Skip to main content
Header
Respondido

Utilização indevida de Internet extra

Há dois meses seguidos que, um dos números que tenho associado ao meu contrato e que é da utilização da minha filha menor de idade, é carregado com extras de internet que têm chegado aos 50 euros mensais.

Anteriormente e segundo definição do serviço na APP NOS, bloqueei esta utilização , também tive o cuidado de em pelo menos duas chamadas feitas para o apoio ao cliente bloquear por completo este serviço para o número da minha filha. 

Gostava que me explicassem, como, com todas estas restrições que coloquei, se me apresentam faturas com carregamentos extras de internet?

Solicito que averiguem e que deduzam estes valores na próxima fatura, uma vez que, como cliente e formalmente, cancelei este serviço perante os vossos colaboradores e na APP da NOS, e isto já foi feito á mais de um ano….

Expliquem-me como consegue a minha filha fazer tantos carregamentos depois de já à mais de uma no ter bloqueado permanentemente estes serviços extra.

Melhor resposta por Jorge C

Boa tarde @Tania Alexandra,

Sugiro que edite o comentário e remova os dados privados.

Não se esqueça que qualquer informação partilhada no fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

O serviço de extra de internet é ativo quando existe um consumo de tráfego de internet, após consumir aquele que está contratado para que não fique privado da utilização do serviço.

Pode seguir este procedimento e bloquear os extras desta forma pela App my NOS.

Partilhe feedback com a comunidade.

Obrigado.

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

28 Comentários

Jorge C
Super User
  • 8055 comentários
  • Resposta
  • 24 de setembro de 2024

Boa tarde @Tania Alexandra,

Sugiro que edite o comentário e remova os dados privados.

Não se esqueça que qualquer informação partilhada no fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

O serviço de extra de internet é ativo quando existe um consumo de tráfego de internet, após consumir aquele que está contratado para que não fique privado da utilização do serviço.

Pode seguir este procedimento e bloquear os extras desta forma pela App my NOS.

Partilhe feedback com a comunidade.

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29310 comentários
  • 24 de setembro de 2024

Bom dia, @Tania Alexandra. Seja bem-vinda ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem. O @Jorge C partilhou uma boa ajuda sobre este tema.

Verifique, por favor, se o limite para a ativação de extras de internet está definido para zero na sua App my NOS.

Adicionalmente, partilhe connosco o número da sua última fatura para podermos analisar.

Obrigado,

• Autor
  • Kilobyte
  • 4 comentários
  • 24 de setembro de 2024

Bom dia novamente, como referi, o bloqueio deste tipo de serviço já foi feito à mais de um ano, de duas formas: 

Na APP da NOS, e através da linha de apoio ao cliente, onde deve haver gravação e registo dessas mesmas chamadas e solicitação de bloqueio de serviço.

O número da última fatura é FT 202495/1799420.

Aproveito também para saber se posso mudar de serviço, ou se ainda tenho algum período que me esteja a fidelizar à NOS.

Grata pelo apoio,

Tânia de Oliveira

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29310 comentários
  • 24 de setembro de 2024

Agradecemos a informação, @Tania Alexandra. 😊

Verificamos que os valores descritos na sua fatura referem-se à ativação manual de extras de internet.
Os extras automáticos têm o valor de €2,99 e, como nos indica, estão bloqueados, pelo que não é possível a sua ativação.

Em relação ao seu período de fidelização, pode consultar o mesmo na sua área de cliente my NOS. Saiba como:

Qualquer questão adicional, partilhe connosco. Estamos sempre disponíveis.

Obrigado,

• Autor
  • Kilobyte
  • 4 comentários
  • 24 de setembro de 2024

Mas eu solicitei o bloqueio de qq tipo de ativação extra. 

Como é que isto continua a ser possível? 

Jorge C
Super User
  • 8055 comentários
  • 24 de setembro de 2024
Tania Alexandra escreveu:

Mas eu solicitei o bloqueio de qq tipo de ativação extra. 

Como é que isto continua a ser possível? 

@Tania Alexandra no momento em que escolhe que não quer extras, acaba de vez.

Em relação às ativações manuais, conforme a informação anterior, poderá ter sido esta.

Caso tenha mais questões, partilhe com a comunidade.

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29310 comentários
  • 24 de setembro de 2024

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Tania Alexandra e partilha do @Jorge C sobre o tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • 4 comentários
  • 24 de setembro de 2024

Acabei por não ver o assunto tratado.... 

Nem solução. 

Se... Bloqueio este serviço, porque é que a NOS envia mensagens a pedir que ative mais Internet....? 

Se este serviço está bloqueado? 

• Autor
  • Kilobyte
  • 4 comentários
  • 24 de setembro de 2024

Na App da NOS tenho esta função desativada 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29310 comentários
  • 25 de setembro de 2024

Boa tarde @Tania Alexandra,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.
Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

O print que apresentou é referente à ativação automática de extras de internet. É ainda assim possível ativar extras de forma manual. 

Obrigado

• Kilobyte
  • 5 comentários
  • 7 de janeiro de 2025

boa tarde, mas não é possível então bloquear os extras totalmente ? porque quando acaba a net, não enviam mensagem nenhuma, acabou acabou pronto.

Renato Gomes
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 574 comentários
  • 7 de janeiro de 2025
suave9692 escreveu:

boa tarde, mas não é possível então bloquear os extras totalmente ? porque quando acaba a net, não enviam mensagem nenhuma, acabou acabou pronto.

Sim, pode cancelar na aplicação my NOS em saldos e consumos.

• Kilobyte
  • 5 comentários
  • 7 de janeiro de 2025

No meu não aparece.

Renato Gomes
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 574 comentários
  • 7 de janeiro de 2025
suave9692 escreveu:

No meu não aparece.

Se verificar tem os extras desativados, pode aceder ao menu consultar extras.

• Kilobyte
  • 5 comentários
  • 7 de janeiro de 2025

Sim estão desativados, mas mesmo assim a nos manda mensagem quando acabam os dados e as crianças activam novos dados quando nos pedimos para nos não o fazer.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29310 comentários
  • 7 de janeiro de 2025

Boa tarde ​@suave9692,

Agradecemos a sua mensagem.

Os extras de internet não são ativos automáticamente, podendo sempre ser ativos através da my NOS ou a partir do número NOS em causa.

Estas opções não possibilitam ser barradas, sendo sempre possível o cliente ativar extras a partir do próprio terminal.

Obrigado

• Kilobyte
  • 10 comentários
  • 1 de março de 2025

Estou com o mesmo problema, mas não tenho certeza se percebi a resposta, estão perguntarei:

- É possível bloquear a aquisição de novos pacotes de dados extras? Se SIM, como faço isso?

Acabei de ter uma conta média de 100 euros subir para 160 euros por causa disso.

Se não for possível trocarei de operadora.

Jorge C
Super User
  • 8055 comentários
  • 1 de março de 2025

Boa tarde ​@Marcio Aramuni

A ativação automática de pacotes de internet extra deixou de estar disponível em todas as ofertas a partir de 1 novembro de 2024​​​. Sugiro que confirme as variações na sua fatura pela App my NOS. 

Obrigado.

• Kilobyte
  • 10 comentários
  • 2 de março de 2025

Não sei pq foi sugerido que eu “confirme variações na fatura” sendo que eu descrevi EXATAMENTE o que aconteceu na fatura, ou seja, eu SEI o que aconteceu:

- Um usuário do pacote adquiriu, sem autorização, 60 euros extras de internet. Fui claro anteriormente e estou me repetindo, pq que leu ou não soube interpretar ou quis se evadir da pergunta.

Alem disso foi citado “ativação automática de pacotes de internet extra deixou de estar disponível” sendo que esta não é a questão-

Mas vamos tentar novamente uma última vez antes de trocar de operadora:

- É possível bloquear a aquisição de novos pacotes de dados extras? Se SIM, como faço isso?

Peço a quem responder, que responda SIM ou NÂO para a primeira pergunta e em caso de SIM, explique como fazer.

Por gentileza, seja sincero, honesto e objetivo. De novo, esta é a última tentativa. Se não responder corretetamente ou se não houve como bloquer, pago tranquilizamente a multa e troco de operadora.

Jorge C
Super User
  • 8055 comentários
  • 2 de março de 2025

Bom dia ​@Marcio Aramuni,

Se um utilizador do serviço adquiriu é porque estava com autorização. 

O que pretende não é possível configurar, à excepção dos extras de internet. 

Obrigado. 

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 3886 comentários
  • 2 de março de 2025

Os extras de internet foram descontinuados, por isso, trata-se de ativações feitas pelo utilizador do número

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29443 comentários
  • 2 de março de 2025

Boa tarde, ​@Marcio Aramuni

Não. O SMS que é enviado requer a autorização do detentor do número, pelo que cabe ao mesmo escolher ativar ou não. 
Obrigado, 

• Kilobyte
  • 10 comentários
  • 2 de março de 2025

São justamente estes SMSs que eu e vários outros clientes querem que não sejam enviados.

Se NÃO TEM COMO DESATIVAR o envio destes SMSs podem me considerar como EX-CLIENTE da NOS.

Fico pensando em uma empresa com 100 linhas e todo mundo comprando pacote extra à revelia.

Jorge C
Super User
  • 8055 comentários
  • 2 de março de 2025
Marcio Aramuni escreveu:

São justamente estes SMSs que eu e vários outros clientes querem que não sejam enviados.

Se NÃO TEM COMO DESATIVAR o envio destes SMSs podem me considerar como EX-CLIENTE da NOS.

Fico pensando em uma empresa com 100 linhas e todo mundo comprando pacote extra à revelia.

Recordo o ​@Marcio Aramuni que o utilizador tem de aceitar caso contrário não paga. 

Obrigado.

• Kilobyte
  • 10 comentários
  • 2 de março de 2025

Negativo. Vc está completamente enganado. 

Só eu tenho acesso ao App.

Não solicitei nada.

Comentário