Skip to main content
Header
DestaqueTutorial

Como fazer a autoinstalação do Descodificador Digital


Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
27% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

141 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29847 comentários
  • 12 de junho de 2024

Boa tarde @amfsilva,

Agradecemos a sua mensagem e ajuda do @Jorge C em esclarecer.

Primeiramente, sugerimos que confirme se a sua televisão é dotada de descodificador digital DVB-C. Pode obter esta informação no manual da sua televisão, ou procurando o modelo da televisão no site do fabricante. 

Caso ela seja compatível com o sinal DVB-C não necessita de um descodificador externo.

Obrigado


  • Kilobyte
  • 49 comentários
  • 13 de junho de 2024
João H. escreveu:

Boa tarde @amfsilva,

Agradecemos a sua mensagem e ajuda do @Jorge C em esclarecer.

Primeiramente, sugerimos que confirme se a sua televisão é dotada de descodificador digital DVB-C. Pode obter esta informação no manual da sua televisão, ou procurando o modelo da televisão no site do fabricante. 

Caso ela seja compatível com o sinal DVB-C não necessita de um descodificador externo.

Obrigado

Bom dia
Agradeço feedbacks
No entanto, já cá teve um técnico em casa e (tal como já mencionei noutro post que desde a sintonização fiquei sem canais numa das televisões) apesar da TV ter DVB-C instalado, não sintoniza nenhum canal
Por tal, reitero pergunta: neste tipo de situação é esta caixa que se tem de ter para poder ter os canais todos na TV, ou é outro tipo de caixa? Tem de ser obrigatoriamente da NOS ou existe um equipamento que se possa adquirir?
Obrigado


Jorge C
Super User
  • 8290 comentários
  • 13 de junho de 2024

Bom dia @amfsilva,

  1. É esse equipamento.
  2. Não tem de ser obrigatoriamente da NOS mas caso não seja, a NOS não assume a responsabilidade pelo correto funcionamento.

Obrigado.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29847 comentários
  • 13 de junho de 2024

Boa tarde @amfsilva,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do @Jorge C.

Da mesma forma que, caso a televisão seja compatível com sinal DVB-C consegue aceder, qualquer box ou descodificador com esta tecnologia irá permitir aceder à grelha de televisão NOS, independentemente da marca ou fabricante.

O descodificador digital apenas possibilita a visualização em direto, sendo que numa Loja NOS pode solicitar este equipamento em regime de aluguer ou compra a pronto. Caso pretenda funcionalidades extra, como gravações automáticas ou agendadas, pode ainda optar pelo box UMA TV 4K. 

Partilhe connosco, por favor, caso tenha alguma questão adicional. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


CP001
  • 1521 comentários
  • 13 de junho de 2024

@amfsilva se me recordo da discussão no outro tópico tem uma TV Philips em que anteriormente conseguia ver os canais todos e agora deixou de conseguir.

 

Apostaria que podemos estar a falar de um problema de sinal. A NOS colocou os canais em frequências de sinal mais baixas, mais sujeitas a problemas de sinal. Tive uma televisão em que aconteceu o mesmo.

Pergunto-lhe também se tem uma box da NOS. Caso tenha, experimente-a, por favor, nessa televisão e verifique se os canais aparecem.

 

Em alternativa, se não tiver uma box, instalar um descodificador digital vai ajudar a perceber se está perante uma dificuldade de sinal ou não. Se lhe derem essa possibilidade, faça a instalação com um técnico da NOS e não em auto-instalação.

 

Só uma pergunta (importante): antes conseguia ver mesmo os canais HD todos ou apenas os SD?


Jorge C
Super User
  • 8290 comentários
  • 13 de junho de 2024

@amfsilva pode confirmar se conseguiu fazer a sintonia manual na sua TV Philips 32PFL5206H/12.

Obrigado.


  • Kilobyte
  • 49 comentários
  • 14 de junho de 2024
João H. escreveu:

Boa tarde @amfsilva,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do @Jorge C.

Da mesma forma que, caso a televisão seja compatível com sinal DVB-C consegue aceder, qualquer box ou descodificador com esta tecnologia irá permitir aceder à grelha de televisão NOS, independentemente da marca ou fabricante.

O descodificador digital apenas possibilita a visualização em direto, sendo que numa Loja NOS pode solicitar este equipamento em regime de aluguer ou compra a pronto. Caso pretenda funcionalidades extra, como gravações automáticas ou agendadas, pode ainda optar pelo box UMA TV 4K. 

Partilhe connosco, por favor, caso tenha alguma questão adicional. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

CP001 escreveu:

@amfsilva se me recordo da discussão no outro tópico tem uma TV Philips em que anteriormente conseguia ver os canais todos e agora deixou de conseguir.

 

Apostaria que podemos estar a falar de um problema de sinal. A NOS colocou os canais em frequências de sinal mais baixas, mais sujeitas a problemas de sinal. Tive uma televisão em que aconteceu o mesmo.

Pergunto-lhe também se tem uma box da NOS. Caso tenha, experimente-a, por favor, nessa televisão e verifique se os canais aparecem.

 

Em alternativa, se não tiver uma box, instalar um descodificador digital vai ajudar a perceber se está perante uma dificuldade de sinal ou não. Se lhe derem essa possibilidade, faça a instalação com um técnico da NOS e não em auto-instalação.

 

Só uma pergunta (importante): antes conseguia ver mesmo os canais HD todos ou apenas os SD?

Jorge C escreveu:

@amfsilva pode confirmar se conseguiu fazer a sintonia manual na sua TV Philips 32PFL5206H/12.

Obrigado.

Jorge C escreveu:

Bom dia @amfsilva,

  1. É esse equipamento.
  2. Não tem de ser obrigatoriamente da NOS mas caso não seja, a NOS não assume a responsabilidade pelo correto funcionamento.

Obrigado.

Boas
Novamente, agradeço o auxílio e feedback de todos
Felizmente, aindei novamente a “brincar” com várias frequências e uma delas funcionou (458), permitindo-me ter acesso aos canais (só um ou dois é que não surgiram) e de rádio
Não ficaram na ordem correta, pelo que ​a​​​​gora vou ter de ter a paciência para os retificar
Obrigado pelo auxílio


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29847 comentários
  • 14 de junho de 2024

Boa tarde @amfsilva,

Agradecemos o seu testemunho e partilha sobre este tema. O seu testemunho é importante para nós.

Agradecemos também toda a ajuda da comunidade sobre este assunto.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


CP001
  • 1521 comentários
  • 14 de junho de 2024

@amfsilva ainda bem que se resolveu. Para ficarem com a ordem correta experimente alterar o país para Finlância, Suécia, Itália Alemanha, Países Baixos/Holanda, França ou Espanha, e experimente a frequência 330 MHz

 

Atualização: Corrigi a frequência de acolhimento de acordo com a informação do fórum NOS. É os 330 MHz


  • Kilobyte
  • 49 comentários
  • 14 de junho de 2024
CP001 escreveu:

@amfsilva ainda bem que se resolveu. Para ficarem com a ordem correta experimente alterar o país para Finlância, Suécia, Itália Alemanha, França ou Espanha, e experimente a frequência 274 MHz

 

Obrigado pela sugestão, mas infelizmente a minha tv não permite fazer alteração de país
De qualquer das formas, já reordenei todos os canais


CP001
  • 1521 comentários
  • 19 de junho de 2024

Bom dia, @amfsilva,

 

Volto ao assunto, dado que houve uma atualização sobre este tema. A NOS confirmou ontem os parâmetros de sintonia:

 

Experimente uma pesquisa de rede com frequência 330 MHz, conforme ali indicado. Deixo essa sugestão. Corrigi os comentários anteriores.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29847 comentários
  • 19 de junho de 2024

Boa tarde,

Agradecemos a sua partilha sobre este tema @CP001. 🙂

Partilhamos aqui também as informações sobre o canal de acolhimento para o continente:

  • SR: 6875 
  • Modulação: QAM256
  • Frequência: 330 MHz

Partilhem connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado


CP001
  • 1521 comentários
  • 19 de junho de 2024

Boa tarde, @João H.,

 

E já agora, pergunto: na Madeira e Açores continuam a ser

538 MHz 64-QAM (Açores)

467.2 MHz 64-QAM (Madeira)

 

Ou mudaram as frequências de acolhimento nessas regiões também? Obrigado, desde já


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29847 comentários
  • 19 de junho de 2024

Boa tarde @CP001,

Agradecemos a sua mensagem.

Partilhamos aqui também as informações sobre o canal de acolhimento para os Açores e Madeira:

Açores

  • SR: 6875
  • Modulação: 256QAM
  • Frequência: 522 MHZ

Madeira

  • SR: 6.875 
  • Modulação: 64-QAM
  • Frequência: 467.2 MHz

Partilhe connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado


CP001
  • 1521 comentários
  • 19 de junho de 2024

Muito obrigado @João H. pela rápida resposta. Fica aqui boa informação para os açorianos e madeirenses.


Boa tarde

 

Alguém por aqui que tenha um descodificador e que já não precise?

 

Obrigada