
É mais fácil fazer a portabilidade do seu número de telemóvel, telefone ou internet móvel através da my NOS ou página online – Mude para a NOS sem mudar de número. 😎
Neste artigo explicamos como fazer a portabilidade do seu número de telemóvel para a NOS, através da página online de pedir a portabilidade, caso seja o titular dos dois números ou apenas do número NOS, o pedido é submetido após assinatura do titular ou dos titulares nas situações de titulares diferentes 😊

Aderiu a um tarifário NOS mas não quer mudar o seu número, peça agora a portabilidade. Tenha consigo o NIF e o contacto associado à sua conta NOS, onde vai receber um código de confirmação.
Conheça neste artigo:
Fazer a portabilidade do seu número
Para fazer a portabilidade de um número do qual é titular, siga os passos abaixo:
- Aceda a my.nos.pt/portabilidade-nos através do seu navegador ou SMS que lhe tenha sido enviado e selecione “Pedir portabilidade”;
- Insira o número de identificação fiscal associado aos seus serviços.
Faça a confirmação de ‘reCaptcha’ e selecione “Continuar”; - Confirme o contacto de cliente e selecione “Continuar”;
- Insira o código de confirmação que recebeu via SMS e escolha “Continuar”;
- Escolha o número NOS que será substituído pelo número que tem no outro operador e selecione “Continuar”;
- Confirme os dados e documentos necessários para o processo e selecione “Continuar”;
- Leia as informações importantes sobre o processo e escolha “Compreendi”;
- Se é titular do número que quer transferir escolha “Sim” e de seguida, “Continuar”;
Caso não seja o titular do número escolha “Não” e siga os passos descritos abaixo, neste artigo, em “Pedir portabilidade de número com 2 titulares”. - Insira o número de telemóvel que quer transferir para a NOS e selecione “Continuar”;
- Escolha qual o operador em que o número que quer transferir se encontra e selecione “Continuar”;
Nos próximos passos é confirmada a sua identidade através do seu documento de identificação e uma fotografia de rosto (selfie). As fotografias servem apenas para a verificação da identificação e não as vamos preservar. Para uma boa captura de fotografia siga as instruções no ícone de perguntas frequente “?”.
Oculte o conteúdoMostre o conteúdo
- Selecione a opção de autorização de reprodução de documentos e escolha “Continuar”;
- Escolha o documento de identificação que pretende fotografar para confirmar a identificação.
Tire a fotografia da frente do documento e de seguida, escolha “Confirmar fotografia”. Repita o processo para o verso do documento. - De seguida, tire uma fotografia de rosto. Selecione “Continuar”, tire a fotografia e escolha “Confirmar fotografia”.
- Selecione “Confirmar” para prosseguir. Confirme os dados que recolhemos e selecione “Continuar”;

- Insira o seu número de identificação fiscal e selecione “Continuar”;

- Insira o código de validação de portabilidade (CVP) e escolha “Continuar”;

Motivos de CVP inválido: O CVP inserido está errado ou escolheu erradamente no passo 8. o mesmo titular na outra operadora.
- Confirme os seus dados, selecione a opção em como leu e concorda com os termos e condições e escolha “Continuar”;

- Para concluir e assinar o documento escolha “Continuar para documento” e selecione “Assinar documento”.

- Por fim, escolha “Submeter pedido” e selecione “Sair” ou “Descarregar comprovativo”.

Fazer a portabilidade de número com 2 titulares
No caso do número que quer portar para a NOS tenha um titular diferente do titular de serviços NOS, siga os passos descritos abaixo.
Confirme que o pedido foi submetido após assinatura dos dois titulares:
- Aceda a my.nos.pt/portabilidade-nos através do seu navegador ou SMS que lhe tenha sido enviado e selecione “Pedir portabilidade”.
- Insira o número de identificação fiscal associado aos seus serviços.
Faça a confirmação de ‘reCaptcha’ e selecione “Continuar”; - Confirme o contacto de cliente e selecione “Confirmar”;
- Insira o código de confirmação que recebeu via SMS e escolha “Continuar”;
- Escolha o número NOS que será substituído pelo número que tem no outro operador e selecione “Continuar”;
- Confirme os dados e documentos necessários para o processo e selecione “Continuar”.
É necessário ter consigo o número que quer transferir para a NOS, o documento de identificação e o do titular do número a transferir (caso não seja o próprio) e o CVP (código de Validação de Portabilidade) do número a transferir; - Leia as informações importantes sobre o processo e escolha “Compreendi”;
- Se não é titular do número que quer transferir escolha “Não sou titular” e de seguida, “Continuar”;
- Insira o nome e contacto do titular no outro operador e, de seguida, escolha “Continuar”;
- Insira o número de telemóvel que quer transferir para a NOS e selecione “Continuar”;
- Escolha qual o operador em que o número que quer transferir se encontra, se precisar use o campo “Outro operador” para encontrar o nome do operador, e selecione “Continuar”;
Nos próximos passos é confirmada a sua identidade e do segundo titular através do documento de identificação e uma fotografia de rosto (selfie). As fotografias servem apenas para a verificação da identificação e não as vamos preservar. Para uma boa captura de fotografia siga as instruções no ícone de perguntas frequente “?”.
Titular na NOS
- Selecione a opção de autorização de reprodução de documentos e escolha “Continuar”;
- Escolha o documento de identificação que pretende fotografar, frente e verso, para confirmar a identificação.
Tire a fotografia da frente do documento e de seguida, escolha “Confirmar fotografia”. Repita o processo para o verso do documento. - De seguida, tire uma fotografia de rosto. Selecione “Continuar”, tire a fotografia e escolha “Confirmar fotografia”.
- Selecione “Continuar” e, de seguida, confirme se os dados que recolhemos estão corretos;
- Introduza o seu número de identificação fiscal (NIF) para confirmar a sua identidade e selecione “Continuar”.
De seguida, é a vez de recolher os dados do titular do contrato da operador atual. Selecione “Enviar SMS” para enviar um SMS para o titular do número poder confirmar a sua identidade;

Titular do número no outro operador de telecomunicações
❕Durante o processo de confirmação do titular do número no outro operado, não feche a sua janela.❕
- O titular do número no outro operador, acede ao link recebido no SMS para confimar a identidade e validar os dados.
Siga os seguintes passos para confirmar a identidade:
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- Selecione “Confirmar identidade” para confirmar a sua identidade por razões de segurança;
- Insira o código de confirmação que recebeu no SMS, e escolha “Continuar”;
- Selecione a opção de autorização de reprodução de documentos e escolha “Continuar” para tirar fotografias do documento de identificação e do rosto para confirmação;
- Prepare o seu documento de identificação para tirar uma fotogrtafia ao mesmo.
Escolha o documento de identificação que pretende fotografar, frente e verso, para confirmar a identificação.
Tire a fotografia da frente do documento e de seguida, escolha “Confirmar fotografia”. Repita o processo para o verso do documento.
Garante que o documento está legível, sem brilhos ou reflexos;
- De seguida, tire uma fotografia de rosto. Selecione “Continuar”, tire a fotografia e escolha “Confirmar fotografia”.
Garanta que a fotografia mostra o seu rosto. Se necessário, retire os óculos;
- Selecione “Continuar” e, de seguida, confirme se os dados que recolhemos estão corretos;
- Introduza o seu número de identificação fiscal (NIF) para confirmar a identidade e selecione “Continuar”.
Titular na NOS
-
Após a confirmação do titular do número no outro operador, regresse à sua janela e selecione “Continuar”;
- Insira o código de validação de portabilidade (CVP) do número que quer transferir para a NOS, e escolha “Continuar”;

- Defina a data que pretende transferir o número para a NOS, escolha entre “O mais cedo possível” ou “Numa data específica” seleccionando qual. De seguida escolha “Continuar”;

- Confirme os dados de ambos os titulares, selecione a opção em como leu e concorda com os termos e condições e escolha “Continuar”;

- Selecione “Receber SMS” para que seja enviado um SMS com um Link do formulário de portabilidade para ambos os titulares assinarem.

Assinatura do documento digital de portabilidade
Siga os passos abaixos para ambos os titular assinarem o documento:
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Titular no outro operador
- Aceda ao SMS e selecione o Link para o formulário. Leia-o e selecione “Assinar documento”;
Titular na NOS
- Aceda ao SMS e selecione o Link para o formulário. Leia-o e selecione “Assinar documento”;
-
Após os documentos assinados por ambos os titulares, regresse à sua janela e selecione “Documento assinado”;
- Por fim, escolha “Submeter pedido” e selecione “Sair” ou “Descarregar comprovativo”.

Perguntas mais frequentes
Ficou com dúvidas sobre o processo de portabilidade? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:
- O que é o código de Validação da Portabilidade (CVP) e onde o encontro?
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O CVP é um elemento de identificação com 12 dígitos, usado quando quer transferir um número de telefone ou telemóvel de outro operador, para a NOS, mantendo o seu número atual.
Pode encontrar o CVP na fatura associada ao número que pretende transferir. Caso não o encontre, contacte o operador atual do número que quer transferir para a NOS. -
O que preciso para fazer a portabilidade?
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Para fazer a portabilidade do seu número do anterior operador para a NOS necessita de:
- Código CVP do seu atual operador;
- Um tarifário NOS pré-pago ou pós-pago ativo;
- O que significa estar em meu nome (em nome do cliente)?
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Significa que o NIF associado ao número do outro operador que quer transferir tem de ser o mesmo NIF que está associado à conta NOS.
- O número que quero transferir não está em meu nome. O que tenho de fazer?
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Se o titular do número que quer transferir é outra pessoa, ambos têm de preencher e assinar o formulário de portabilidade. Saiba como o fazer neste artigo em “Fazer a portabilidade de número com 2 titulares”.
- Porque é necessária uma fotografia de rosto (selfie) e uma fotografia do documento de identificação?
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Solicitamos uma fotografia do documento de identificação e uma selfie para termos uma validação robusta da identidade do cliente.
A selfie é necessária para comparar com a fotografia do documento de identificação e garantir a validação legitima do titular, e todos os trâmites legais.
As fotografias só são utilizadas para validar a identidade e não são guardadas pela NOS. - Como funciona a assinatura digital?
Oculte o conteúdoMostre o conteúdo
O documento surge preenchido e apenas tem de selecionar o botão de assinar documento e o documento fica automaticamente assinado digitalmente.
Saiba ainda como fazer a portabilidade do seu número na my NOS em:
Descubra mais sobre a portabilidade:

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Mude para a NOS sem mudar de número é fácil. 😎
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