Skip to main content
Header
Resposta

Tranferir eSIM de um smartphone para outro

• September 28, 2025
  • 11 comentários
  • 77 visualizações

Olá,

Não estou a conseguir transferir o eSIM de um iPhone para um smartphone Android. 

O eSIM faz parte de um pacote residencial. No entanto, na App MyNOS só encontro a possibilidade de transformar um determinado cartão SIM num eSIM. Não existe a possibilidade de transferir o eSIM para outro telefone.

No website my.nos.pt, lá encontrei a opção de gerir eSIM, mas a instalação através de QR Code e a instalação manual no novo smartphone falharam. A mensagem de erro apenas diz para contactar a operadora. 

Ora, aqui estou eu, então, a tentar contactar a operadora, através deste Forum, já que não encontrei sequer uma linha telefónica de apoio ao cliente. 

Obrigado.

Melhor resposta por João H.

Boa tarde,

@ricardovitorino comentários seus foram editados por serem diretamente desrespeitosos com outro utilizador.

A participação no Fórum NOS deve ter como baser espeito mútuo.

Pode consultar todos os meios de contacto disponíveis no Site NOS. Tem consigo o código QR original do cartão eSIM? 

Saiba mais sobre este tema através do nosso artigo:

Obrigado

11 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • September 29, 2025

A linha telefonica é: 931699000.

Para transferir um esim para outro equipamento tem primeiro que desativar o esim no equipamento antigo e depois com o novo equipamento ler o qrcode e associar ao novo. Se estiver a dar erro acho que a unica hipotese é ter de pedir uma 2º via na loja, custa 7.50€

Ai o erro no cartão que funcionou sempre no outro telemóvel e que não dá para ser transferido para o segundo telemóvel, quando supostamente o cartão poderia ser transferido até 5 vezes, é suportado pelo consumidor. *****

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • September 29, 2025

Não percebi ? Se for preciso um qr code novo para ser associado ao telemovel infelizmente o custo de uma 2º via é esse, so estou a informar. Mas se quiseres ligar e confirmar é melhor

Não percebeste? É um cartão digital (ou seja, insuscetível de dano físico) que é vendido sob a promessa de suportar até 5 transferências entre dispositivos.

Quem fornece os códigos QR / código de instalação manual é a NOS - esta é responsável por dar ao cliente os códigos necessários e adequados.

Achas mesmo que se os códigos não funcionarem, ainda dentro do limite de 5 transferências, é o utilizador quem tem de suportar os custos desse erro?

É evidente que se o consumidor tiver porventurade suportar, no momento da requisição, um custo pela segunda via, a NOS terá de proceder ao reembolso desse valor, uma vez que é um erro da NOS.

****? É assustadora a facilidade com que pessoas ignorantes se põem para aqui a dar informações sem nexo e que tiram as pessoas do sério! ****.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • September 29, 2025

Boa tarde,

@ricardovitorino comentários seus foram editados por serem diretamente desrespeitosos com outro utilizador.

A participação no Fórum NOS deve ter como baser espeito mútuo.

Pode consultar todos os meios de contacto disponíveis no Site NOS. Tem consigo o código QR original do cartão eSIM? 

Saiba mais sobre este tema através do nosso artigo:

Obrigado

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 29, 2025

Boa tarde ​@ricardovitorino

Está documentado no Fórum NOS que o eSIM pode ser transferido até 5 vezes sem custos. 

❗Atenção ❗ Existe um limite de 5 transferências de eSIM. Ao atingir o limite de 5 transferências é necessário pedir uma 2ª via de cartão eSIM

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 29, 2025

@ricardovitorino, boa tarde. 
A comunidade, e o ​@João H., deram uma boa ajuda, pelo que pedimos que nos diga se conseguiu proceder à transferência do eSIM. 

Aguardamos o seu feedback.
Obrigaod,

Peço imensa desculpa ao Guimas, retiro já tudo o que disse sobre o rapaz, pois ele afinal é o único que percebe disto. O Guimas sabe muito bem que vive num mundo selvagem e que trabalha para uma empresa sem escrúpulos, por isso ele tinha toda a razão!

Efetivamente, tive de pagar 7,50 euros por uma segunda via do cartão. As duas senhoras funcionárias que me atenderam, depois de testarem os códigos QR sem sucesso, apresentaram todo o tipo de justificações falsas (cartão antigo, telemóvel incompatível, etc.) e, claro, para eu poder sair da loja com o problema resolvido lá tive de dar a esmolinha à NOS.

Só que para mim, seja lá qual for o motivo do erro ou da alegada incompatiblidade, a NOS é sempre responsável por assegurar ao consumidor os códigos necessários para a transferência do cartão. Se a segunda via funciona, então isso significa que a NOS não forneceu os códigos adequados a que estava obrigada. Entretanto, a minha queixa no livro de reclamações já vai seguir para a ANACOM e depois logo se vê.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 29, 2025

Agradecemos o seu feedback, ​@ricardovitorino

A NOS disponibiliza o eSIM, que pode ser utilizado até cinco vezes, ou seja, é possível transferi-lo entre diferentes smartphones até cinco vezes.

Contudo, caso o eSIM seja eliminado nas definições do equipamento, ao invés de ser transferido corretamente, ficará inativo. Nessa situação, será necessário solicitar uma 2.ª via do eSIM. Este pedido tem um custo de €7,50 se for efetuado numa loja NOS. No entanto, se o processo for realizado através da área de cliente my NOS, não tem qualquer custo associado.

Obrigado.

Eu desativei o cartão nas definições e tentei fazer a transferência com os códigos QR e manual disponibilizados na área de cliente. Ambos falharam.

Hoje, na loja da NOS sita no Porto, Boavista, a primeira coisa que a senhora funcionária Cátia fez quando pegou no telemóvel foi eliminar o cartão eSIM, alegando, justamente, que o mesmo tinha de ser completamente eliminado para fazer a transferência.

Escusado será dizer que a transferência falhou.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 29, 2025

Lamentamos a situação, ​@ricardovitorino 

O eSIM apenas não requer a substituição, ou melhor, o QRCode, quando não escolha a opção de eliminar o registo atual de eSIM.

Assim, e para minimizar o transtorno, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de contribuinte e o número de telemóvel em que foi pedida a 2.ª via para o perfil ​@Fórum, para creditarmos o valor de €7,50. 
Obrigado,