Header

WTF EXCLUSIVO incluido automaticamente no pacote NOS 3 - mais uma ilegalidade?


Reputação 1

Desde sempre tive um tipo de pacote subscrito que, sem mais nem para quê e sem me ser comunicado , a NOS decidiu alterar. Acontece que, por opção, eu tinha um telemóvel fora do pacote subscrito mas referenciado na fatura e neste momento tenho duvidas se assim é. 

Pois, sempre que o consumidor altera qualquer coisa, nomeadamente o um nº de telemovel, a NOS sente-se no direito de rever imediatamente o período de fidelização.

Agradecia toda a ajuda possível no sentido de me informarem qual o contacto ou o procedimento mais eficaz para efetuar uma reclamação. É que já procurei no site um contacto e não encontrei.

Muito obrigado!

Paula magalhães


49 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção.

Trabalhamos diariamente para disponibilizar o melhor serviço e experiência possível e, por isso, queremos ajudar e esclarecer o melhor possível está situação, que compreendemos.

Esta atualização tem que ver apenas com uma uniformização dos serviços NOS, mantendo os preços que tinham anteriormente e sem impacto na fidelização como podem comprovar através da App NOS e Área de Cliente. 

@marcolopes , como indicado, por mensagem privada, foi notificado na fatura número  FT 202295/1930922, emitida a 4 de setembro de 2022. 

@PaulaMagalhaes , pelo que refere, também, foi também informada, sendo que a sua fatura  foi reorganizada com uma apresentação dos itens em conformidade com os serviços que tem disponível.

@CP001, como referimos esta apresentação da fatura visa apenas existir uma uniformização na nomenclatura dos serviços NOS que não prevê nenhuma alteração das condições contratuais. Ou seja, apenas existe a atualização na fatura para a designação NOS3 para NOS4, com junção das linhas de telemóveis com o pacote existente.
Pelo que pedimos que nos detalhe o que refere, uma vez que o valor mensal mantêm-se inalterado, excetuando aqueles que tiveram a atualização de mensalidade.  Sugerimos que peça ao seu amigo para nos contactar para verificar a situação. 

A NOS garante o cumprimento das diretrizes implementadas pela ANACOM ou por imposição legal.

@marcolopes, a NOS disponibiliza serviços, para novos clientes, como para renegociações de clientes, seja sem ou com um vinculo de 24, 12, ou 6 meses. Recordamos que os contratos que não contenham uma renovação do vinculo para com a empresa, os encargos da instalação ou de ativação são da responsabilidade do cliente.

Para ajudar e esclarecer com maior detalhe cada caso, pedimos que, por favor, nos enviem uma mensagem privada para o perfil @Fórum, juntamente com o número de cliente. 

Obrigado

@Mário P.  eu posso pormenorizar melhor

 

Quando se passa de NOS 3 para NOS 4 o valor do pacote base sobe. Se quisermos retirar o telemóvel do pacote, com um pacote base NOS 3 é imediato, sai o serviço. Com um pacote base NOS 4 já não se consegue retirar o telemóvel do pacote e assim acabamos todos fidelizados por um valor superior (não se consegue retirar o cartão do pacote com as mesmas facilidades e também obriga a voltar a fidelizar).

 

Outro assunto. Se, durante esse período em que o consumidor não deu conta da alteração, este ativar uma box adicional, como o valor das mensalidades em falta agora é calculado com referência à mensalidade base do pacote, agora o Total devido por cessação antecipada é superior, tendo em conta que o valor da mensalidade base sobe de um NOS 3 para um NOS 4. 

 

O objetivo da NOS julgo que tenha sido aumentar o Total devido por cessação antecipada futuro, sem que o consumidor desse conta, e impedir que sejam retirados os telemóveis do pacote com a mesma facilidade. Terceiro pormenor, obriga a voltar a fidelizar quando se retira o telemóvel do pacote, coisa que não estava prevista no contrato original NOS 3. Infelizmente, em vez de a NOS o fazer de forma honesta, com uma carta bem explicada ao cliente no final da fidelização, que seria perfeitamente compreensível, a NOS optou por fazê-lo à margem de toda a lei, próprio do gangsterismo. 

 

Fiquei triste. Já vi N comportamentos muito incorretos da parte da NOS, mas nunca esperava que fizessem isto desta maneira. Aos clientes afetados deve no mínimo ser pedida desculpa e todos eles devem ser compensados se sobrar um pingo de decência aos responsáveis por esta decisão.

Reputação 7
Crachá +2

 

@marcolopes , como indicado, por mensagem privada, foi notificado na fatura número  FT 202295/1930922, emitida a 4 de setembro de 2022. 

@PaulaMagalhaes , pelo que refere, também, foi também informada, sendo que a sua fatura  foi reorganizada com uma apresentação dos itens em conformidade com os serviços que tem disponível.

 

Voltamos ao mesmo? :\

Vou colar aqui o que disse em privado, para que fique esclarecido de uma vez por todas que a NOS NÃO AVISOU os clientes desta alteração CONTRATUAL!

A factura de SETEMBRO diz o seguinte (em letra pequena, que por si só já é considerado ilegal, mas isso é assunto para outro debate...)

"A partir de 25/out o seu WTF xxxxxxxxx passará a ter 3GB. Todos os consumos fora mensalidade passam a ser cobrados na fatura. Veja o restante detalhe em nos.pt/wtfcvg. O preço total e período de fidelização mantêm-se. Caso não aceite, pode rescindir o contrato sem qualquer encargo até 10/out/2022."

O que é isto? ZERO! Nada!

O meu WTF de 2015 já era um WTF de 3GB! Todos os consumos fora de mensalidade JÁ ERAM debitados em factura!


Está a tentar dizer-me que a NOS, se vai escudar nesta informação 100% irrelevante, como se a mesma significasse "A partir de 25/out o seu WTF xxxxxxxxx irá deixar de ser um produto autónomo - independente do pacote base - com fidelização de 6 meses, e passar a integrar o pacote 3P de serviços, ficando sujeito a todas as condições contratuais do mesmo: a remoção / renegociação de qualquer produto do pacote originará a renegociação de todos os produtos, e uma consequente nova fidelização de 24 meses"

Quero acreditar que está a defender os interesses da NOS e apenas isso... porque não acredito que não perceba claramente o que foi feito...

Reputação 7
Crachá +2

@Mário P.  eu posso pormenorizar melhor

Quando se passa de NOS 3 para NOS 4 o valor do pacote base sobe. Se quisermos retirar o telemóvel do pacote, com um pacote base NOS 3 é imediato, sai o serviçoCom um pacote base NOS 4 já não se consegue retirar o telemóvel do pacote e assim acabamos todos fidelizados por um valor superior (não se consegue retirar o cartão do pacote com as mesmas facilidades e também obriga a voltar a fidelizar).

 

Exactamente!!! Eu sinceramente não quero acreditar nas respostas que estamos a obter a este assunto! Vai ser a mesma que vão dar à ANACOM… felizmente o PROVEDOR de JUSTIÇA não é a ANACOM e está acima desta, não se deixando levar por respostas quase insultuosas!

Reputação 7
Crachá +2

@Mário P.  eu posso pormenorizar melhor

Outro assunto. Se, durante esse período em que o consumidor não deu conta da alteração, este ativar uma box adicional, como o valor das mensalidades em falta agora é calculado com referência à mensalidade base do pacote, agora o Total devido por cessação antecipada é superior, tendo em conta que o valor da mensalidade base sobe de um NOS 3 para um NOS 4. 

O objetivo da NOS julgo que tenha sido aumentar o Total devido por cessação antecipada futuro, sem que o consumidor desse conta, e impedir que sejam retirados os telemóveis do pacote com a mesma facilidade. Terceiro pormenor, obriga a voltar a fidelizar quando se retira o telemóvel do pacote, coisa que não estava prevista no contrato original NOS 3. Infelizmente, em vez de a NOS o fazer de forma honesta, com uma carta bem explicada ao cliente no final da fidelização, que seria perfeitamente compreensível, a NOS optou por fazê-lo à margem de toda a lei, próprio do gangsterismo. 

 

Nem tinha pensado nas consequências da questão do TOTAL a pagar por CESSAÇÃO ANTECIPADA!

Grande jogada da NOS! Mais uma para somar as consequências contratuais desta alteração unilateral e SEM AVISO PRÉVIO por parte da NOS!

Ou seja… quem tem 3 ou 4 WTF, por exemplo (conheço quem os tenha) está agora sujeito a mais do DOBRO do valor a pagar em penalizações em caso de cessação antecipada!! 👏👏👏👏

Reputação 7
Crachá +2

Caro @Mário P. dito isto, e não obstante estar a defender os interesses de todos os clientes que estão a ser LESADOS por esta alteração sem aviso prévio da NOS, volto a pedir que me seja reposta a situação contratual existente antes da referida alteração unilateral.

Eu tinha 2 produtos contratados em Outubro de 2022:

  • 1 pacote NOS_100Megas com NET, Televisão e Telefone Fixo por 29 euros/mês
  • 1 tarifário MÓVEL com débito em factura (para conveniência da NOS estava a ser usada a factura do meu serviço 3P) por 9 euros/mês

Passei a ter 1 produto em Novembro de 2022:

  • 1 pacote NOS Três com NET, Televisão e Telefone Fixo e um tarifário MÓVEL por 38 euros/mês

Agradeço que me sejam repostos os SERVIÇOS tal como foram contratados.

De notar que o pacote 3P tem uma fidelização de 24 meses aquando da sua renegociação e o tarifário MÓVEL com débito em factura tem uma fidelização de 6 meses. A negociação de um produto NÃO IMPLICA e NUNCA implicou a negociação de outro. De salientar também que, eventuais "encargos devidos no caso de solicitar a cessação antecipada" sempre foram calculados sobre o pacote 3P, e nunca sobre o valor dos produtos relativos a tarifários MÓVEIS com débito em factura!

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @CP001

Lamentamos, mas não nos revemos no género de prática descrita. O valor por incumprimento é calculado e referido no último documento emitido pela NOS, sempre que existe uma adição de oferta, campanha, etc.., recebe um novo documento, porque, aí sim, existe uma alteração aos valores promocionais que justificam, por conseguinte, também, a alteração do vinculo. Saiba mais sobre a fidelização em nos.pt.

Neste caso, não houve aumento ou alteração ao valor por cessão antecipada. 

Queremos ajudar e esclarecer o melhor possível, se pretender mais informações envie-nos uma mensagem privada com o número de cliente e o número de contacto para o perfil @Fórum, podemos endereçar o seu pedido à equipa que vai contactar e informar em conformidade. 
Obrigado

@Mário P. ainda bem que alguém na NOS não se revê. É um bom primeiro passo, agora é corrigir.

Em síntese: os clientes tinham na sua fatura dois tipos de produtos - produtos fidelizados e produtos móveis não fidelizados. De repente, sem serem avisados e sem terem ligado para a NOS, passam a estar fidelizados a todos os produtos, com todas as consequências que daí advêm.

 

A provedoria eu sei que corrige. Mas não pode ser só a provedoria a corrigir casuisticamente.

 

O Total devido por cessação antecipada aumenta se o cliente decidir acrescentar nomeadamente uma box e não tiver notado a alteração unilateral que a NOS fez antes. Enfim, não é o problema principal.

 

 

Quais os tarifários afetados por esta alteração? Todos, alguns? Quais? A NOS também podia esclarecer

Reputação 7
Crachá +2

O Total devido por cessação antecipada aumenta se o cliente decidir acrescentar nomeadamente uma box e não tiver notado a alteração unilateral que a NOS fez antes. Enfim, não é o problema principal.

Quais os tarifários afetados por esta alteração? Todos, alguns? Quais? A NOS também podia esclarecer

 

Evidentemente que a NOS e a moderação entende o problema… a moderação é excelente e faz o que pode… sabendo muito bem que basta uma alteração futura para que o VALOR base para cálculo do valor dos encargos devidos no caso de solicitar a cessação antecipada seja o “novo” valor do pacote agravado com a inclusão dos telemóveis que sempre foram facturados à parte.

Enfim… está visto que terá de ser a provedoria a resolver os nossos casos concretos, e ainda tenho esperança que a ANACOM, pela primeira vez na vida faça algo no que toca a defender os direitos dos consumidores.

Reputação 7
Crachá +2

Resposta obtida por escrito às minhas reclamações sobre o assunto no LIVRO de reclamações!

Analisámos a reclamação que apresentou no livro e desta forma prestamos-lhe os esclarecimentos necessários.

O que gostávamos de lhe transmitir é que, a NOS fez uma atualização de forma a adaptar as características do seu pacote às condições mais atuais e em vigor.

Esta atualização não tem qualquer impacto no preço final a pagar pelo cliente nem alteração ao período de fidelização.

Estas alterações são essencialmente ao nível da fatura, o cliente deixa de ver a informação exclusiva do integrado passa tudo para pacote.
 

Acabei de falar com DUAS LINHAS…

Negociações

Qualidade

AMBAS as linhas me deram informações de acordo com o que está exposto NESTE tópico!​​​​​​ Ou seja, existem IMPLICAÇÕES CONTRATUAIS:

  • QUALQUER ALTERAÇÃO no pacote base IMPLICA RENEGOCIAÇÃO e FIDELIZAÇÃO DE TODOS OS SERVIÇOS! (24 MESES)
  • QUALQUER ALTERAÇÃO aos telemóveis migrados compulsivamente IMPLICA RENEGOCIAÇÃO e FIDELIZAÇÃO DE TODOS OS SERVIÇOS! (24 MESES)
  • QUALQUER REMOÇÃO de um telemóvel migrado compulsivamente IMPLICA RENEGOCIAÇÃO e FIDELIZAÇÃO DE TODOS OS SERVIÇOS! (24 MESES)
  • O TOTAL DEVIDO por cessação antecipada passa a ser calculado sobre o NOVO VALOR do pacote com os telemóveis migrados compulsivamente!

Portanto… o assunto agora ainda é MAIS gravoso!!!

A NOS MENTE a pés juntos nas respostas que são enviadas ao cliente e à ANACOM, e fala a verdade quando o cliente liga para as linhas comerciais!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Reputação 7
Crachá +2

Resposta da NOS a nova reclamação efectuada através do LIVRO de reclamações:

Caro Cliente,

Analisámos a reclamação que nos apresentou no livro e agradecemos a oportunidade de lhe prestar os esclarecimentos necessários.

No seguimento da anterior comunicação, cumpre-nos informar que a NOS COMUNICAÇÕES, S.A., salvo o devido respeito, discorda do seu entendimento, pelo que mantém a posição anteriormente assumida.

A NOS fez uma atualização de forma a adaptar as características do seu pacote às condições mais atuais e em vigor. Esta atualização não tem qualquer impacto no preço final a pagar pelo cliente nem alteração ao período de fidelização.

Estas alterações são essencialmente ao nível da fatura, o cliente deixa de ver a informação exclusiva do integrado e passa tudo para pacote.

Se precisar de alguma informação adicional, contacte-nos, estamos sempre disponíveis para si.

Informamos que, para a resolução de conflitos de consumo, os clientes consumidores têm ao seu dispor as entidades de Resolução Alternativas de Litígios de Consumo, cujos contactos podem ser consultados em www.nos.pt.

Obrigado,

Serviço ao Cliente

 

Isto é uma palhaçada de todo o tamanho!

Sai nova reclamação...

Reputação 7
Crachá

Resposta da NOS a nova reclamação efectuada através do LIVRO de reclamações:

Caro Cliente,

Analisámos a reclamação que nos apresentou no livro e agradecemos a oportunidade de lhe prestar os esclarecimentos necessários.

No seguimento da anterior comunicação, cumpre-nos informar que a NOS COMUNICAÇÕES, S.A., salvo o devido respeito, discorda do seu entendimento, pelo que mantém a posição anteriormente assumida.

A NOS fez uma atualização de forma a adaptar as características do seu pacote às condições mais atuais e em vigor. Esta atualização não tem qualquer impacto no preço final a pagar pelo cliente nem alteração ao período de fidelização.

Estas alterações são essencialmente ao nível da fatura, o cliente deixa de ver a informação exclusiva do integrado e passa tudo para pacote.

Se precisar de alguma informação adicional, contacte-nos, estamos sempre disponíveis para si.

Informamos que, para a resolução de conflitos de consumo, os clientes consumidores têm ao seu dispor as entidades de Resolução Alternativas de Litígios de Consumo, cujos contactos podem ser consultados em www.nos.pt.

Obrigado,

Serviço ao Cliente

 

Isto é uma palhaçada de todo o tamanho!

Sai nova reclamação...

A NOS tem duas hipóteses, ou reverter ou permitir cancelar sem custos.

Não pode alterar os serviços contratados sem autorização 🤣

Reputação 7
Crachá +2

A NOS tem duas hipóteses, ou reverter ou permitir cancelar sem custos.

Não pode alterar os serviços contratados sem autorização 🤣

 

O problema aqui é que a NOS vai levar a sua avante!

99% das pessoas não vai reclamar agora, e quando reclamar, já vem tarde!

O meu caso até pode ser resolvido, mas tenho de ir para um Centro de Conflitos de Consumo (e a NOS é obrigada a comparecer)

A técnica da NOS é muito feia, pois NADA diz ao regulador por escrito (mente, literalmente), mas quando o cliente quer negociar, afinal as condições contratuais foram todas alteradas! Ou seja… o regulador, mesmo que quisesse, não teria fundamento para agir sobre a NOS, porque a mesma NÃO SE COMPROMETE nas respostas efectuadas ao LIVRO de reclamações!

Resta a cada consumidor, individualmente, resolver o seu caso!

Reputação 7
Crachá

A NOS tem duas hipóteses, ou reverter ou permitir cancelar sem custos.

Não pode alterar os serviços contratados sem autorização 🤣

 

O problema aqui é que a NOS vai levar a sua avante!

99% das pessoas não vai reclamar agora, e quando reclamar, já vem tarde!

O meu caso até pode ser resolvido, mas tenho de ir para um Centro de Conflitos de Consumo (e a NOS é obrigada a comparecer)

A técnica da NOS é muito feia, pois NADA diz ao regulador por escrito (mente, literalmente), mas quando o cliente quer negociar, afinal as condições contratuais foram todas alteradas! Ou seja… o regulador, mesmo que quisesse, não teria fundamento para agir sobre a NOS, porque a mesma NÃO SE COMPROMETE nas respostas efectuadas ao LIVRO de reclamações!

Resta a cada consumidor, individualmente, resolver o seu caso!

Qualquer consumidor afectado poderá resolver o seu contrato pelas condições anteriores já que alterar as mesmas de forma unilateral é claramente uma prática desleal.
Nem precisa de ir para o Centro de Conflito de Consumos, basta não pagar porque os serviços não estão a ser facturados da forma que foram contratados, até os mesmos serem corrigidos.
A NOS não pode obrigar os clientes a agregarem serviços só porque lhes é mais conveniente, e mesmo para o fazer teriam que enviar um aviso e dar 30 dias para cancelar os mesmos, mesmo para os clientes fidelizados visto ser uma alteração contratual.

Reputação 7
Crachá +2

Qualquer consumidor afectado poderá resolver o seu contrato pelas condições anteriores já que alterar as mesmas de forma unilateral é claramente uma prática desleal.
Nem precisa de ir para o Centro de Conflito de Consumos, basta não pagar porque os serviços não estão a ser facturados da forma que foram contratados, até os mesmos serem corrigidos.
A NOS não pode obrigar os clientes a agregarem serviços só porque lhes é mais conveniente, e mesmo para o fazer teriam que enviar um aviso e dar 30 dias para cancelar os mesmos, mesmo para os clientes fidelizados visto ser uma alteração contratual.

 

A PROVEDORIA confirmou telefónicamente TUDO o que já aqui disse.

Infelizmente não é o mesmo que dizem POR ESCRITO (só prova a má fé da NOS)

Os esclarecimentos estão feitos.

Cada um que lute pelos seus direitos caso se sinta prejudicado na próxima negociação, ou quando tentar “mexer” num cartão outrora “exclusivo”.

Reputação 1

Viva como ficou esta questão?

Reputação 7
Crachá +2

Viva como ficou esta questão?

Ficou como está aqui relatado!

A NOS, OFICIALMENTE (por escrito, PROVEDORIA, RESPOSTA a reclamações, etc) JURA a pés juntos que NADA MUDOU contratualmente, que TODAS as condições dos WTF EXCLUSIVOS (que sempre estiveram desagregados dos pacotes base) são mantidas, e que estas alterações NÃO afectam em absolutamente nada os períodos de fidelização de um produto (MOVEL = 6 meses) e do 3P (2 anos)…

 

MAS… o apoio a clientes, linha de negociações, etc, dizem ao cliente que os produtos estão agora AGREGADOS e que a alteração de UM QUALQUER (MOVEL ou 3P) implica a fidelização TOTAL (2 anos) de todos os serviços, e o valor a pagar por rescisão antecipada passa a ser calculado sobre TODOS OS PRODUTOS! (por outras palavras, os telemóveis passaram a estar incluídos no pacote base!)

 

Como é que o regulador chamado “ANACOM” (que tem total conhecimento formal) permite estas aberrações é que eu não consigo compreender… ou até consigo… porque trata-se de um organismo  FANTOCHE que para pouco mais serve do que gastar o $ dos nossos impostos.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @DAVID FERRAZ, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Ccomo referimos esta apresentação da fatura visa apenas existir uma uniformização na nomenclatura dos serviços NOS que não prevê nenhuma alteração das condições contratuais. Ou seja, apenas existe a atualização na fatura para a designação NOS3 para NOS4, com junção das linhas de telemóveis com o pacote existente.

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde!

Parece-me que, quando a nos MIGROU o meu cartão WTF para dentro do pacote NOS 3 (algo que a NOS jura a pés juntos ser apenas uma mera movimentação de “organização” de serviços, SEM QUALQUER efeito prático nas condições do produto WTF), também alterou o valor de SALDO que eu tinha no meu cartão!

Neste momento, fiz uma consulta de saldo através do telefone, e o valor apresentado é de 10 EUROS!

Posso jurar que tinha mais de 20 EUROS de saldo, sem que tenha existido qualquer gasto relativo ao mesmo!

PERGUNTA: ONDE posso consultar a movimentação de SALDO do WTF? No site da NOS, tal não é possível, e pela APP WTF, a opção CONSULTAR HISTÓRICO de saldo, não apresenta resultados...

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @marcolopes,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar a analisar esta situação.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @marcolopes,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar a analisar esta situação.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

Mensagem enviada!

Reputação 7
Crachá +5

Agradecemos o testemunho @marcolopes.

Estamos a analisar a situação e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Boa tarde!

Parece-me que, quando a nos MIGROU o meu cartão WTF para dentro do pacote NOS 3 (algo que a NOS jura a pés juntos ser apenas uma mera movimentação de “organização” de serviços, SEM QUALQUER efeito prático nas condições do produto WTF), também alterou o valor de SALDO que eu tinha no meu cartão!

Neste momento, fiz uma consulta de saldo através do telefone, e o valor apresentado é de 10 EUROS!

Posso jurar que tinha mais de 20 EUROS de saldo, sem que tenha existido qualquer gasto relativo ao mesmo!

PERGUNTA: ONDE posso consultar a movimentação de SALDO do WTF? No site da NOS, tal não é possível, e pela APP WTF, a opção CONSULTAR HISTÓRICO de saldo, não apresenta resultados...

A ser verdade tal situação, é muito séria e grave. Faço votos que a consiga resolver.

Reputação 7
Crachá +2

A ser verdade tal situação, é muito séria e grave. Faço votos que a consiga resolver.

 

Mais grave do que aquilo que foi descrito anteriormente neste tópico, não é!...

Comentário