Skip to main content
Header
Rui Gabriel Goncalves
Kilobyte
June 9, 2020
Respondido

Acesso a Apple (App Store, Find My Phone, Conta Apple, etc) em WI-FI NOS restringido

Boa noite,

Estou com um problema bem estanho:

1. com o iPhone ligado à rede Wi-Fi de casa não consigo aceder a nada que seja Apple em que seja necessário autenticar. Exemplos: consigo adicionar artigos a um carro de compras em Apple.com, mas na hora de pagar não avança; na App Mapas da Apple, não permite fazer uma busca e navegação; nas definições não consigo aceder à minha conta; Find My Phone não funciona; atualização de aplicações não funciona; instalar aplicações não funciona.
  2. se aceder com dados móveis consigo ter acesso a tudo. Com a mesma conta, pelo que não é um problema da conta Apple.
  3. se aceder num PC a Apple.com ou a iCloud.com, não chega à fase de autenticar. Fica a moer e não avança no site.
  4. se aceder com o PC via dados móveis tudo funciona.
  5. ja testei com outra conta Apple e outros dispositivos (outro iPhone, iPad, iPad Mini) e o comportamento é o mesmo.
  6. o FaceTime funciona (não necessita de autenticação)
  7. todas as outras aplicações e acessos a servidores não Apple funcionam (Google, Microsoft, etc).
  8. ja liguei para a linha de apoio ao cliente e não me conseguiram resolver. Deitámos o router abaixo e nada. Coisa que já fiz dezenas de vezes.

A sensação que dá é o router estar a bloquear o acesso a servidores de autenticação da Apple.

Já alguém passou por algo semelhante?

Alguma solução?

Obrigado!

Melhor resposta por Bruno M C Lima

Estou exatamente com o mesmo problema, só consigo aceder aos serviços apple se ligar uma VPN ou aceder com dados moveis. Nem sequer consigo abrir o site do icloud se estiver na rede wifi de casa (mesmo no computador).  Isto parece-me um problema das nos ou um bloqueio propositado por estar a fazer upload de vários gigas para a icloud.

@Rui Gabriel Goncalves: O problema ficou resolvido com a renovação do ip?

77 Comentários

Ana P.
    Moderador
    June 15, 2020

Olá a todos, 

Desde já, pedimos imensa desculpa pelo transtorno causado. :sweat:

Já identificamos a dificuldade e estamos a trabalhar continuamente para que a situação seja ultrapassada com a máxima brevidade possível. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    June 16, 2020

Para quem tem problemas e ainda quer renovar os ip’s tentem fazer o que eu fix e deu certo.

(number 6 foi uma brincadeira)

1 - Eu desliguei o meu router da NOS as 12h30 am da noite da corrente (ontem)

2 - desligar o cabo coaxial do Router Nos

3 - reiniciar os computadores e desligar os wifi’s dos phones e tablets.

4 - 11h30 AM da manha do outro dia, confirmar se está tudo desligado dos wifi, eu voltei a reiniciar o computador para que ele falhe no pedido da internet, a seguir eu coloquei em sleep mode

5 -  Voltei a ligar o cabo coaxial e liguei o modem a corrente.  

6 - Uma reza magica e um pedido engraçado com um meu filho para que o ip se renovasse enquanto o router se ligava :) 

7 - Com a luz Azul do Router, fui ao computador que havia reiniciado 2 vezes e liguei o wifi, ei voila funcionou aqui. O ip renovou e tenho acesso ao servidores da apple novamente.

Funcionou  comigo espero que funcionei com vocês.

Kilobyte
    June 16, 2020

Olá a todos, 

Já identificamos a dificuldade e estamos a trabalhar continuamente para que a situação seja ultrapassada com a máxima brevidade possível. 

Obrigada 

Se já identificaram o problema, podem confirmar se isto está acontecer pela NOS estar a implementar Carrier Grade NAT em vez de fazer a migração para ipv6?

Kilobyte
    June 16, 2020

Para quem tem problemas e ainda quer renovar os ip’s tentem fazer o que eu fix e deu certo.

4 - 11h30 AM da manha do outro dia, confirmar se está tudo desligado dos wifi, eu voltei a reiniciar o computador para que ele falhe no pedido da internet, a seguir eu coloquei em sleep mode

6 - Uma reza magica e um pedido engraçado com um meu filho para que o ip se renovasse enquanto o router se ligava :) 

7 - Com a luz Azul do Router, fui ao computador que havia reiniciado 2 vezes e liguei o wifi, ei voila funcionou aqui. O ip renovou e tenho acesso ao servidores da apple novamente.

Isso funcionou (tal como comigo) porque tivemos a sorte de o novo ip que foi atribuído não estar bloqueado. Por isso é que esta solução não funciona com toda a gente. A NOS devia era explicar o que está a causar este problema, pois como já vem aparecendo em fóruns de tecnologia a NOS parece estar a implementar Carrier Grade NAT em vez de migrar para IPV6 o que faz com que várias pessoas estejam a usar o mesmo ip publico e dai levar a estes problemas, pois basta que o ip seja bloqueado pela Apple por razões de segurança (várias contas acederem através do mesmo ip) que a partir desse momento já nenhuma dessas pessoas consegue ter acesso aos serviços.

Kilobyte
    June 16, 2020

Isso funcionou (tal como comigo) porque tivemos a sorte de o novo ip que foi atribuído não estar bloqueado. Por isso é que esta solução não funciona com toda a gente. A NOS devia era explicar o que está a causar este problema, pois como já vem aparecendo em fóruns de tecnologia a NOS parece estar a implementar Carrier Grade NAT em vez de migrar para IPV6 o que faz com que várias pessoas estejam a usar o mesmo ip publico e dai levar a estes problemas, pois basta que o ip seja bloqueado pela Apple por razões de segurança (várias contas acederem através do mesmo ip) que a partir desse momento já nenhuma dessas pessoas consegue ter acesso aos serviços.

Sim eu sei, por isso eu mencionei o step numero 6.

A soluçao não é de viavel a longo prazo.

Byte
    June 16, 2020

Olá @Pedro Beck  e @Bruno M C Lima

Desde já, agradecemos o vosso feedback. 

Estivemos a verificar junto da equipa especializada e, de facto, a dificuldade ainda não foi ultrapassada, replicando-se novamente, nas últimas horas. :sweat:
    Estamos a trabalhar continuamente para que a situação se resolva o mais breve possível. Em breve daremos feedback, através desta via. 

Existe alguma ETA para resolver o problema? De futuro sugiro comunicar este tipo de problemas por email para que o cliente esteja informado. É o mínimo...

Kilobyte
    June 16, 2020

Olá a todos, 

Obrigada 

Já que não tivemos um contacto por parte da NOS para nos informar do que se estava a passar, nem para nos informar que já estavam a identificar e encontrar soluções, facto que já decorre à mais de uma semana, esperava pelo menos receber um contacto a informar quando tudo estiver resolvido, porque para quem já acabou o seu contrato, o meu caso por exemplo, cada vez parece mais vantajoso mudar neste momento para outra operadora porque pelo o que vejo, demorava menos do que a tratar de um problema que já todos perceberam que é da parte deles, até porque ontem, num pc que não é da Apple, tive uma quebra de ligação e tive novamente de ligar para a NOS para conseguir trabalhar novamente, por isso...

Agradecia um resposta clara, para variar.

Muito obrigada.

Kilobyte
    June 17, 2020

@Ana P. 
    Este problema dura há mais de uma semana! A nossa conta é e NOS Empresas e estamos a ser MUITO prejudicados! Não temos acesso a nada a Apple, não podemos actualizar nem instalar e não temos acesso à nossa conta de Developer !!!!
    Após novo contacto com a NOS foi-nos dito que este problema estaria resolvido até o dia de hoje às 17h.

Se tal não acontecer … daremos indicações ao banco para cancelar a autorização do pagamento da mensalidade e não pagaremos o serviço até que ele nos seja prestado nas condições acordadas! E cá estaremos para irmos até às últimas acções legais decorrentes dessa decisão!
    É por estas e por outras que embora nos liguem constantemente optámos por não estar fidelizados após os 24 meses iniciais e assim ter toda a liberdade!

Sejam profissionais e não brinquem com os vossos clientes!

Kilobyte
    June 17, 2020

Pois, também me falaram do dia 17 até às 17h. Mas nada! Continua tudo igual. Amanhã vou tentar 8h com o router desligado para tentar novo IP. Ou a NOS compensa de alguma forma esta trapalhada ou é desta que troco! 

Kilobyte
    June 17, 2020

Desde o dia 9/6/2020 com o mesmo problema e que para a NOS (linha de apoio) não existe…
    Lamentável.
    A equipa de apoio, ou desconhece o problema, ou encaminha para a PC Medic… que é um serviço pago e nada fará para resolver o problema, pois não está ao alcance deles. (apenas na gestão da rede NOS)

Com atitudes como as que estou a ser confrontado, só me resta uma coisa no final do contrato: mudar de operador. Eventualmente nem preciso de esperar pelo final do contrato, pois não estão a cumprir. 
    Amanhã já vou falar com a área de faturação/contratos.