Skip to main content
Header

Alerta e pedido de esclarecimento sobre segurança Wi-Fi no Hitron CODA-5519HUB6 da NOS

• September 6, 2025
  • 13 comentários
  • 157 visualizações

Olá a todos,

Gostaria de partilhar uma possível falha de segurança que identifiquei no router Hitron CODA-5519HUB6, fornecido pela NOS, e obter feedback ou soluções de quem já tenha passado pelo mesmo.

Contexto:

• Na app NOS Net, é possível configurar a rede Wi-Fi como WPA3 ou WPA2+WPA3.
  • No entanto, ao aceder ao router diretamente via IP (interface web do NOS Gateway), verifica-se que não existe opção para WPA3.
  • Mais grave: quando na app é selecionado WPA3, o firmware do router não aplica WPA2 como fallback — a rede fica, na prática, configurada como Open (sem encriptação).

Implicações:

1. A rede Wi-Fi fica sem qualquer proteção, permitindo que qualquer pessoa se ligue sem palavra-passe.
  2. Os utilizadores podem acreditar que estão em WPA3 (mais seguro), quando na realidade estão expostos.
  3. Esta discrepância pode comprometer a segurança de dados pessoais e de todos os dispositivos ligados.

Objetivo:

• Procurar soluções ou boas práticas para mitigar este risco até que exista uma correção oficial.
  • Perceber se outros utilizadores confirmam o mesmo comportamento neste ou noutros modelos.
  • Obter, se possível, uma explicação oficial da NOS sobre esta situação e eventuais atualizações de firmware que a resolvam.

Reforço que o objetivo deste post não é criticar, mas sim alertar e procurar soluções práticas para todos os utilizadores que possam estar em risco sem se aperceberem.

Obrigado desde já a quem puder contribuir.

13 Comentários

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 7, 2025

Boa tarde ​@Ruben Lopes

O acesso está limitado a utilizadores da sua rede local. 

Caso ainda esteja preocupado sugiro que crie uma rede para visitas desta forma. 

Obrigado. 

• Autor
  • Kilobyte
  • September 7, 2025

Obrigado pela resposta.

A minha questão não é tanto sobre isolar dispositivos, mas sim sobre o comportamento do router. Quando na app NOS Net escolho WPA3, a configuração aplicada no gateway fica em “Open”, ou seja, sem qualquer encriptação.

Isso significa que qualquer pessoa ao alcance do sinal Wi-Fi pode aceder sem palavra-passe, o que não é o esperado quando se seleciona WPA3.

O meu objetivo não é criticar, mas perceber se este comportamento é um bug do firmware ou uma limitação conhecida, e se a NOS tem previsto corrigir. A rede de visitas é útil noutros contextos, mas aqui parece mais um contorno do que uma solução.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 7, 2025

@Ruben Lopes respondendo de forma direta: não é essencial ter WPA3 apenas para aceder ao gateway (192.168.1.1), porque esse endereço só é acessível dentro da sua rede local.

O ponto crítico é, sim, a segurança da ligação Wi-Fi que dá acesso à rede. 

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • September 7, 2025

Obrigado pela resposta.

Só para clarificar: a minha questão não está relacionada apenas com o acesso ao gateway (192.168.1.1), mas sim com o comportamento do router.

Quando na app NOS Net seleciono WPA3, o router não aplica essa configuração nem mantém WPA2 como fallback — a rede fica em Open, sem encriptação. Isto significa que qualquer utilizador pode acreditar que está protegido quando, na prática, a rede fica exposta.

Para além disso, existe outra situação: este modelo (CODA-5519HUB6) já não apresenta os canais downstream, e ao aceder via IP todos os valores surgem a 0, quando no router anterior essa informação estava disponível e funcional.

Ter duas situações anómalas no mesmo equipamento é um sinal claro de que algo não está bem e que poderá tratar-se de bugs de firmware ou de limitações específicas deste modelo.

O meu objetivo não é criticar, mas sim compreender se estas situações são conhecidas, se outros utilizadores confirmam e se existe previsão de correção.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 8, 2025

Boa tarde ​@Ruben Lopes,

Agradecemos a sua mensagem e partilha. Vamos ajudar.

O seu testemunho é importante para nós para que possamos continuar a melhorar.

Iremos endereçar este tema internamente para que seja alvo da melhor apreciação.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • September 8, 2025

Boa tarde,

Agradeço a vossa resposta e disponibilidade. Conforme solicitado, já enviei por mensagem privada o meu NIF.

Reforço que a minha intenção com esta partilha é contribuir de forma construtiva para a melhoria do serviço, mas também gostaria de ver este tema acompanhado até à sua resolução. Estou certo de que a NOS valoriza a segurança e a transparência, por isso conto que esta situação possa ser analisada e corrigida.

Obrigado pelo acompanhamento.

• Autor
  • Kilobyte
  • September 8, 2025

Boa tarde,

Após algumas verificações adicionais, gostaria de deixar um ponto mais claro: o modelo do meu router (Hitron CODA-5519HUB6, firmware 7.2.4.9.1b2.2) tem, segundo as especificações do fabricante, suporte a WPA3-SAE como método de segurança Wi-Fi.

No entanto, ao configurar WPA3 através da app NOS Net, o router não aplica corretamente esta configuração e a rede surge como Open (sem encriptação). Isto demonstra que não se trata de uma limitação do equipamento, mas sim de um problema no firmware atualmente em utilização.

Gostaria de compreender se esta situação já é conhecida pela NOS, se está a ser analisada internamente e se existe previsão de atualização de firmware para corrigir o comportamento.

O meu objetivo é apenas contribuir de forma construtiva, para que esta questão possa ser resolvida em benefício de todos os utilizadores.

Obrigado pela atenção.

• Autor
  • Kilobyte
  • September 17, 2025

Bom dia,

Já passaram 8 dias desde a minha última mensagem relativamente ao tema do WPA3 no router CODA-5519HUB6(firmware 7.2.4.9.1b2.2).

Conforme partilhei anteriormente, ao configurar WPA3 na app NOS Net, a rede não aplica a encriptação esperada e surge como Open.

Gostaria de saber se existe algum ponto de situação sobre este tema e se está prevista alguma atualização de firmware para corrigir o comportamento.

Reforço que o meu objetivo continua a ser apenas colaborar de forma construtiva para que a situação seja analisada e, se possível, resolvida.

Obrigado desde já pela vossa atenção.

Com os melhores cumprimentos,

Ruben Lopes

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 17, 2025

Boa tarde ​@Ruben Lopes,

Agradecemos a sua mensagem e interesse sobre este tema.

Este encontra-se a ser acompanhado por equipas NOS especializadas que continuaram a dar-lhe a sua maior atenção.

De momento não temos novidades a partilhar contudo, logo que surjam, serão partilhadas através desta via.

Agradecemos a compreensão

• Autor
  • Kilobyte
  • September 17, 2025

Boa noite,

Obrigado pelo acompanhamento e pela confirmação de que o tema continua a ser analisado pelas equipas especializadas.

Compreendo que estas situações possam demorar, mas reforço que vou continuar a acompanhar o assunto com atenção, até porque considero importante que esta funcionalidade esteja devidamente esclarecida para todos os utilizadores.

Ficarei a aguardar novidades e agradeço desde já que partilhem qualquer evolução assim que possível.

Com os melhores cumprimentos,

Ruben Lopes

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 17, 2025

Compreendemos, ​@Ruben Lopes 

Como indicado, assim que tenhamos novidades partilharemos. 
Caso tenha alguma questão, claro, que poderá sempre partilhá-la. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado,

• Autor
  • Kilobyte
  • September 30, 2025

Boa noite,

Já passaram cerca de 13 dias desde o meu último pedido de esclarecimento relativamente ao comportamento do WPA3 no router CODA-5519HUB6.

Até ao momento não recebi qualquer explicação ou informação adicional.

Compreendo que a análise possa demorar, mas tratando-se de um tema de segurança Wi-Fi, considero importante que seja partilhado pelo menos um esclarecimento preliminar.

A ausência de informação só transmite a ideia de que o problema está a ser adiado, quando deveria ser tratado com prioridade.

Reforço que o meu objetivo continua a ser apenas construtivo, mas penso que nesta altura já deveria existir algum tipo de resposta técnica ou previsão de resolução.

Obrigado pela atenção.

Ruben Lopes

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 5, 2025

Respondemos à sua questão neste tópico, ​@Ruben Lopes 
Obrigado,