Skip to main content
Header

Valores de roaming indevidos

Estão a me cobrar na minha fatura o valor de 263,21€, ditos como roaming. Estou no Brasil e não fiz NENHUMA ligação para lugar nenhum, muito menos para Portugal. Acontece que o número 93xxxxxx9 está a receber ligações do número 3xxxxx2, que está a pagar pelas ligações. Segue um trecho que está na informativa no site da nos: "Para receberes chamadas ou mensagens quando estás em Roaming, basta que a pessoa que queres contactar marque o teu número de telemóvel como se estivesses em Portugal. A pessoa que te liga paga a chamada como se estivesses em Portugal”. Logo, como estão a cobrar esse valor de 263,21€ pelo roaming, sendo que este número 93xxxx29 está apenas recebendo ligações? Aguardo retorno.

12 Comentários

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • January 11, 2025

Cabe lhe a si que está no Brasil ver antes de se deslocar os custos associados 

Meta em modo de voo 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 11, 2025

Boa tarde, ​@Raiane Nascimento

O ​@Olaf deu uma boa ajuda.

Verificamos que existem consumos do serviço do número que termina em “229” quer na realização de comunicações bem como na utilização de dados móveis. A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou. 

Sugerimos que confirme os consumos realizados pelos números em questão através da my NOS. Saiba como em: 

Consulte as tarifas aplicáveis às comunicações realizadas e recebidas quando está em Roaming no brasil em nos.pt

Obrigado, 

Como que tenho eu que pagar, sendo que no tópico que selecionei anteriormente, a própria nos diz que quem faz as ligações é quem paga por elas, nesse caso? Como estão a me cobrar, sendo que eu somente aceitei as ligações e não as fiz? Quero uma resposta.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 11, 2025

@Raiane Nascimento, como pode verificar o acordo que existe com a NOS e os operadores é que as chamadas recebidas também são pagas por quem as recebe. 

Consulte as tarifas aplicáveis às comunicações realizadas e recebidas quando está em Roaming no brasil em nos.pt

Obrigado,

TAMBÉM são pagas?? Onde está esse também escrito nessa informação: “A pessoa que te liga paga a chamada como se estivesses em Portugal”????? Onde está escrito que quem recebe a ligação TAMBÉM paga? Eu pesquisei antes de receber a ligação. Eu pesquisei e encontrei isso. Então me explica Mário P. como que essa informação está correta.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 11, 2025

@Raiane Nascimento, selecione a hiperligação que está na palavra “nos.pt” encontrará a informação que pede. 

Onde refere que as chamadas recebidas têm um custo de €1 por minuto e que as chamadas realizadas têm um custo de €2,50 por minuto. 

Recordamos que antes de viajar é conveniente, principalmente quando é para um país fora da União Europeia, consultar as tarifas que se aplicam. 

Obrigado, 

Claro que é conveniente pesquisar antes, tanto que eu pesquisei. Eu tanto pesquisei que já lhe mostrei duas vezes o que li. Agora, se tem mais informações e vocês escondem, isso não é má fé. Eu estou em outro país e quando precisei receber ligações eu pesquisei sobre e não foi nada didático encontrar uma resposta e quando eu encontro ela está incorreta. Isso faz sentido para você? Porque, para mim, não faz.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 11, 2025

@Raiane Nascimento, estamos aqui para ajudar. 
Deste modo, sempre que tenha alguma questão ou dúvida, partilhe-a. Como pode verificar pelo link a informação está disponível no site NOS mas mesmo assim, em caso de dúvida, estamos aqui para ajudar. 

Qualquer questão, por favor, fale connosco. 

Obrigado, 

Quais os dados da empresa nos para fazer uma reclamação no livro de reclamações online?

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • January 11, 2025

Está bem explicito no site os valores.

Realmente, está bem explícito no site.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • January 12, 2025

Convém tirares print á mensagem toda onde te diz explicitamente que irás pagar caso estejas no brasil

Admito que acho a parte do “ como se estivesses em portugal” poderia estar escrito de forma diferente.