações com o meu WiFi de casa, em outros wifi funcionam. Mudo para a internet do cartão e as mesmas funcionam perfeitamente.

Já reportei isto a meses e ainda continua.

O departamento técnico que me resolva a minha situação.... 

Fico a aguardar por uma resposta.

Att 

 

 

Se também verificou que ligado ao Wi-Fi tem configurados IPv6 públicos, e que não tem conectividade IPv6:

Ligue para o apoio técnico - 931699000

Peça para desativarem o IPv6 no seu router, eles conseguem desativar o IPv6.

Esclareça os problemas que está a ter. Sites / apps sem acesso quando usa IPv6.


  • Kilobyte
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  • 12 de junho de 2024
isplitter escreveu:
rtbranco escreveu:

Boa noite. Já fiz reset ao router, com reposição de fábrica. Já desinstalei as aplicações que não funcionam. Já apaguei todas as redes e voltei a configurar. Já tentei de tudo. A verdade é que só não funcionam certas aplicações com o meu WiFi de casa, em outros wifi funcionam. Mudo para a internet do cartão e as mesmas funcionam perfeitamente.

Já reportei isto a meses e ainda continua.

O departamento técnico que me resolva a minha situação.... 

Fico a aguardar por uma resposta.

Att 

 

 

Se também verificou que ligado ao Wi-Fi tem configurados IPv6 públicos:

Ligue para o apoio técnico - 931699000

Peça para desativarem o IPv6 no seu router, eles conseguem desativar o IPv6.

Esclareça os problemas que está a ter. Sites / apps sem acesso quando usa IPv6.

Amanhã irei ligar para o apoio novamente. Fico agradecido pela atenção.

Att.


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  • 12 de junho de 2024
Jorge C escreveu:

Boa noite @Rita Barros e @rtbranco,

Por favor indiquem quais são as aplicações que causam problemas.

Preferencialmente com screenshots.

Obrigado.

Aplicações de lojas como Stradivarius, Zara, Bershka, a aplicação da HBO e algumas outras. Já desinstalei e voltei a instalar e continua o mesmo problema, amanhã tentarei ligar para nos para tentar a opção de desativar o IPv6.


isplitter
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  • 12 de junho de 2024
LuisPacheco_44 escreveu:

Aqui igual e também já fiz isso tudo também.

O WiFi de casa está simplesmente horríve

 

 

@LuisPacheco_44  se como outros utilizadores neste tópico, confirmou que não tem conectividade IPv6, mas tem endereços IPv6 públicos comfigurados, penso que já sabe o que tem a fazer.

Não é um problema de DNS, os servidores DNS da NOS servem registos IPv4 e IPv6 corretamente.

Não é um problema do Wi-Fi.

Não é um problema do router.

A NOS tem um problema na infraestrutura IPv6, que estando sem conectividade há tanto tempo, e sem previsão de ser reposta, só se resolve desativando o IPv6.

O Android quando obtém um registo IPv6 do servidor DNS, e tem auto configurados endereços IPv6, tenta usar o IPv6. Algumas APPs pelos vistos não retrocedem para o uso de IPv4 e ficam como se não tivessem internet. Que de facto não têm, porque a NOS não fornece internet em IPv6, de momento.

Não sei se isto afeta todos os clientes com IPv6 em testes, ou se é geografico.


Jorge C
Super User
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  • 12 de junho de 2024

Boa noite a todos @Rita Barros@rtbranco@LuisPacheco_44 e @isplitter,

Compreendo a preocupação relativamente aos problemas que têm surgido com a utilização de endereços IPv6 atribuídos pela NOS.

A transição para IPv6 é um processo necessário devido ao limite de endereços IPv4, mas pode trazer desafios técnicos, especialmente no que diz respeito à compatibilidade de algumas aplicações.

Causas Comuns dos Problemas com IPv6:

  1. Incompatibilidade de Aplicações: Muitas aplicações e serviços ainda não são totalmente compatíveis com IPv6. Algumas podem ter sido desenvolvidas para funcionar exclusivamente com IPv4 e podem enfrentar dificuldades ao lidar com IPv6.

  2. Configuração de Rede: A configuração incorreta da rede pode causar problemas. As redes precisam estar corretamente configuradas para suportar IPv6, incluindo firewalls, routers e outros equipamentos de rede.

  3. DNS (Domain Name System): Problemas com a resolução de DNS podem ocorrer se os registros AAAA (que apontam para endereços IPv6) não estiverem configurados corretamente ou se os servidores DNS usados não suportarem adequadamente IPv6.

Sugestões para Mitigação de Problemas:

  1. Verificar Configurações de Rede: Assegure-se de que todos os dispositivos de rede (modems, routers, switches) estejam corretamente configurados para suportar IPv6. Verifique também se a sua firewall está configurada para permitir tráfego IPv6.

  2. Testar a Compatibilidade das Aplicações: Confirme se as aplicações utilizadas são compatíveis com IPv6. Em alguns casos, pode ser necessário contactar os developers para obter suporte ou atualizações que melhorem a compatibilidade com IPv6.

  3. Utilizar Dual Stack: A implementação de uma solução de "dual stack" (IPv4 e IPv6 simultaneamente) pode ser útil. Isto permite que as aplicações e serviços funcionem com IPv4 enquanto a transição completa para IPv6 não é possível.

Sugiro também a leitura deste tópico bastante esclarecedor sobre o assunto.

Obrigado.


  • Kilobyte
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  • 13 de junho de 2024
rtbranco escreveu:
isplitter escreveu:
rtbranco escreveu:

Boa noite. Já fiz reset ao router, com reposição de fábrica. Já desinstalei as aplicações que não funcionam. Já apaguei todas as redes e voltei a configurar. Já tentei de tudo. A verdade é que só não funcionam certas aplicações com o meu WiFi de casa, em outros wifi funcionam. Mudo para a internet do cartão e as mesmas funcionam perfeitamente.

Já reportei isto a meses e ainda continua.

O departamento técnico que me resolva a minha situação.... 

Fico a aguardar por uma resposta.

Att 

 

 

Se também verificou que ligado ao Wi-Fi tem configurados IPv6 públicos:

Ligue para o apoio técnico - 931699000

Peça para desativarem o IPv6 no seu router, eles conseguem desativar o IPv6.

Esclareça os problemas que está a ter. Sites / apps sem acesso quando usa IPv6.

Amanhã irei ligar para o apoio novamente. Fico agradecido pela atenção.

Att.

Boa noite. 

Depois de ter entrado em contato com a linha de apoio, o colaborador muito atencioso, resolveu o problema. Coloquei a questão do IPv6 e o mesmo disse que o meu router não tinha esta configuração.  Configurou o router e ficou tudo a funcionar normalmente. Diz que poderá acontecer novamente, mas que tudo se resolve. Tudo  depende do router, cada cliente tem de ser analisado, podem ser pequenos pormenores.

Entrem em contato com a linha de apoio.

 

Att.


  • Megabyte
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  • 13 de junho de 2024
rtbranco escreveu:
rtbranco escreveu:
isplitter escreveu:
rtbranco escreveu:

Boa noite. Já fiz reset ao router, com reposição de fábrica. Já desinstalei as aplicações que não funcionam. Já apaguei todas as redes e voltei a configurar. Já tentei de tudo. A verdade é que só não funcionam certas aplicações com o meu WiFi de casa, em outros wifi funcionam. Mudo para a internet do cartão e as mesmas funcionam perfeitamente.

Já reportei isto a meses e ainda continua.

O departamento técnico que me resolva a minha situação.... 

Fico a aguardar por uma resposta.

Att 

 

 

Se também verificou que ligado ao Wi-Fi tem configurados IPv6 públicos:

Ligue para o apoio técnico - 931699000

Peça para desativarem o IPv6 no seu router, eles conseguem desativar o IPv6.

Esclareça os problemas que está a ter. Sites / apps sem acesso quando usa IPv6.

Amanhã irei ligar para o apoio novamente. Fico agradecido pela atenção.

Att.

Boa noite. 

Depois de ter entrado em contato com a linha de apoio, o colaborador muito atencioso, resolveu o problema. Coloquei a questão do IPv6 e o mesmo disse que o meu router não tinha esta configuração.  Configurou o router e ficou tudo a funcionar normalmente. Diz que poderá acontecer novamente, mas que tudo se resolve. Tudo  depende do router, cada cliente tem de ser analisado, podem ser pequenos pormenores.

Entrem em contato com a linha de apoio.

 

Att.

Espetáculo, amanhã vou ligar para eles !


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