Skip to main content
Header

Última Notificação - Incumprimento Contratual, Falhas Técnicas e Reclamação Formal

Forum|alt.badge.img

À atenção do Departamento de Apoio ao Cliente NOS,

Venho por este meio formalizar a minha profunda indignação face à situação de inoperabilidade dos serviços de televisão e internet que se arrasta desde o início de abril de 2026. Enquanto cliente NOS há cerca 10 anos, a forma como este problema tem sido gerido é dececionante e demonstra um desrespeito total pela fidelidade que mantivemos até hoje.

1. Diagnóstico, Incumprimento e Desinformação: É do vosso conhecimento técnico, através das visitas e contactos telefónicos realizados, que a infraestrutura que nos fornecem (híbrida) é obsoleta para os débitos contratados. A qualidade é deplorável: televisão pixelizada e internet inoperante. Mais grave ainda tem sido a gestão do meu processo: fui informada pela vossa linha técnica que a única solução para o problema seria a migração para fibra ótica e que, dada a natureza da situação, não ficaria sujeita a nova fidelização. Contudo, recebi de imediato uma mensagem a confirmar a imposição de 24 meses de fidelização. Quando solicitei que me enviassem por escrito a confirmação da isenção de fidelização, o meu pedido foi ignorado, o que configura uma conduta comercial de má-fé.

2. Análise de Faturação e Desadequação: A minha fatura mensal ascende a €201,41, dos quais €62,00 são alocados a prestações de equipamentos. É inaceitável pagar este valor avultado por um serviço que esteve inoperante. Este custo é desproporcional face à oferta de mercado atual e à qualidade que recebo. Na última fatura, consta ainda que o meu período de fidelização é "Não aplicável", tornando a insistência na fidelização para a migração para fibra um abuso comercial flagrante.

3. Prova de Acesso e Comparativo de Mercado: Reforço que, segundo os dados da ANACOM, a zona da minha residência tem acesso a tecnologia de Fibra Ótica superior por parte de outros operadores. A NOS, ao persistir em manter-nos num serviço de coaxial obsoleto para o qual não tem capacidade de resposta, está a incumprir com o dever de prestar um serviço de qualidade condizente com o valor pago.

4. Intenção de Rescisão por Justa Causa: Face ao exposto, o meu objetivo principal é a rescisão por justa causa. Antes de avançar, solicito confirmação por escrito de que esta rescisão não implica a exigibilidade imediata da totalidade das prestações dos equipamentos em falta, pretendendo manter o pagamento mensal acordado até ao seu término natural, tratando-se de contratos distintos.

5. Condição Final de Resolução: Apenas por uma questão de celeridade e para evitar o transtorno de uma mudança técnica de operador, estou disponível para considerar a permanência na NOS, exclusivamente caso a vossa empresa garanta, por escrito:

• Migração imediata para fibra ótica, sem qualquer nova fidelização.

• Preço: Valor mensal igual ou inferior aos preços que praticam para novos clientes (considerando a necessidade de 4 cartões móveis).

• Compensação: Ajuste na faturação pelos meses de serviço inoperante.

6. Condições de Contacto: Exijo que a resposta seja feita exclusivamente por escrito. Devido à ineficácia do vosso apoio telefónico, não estou disponível para contactos verbais.

Esta é a última tentativa de resolução amigável. Caso não obtenha uma proposta concreta no prazo máximo de 5 dias úteis, avançarei com queixa formal junto da ANACOM e do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo, apresentando todos os registos das falhas e esta fatura como prova da desproporcionalidade da vossa prestação.

Aguardo a vossa resposta urgente.

8 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • May 19, 2026

Boa tarde ​@Joaquim Fernando Morais Pinto,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos o descrito.

Pode submeter o seu pedido através da my NOS em “Gerir Conta” > “Dados de conta” > “Desativar serviços”.

Após submeter o seu pedido, uma equipa especializada irá contactá-lo para dar continuidade ao mesmo. Saiba mais através do Site NOS.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • May 19, 2026

A NOS só faz contactos por telefone.

Vai ter que falar com o apoio técnico, não há outra forma. 

O serviço coaxial não está obsoleto só porque acha que sim. Aliás sei de pessoas que dizem que estavam melhor servidas com o serviço coaxial depois de passarem para a fibra ótica .. 

Forum|alt.badge.img

Guimas eu não acho ou deixo de achar.

foi o técnico da NOS que referiu essa questão
A NÓS vai ter de resolver o problema!!!!

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • May 21, 2026

Bom dia ​@Joaquim Fernando Morais Pinto,

Agradecemos o seu testemunho e a partilha do ​@Guimas sobre o tema.

Sendo que ambos os serviços têm por base a tecnologia fibra, a alteração apenas é realizada caso exista necessidade técnica para tal.
Caso exista necessidade e viabilidade para a alteração, é contactado de forma automática para o efeito.

Partilhe connosco se surgir mais alguma outra questão ou tema. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada

Forum|alt.badge.img

Vocês são incríveis. O serviço não funciona!!! Qual é a parte que não entendem!!!! Eu pago 105 € por mês para ter um serviço!!! Vocês conseguem tirar uma pessoa do sério!!  *****

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • May 21, 2026

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos o transtorno.
A sua mensagem foi editada por não respeitar as boas práticas do Fórum NOS. Pedimos que mantenha um discurso cordial evitando uso de linguagem ofensiva.

O Fórum NOS é uma comunidade online onde utilizadores, registados ou não, podem partilhar dúvidas e sugestões sobre produtos e serviços NOS.
No âmbito do Fórum NOS, nenhum utilizador ou moderador tem acesso a informações sobre o seu serviço pelo que qualquer diálogo tem por base a partilha detalhada de informações.

De forma a podermos ajudar, relativamente às questões técnicas que apresenta, pedimos que partilhe connosco mais detalhes relativamente aos pontos que aborda como “televisão pixelizada e internet inoperante”. 

Obrigado

Forum|alt.badge.img

peço desculpa pela linguagem mas vocês tiram uma pessoa do sério e continuam na mesma senda!
Tal como foi descrito a tv está pixelizada o que quer dizer que não tem uma imagem nítida. Internet inoperante quer dizer que an internet não funciona. V. Exas tem acesso aos diferentes pedidos de intervenção técnica assim como os relatórios por isso é só uma questão de irem ver e analisar. E mas informo V. Exas, isto está a demorar muito tempo a ser resolvido!!!! Depois não se admirem da linguagem!!!!

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • May 21, 2026

Agradecemos a sua mensagem.

Reforçamos que, ao contrário do que indica e conforme partilhado acima, nenhum utilizador ou membro da equipa de moderação tem acesso aos seus dados de cliente de forma a atuar da forma como expecta.

Na relação à existência de macro-blocos na emissão de televisão,  refere-se a uma televisão com ou sem box? Esta situação reflete-se em mais do que um equipamento?

Na relação ao não funcionamento de internet, refere-se a vários equipamentos não conseguirem aceder a páginas onine, apesar de se ligarem à rede do router? Os equipamentos que testou estão ligados por wi-fi ou cabo de rede? 

Obrigado