Skip to main content

Desde há alguns meses que noto que certas aplicações não funcionam correctamente via WIFI usando o router da NOS (Fast5657_GPON). Mas funcionam perfeitamente usando dados moveis ou por WIFI via outro router ligado ao router NOS. Em outras redes WIFI fora de casa não tenho estes problemas.

Exemplos:

• Aplicação “Weather Underground”. A aplicação abre mas por WIFI demora imenso tempo a carregar os dados da metereologia ou não carrega mesmo. Via dados moveis carrega de imediato
  • Aplicação “Amazon Shopping” - A app abre normalmente mas os videos (descrição de produtos ou comentários de utilizadores) por WIFI não carregam ou demoram imenso tempo. Por dados moveis é imediato

A maior parte das aplicações funcionam bem. Mas tenho mais com este tipo de problemas.

É chato ter de estar sempre a desligar o WIFI.

Dá ideia que o router da NOS está a bloquear certas ligações. Mais alguém tem este problema? Já tentei reiniciar o router, mas o problema mantém-se.

Tenho apenas um extensor de LAN (Ethernet 10/100) sobre Powerline para ligar uma Smart TV Andoid. Estas aplicações funcionam bem quando a TV está ligada em Ethernet. Se me ligar em WiFi  ao Router deixam de funcionar…

Já experimentei desligar o extensor  PowerLine mas tb. não resolve nada.

Boa tarde @Bernardo Cunha,

Agradecemos a sua mensagem. 

Detalhe-nos, por favor, a situação, a que apps se refere e se esta situação se replica noutros equipamentos. 

Obrigado

Boa tarde @Jorge C 

Posso fazer isso. Mas entretanto posso informar:

1. Todas as aplicações/programas executam sem qualquer problema ligados em WiFi ao Router sobre Windows ou Linux (apenas tenho problemas em Android).
  2. Numa série de testes feitos com um único dispositivo ligado em 802.11 ac/n/a (5Ghz) usando o site indicado, os principais dados médios são:
  • Download speed: 230Mb/s
  • Upload speed: 120MB/s
  • Ping médio: 13ms
  • Jitter médio 2ms

Executado em Windows 10 sobre Firefox 124.0

Com esse ping e jitter não deveria ter problemas, se acontece em mais que um dispositivo ainda mais estranho. Não sei se tem extensores, access points, powerlines, etc

Obrigado

Tenho apenas um extensor de LAN (Ethernet 10/100) sobre Powerline para ligar uma Smart TV Andoid. Estas aplicações funcionam bem quando a TV está ligada em Ethernet. Se me ligar em WiFi  ao Router deixam de funcionar…

Já experimentei desligar o extensor  PowerLine mas tb. não resolve nada.

Boa tarde @Bernardo Cunha,

Sugiro que tente com outro equipamento.

Obrigado

Desde há alguns meses que noto que certas aplicações não funcionam correctamente via WIFI usando o router da NOS (Fast5657_GPON). Mas funcionam perfeitamente usando dados moveis ou por WIFI via outro router ligado ao router NOS. Em outras redes WIFI fora de casa não tenho estes problemas.

Exemplos:

• Aplicação “Weather Underground”. A aplicação abre mas por WIFI demora imenso tempo a carregar os dados da metereologia ou não carrega mesmo. Via dados moveis carrega de imediato
  • Aplicação “Amazon Shopping” - A app abre normalmente mas os videos (descrição de produtos ou comentários de utilizadores) por WIFI não carregam ou demoram imenso tempo. Por dados moveis é imediato

A maior parte das aplicações funcionam bem. Mas tenho mais com este tipo de problemas.

É chato ter de estar sempre a desligar o WIFI.

Dá ideia que o router da NOS está a bloquear certas ligações. Mais alguém tem este problema? Já tentei reiniciar o router, mas o problema mantém-se.

Tenho o mesmo problema, já me está a irritar. Acho que vai ser mais fácil mudar de operador

Boa noite a todos,

Acredito que o problema da maioria das questões deste tópico está descrita neste outro.

Obrigado

Boa noite a todos,

Acredito que o problema da maioria das questões deste tópico está descrita neste outro.

Obrigado

Através da app askwhizz ajudaram-me. Pena a NOS não ter ajudado pelo telefone com um assunto que foi rápido pela askwhizz. Dever ser para arranjarem clientes. A primeira vez é gratuita.

No telemovel aceder:

Definições ligações-wifi-definicóes-ver mais

Colocar ip fixo, dns1 8.8.8.8, dns2 8.8.4.4

Boa noite a todos,

Obrigado

Através da app askwhizz ajudaram-me. Pena a NOS não ter ajudado pelo telefone com um assunto que foi rápido pela askwhizz. Dever ser para arranjarem clientes. A primeira vez é gratuita.

No telemovel aceder:

Por favor informe se resolveu a situação, sugiro os DNS da Cloudfare por serem mais rápidos.

Obrigado

Boa noite a todos,

Obrigado

No telemovel aceder:

Por favor informe se resolveu a situação, sugiro os DNS da Cloudfare por serem mais rápidos.

Obrigado

Resolveu a situação. Por favor informe que DNS são esses da Cloudfare.

Obrigado

Resolveu a situação. Por favor informe que DNS são esses da Cloudfare.

Boa tarde @Rogerajato,

Fico satisfeito que tenha resolvido 😊

Os DNS da Cloudfare são os mais rápidos 1.1.1.1 e 1.0.0.1 verifique aqui.

Obrigado.

Estou exatamente com o mesmo problema.

E a Nos não ajuda em nada, só sabem mandar fazer reposição ao Router para continuar tudo igual.
Já gastei um dinheirão na PCMedic para nada (40 e tal cêntimos por minuto).

O Spotify e o X não carregam os conteúdos. Tenho jogos que ficam a abrir infinitamente e não abrem. Assim que ligo os dados moveis ou me ligo a outra rede funciona tudo perfeitamente.

Veja a solução que escrevi atrás 

Já fiz isso, continua igual

Boa tarde @LuisPacheco_44,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação.

A situação em causa ocorre em que tipo de equipamento? 

Está ligado diretamente ao Wi-Fi do router ou tem repetidores de sinal? 

Obrigado 

Boa tarde @LuisPacheco_44,

Obrigado 

A pergunta é sempre a mesma, logo a resposta será sempre a mesma...

Obrigado 

Estou ligado diretamente por wi-fi ao giga router. 

O equipamento é um Samsung S23+

Sugiro que verifique se a ligação usa IPv6, pode usar https://ipv6-test.com/ para o teste.

Obrigado.

Sugiro que verifique se a ligação usa IPv6, pode usar https://ipv6-test.com/ para o teste.

Obrigado.

Boas..fiz o teste nesse site e diz que não é suportado.

Ultimamente é só acontecimentos estranhos na nos. Apps que não funcionam com wifi, nosnet que não funciona, contas que desaparecem, wifi que deixa de funcionar a internet.... e a solução é só uma, a nos anda a desconfigurar contas, routers e parâmetros, basta configurá-los novamente e tudo funciona. Não sei porque insistem noutras perguntas, qual o aparelho, tem repetidor, bla bla bla

Obrigado.

Boas..fiz o teste nesse site e diz que não é suportado.

@LuisPacheco_44 isso significa que não está relacionado com os debates sobre IPv6. 

Sugiro que altere os DNS no seu telefone. 

Obrigado. 

E a Nos não ajuda em nada, só sabem mandar fazer reposição ao Router para continuar tudo igual.

O Spotify e o X não carregam os conteúdos. Tenho jogos que ficam a abrir infinitamente e não abrem. Assim que ligo os dados moveis ou me ligo a outra rede funciona tudo perfeitamente.

Provavelmente o seu telemóvel está a obter um endereço público IPv6, mas a NOS não tem qualquer conectividade, neste momento, e só está a fornecer endereços públicos que não têm qualquer tipo de tráfego. É problema da NOS que afeta sobretudo o Android, pelos vistos. Essas aplicações estão com problemas, não conseguem preferir o IPv4 quando o IPv6 falha. Nesta situação a aplicação fica sem acesso à Internet, porque a ligação IPv6 na NOS não garante acesso à Internet.

Após ter verificado que não consegue aceder a websites IPv6, como indicou o
@Jorge C , nas definições Wi-Fi do seu telemóvel verifique se o Android tem 2 endereços públicos IPv6 configurados. Na NOS os endereços devem começar por 2a01:14

Se confirmar que o Android configurou 2 endereços públicos IPv6, não há muitas dúvidas que o problema é este. Acredito que a única solução de momento seja ligar para o apoio ao cliente e pedir que desactivem o IPv6 no seu router.

@Fórum conseguem escalar isto internamente. Para ou resolverem o problema, ou desativarem temporariamente o IPv6 para todos. Impedir que os servidores DNS da NOS, quando recebem pedidos IPv4 não fornecerem registos IPv6 também pode contornar temporariamente isto, mas não tenho certezas do que faria o Android.

Provavelmente o seu telemóvel está a obter um endereço público IPv6, mas a NOS não tem qualquer conectividade, neste momento, e só está a fornecer endereços públicos que não têm qualquer tipo de tráfego. É problema da NOS que afeta sobretudo o Android, pelos vistos. Essas aplicações estão com problemas, não conseguem preferir o IPv4 quando o IPv6 falha. Nesta situação a aplicação fica sem acesso à Internet, porque a ligação IPv6 na NOS não garante acesso à Internet.

Após ter verificado que não consegue aceder a websites IPv6, como indicou o
@Jorge C , nas definições Wi-Fi do seu telemóvel verifique se o Android tem 2 endereços públicos IPv6 configurados. Na NOS os endereços devem começar por 2a01:14

Se confirmar que o Android configurou 2 endereços públicos IPv6, não há muitas dúvidas que o problema é este. Acredito que a única solução de momento seja ligar para o apoio ao cliente e pedir que desactivem o IPv6 no seu router.

@Fórum conseguem escalar isto internamente. Para ou resolverem o problema, ou desativarem temporariamente o IPv6 para todos. Impedir que os servidores DNS da NOS, quando recebem pedidos IPv4 não fornecerem registos IPv6 também pode contornar temporariamente isto, mas não tenho certezas do que faria o Android.

Mas se estava tudo a funcionar corretamente, porque é que ficou assim? Alguma alteração por parte da Nos?

@LuisPacheco_44,  

No seu caso o debate sobre IPv6 não se aplica, sugiro que altere os DNS. 

Obrigado. 

@isplitter é o router que atribui os endereços IP aos dispositivos que se ligam a ele através de DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol). No entanto, em algumas situações, um dispositivo Android pode acabar por configurar dois endereços IPv6 públicos. Isto pode ocorrer devido a funcionalidades específicas do IPv6, como o SLAAC (Stateless Address Autoconfiguration), onde o dispositivo gera automaticamente um endereço IPv6 baseado no prefixo fornecido pelo router, além do endereço atribuído via DHCPv6.

No entanto, o comportamento normal seria o router fornecer apenas um endereço IPv6 público, a menos que esteja configurado para fornecer múltiplos endereços.

Portanto, se um dispositivo Android está a configurar dois endereços IPv6 públicos:

1. Verifique a configuração do router: Aceda à configuração do seu router e verifique as definições de IPv6. Certifique-se de que não está configurado para fornecer múltiplos endereços IPv6 por dispositivo.

2. Verifique as definições do dispositivo: Certifique-se de que o dispositivo Android não está a utilizar uma configuração avançada que poderia gerar um segundo endereço IPv6. 

Confirme que o router não está configurado para fornecer múltiplos endereços e que o dispositivo está, de facto, a configurar dois endereços, pode ser uma questão de como o router e o dispositivo Android estão a interagir com o protocolo IPv6. 

Obrigado. 

Em IPv6 o Android não suporta DHCP stateful.

Numa rede em que o SLAAC não é permitido, o Android não obtém nenhum endereço IPv6, porque ele não é um cliente para um servidor DHCPv6. Ideias da Google. O SLAAC é autoconfigurado pelo dispositivo,  não obtém qualquer informação do DHCPv6 para configurar o endereço.

A configuração Stateless configura quase sempre 2 endereços públicos, por motivos de privacidade. Um deles é sempre temporário e o outro deveria ser permanente para uma mesma rede, algo que nem sempre acontece, o Windows faz a mesma coisa, mas também suporta Stateful DHCPv6.

Este não é o problema, o problema é a NOS permitir a configuração de um endereço do qual perde todos os pacotes.

Comentário