Skip to main content
Header
marcolopes
Super User
Super User
October 16, 2018

A descriminação da NOS nas velocidades de UPLOAD!

Como parecem ser recorrentes as afirmações sobre o UPGRADE que a NOS está a efectuar aos clientes FTTH (fibra até dentro de casa), aumentando a velocidades de UPLOAD dos 10Mbps contratados para os 100Mbps (vulgarmente fornecidos pela concorrência nos mesmos pacotes de internet) gostaria de perguntar quais as razões da "discriminação" relativamente aos clientes em zonas HFC (fibra + cabo coxial).

Cliente NET 100/10 zona FTTH = NOS efectua UPGRADE do UPLOAD para 100Mbps!
Cliente NET 100/10 zona HFC = NOS mantém a velocidade do UPLOAD em 10Mbps?

O que tem a NOS a dizer sobre esta diferença abismal de velocidades em zonas distintas, quando os clientes têm contratados os MESMOS PACOTES?

É assim tão inviável a NOS fornecer PELO MENOS 20Mbps nas zonas HFC? Não me parece!

Essa velocidade não vai congestionar as zonas HFC! O que é ridículo é a NOS ainda estar fornecer velocidades de upload de 10Mbps, e até mesmo continuar a ESCONDER essa velocidade a todo o custo das campanhas comerciais

NOTAS:

Tópico sobre o UPGRADE das velocidades de UPLOAD nas zonas FTTH: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/upload-desce-de-100mbps-para-10mbps-9394

Reclamação sobre a FALTA DE CLAREZA nas informações prestadas sobre as velocidades de UPLOAD: https://portaldaqueixa.com/internet-movel-e-fixa/nos-ausencia-de-informacao-detalhada-nos-tarifarios-de-internet-prejudica-o-consumidor

56 Comentários

marcolopes
    Super User
    Super User
    October 19, 2025

Bom, eu também posso expor aqui parte da minha experiência como Cliente NOS.

Então vai “chorar” ao saber os preços que a NOS oferece aos NOVOS clientes que negoceiam! (JAMAIS?? um cliente ACTUAL conseguiria isto que acabei de ler num conhecido FÓRUM nacional!!! embora a NOS diga aos clientes actuais que VALORIZA mais os seus clientes do que os NOVOS - isto é TOTALMENTE E ABSOLUTAMENTE FALSO!!! As ofertas para NOVOS clientes são SEMPRE melhores!!! “sempre”!!! EU tentei negociar como NOVO cliente e a oferta foi sempre melhor! Estive quase a cancelar o contrato para fazer um novo, mas considerei isso uma barbaridade e que ainda me poderia trazer problemas de ficar sem NET durante um período de tempo)

Passo a CITAR: “Boa tarde, cliente novo, consegui na Nos o pacote 1Gb 400 canais todos, Disney, Tv Cines e 2 Cartões com 150Gb por 29,99

;-)

marcolopes
    Super User
    Super User
    October 19, 2025

E já agora, para adicionar à “festa”…

marcolopes
    Super User
    Super User
    October 19, 2025

No meu caso tenho estas velocidades:

Velocidades da idade da pedra!

A NOS deveria ter feito um UPGRADE de 20 para 100 (como fez de 10 para 20!) uma vez que 100Mbits é o mínimo que oferecem aos clientes FTTH, mantendo coerência entre clientes FTTH e HFC (pelo menos nas velocidades, porque no tempo de resposta não há nada a fazer! quem for “gamer” com uma ligação HFC será absolutamente triturado por um cliente FTTH!)

Mário P.
    Gestor da comunidade
    October 19, 2025

Boa tarde a todos, 
    Movemos os comentários para o tópico mais antigo sobre a mesma matéria. 
    Assim, garantimos a boa organização. 
    Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    marcolopes
    Super User
    Super User
    October 19, 2025

Boa tarde a todos, 
    Movemos os comentários para o tópico mais antigo sobre a mesma matéria. 
    Assim, garantimos a boa organização. 
    Obrigado,

Não caro ​@Mário P. são assuntos COMPLETAMENTE distintos!!!

Este fala apenas da discriminação das velocidades de UPLOAD, o outro era mais abrangente e fala das discriminação de preços, negociações, ofertas a ANTIGOS e NOVOS clientes de forma diferênciada, etc!

Quanto a mim quiseram “enterrar” o tópico: Diferenças inexplicáveis nos preços praticados pela NOS.

Mário P.
    Gestor da comunidade
    October 19, 2025

Se assim fosse, tê-lo-iamos suprimido apenas ou fechado o tópico, ​@marcolopes 

Seria a forma mais simples, uma vez que a gestão é da exclusiva alçada da moderação.

Parece-nos, ainda assim, que está relacionado uma vês que os últimos comentários abordam o tema dos Upload.

Assim mantemos a decisão, não obstante de concordar que o tópico criado pelo ​@Jorge C inicialmente nada tinha que ver com o tema. 

Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.