Skip to main content
Header
URXO
Kilobyte
March 6, 2018

Acesso à zondrive

Bom dia,
Tenho um MAC e não estou a conseguir aceder à zondrive, sempre que coloco as credenciais do routter a mensagem de falha na conexão ao servidor! O objectivo é partilhar ficheiros em rede, para poder aceder por exemplo na tv LG onde existe uma pasta NOS MEDIA SHARE. Agradeço que me possa indicar todos os passos para configurar corretamente o pc e o routter, pelos manuais não estou a conseguir.
Grato pela atenção

23 Comentários

Carolina V.
    Moderador
    March 7, 2018
    Olá, @URXO, bem-vindo ao Fórum NOS. :)

O @C24XXXX201 deu ótimas ajudas. Caso a dificuldade persista, sugerimos que nos contacte para que a situação possa ser acompanhada por uma equipa técnica especializada. Saiba aqui para onde pode ligar.
    Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    March 10, 2019
    Boa tarde,
    coloquei uma pen na box para poder ter uma pasta partilhada na minha rede. Consigo aceder com equipamentos Android: basta ir a um gestor de ficheiros e escolher rede que a pasta partilhada "Nosdrive" aparece. O problema é que no PC com Windows 10, não aparece. Segui algumas indicações aqui do fórum, mas nada.Acrescento que a referida pen está a funcionar como servidor NAS e bem. Não tenho é acesso a ela pelo PC, que se encontra, claro na mesma rede.~
    Agradeço qualquer ajuda,
    Kilobyte
    March 10, 2019
    Só uma correção: a pen está no Router e não na box....
    Olaf
    Super User
    Super User
    March 11, 2019
    @Avelino Moreira,
    se o teu equipamento for o power-router ele não tem a porta ativa. Um dos moderadores já respondeu a isso neste topico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/porta-usb-do-power-router-10661
    Kilobyte
    March 12, 2019
    @Avelino Moreira,
    se o teu equipamento for o power-router ele não tem a porta ativa. Um dos moderadores já respondeu a isso neste topico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/porta-usb-do-power-router-10661

Obrigado Olaf,
    o meu router penso que não seja esse: é aquele com a parte de trás azul. Mas continuo sem perceber porque é que tenho acesso à pasta a partir do meu telemóvel android (WI-Fi da minha rede) e não aparece em mais pc nenhum com windows.
    Oscar7
    Kilobyte
    March 13, 2019
    Já espreitaste aqui?
    Megabyte
    January 20, 2020

Olá @Avelino Moreira ,

Esta pode ser a solução para você.

Megabyte
    January 20, 2020

Olá @URXO ,
    Nos Mac OS, você precisa usar os caminhos do NOSDRIVE deste formato:
    smb://nosdrive ou smb://zondrive ou smb://192.168.1.1
    Se isso não funcionar, você pode tentar forçar o acesso através SMBv1, usando o protocolo "cifs":
    cifs://nosdrive ou cifsb://zondrive ou cifs://192.168.1.1
    Se nenhuma dessas opções funcionar, a ativação do SMBv1 por padrão pode ajudar. Como fazer isso, veja aqui.

Kilobyte
    December 23, 2021

Boas festas a todos!

Liguei um disco externo (formato NTFS) à porta USB do meu gigarouter 5.0V1. Activei o SMBv1 no windows10 do meu portátil e depois de \\192.168.1.1 a NOSdrive apareceu e consegui ver o conteudo do disco lá pendurado. Mas, quando quero escrever um file ou criar uma pasta no disco (formato NTFS) o windows dá acesso negado (prtscreen abaixo).

805d1c00-76af-4880-b194-2e85cfd4b6bc.png

Ainda tentei modificar as permissões na NOSdrive (tentei adicionar um user com full permissions) que diz ser Windows NT 4.9 servidor (o que me fez logo perceber porque é preciso o SMBv1 para aceder à drive) mas não reconhece nenhum utilizador passível de ser adicionado (ao dominio da NOS?) claro .

Algum workaround para ultrapassar isto?

Antecipadamente grato a todos.

Bruno Aleixo
    Super User
    Super User
    December 24, 2021

Viva @fjtmrmc, eu normalmente sigo um processo bastante simples de atribuição de permissoes sobre os dir no windows como pode ver aqui.

Diga se ajudou. :nerd:

Um bem haja 

O amigo Bruno ajuda