Skip to main content
Header
Boa tarde,

Venho solicitar ajuda no seguinte:

Contexto:

Existe uma casa em Alpalhão, Nisa que neste momento tem um pacote da NOS fibra. No entanto tem como titular a minha Tia. Quem paga o valor mensalmente é a minha Mãe. A casa é da minha mãe por partilha, fruto do óbito da minha Avó que era quem habitava a casa. Como sou eu que tenho de tratar deste assunto, a minha mãe delegou-me que ficasse eu como titular, mantendo tudo como está.

Desloquei-me a uma loja NOS no forum Coimbra que é onde vivo ( em Coimbra ) e expliquei que pretendia realizar essa mudança de titular. Informaram-me que para isso teria de fisicamente estar com a minha Tia na loja para assinar papeis para dar o consentimento da mudança de titularidade.

Problema:

A minha Tia vive em Lisboa, eu vivo em Coimbra e só nos vemos 2 vezes por ano, Páscoa e Natal. Portanto a opção de ir a uma loja física realizar esta alteração está fora de questão. Isto porque só o facto de me deslocar até Lisboa ou vice versa acabamos por gastar quase 1 mensalidade em dinheiro.

Pergunta:

Existe alguma maneira virtual de resolver este assunto ? Quero apenas mudar o titular e mais nada...

Pergunta 2:

Para realizar a cessação do contrato, que neste momento posso fazê-lo porque já passaram os dois anos tem de ser despoletado pela minha Tia, ou posso eu fazer ?
Resposta a ambas:

Os assuntos devem ser tratados pelo Titular ou um seu representante devidamente mandatado por procuraçao legal.
Então o que deve a minha Tia fazer ? Deslocar-se a uma loja e delegar lá que sou um representante ?
Deve procurar um notário para fazer uma procuração dando-lhe plenos poderes para tratar dos referidos assuntos.

Depois envia-lhe a procuraçao devidamente autenticada pelo notário para que possa apresenta-la ao Operador quando tratar dos assntos.
@Henrique Crachat Boa tarde, na Área de Cliente em PEDIDOS/Enviar pedido/Alterar titular.
Deve procurar um notário para fazer uma procuração dando-lhe plenos poderes para tratar dos referidos assuntos.

Depois envia-lhe a procuraçao devidamente autenticada pelo notário para que possa apresenta-la ao Operador quando tratar dos assntos.

Ir a um notário gastar dinheiro. Não obrigado. O melhor mesmo parece-me pedir-lhe para cessar o contrato. Obrigado na mesma.
@Henrique Crachat Boa tarde, na Área de Cliente em PEDIDOS/Enviar pedido/Alterar titular.

José na minha área de cliente eu não tenho esse pedido. Se se está a referir a uma eventual conta online ( Área cliente ) que a minha Tia tenha. Acho que não tem.
@Henrique Crachat Se os serviços são os mesmos, na mesma casa, se o que muda é apenas o titular, se esses serviços estão registados na Área de Cliente, no separador Pedidos pede a mudança de titular.

@Henrique Crachat Boa tarde, na Área de Cliente em PEDIDOS/Enviar pedido/Alterar titular.José na minha área de cliente eu não tenho esse pedido. Se se está a referir a uma eventual conta online ( Área cliente ) que a minha Tia tenha. Acho que não tem.

Sim na Área de Cliente da conta quer alterar.

@Henrique Crachat Boa tarde, na Área de Cliente em PEDIDOS/Enviar pedido/Alterar titular.José na minha área de cliente eu não tenho esse pedido. Se se está a referir a uma eventual conta online ( Área cliente ) que a minha Tia tenha. Acho que não tem.
Sim na Área de Cliente da conta quer alterar.

@Jose Rodrigues Obrigado pela ajuda, mas infelizmente a minha Tia não consegue ir online realizar essa operação porque ela não tem conhecimentos para isso. Obrigado pela ajuda. Se ela se deslocar a uma loja pode ser que consigam ajudar.
@Henrique Crachat Por mensagem privada envie o numero de cliente ou NIF do titular do serviço à moderação do Fórum @Tiago C. ou @Ana P. para que o ajudem.
Olá @Henrique Crachat,

A comunidade deu uma boa ajuda.

Em Loja, é necessário assinatura do antigo e atual titular, tal como os respectivos cartões de cidadão.
Olá @Henrique Crachat,

A comunidade deu uma boa ajuda.

Em Loja, é necessário assinatura do antigo e atual titular, tal como os respectivos cartões de cidadão.

Ola Tiago, O @Jose Rodrigues sugeriu que enviasse para si o NIF da minha TIA. Dentro de momentos deve receber.
@Henrique Crachat Por mensagem privada envie o numero de cliente ou NIF do titular do serviço à moderação do Fórum @Tiago C. ou @Ana P. para que o ajudem.

@Jose Rodrigues Já enviei.
O 16990 costuma fazer isso penso eu. Devem só pedir para confirmar o nif.
Ates de se meter "nesse processo" p.f. consulte este tópico!!!!!! https://forum.nos.pt/a-minha-area-de-cliente-36/como-alterar-os-dados-da-minha-conta-21/index2.html

Eu passei por esse processo... e os dados submetidos pelo FORMULÁRIO NÃO eram sequer do conhecimento do APOIO ao cliente!!! ( e o formulário foi correctamente submetido)

Tive de repetir o processo todo por telefone... embora desta vez os dados tivessem ficado no sistema, um ERRO TÉCNICO impediu que o mesmo fosse concluído, tendo sido escalado para tratamento posterior...

E depois de resolvido, tive problemas na área de cliente, que levaram a que fosse necessário efectuar um RESET para poder depois voltar a efectuar os REGISTOS...

Leia também este tópico: https://forum.nos.pt/a-minha-area-de-cliente-36/como-remover-associacao-a-utilizador-administrador-13514

@Henrique Crachat Por mensagem privada envie o numero de cliente ou NIF do titular do serviço à moderação do Fórum @Tiago C. ou @Ana P. para que o ajudem.@Jose Rodrigues Já enviei.

OK. vamos aguardar a resposta da moderação.
Obrigado a todos pelas respostas.

Fui contactado pela NOS. E fizeram-me um "favor" de realizar a mudança de titularidade sem a necessidade de tantas burocracias, visto tratar-se apenas de mudar a titularidade e mais nada. Como o contrato não é mexido e tenho em minha posse os dados essenciais da minha Tia. Por telefone tratei do assunto.

Pode-se considerar o tópico fechado obrigado.
Para novas adesões ou retenções é só facilidades.

Temos lido aqui no fórum experiências de gente impossibilitada de se deslocar às lojas, até por já não se encontrarem no país, a dificuldade que é conseguir que alguem trate dos assuntos pelo titular, principalmente se o assunto for cessaçao...

Temos lido aqui no fórum experiências de gente impossibilitada de se deslocar às lojas, até por já não se encontrarem no país, a dificuldade que é conseguir que alguem trate dos assuntos pelo titular, principalmente se o assunto for cessaçao...

De facto as palavras mágicas foram mesmo "acho que então para evitar tantas burocracias prefiro cessar o contrato" ...a partir daí abriu-se um leque de possibilidades que ao inicio não existem...mas porque não facilitam a vida às pessoas ? ... enfim . Um bem haja a todos.

De facto as palavras mágicas foram mesmo "acho que então para evitar tantas burocracias prefiro cessar o contrato" ...a partir daí abriu-se um leque de possibilidades que ao inicio não existem...mas porque não facilitam a vida às pessoas ? ... enfim . Um bem haja a todos.

A mudança de titularidade de um contrato na NOS é uma coisa tão simples como entrar na área de cliente e fazer esse pedido. Como é obvio esse pedido é feito pelo titular do Contrato, que indica o novo titular. Aconteceu que a titular do contrato não podia fazer esse pedido o que tornou um pouco mais complicado o que à partida seria simples e sem burocracias. Não há fidelização, não há alteração de morada e não há alteração do contrato. Apenas mudança de titular.

A mudança de titularidade de um contrato na NOS é uma coisa tão simples como entrar na área de cliente e fazer esse pedido. Como é obvio esse pedido é feito pelo titular do Contrato, que indica o novo titular. Aconteceu que a titular do contrato não podia fazer esse pedido o que tornou um pouco mais complicado o que à partida seria simples e sem burocracias. Não há fidelização, não há alteração de morada e não há alteração do contrato. Apenas mudança de titular.

Tanto não é assim tão simples como eu passei mais de UMA SEMANA (entre pedidos na área de cliente, pedidos de ajuda no fórum, chamadas para o apoio) a tentar resolver uma simples mudança de titularidade (nada mais mudou!) porque o PEDIDO pela área de cliente não chagava ao BACK-OFFICE da NOS! Tal como o pedido de INFORMAÇÃO ADICIONAL na FACTURA!

Para além disso, uma confusão GERAL na ÁREA de CLIENTE (utilizadores já criados, utilizadores delegados, etc) que não foram "limpos" com a mudança do titular, ficando com os registos linkados ao utilizador / titular do contrato!

É uma pena que, pelo menos não exista uma CONSULTA DE ESTADO do pedido, por forma a que o cliente saiba que o mesmo foi correctamente submetido e está a ser TRATADO.

Tanto não é assim tão simples como eu passei mais de UMA SEMANA (entre pedidos na área de cliente, pedidos de ajuda no fórum, chamadas para o apoio) a tentar resolver uma simples mudança de titularidade (nada mais mudou!) porque o PEDIDO pela área de cliente não chagava ao BACK-OFFICE da NOS! Tal como o pedido de INFORMAÇÃO ADICIONAL na FACTURA!

Para além disso, uma confusão GERAL na ÁREA de CLIENTE (utilizadores já criados, utilizadores delegados, etc) que não foram "limpos" com a mudança do titular, ficando com os registos linkados ao utilizador / titular do contrato!

É uma pena que, pelo menos não exista uma CONSULTA DE ESTADO do pedido, por forma a que o cliente saiba que o mesmo foi correctamente submetido e está a ser TRATADO.

Mas isso é uma coisa diferente, pedir a troca de titular é simples, (complicado é quando há períodos de fidelização em vigor, alteração de morada, etc.) neste caso não há nada disso, se depois se torna complicado, e pode tornar-se, é porque o País inteiro funciona assim, alguma funciona bem ? Eu não acho.

Mas isso é uma coisa diferente, pedir a troca de titular é simples, (complicado é quando há períodos de fidelização em vigor, alteração de morada, etc.) neste caso não há nada disso, se depois se torna complicado, e pode tornar-se, é porque o País inteiro funciona assim, alguma funciona bem ? Eu não acho.

Caro @Jose Rodrigues eu acho que me expliquei bem!

Eu pedi uma SIMPLES e mera TROCA de titular através do FORMULÁRIO da ÁREA de CLIENTES! E foi uma saga! E cheguei a pedir mais que uma vez! A informação não foi tratada pela NOS. Nem sabiam que tinha sido pedido!

Tive de repetir o processo completo POR TELEFONE, onde me foram pedidos ainda mais dados, e ainda assim demorou DIAS!... com a agravante da área de cliente ter ficado totalmente baralhada (e o BUG da área de cliente acontece a qualquer um na mudança de titular, basta que existam utilizadores criados a PARTIR DO ANTERIOR TITULAR!!!!)

Fiz-me entender?

Caro @Jose Rodrigues eu acho que me expliquei bem!

Eu pedi uma SIMPLES e mera TROCA de titular através do FORMULÁRIO da ÁREA de CLIENTES! E foi uma saga! E cheguei a pedir mais que uma vez! A informação não foi tratada pela NOS. Nem sabiam que tinha sido pedido!

Tive de repetir o processo completo POR TELEFONE, onde me foram pedidos ainda mais dados, e ainda assim demorou DIAS!... com a agravante da área de cliente ter ficado totalmente baralhada (e o BUG da área de cliente acontece a qualquer um na mudança de titular, basta que existam utilizadores criados a PARTIR DO ANTERIOR TITULAR!!!!)

Fiz-me entender?

Sim, eu percebi, mas é assim que funciona, é o Titular do contrato que pede a passagem da titularidade para outra pessoa, se depois as coisas não funcionam como no caso do detalhe mínimo, temos que ir à luta.
Quem decide a mudança de titularidade? Apenas o atual titular? E o novo, de que forma manifesta a sua concordancia?

É como alterar o IBAN, fornecendo a conta de outrem... Quem verifica a titularidade da conta? O banco. Atraves da assinatura do mandato!

Na Area de Cliente onde é que o novo titular autoriza, mesmo na posse de todos os dados? Mesmo com copias de documentos ID?

Chama-se "facilitanço"... e algum dia pode sair caro a alguem...

Comentário