Skip to main content

É mais fácil fazer a portabilidade do seu número de telemóvel, telefone ou internet móvel através da my NOS ou página online – Mude para a NOS sem mudar de número😎

Neste artigo explicamos como fazer a portabilidade do seu número de telemóvel para a NOS, através da página online de pedir a portabilidade, caso seja o titular dos dois números ou apenas do número NOS. 😊

 

Aderiu a um tarifário NOS mas não quer mudar o seu número, peça agora a portabilidade. Tenha consigo o NIF e o contacto associado à sua conta NOS, onde vai receber um código de confirmação.

 

Fazer a portabilidade do seu número

Para fazer a portabilidade de um número do qual é titular, siga os passos abaixo:

  1. Aceda a my.nos.pt/portabilidade-nos através do seu navegador ou SMS que lhe tenha sido enviado e selecione “Pedir portabilidade”;

     

  2. Insira o número de identificação fiscal associado aos seus serviços.
    Faça a confirmação de ‘reCaptcha’ e selecione “Continuar”;

     

  3. Confirme o contacto de cliente e selecione “Continuar”;

     

  4. Insira o código de confirmação que recebeu via SMS e escolha “Continuar”;

     

  5. Escolha o número NOS que será substituído pelo número que tem no outro operador e selecione “Continuar”;

     

  6. Confirme os dados e documentos necessários para o processo e selecione “Continuar”;

     

  7. Leia as informações importantes sobre o processo e escolha “Compreendi”;

     

  8. Se é titular do número que quer transferir escolha “Sim” e de seguida, “Continuar”;
    Caso não seja o titular do número escolha “Não” e siga os passos descritos abaixo, neste artigo, em “Pedir portabilidade de número com 2 titulares”.

     

  9. Insira o número de telemóvel que quer transferir para a NOS e selecione “Continuar”;

     

  10. Escolha qual o operador em que o número que quer transferir se encontra e selecione “Continuar”;

     

Nos próximos passos é confirmada a sua identidade através do seu documento de identificação e uma fotografia de rosto (selfie). As fotografias servem apenas para a verificação da identificação e não as vamos preservar. Para uma boa captura de fotografia siga as instruções no ícone de perguntas frequente “?”.

  1.  Selecione a opção de autorização de reprodução de documentos e escolha “Continuar”;

     

  2. Escolha o documento de identificação que pretende fotografar para confirmar a identificação.
    Tire a fotografia da frente do documento e de seguida, escolha “Confirmar fotografia”. Repita o processo para o verso do documento.

     

  3. De seguida, tire uma fotografia de rosto. Selecione “Continuar”, tire a fotografia e escolha “Confirmar fotografia”.

     

 

  1. Selecione “Confirmar” para prosseguir. Confirme os dados que recolhemos e selecione “Continuar”;

​​​​​​

  1. Insira o seu número de identificação fiscal e selecione “Continuar”;
  1. Insira o código de validação de portabilidade (CVP) e escolha “Continuar”;

 

  1. Confirme os seus dados, selecione a opção em como leu e concorda com os termos e condições e escolha “Continuar”;

 

  1. Para concluir e assinar o documento escolha “Continuar para documento” e selecione “Assinar documento”.
-Os contactos telefónicos apresentados são referentes aos contactos dos responsáveis pelo pedido de portabilidade e não aos números a portar.

 

  1. Por fim, escolha “Submeter pedido” e selecione “Sair” ou “Descarregar comprovativo”.

 

Fazer a portabilidade de número com 2 titulares

No caso do número que quer portar para a NOS tenha um titular diferente do titular de serviços NOS, siga os passos descritos abaixo.

  1. Aceda a my.nos.pt/portabilidade-nos através do seu navegador ou SMS que lhe tenha sido enviado e selecione “Pedir portabilidade”.

     

  2. Insira o número de identificação fiscal associado aos seus serviços.
    Faça a confirmação de ‘reCaptcha’ e selecione “Continuar”;

     

  3. Confirme o contacto de cliente e selecione “Continuar”;

     

  4. Insira o código de confirmação que recebeu via SMS e escolha “Continuar”;

     

  5. Escolha o número NOS que será substituído pelo número que tem no outro operador e selecione “Continuar”;

     

  6. Confirme os dados e documentos necessários para o processo e selecione “Continuar”;

     

  7. Leia as informações importantes sobre o processo e escolha “Compreendi”;

     

  8. Se não é titular do número que quer transferir escolha “Não” e de seguida, “Continuar”;

     

  9. Confirme que o titular se encontra consigo selecionando “Sim” e de seguida, “Continuar”;

     

  10. Insira o número de telemóvel que quer transferir para a NOS e selecione “Continuar”;

     

  11. Escolha qual o operador em que o número que quer transferir se encontra e selecione “Continuar”;

     

Nos próximos passos é confirmada a sua identidade e do segundo titular através do documento de identificação e uma fotografia de rosto (selfie). As fotografias servem apenas para a verificação da identificação e não as vamos preservar. Para uma boa captura de fotografia siga as instruções no ícone de perguntas frequente “?”.

  1. Selecione a opção de autorização de reprodução de documentos e escolha “Continuar”;

     

  2. Escolha o documento de identificação que pretende fotografar, frente e verso, para confirmar a identificação.
    Tire a fotografia da frente do documento e de seguida, escolha “Confirmar fotografia”. Repita o processo para o verso do documento.

     

  3. De seguida, tire uma fotografia de rosto. Selecione “Continuar”, tire a fotografia e escolha “Confirmar fotografia”.

     

  4. Após validação dos documentos selecione “Continuar” para validar os dados do segundo titular;

     

  5. Selecione a opção de autorização de reprodução de documentos e escolha “Continuar”;

     

  6. Escolha o documento de identificação que pretende fotografar, frente e verso, para confirmar a identificação.
    Tire a fotografia da frente do documento e de seguida, escolha “Confirmar fotografia”. Repita o processo para o verso do documento.
    Garante que o documento está legível, sem brilhos ou reflexos;

     

  7. De seguida, tire uma fotografia de rosto. Selecione “Continuar”, tire a fotografia e escolha “Confirmar fotografia”.
    Garanta que a fotografia mostra o seu rosto. Se necessário, retire os óculos.

     

  8. Indira o código de validação de portabilidade (CVP) e escolha “Continuar”;

     

  9. Confirme os dados de ambos os titulares, selecione a opção em como leu e concorda com os termos e condições e escolha “Continuar”;

     

  10. Selecione “Continuar” para que seja enviado um SMS com um Link do formulário de portabilidade para ambos os titulares assinarem.

     

  11. Aceda ao SMS e selecione o Link para o formulário. Leia-o e selecione “Seguinte” e “Assinar documento”; ​​​

     

  12. Por fim, escolha “Submeter pedido” e selecione “Sair” ou “Descarregar comprovativo”.

     

 

Ficou com dúvidas sobre o processo de portabilidade? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. O que é o código de Validação da Portabilidade (CVP) e onde o encontro?

    O CVP é um elemento de identificação com 12 dígitos, usado quando quer transferir um número de telefone ou telemóvel de outro operador, para a NOS, mantendo o seu número atual.
    Pode encontrar o CVP na fatura associada ao número que pretende transferir. Caso não o encontre, contacte o operador atual do número que quer transferir para a NOS.

  2. O que significa estar em meu nome (em nome do cliente)?

    Significa que o NIF associado ao número do outro operador que quer transferir tem de ser o mesmo NIF que está associado à conta NOS.

  3. O número que quero transferir não está em meu nome?

    Se o titular do número que quer transferir é outra pessoa, ambos têm de preencher e assinar o formulário de portabilidade. Saiba como o fazer neste artigo em “Pedir portabilidade de número com 2 titulares”.

  4. Porque é necessária uma fotografia de rosto (selfie) e uma fotografia do documento de identificação?

    Solicitamos uma fotografia do documento de identificação e uma selfie para termos uma validação robusta da identidade do cliente.
    A selfie é necessária para comparar com a fotografia do documento de identificação e garantir a validação legitima do titular, e todos os trâmites legais.
    As fotografias só são utilizadas para validar a identidade e não são guardadas pela NOS.

  5. Como funciona a assinatura digital?

    O documento surge preenchido e apenas tem de selecionar o botão de assinar documento e o documento fica automaticamente assinado digitalmente.

 

Saiba ainda como fazer a portabilidade do seu número na my NOS em:

 

Descubra mais sobre a portabilidade:

 

 

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na área de cliente my NOS, em my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store.

Saiba mais sobre a my NOS em:

 

Mude para a NOS sem mudar de número é fácil. 😎
Partilhe connosco qualquer questão ou dificuldade que possa surgir.

Boa tarde a todos, 

A App NOS continua a evoluir e, por isso, disponibilizámos a nova funcionalidade que assegura a facilidade, comodidade e simplicidade no seu pedido de portabilidade. Saiba como pode fazer o portabilidade do seu número de telemóvel, fixo ou internet móvel:

Se tiver alguma questão, fale connosco.

Obrigado


Boa noite,

Mudámos a nossa  operadora de telecomunicação da MEO para a NOS, após um contacto telefónico da vossa parte.

Depois de várias peripécias (que incluíram uma falsificação de assinatura por parte do vosso colaborador), temos finalmente o processo em andamento. No entanto:

  1. Os pedidos de portabilidade de dois números foram (re)submetidos no dia 19 de Outubro, através do email manter@nos.pt. Um deles já mudou o outro não. Tendo em conta os prazos legais, como devo pedir a compensação pelo atraso, como indicado pela ANACOM
  2. Na nossa área de cliente, ainda está o contrato feito inicialmente (com falsificação de assinatura) e com apenas 1 número associado.  Quando devo esperar que a informação seja actualizada?

Obrigado,

Jenifer Duarte


Se tem apenas 1 numero associado, acho que está ai a demora na portabilidade.

De resto se for elegivel para compensação o atraso é proativamente dado em fatura e deverá verificar o valor em 2 faturas seguintes.


De acordo com o novo contrato (legal), feito por telefone no dia 19, teríamos os dois telemóveis associados. Não será então necessário uma “chamada de atenção”?

Fica então a esclarecer o facto do novo contrato não estar ainda visível na área de cliente e ter associado o número de telemóvel do cartão para o qual foi efectuada a portabilidade.


Boa tarde @Jenifer Duarte,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente e número que ainda aguarda portabilidade.

Obrigado


Boa noite,

 

Uma hora depois do meu  último comentário, a portabilidade foi feita.

E já confirmei que o contrato na Área de Cliente foi actualizado.

Obrigado pela ajuda!

 


Boa noite,também aguardo portabilidade para 2 números de telemóvel. Inicialmente dirigime a uma loja e disseram me que seria mais rápido fazelo por email,2 dias e estaria resolvido.enviei por e-mail toda a documentação dia 23 de outubro, passado 4 dias sem nada resolvido liguei para a linha de apoio ao qual me disseram que não tinham recebido qualquer email da minha parte,reenviei de novo o email e continuo à espera. Visto não estar a usar os cartões novos e continuar a pagar à antiga operadora o serviço móvel, reclamei com a linha de apoio que não achava o valor da fatura deste mês justo ao qual me fizeram um desconto de 10€,até aí tudo muito bem mas para meu espanto o pack de canais que me ofereceram por 12 meses quando fiz o contrato deixou de estar disponivel.assim sendo não me fizeram desconto nenhum e ainda me retiraram um pack que me tinham oferecido. Estou um bocado descontente com a situação e espero que se resolva para breve.


Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Jenifer Duarte.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui no fórum NOS.

Lamentamos a situação que descreve @CTEXEIRA. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de contribuinte e números de telemóvel a portar.

Obrigado


Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Jenifer Duarte.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui no fórum NOS.

Lamentamos a situação que descreve @CTEXEIRA. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de contribuinte e números de telemóvel a portar.

Obrigado

 

 

Boa noite,continuo a aguardar que sejam feitas as portabilidades e a manter os custos à antiga operadora. Amanhã irei ligar para a linha de apoio novamente.


Bom dia @CTEXEIRA
Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. 

Vamos verificar o estado do seu pedido e responder à sua mensagem. 
Obrigado 


 Boa noite fiz todos os passos, conforme explica, fiz isso a 27/11/2022. Até agora nem sms nem email, apenas diz que o pedido foi feito e nem está em tratamento nem previsão. Já liguei para o apoio não me deram uma resposta concreta e para aguardar. Isto não é profissionalismo da parte da nos. Evolução?  Sim mas respostas a quem é de direito.


Bom dia @Antonio Braga

Diga-nos, por favor, se descarregou o comprovativo de envio? Adicionalmente, sugerimos que consulte “Os meus pedidos” e que nos indique o número do assunto que surge saiba como em: 

Obrigado


 


Tem aí o comprovativo de como o pedido foi entregue. Mas foi feito em novembro?


Boa tarde @Antonio Braga
Agradecemos o seu feedback. 

Pedimos desculpa pela situação. No entanto, chegou a terminar o processo de portabilidade? Isto porque, os documentos não se encontram anexados ao pedido que nos mostra. 😥

Obrigado


Bom dia. 

Isto dá portabilidade é uma grande treta.. E os serviços nos estão no seu pior!!

Aguardo a portabilidade do número de telemóvel desde o dia 22 de Dezembro, já contactei 4 vezes os serviços nos tanto telefonicamente, como presencialmente na loja, como até por escrito... Ate hoje não tenho a portabilidade 😒

Estou sem poder fazer nem receber chamadas pelo meu numero, já que a outra operadora mo desligou, e toda a gente me diz que vai pedir urgência e nada acontece. 

Estou com problemas de saúde, vivo sozinha, e estou incontactável, acham isto normal?!

Ja passei o Natal sem telemóvel, será que o Ano Novo vai ser assim?!

Que vergonha!!!

Até para o serviço de contencioso já me passaram a chamada, onde o sr. Que falou comigo foi muito desagradável pois pensou que tinha sido eu a ligar para lá e diz que não tinha nada a ver com o assunto!!

Isto deixa me perplexa!! 


Bom dia @Maria Clara Nunes Graça
Lamentamos a situação.

Queremos ajudar. Deste modo, para o podermos fazer, diga-nos, por favor, se fez o pedido de portabilidade pela App NOS ou de outra forma. 
Ficamos a aguardar o seu feedback. 

Obrigado 


Bom dia. 

Fiz o pedido de portabilidade na loja Nos, conforme indicação que me foi dada pelo telefone.

Disseram me que no dia seguinte receberia uma SMS. Ja fiz vários telefonemas, onde o pedido foi reforçado como urgente, desde dia 26. Ontem voltei à loja, dizem que está em análise ou algo assim... Hoje são 29!!!


Já agora, estou sem contacto telefónico. 


Muito obrigado pela sua resposta, @Maria Clara Nunes Graça
Diga-nos, por favor, qual a data que escolheu para a portabilidade, ou seja, no formulário escolheu um dia especifico ou até 10 dias?

Obrigado


Escolhi a partir do próprio dia. 

Disseram me que no dia seguinte receberia SMS ou email. E nada... 


Já agora, a única coisa que fiz no formulário foi assinar, a sra. Na Nós disse que estava tudo feito, só faltava eu assinar e tirar uma cópia do Cartão de cidadão, como foi feito. Disse me que iria solicitar urgência. 


Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum, @Maria Clara Nunes Graça
Vamos verificar a situação. 
Obrigado


olá viva

 

este forum é EXTREMAMENTE CONFUSO, não permite qualquer esclarecimento, tentei somente portabilizar numero e não consegui devido á EXTREMA confusão do apoio e do forum nem se fala, sei que o intuino do forum não é esclarecer mas sim usar o telefone 16990 a pagar. os links não funcionam.

vou ter de deslocar a uma loja pois aqui nos forum não encontrei SOLUÇÃO, e não estou para pagar no 16990, 

 


olá viva

 

este forum é EXTREMAMENTE CONFUSO, não permite qualquer esclarecimento, tentei somente portabilizar numero e não consegui devido á EXTREMA confusão do apoio e do forum nem se fala, sei que o intuino do forum não é esclarecer mas sim usar o telefone 16990 a pagar. os links não funcionam.

vou ter de deslocar a uma loja pois aqui nos forum não encontrei SOLUÇÃO, e não estou para pagar no 16990, 

Boa noite, tem informação sobre a portabilidade neste site 

https://www.nos.pt/empresas/ajuda/equipamentos-e-servicos/voz/Pages/portabilidade.aspx

Ao entrar no Fórum tem à sua direita um distico Precisa de ajuda ? Basta que escreva na busca o que pretende e tem centenas de Tópicos falando do mesmo assunto.


Comentário